21/09/2010

PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR FAZEM PARTE DO CARDÁPIO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE MORPARÁ .

Morpará é o segundo município, dentre os dezesseis que constituem o Território Velho Chico, a utilizar gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar no cardápio servido aos beneficiários da Alimentação Escolar da rede municipal de ensino. Atuando com base na Lei nº 11.947/2009, que determina que 30% do recurso destinado a merenda seja utilizado para compra de alimentos dos produtores da agricultura familiar .

“Além do cumprimento da lei, estamos melhorando a qualidade nutricional dos alunos, oferecendo produtos saudáveis como verduras, frutas, legumes, em quantidade suficiente para suprir suas necessidades nutricionais no período em que permanecem na escola ou creche”; ressaltou a secretária de educação de Morpará, Gildete Rodrigues de Carvalho. O município vive um momento histórico na qualidade nutricional da Alimentação Escolar com o fornecimento de frutas e verduras nas refeições servidas aos seus alunos .

A merenda escolar de Morpará tem o acompanhamento da nutricionista Polyana Passos, responsável pela garantia da qualidade da merenda servida no município. Segundo a nutricionista, a previsão é de diversificar ainda mais o cardápio até o final do deste ano e ampliar substancialmente o fornecimento de gêneros in natura e beneficiados para o ano de 2011. “Isto significa garantir que todas os alunos matriculados na rede municipal de ensino, todos os dias, tenham acesso à uma boa alimentação escolar, com base em práticas alimentares saudáveis, que contribuam para que formem um comportamento adequado e, assim, tenham uma vida digna e consigam desenvolver plenamente seu potencial”, salientou Polyana .

Quanto à compra dos produtos diretamente da agricultura familiar, o prefeito de Morpará Sirley Novaes., destaca a melhora da economia local, pois os produtores passam a ter garantia de venda, além de os recursos públicos destinados a compra da merenda ficarem dentro do próprio município, o que gera oportunidades de emprego e renda .
 
 
REPORTAGEM E TEXTO : GERVÁSIO LIMA .
FONTE E PUBLICAÇÃO : BLOG XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.