06/07/2010

BLOG XIQUEXIQUE : FOTO HISTÓRICA, FUNDAÇÃO DO FLAMENGO DE XIQUE-XIQUE (BA) .

O FLAMENGO DE XIQUE-XIQUE (BA), 08 DE SETEMBRO DE 1952 .

O Alfaiate e desportista João Batista Pacheco nasceu em Lençóis (BA) e por muito tempo residiu na cidade de Gentio do Ouro (BA), onde exerceu o nobre ofício de costureiro .

No final da década de 1940 desejando prosperar na profissão, mudou-se para Xique-Xique (BA) que naquela época já se apresentava como uma das melhores cidades da região. Alí, o atelier de João Pacheco, além dos clientes reuniam-se torcedores de futebol, principalmente nas segundas-feiras, para conversarem sobre os últimos resultados dos times do Rio e de São Paulo, segunda paixão do alfaiate, que além de desportista nato gostava de jogar futebol e torcia pelo Flamengo do Rio de Janeiro.

Estimulado, pois, por essas conversas de início de semana, em pouco tempo na nova cidade João Pacheco resolveu criar um time de futebol em Xique-Xique e, ajudado pelos amigos do bate-papo, principalmente os co-fundadores Sebastião Bandeira e Rubem Dário, realizou o seu desejo fundando o Clube Recreativo Flamengo de Xique-Xique, no dia 08/09/ 1952, data de aniversário do famoso homônimo do Rio de Janeiro.

O Flamengo de Xique-Xique existiu por mais de 20 anos tendo proporcionado ao seu fundador e aos seus torcedores muitos momentos de alegria com as vitórias sobre os times locais e sobre os times de outras cidades. O Flamengo de Xique-Xique sempre foi pródigo de grandes jogadores, todavia o elenco que se destacou dos demais foi o formado pelos jogadores: Luizinho, João Petu, Orlando, Enoque e Vieira; João Gomes, Zinho e Zé Bonfim; Zé Gordura, João Shimba, Rubem Dário, Onilton e Geraldo Marcelino.

Essa turma fez história no Flamengo de Xique-Xique.

OBS : A foto histórica que ilustra a postagem é uma das formações do Flamengo de Xique-Xique, vendo-se o seu fundador João Pacheco, à esquerda .

FONTE : BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES .
BLOG XIQUEXIQUE (http://www.xiquexiquense.blogspot.com/ ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.