13/07/2010

PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE UM JOGO DE FUTEBOL POR UMA RÁDIO DE XIQUE-XIQUE.

Foto da primeira transmissão de um jogo feito por uma emissora de rádio de Xique-Xique. Da esquerda para direita: Francisco°  Paulo (Kiko), Jorge Meira, Beto do IBGE e eu (Adriano Brito até então com 15 anos de Idade em Pé).

A equipe de esportes da Rádio FM Criativa era formada por Francisco Paulo, Jorge Meira, Edilson Cruz, Adriano Brito e Galego Punk. A 1° transmissão teste foi no jogo Baneb X Brasinha. O Brasinha ganhou pelo placar de 2 X 0 com gols de Gênio e Rochinha. Mas a primeira transmitiu pra valer oficialmente foi dia 21 de Maio de 1989, o jogo entre as Seleções de Xique-Xique e Central, válido pela II Copa do Feijão, a partida terminou 0 x 0. Tivemos o prazer e a honra de fazer parte da história da Rádiodifusão em nossa cidade, fomos mencionados no livro do Professor Cassimiro Machado Neto, o mesmo narra a história do Esporte em nossa querida Xique-Xique.

Local: Estádio Dr. Hélcio Bessa,
Data: 21 de maio de 1989,
Foto: Francisco Paulo (Kiko de Viana),
Narrador: Francisco Paulo o popular Kiko de Viana (Im Memória),
Comentários: Jorge Meira,
Técnica de Som: Adriano Brito (Papagaio),
Convidado: Beto do IBGE - (Perú),
Reportagens: Edílson Cruz (Im Memória).

OBS: O saudoso Edilson Cruz (repórter de campo) não apareceu na foto.

JOGADORES DA SELEXIQUE NA ÉPOCA:

Oberdan, Zé Rodrigues, Chico Anízio, Esquerdinha, Léo de Valmizão, Gilson, Rochinha, Valdo, Jojó, Dil, Gênio, Li, Waldir Cambuí, João Carlos, Neguinho The Flash, Gilberto, Jair, Jorge, Galego de farinha Boa, Rocha Policial, Íon e Adalmir.

SOBRE A RÁDIO CRIATIVA FM, A PRIMEIRA EMISSORA DE RÁDIO DE XIQUE-XIQUE BA:

A Rádio Criativa FM, entrou no ar em Xique-Xique no dia 18 de fevereiro de 1989, funcionando com um transmissor "caseiro" de pouca potencia, cobrindo um raio de 6 km e sem fins lucrativos. Fundada por Egnaldo Pessoa de Carvalho (Tantão), José Nunes dos Santos Sobrinho (Alveci), José Pessoa de Carvalho (Zezinho das Baterias) e Jorge Meira. Foi a primeira vez que uma Rádio com frequência modulada chegou aos lares dos Xiquexiquense. Era um sucesso total, em todas as casas que tinha rádio, estavam sintonizadas na 98,9. A Criativa FM encerrou suas atividades No dia 11 de Outubro 1989, o DENTEL, retirou do ar a rádio, com a alegação que não tínhamos autorização do Ministério das Comunicações para funcionar, estávamos na clandestinidade. Foi ruim pra todos, deixou uma grande. Após o fechamento da Fm Criativa poucos meses depois entrou no ar em caráter clandestino as Rádios Beira Rio FM que ficava na Rua Quintino Bocaiuva, a Rádio Cidade FM na Rua Castro Alves e a FORÇA JOVEM FM na Rua da Cerne. Em março de 1991 a Rádio Tribuna do Vale do São Francisco AM (RTV) abria seus microfones legalmente em definitivo em Xique-Xique, que conta também com a Fm Xique Xique e a Rádio Cactus FM.

Por 9 meses como laboratório para os locutores e funcionários, que jamais teriam experiência antes na função, como: Helinho Pop, Izabela Teixeira, Antônio Melo, Francisco Paulo, Jorge Muniz, Ailton Alves, Edilson Cruz, Verinha Melo, Jorge Meira, Eristeu Rodrigues, Jackeline Meira, Argemiro Borges, Cassimiro Machado Neto e Mario Leandro (Era locutor de Serviço de Auto falante, a Voz da Liberdade), os operadores de áudio e técnica de som eram Adriano Brito (apelidado por Jorge Meira de Papagaio) e Galego Punk (Rick do BNH) a direção era do meu saudoso primo Esdras Rocha (In memória) e a secretária Leidinha. A Rádio funcionava das 05:00 da manhã a meia noite, com programação musical, noticiários, programas esportivos com transmissões de jogos ao vivo, entrevistas com autoridades e entretenimento.

Colaboração: Jorge Meira,
Adaptação: Adriano Brito,

FONTE: BLOG XIQUESAMPA.

15 comentários:

  1. Ao blogger Xiquesampa que traz a lembrança e recordação historica de um monento tão importante, só tenho a agradecer, ainda mais que toca em mim, por um desses personagens fazer parte da minha familia Xique-Xiquense com muito orgulho. Francisco Paulo. São momentos marcantes na vida de qualquer comunidade ou cidade brasileira, são momentos como esse que devem ser seguidos e espelhados por todos. Nos temos historias para contar, só depende que cada cidadão xique-xiquense colabore

    ResponderExcluir
  2. A Criativa FM ficou marcada na história de Xique-Xique e principalmente nos corações daqueles que tiveram o prazer de ouvir a transmissão desta bela emissora! Saudades do meu grande amigo e irmão Esdras, Rochinha para os mais intimos!

    ResponderExcluir
  3. Verdade Jorge Muniz, vc também faz parte da nossa história, seu talento é indiscutivél. Guardo essa lêmbrança pra sempre em minha vida. Sinto orgulho de termos tantos talentos, poucos explorados mesmo que anônimamente, mas que aprenderam com as diversidades da vida amar e construir a história do Rádio em nossa cidade. Marcelo Marçal, meu primo Esdras Rocha era uma pessoa extramamente maravilhosa, aprendi muito com ele, além do talento de Administrar possuia também uma fábrica de Sabão que se chamava SABÃO XIQUE e que funcionava em sua residência. Certa vêz fui conchecer as modestas instalações a quem Esdras tinha com tanto orgulho, o sabão era vendido em algumas cidades da nossa micro-região !!!! Infelizmente um acidaente brutal tirou sua vida, mas nunca Esdra sairá das nossa memórias . Grande abraço a Jorge Muniz e Marcelo Marçal pela participação aqui no Blog Xiquesampa .

    ResponderExcluir
  4. PEDRO SAMPAIO13/07/2010, 20:10

    Bem nessa época, eu esta lançando meu primeiro LP NATUREZA, e a Radio Criativa fez chegar aos ouvidos da população, caiu na boca do povo e virou sucesso, musicas como Verde Verdejante, Agrariajá, Natureza, Seca e verde, entre outas. Em todos os programas, meu LP estava presente, tenho saudade desse bom tempo. Agradeço aos autores dessa criação maravilhosa que foi.

    ResponderExcluir
  5. É rapaz, a Fm Criativa, além de servir como laboratório para os radialistas, deixou também muita história.
    Como a rádio Criativa não era legalizada, eu soube que Jorge Meira, o mentor da idéia da criação da rádio, ficou com medo da polícia federal e chamou: Tantão, Zezinho e Alvecy pra ser sócios e convidou Esdras Rocha para ser diretor e Marivaldo Figueiredo era o assessor jurídico.
    Quando o DENTEL chegou, a rádio não era de ninguém. Levaram o "transmissor".
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Mas valeu a experiencia! Foi muito bom enquanto durou!

    ResponderExcluir
  6. Outra história:
    Certo dia um locutor empolgado com audiência da rádio, e impostando a voz, leu o seguinte aviso:
    - Alô voce que está aí ligadinho nas ondas da Criativa, está desaparecido um GARROTE, trajando bermuda azul e blusa branca, favor quem o encontrar, trazer-lo aqui em nossa rádio.
    Resultado: Era um garoto que estava desaparecido e não um GARROTE, o menino estava na casa do vizinho e logo, logo apareceu.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  7. Na rádio, tinha uma recepcionista que sonhava muito em ser uma locutora, a mesma tentava falar alguma coisa no microfone, mas o nervosismo não a deixava falar, até que um dia Jorge Meira falou para a moça:
    - Vá com calma que voce chegará lá, faz o seguinte: Na hora da Voz do Brasil, 10 em 10 minutos voce entra no ar e fala às horas, até voce ir se acostumando com o microfone, certo?
    Pois bem, a moça ficava o dia inteiro ansiosa para chegar a hora da Voz do Brasil e muito confiante não se contetou só em dizer às horas, ligou o microfone e falou:

    - FM Criativa, continue ligadinho, faltam 10 minutinhos para as 7 e meia!

    Jorge Meira que estava na escuta, imediatamente ligou para a moça:
    - Fulano! Não se fala 10 minutinhos para as 7 e meia, fala 7 e 20 e pronto, e menos complicado!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. Num dia de transmissão de jogo, Francisco Paulo (Kiko) estava de kalundú e disse que não ia narrar o jogo. Foi aí que Jorge Meira recebeu a informação que o jovem chamado Miro Lôbo tinha jeito pra coisa e costumava narrar jogos de pelada.
    Jorge encontrou o Miro, colocou-o no seu Maverik e passou a instruir o mesmo sobre o trabalho de narrador, dizendo que não deixasse "buraco na transmissão" quando a bola não estive em jogo, chamasse o repórter, o comentarista ou falasse dos patrocinadores, que eram: Metalúrgica Xique-Xique, Tubaína Gui, Baterias Carvalho, Sabão Xiq e Escritório de Advorcacia Dr. Marivaldo.
    Rapaz, o Miro Lôbo entusiasmado com a posição de narrador, a arquibancada lotada, no momento em que a bola não estava em jogo, ele narrava: (imitando, literalmente, o pessoal da Rádio Globo)

    - E ali uma grande jogada de Quiquinhaaaaaaa...

    Passou por ummmmm,
    passou por doisssss e
    passou por treissss...
    3 em 1 é Sanyo, a imagem do som!
    E seu som quebrar, não se preocupe leve na oficina de Dé, meu rimão!

    Brrrrrrrrama Chopimmmmmmmmm, a número ummmmmmmmm.

    Cooooooca-Colaaaaaaaaaa – prrrrrrrazer em beberrrrrr!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Diante essa “proeza”, Jorge Meira coçava a cabeça e dizia:
    - Miro, Miro, nossos patrocinadores são outros, esses aí que acaba de anunciar, são comerciais da rádio globo.
    O saudoso Edilson Cruz que era o repórter faltava morrer de rir e Jorge acenava pra ele parar de rir e levar a coisa a sério e Edilson, na sua vez dizia:
    - Valeu filho, não importa que o cachimbo esteja de boca pra baixo, o importante é o fumo esteja dentro!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Me lembro bem da fabrica de sabão! Eu trabalhava lá! Ajudei Esdras, logo no início, éramos três, Rochinha, Adeilson(meu primo) e eu. Três malucos aprendendo a fazer sabão! Um dos meus sonhos na época, era ser locutor da Criativa, acho que muito menino sonhou com isso. Como não deu certo fui fazer sabão!

    ResponderExcluir
  10. São muitas histórias e tempo bom que não volta mais...
    Me desculpe o leitor deste blog, para ilustrar melhor às histórias e ter um clima de humor, me identifiquei com pseudônimo de: “Orlando”

    ResponderExcluir
  11. Ah! Acabei trocando o sobrenome do narrador, o mesmo chama-se: Miro Borges. e não Miro Lôbo.
    Me desculpe!

    ResponderExcluir
  12. Caro Adriano. Me lembro bem da FM Criativa. Gostava tanto que acabei casando com a Secretaria Leidinha. KKKK

    ResponderExcluir
  13. Verdade Mazinho, Leidinha era quem fazia o meu pagamento nos tempos da Fm Criativa rsrssr!!! Lêmbranças pra vcs,abraço .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.