02/10/2010

ESCOLAS DE MORPARÁ COMEMORAM A CHEGADA DA PRIMAVERA COM DESFILE .

Como parte do projeto de resgate das principais tradições artísticas e culturais do município, foi realizado no último dia 26, o “Desfile da Primavera”. Bonito e bastante participativo, o evento tem sido motivos de elogios por parte de toda a comunidade. Todos os estabelecimentos públicos de ensino de Morpará participaram do desfile, representando temas alusivos à ‘estação das flores’, como “a renovação da natureza - galhos verdes”, “a rainha da colheita”, “reprodução da fauna” e “a mãe Primavera”. Cada etapa do desfile era comandada por uma miss e um mister da primavera.




A realização do Desfile da Primavera de Morpará surgiu a partir de uma solicitação dos próprios alunos, que demonstraram a vontade em participar de um evento comemorativo. Acatando o pedido dos alunos, a secretária de Educação e Cultura do município, Gildete Rodriges apresentou o projeto do evento ao prefeito Lelei, que atendeu prontamente. “Temos analisado as vontades dos alunos no que diz respeito aos seus desejos e às suas vocações culturais e estamos, dentro do possível, implementando suas idéias democraticamente”, salientou a secretária Gildete, dando como exemplo a compra pelo município dos instrumentos musicais para a Fanfarra Municipal. “Pela primeira vez na história de Morpará a Prefeitura Municipal adquiri instrumentos para compor uma fanfarra. Este é mais um sonho nosso sendo realizado”, disse, finalizando com uma frase de Lilian Russo: “Que a Primavera traga muitas flores, a todos os corações e que o canto dos pássaros alegre cada amanhecer e faça o amor florescer cada vez mais” .

Além dos pais, estudantes, professores, gestores escolares, pessoal de apoio das escolas: secretários, porteiros, auxiliares e agentes de alimentação escolar, coordenadores e voluntários. Teve também uma contribuição bastante importante, a comissão organizadora composta por servidores municipais da educação. Pesquisar histórias, imagens e figurinos, confecção dos moldes e acessórios dos figurinos usados no desfile, entre outras atribuições só foram possíveis graças ao empenho desta turma. Aquilo que parecia impossível fazer em duas semanas, após a comemoração da Independência, 7 de setembro, virou realidade .

As escolas envolvidas foram Horácio de Matos; Antônio Carlos Magalhães, José Queiroz Filho e Vereador Joaquim Barbosa. A Escola Estadual Agenor Leite contribuiu com o evento, cedendo alguns instrumentos de sua banda marcial .
 
TEXTO DE GERVÁLIO LIMA : JORNALISTA E HISTORIADOR FORMADO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), COLABORADOR DO BLOG XIQUESAMPA NOSSA SUCURSAL DA CIDADE DE JACOBINA, MORPARÁ E REGIÃO .

FONTE : BLOG XIQUESAMPA/ GERVÁSIO LIMA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.