08/07/2010

CONSTRUÇÃO DA ARENA FONTE NOVA AVANÇA MAIS UMA ETAPA .

FOTO (Elói Corrêa/Agecom). Avançada mais uma etapa para construção da Arena Fonte Nova.

A remoção do anel inferior do estádio avança mais uma etapa para a construção da Arena Fonte Nova, que vai abrigar os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014, que terá Salvador como uma das 12 cidades-sedes. Com isso, a Bahia continua atendendo ao cronograma da Fifa, garantindo, também, a realização da Copa das Confederações em 2013. O trabalho foi iniciado no dia 21 de junho passado e, de acordo com o diretor de Negócios do Consórcio Nova Fonte - responsável pelas obras -, Marcos Lessa, o próximo passo será a implosão do anel superior do estádio. “A obra está numa velocidade maior do que esperávamos. A parte inferior está praticamente 100% concluída e, com isso, a expectativa é que em agosto o anel superior seja implodido. Depois de todo este processo iniciaremos a construção da nova arena”, explicou .

Segundo Lessa, está sendo montado um esquema para que os soteropolitanos possam acompanhar o processo de implosão por meio de um sistema televisivo. Os interessados poderão assistir a preparação e o momento em que o anel superior será totalmente removido. Até o momento, foram concluídas a remoção do ginásio Antonio Balbino, dos vestiários e das piscinas. O processo de construção terá etapas simultâneas. Por exemplo, enquanto se inicia a fundação também haverá a elaboração de pré-moldados. Também foram preparados rampa de acesso para que as obras se desenvolvam na área interna do estádio e o canteiro que será utilizado para os pré-moldados .

Todo concreto removido passará por um equipamento de britagem, que fragmentará em pedaços ainda menores para ser reaproveitado durante as obras. O objetivo é reduzir a utilização de recursos naturais, como areia e pedra. O material será reaproveitado em serviços de terraplanagem e pavimentação. A construção da Arena Fonte Nova tem custo total estimado em R$ 591,7 milhões. A arena ocupará uma área de 121.189 m² e terá as seguintes características: capacidade para 50 mil lugares fixos; 50 camarotes, totalizando mil assentos; área de imprensa; 2,5 mil assentos VIPs; museu do futebol; restaurante panorâmico; 62 banheiros; 46 bares; cobertura de estrutura metálica leve e duas mil vagas de garagens na parte interna .

Além de jogos de futebol, a arena, por ter um perfil multiuso, vai abrigar também grandes eventos nacionais e internacionais. O modelo de multiuso é aplicado nos principais centros do mundo, o que vai garantir a sustentabilidade econômica da arena .
 
FONTE : AGECOM BA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.