24/09/2010

BRASIL ESCOLHE "LULA" PARA COMPETIR POR INDICAÇÃO NO OSCAR .

Longa disputará com 95 países uma das cinco vagas na categoria estrangeira. Segundo enquete popular no site do MinC, vencedor seria 'Nosso lar' . O longa-metragem "Lula - O filho do Brasil", de Fábio Barreto, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas no Oscar na categoria de melhor filme em língua estrangeira.

A decisão, anunciada na manhã desta quinta-feira (23), em São Paulo, foi tomada de forma unânime por uma comissão que reúne membros indicados pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Agência Nacional de Cinema do Brasil e Academia Brasileira de Cinema. "Levamos em consideração o Brasil. [Esse filme] reflete um pouco a nossa vida. Lula é uma estela aqui e fora daqui", declarou Roberto Faria, presidente da Academia Brasileira de Cinema. Questionado sobre a hipótese de um viés político na escolha, Faria rebateu.

"O filme está feito e já passou pelo crivo de todas as críticas neste sentido." Nosso partido é o cinema brasileiro. A escolha em momento algum pensou no momento X, mas em um filme para representar o país com dignidade", completou a produtora Mariza Leão Salles de Rezende, uma das integrantes da comissão de seleção, que inclui ainda Cássio Henrique Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Cakoff, Márcia Lellis de Souza (Tata) Amaral, além de Faria. Mas, para a cineasta Tata Amaral, é possível que a popularidade de Lula no exterior possa, sim, contribuir com o desempenho do representante brasileiro no Oscar. "Eu gostaria que a figura do Lula influenciasse a Academia. Nesse sentido, seria ótima a influência política da escolha", defendeu Tata .

ATRÁS DOS ESPÍRITOS E DOS DUENDES :

A escolha da cinebiografia do presidente Lula para representar o Brasil na briga por uma vaga no Oscar pode ter sido consensual entre os membros da comissão de seleção, mas não representa a vontade dos internautas que votaram em uma enquete popular promovida no site do Ministério da Cultura entre os dias 8 e 20 de setembro. Para as pessoas que votaram, o candidato brasileiro à estatueta deveria ser o filme "Nosso lar", de Wagner de Assis, que recebeu 70% do total dos cerca de 130 mil votos. Em seguida, outro filme inspirado na doutrina espírita, "Chico Xavier", de Daniel Filho, com 12% dos votos na enquete. "Lula - O filho do Brasil", superprodução considerada um dos filmes mais caros do país, recebeu apenas 1% dos votos na enquete do MinC, atrás de filmes independentes como "Os famosos e os duendes da morte", "O grão" e "Antes que o mundo acabe".

No total, 23 produções nacionais competiam pela vaga. Agora, o filme escolhido disputará com longas de outros 95 países uma indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela realização do Oscar. Os nomes dos cinco indicados ao prêmio máximo do cinema mundial serão divulgados em 25 de janeiro. A festa de entrega dos prêmios está marcada para 27 de fevereiro de 2011.

FONTE : CORREIO .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.