04/11/2010

JUSTIÇA VAI APURAR OFENSAS CONTRA NORDESTINOS NA INTERNET .

A OAB de Pernambuco entrou nesta quarta-feira com uma notícia-crime no Ministério Público Federal em São Paulo contra a estudante de direito Mayara Petruso, que chocou o Brasil com mensagens racistas postadas no Twitter logo após a eleição de Dilma Rousseff no domingo .

Vários usuários se manifestaram de forma ofensiva aos nordestinos, mas, segundo a acessoria de imprensa da OAB-PE, a ação será concentrada em Mayara "porque foi ela quem começou". Dentre vários posts ofensivos, Mayara escreveu: "'Nordestisto' não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado" (sic). Caberá ao Ministério Público Federal investigar o caso, e decidir se Mayara é passível de punição. A garota será alvo de duas ações: uma por racismo e outra por "incitação pública ao ato delituoso". A primeira estipula pena de 2 a 5 anos de detenção, e a segunda, de 3 a 6 meses de reclusão ou multa. O crime de racismo é imprescritível e inafiançável.

O escritório de advocacia Peixoto e Cury Advogados, em São Paulo, onde Mayara era estagiária, divulgou nota nesta quarta-feira lamentando a postura da estudante. Ela já não trabalha mais no escritório. "Com muito pesar e indignação, (o Peixoto e Cury Advogados) lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis", diz o escritório, em nota divulgada à imprensa. Não é a primeira ação na Justiça que apura crimes de xenofobia contra nordestinos praticados na internet .

O Ministério Público Federal investiga denúncias de racismo por parte de membros de uma comunidade no Orkut chamada "Eu odeio nordestinos". O tumblr Xenofobia Não reúne uma série de "print screens" de ofensas de usuários a nordestinos no Twitter, como "Só Hitler acaba com a raça dos petistas, construindo câmara de gás no Nordeste e matando geral". O objetivo da ação contra Mayara, segundo a OAB-PE, é acabar com a percepção que existe de que manifestações odiosas na internet acabam impunes .

FONTE : YAHOO BRASIL/Por Juliano Costa, da Redação .

5 comentários:

  1. Primeiro SAMPA deve ser São Paulo.
    Não sei porque vcs usam Sampa.
    Bom , em primeiro lugar, vocês de São Paulo não me dizem nada. Eu moro em XiqueXique e quando vou a São Paulo é para fazer negócios para meu comércio aqui em XiqueXique, onde eu vendo barato para o meu povo.
    Não sei de nada sobre esta briga.
    Eu só quero chegar em São Paulo, fazer meus negócios comerciais e voltar imediatamente.
    Eu conheço muito mais o Aeroporto de Guarulhos porque de lá eu volto para Salvador e depois para XiqueXique.
    Depois eu vou passear em Paris.

    ResponderExcluir
  2. ahuahuhauahuahuahu
    esse povo eh cada comentário.
    A xenofobia deve ser mesmo trabalhada dessa forma, o povo acha q a internet eh campo de soltar seus preconceitos e nada ter em troco...
    q essa seja punida e jah começou.. espero que ela pague por tudo.

    ResponderExcluir
  3. é por isso é por outras que xique-xique está no rumo certo,parabéns ao prefeito reinaldinho,e ainda vai receber o premio top prefeitos dos 50 melhores prefeito do brasil

    TOP Prefeitos 2010
    Estou no Rio de Janeiro. Hoje, sexta-feira, irei participar do prêmio TOP Prefeitos 2010.

    Prêmio oferecido pelo Instituto Biosfera as 50 melhores administrações públicas na visão da Instituição.

    O evento será no auditório do Hotel South American Copacabana

    ResponderExcluir
  4. essa garota ai nunca experimentou um negão nordestino.. no dia que ela experimentar ela naum fala mais nada !
    aff..discriminação da poha !

    ResponderExcluir
  5. MULEKA IRRESPONSÁVEL, IMBECÍL .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.