02/06/2010

SÉRIE REPRISE : XIQUE-XIQUE GANHARÁ UM PARQUE FLUVIAL .

A Série Reprise trás a tona boas matérias públicadas em nosso Blog, devido ao grande numero de acessos e seguidores do BLOG XIQUESAMPA, lêmbraremos matérias de destaque aqui , confira :

Essa semana a Prefeitura de Xique-Xique começa a discutir com o Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, vários órgãos Federais, Estaduais e Municipais o conceito de implantação de Parques Fluviais nossa cidade.Mas afinal, o que são os Parques Fluviais? O conceito de Parque Fluvial é extremamente abrangente e vai desde obras de infra-estrutura e serviços as margens do rio até ações relacionadas a resíduos sólidos (os famosos lixões), por exemplo. Não se pode neste momento afirmar com exatidão sobre o que será feito em Xique-Xique em relação ao projeto Parques Fluviais, pois a decisão final sairá depois do Ministério do Meio Ambiente ouvir a Prefeitura e a comunidade. Os Parques Fluviais visam incentivar o povo ribeirinho a ver o rio como um ponto de integração, lazer e de preservação ambiental. Deste modo, propõe um modelo de preservação ambiental mais completo, pois tenta integrar e compatibilizar os interesses ambientais com os interesses da comunidade.

No conceito de Parques Fluviais podem ser criadas áreas de preservação ambiental ao longo das margens dos rios. Áreas de preservação, mas também de livre utilização popular. Isso é o melhor! Não se trata apenas de um projeto do Meio Ambiente, trata-se também de um projeto socioambiental. No início do ano fui a Brasília e junto com outros nove Prefeitos participei de uma reunião com o Ministro Carlos Minc. Nessa reunião, o Ministro nos explicou o seu planejamento e revelou que iria iniciar esse projeto por dez Municípios brasileiros, dentre eles Xique-Xique. O Ministro foi muito cordial com os Prefeitos e nos convidou a comprar essa briga pela implantação de Parques Fluviais em todo Brasil, uma vez que no seu Estado, o Rio de Janeiro, já existem Parques Fluviais que foram idealizados quando ele era Secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Os Parques Fluviais do Governo Federal deverão ser implantados em dez Municípios da bacia do rio São Francisco, os Municípios baianos serão: Xique-Xique, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Juazeiro .

FONTE : BLOG DO REINALDINHO (PREFEITO DE XIQUE-XIQUE NO DIA 02 DE SETEMBRO DE 2009) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.