19/11/2010

JOVENS VISITAM CENTRO INTEGRADO DE RECURSOS PESQUEIROS E AQUICULTURA DE XIQUE-XIQUE .



















O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique – CIRPA, recebeu na última quinta-feira (11), a visita de 90 alunos do Projovem Urbano - Arco Ocupacional Pesca e Piscicultura, pertencentes aos municípios baianos de Xique-Xique e Itaguaçu. O Projovem Urbano tem o objetivo de promover a inclusão social de jovens de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mercado de trabalho.

No CIRPA, os técnicos da Codevasf e funcionários da Prefeitura Municipal de Xique-Xique, apresentaram aos alunos as principais ações da parceria. Em seguida, os visitantes conheceram as instalações da unidade. Para o aluno André Santos da Silva, de 19 anos e natural de Xique-Xique, “a visita foi muito interessante. A piscicultura pode contribuir com a melhoria das condições de vida dos pescadores e ser uma alternativa de desenvolvimento para a cidade”.

André, que é filho de pescador artesanal e pequeno produtor rural, destacou ainda que gostaria de fazer parte de uma cooperativa de criadores de peixe. Essa opinião foi compartilhada com o aluno José da Silva, natural de Itaguaçu e filho de pescador: “Gostaria de ver minha comunidade produzindo peixe através da piscicultura”. Para a professora da turma, Alessandra de Sena Silva, “a visita serviu para que os alunos tivessem contato, na prática, com as técnicas desenvolvidas no Centro Integrado, uma vez que eles estão tendo aulas sobre o tema aquicultura.

A Codevasf e a Prefeitura Municipal de Xique-Xique, parceiros do CIRPA, estão de parabéns ao abrirem as portas para receber esses jovens, contribuindo com uma melhor formação dos mesmos.

Matéria enviada por Jorge Meira .
 
FONTE : XIQUESAMPA/JORGE MEIRA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.