24/11/2010

2º CIX DE XIQUE-XIQUE CONCLUI FROTA DE VEICULOS .

O 2º CIX - Centro Integrado de Aquicultura de Xique-Xique, parceria bem sucedida entre a Codevasf e Prefeitura Municipal de Xique-Xique, recebeu com muita alegria e satisfação o último dos veículos destinados ao Centro.

A Paraty foi o último veiculo a chegar para compor a frota. Chegaram também um caminhão com a capacidade de 13 toneladas de carga, uma caminhonete tipo Ranger e um Van Ford e um Barco de Alumínio Motorizado.

Os veículos chegaram num ótimo momento e já estão sendo utilizados para beneficiar as comunidades locais, a Van, por exemplo, já foi utilizada para auxiliar no transporte de participantes da comunidade da Boa Vista distante a 40 km de Nova Iguira, para o curso de Agroecologia que foi realizado pelo 2°CIX, que, aliás, sem essa ajuda muitos jovens não tinham condições de participar do curso.

Os veículos ajudarão a equipe do CIX a realizar suas atividades com mais autonomia e rapidez, visto que a região desponta com grande potencial na aqüicultura, embora, parte da nossa população ainda pouco explorada e estudada, resultando em uma enorme carência neste e em outros aspectos devido ao isolamento, desinformação e outros pontos que dificultam o recebimento do benefício. As ações do 2º CIX - Centro Integrado de Aquicultura de Xique-Xique se estende a 26 municípios da microrregião, dando apoio também a áreas de atuação do 2º CIC – Centro Integrado de Ceraíma e da 6ª SR- Superintendência Regional beneficiando, direta e indiretamente milhares de pessoas. Com a nova estrutura vamos atender ao mapeamento e a pesquisa das quase 400 lagoas marginais ainda não cadastradas pelas Instituições, preparando ações para fazer o Georreferenciamento destas áreas, além dos estudos amostrais limnológicos e ictiológicos .

A área de atuação da nossa Instituição desponta hoje como uma das mais promissoras no desenvolvimento dos trabalhos, possuindo os maiores desembarques pesqueiros do Rio São Francisco, produzindo, anualmente, 10.000 toneladas de pescado (incluindo o Lago de Sobradinho). Possui condições favoráveis a implantação de um dos maiores Pólos de aquicultura da Bahia, inclusive com aproveitamento do Canal do Projeto Boa Vista no cultivo da aqüicultura com tanques-rede e em áreas do perímetro do mesmo Projeto com viveiros escavados.

"Com a estrutura do 2º CIX se formando, esperamos agora que os objetivos propostos se tornem concretos para o desenvolvimento da região, disse Jorge Meira".

TEXTO ENVIADO POR NOSSO COLABORADOR JORGE MEIRA.
FONTE : XIQUESAMPA/JORGE MEIRA .

2 comentários:

  1. Xiquexiquense com orgulho24/11/2010, 14:27

    O prefeito Renaldinho foi muito feliz em firmar parceria com a Codevasf no sentido de colocar a Estação de Piscicultura de Xique-Xique para funcionar. Sabemos que a mesma depois de 2 inaugurações "brancas" realizadas por gestões anteriores estava, a muito tempo, parada e sucateada, agora é uma realidade no nosso município.
    Xique-Xique e região só tem a ganhar!
    Parabéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir
  2. XIQUEXIQUENSE CONSCIENTE .24/11/2010, 19:30

    Não é à toa que nosso Prefeito (Reinaldinho) está entre as 50 melhores gestões de cidades do Brasil!!! PARABÉNS REINALDO FILHO .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.