22/11/2010

RECORDAR É VIVER : EDILSON ROCHA,ANONIMATO PRÁTICA DE COVARDES .

"Cada vez mais, em virtude da comunicação globalizada, nota-se o aumento bastante considerável de usuários com acesso à internet, sobretudo às chamadas redes sociais - o orkut é a principal delas -, de usuários que ligam e interagem com programas de rádio e até televisão, e também com os celulares, aparelhos que, inclusive, já se aproximam do número de habitantes do Brasil .Esses e outros meios de comunicação são essenciais nesta Nova Era, não resta dúvida, mas que, por outro lado, quando não são ética e legalmente utilizados, podem causar estragos sérios, muitos dos quais irreversíveis .

Em Xique-Xique, cujo interesse por todos os instrumentos de comunicação existentes é elevado, o anonimato vem se tornando uma prática banal e indubitavelmente perigosa, caso não venha a ser combatida. O anonimato é um elemento que pode, inegavelmente, destruir uma pessoa – literalmente, diga-se de passagem -, uma vez que, por intermédio desse inescrupuloso artifício, denúncias falsas, forjadas, sem qualquer embasamento, são direcionadas a chamados cidadãos ilustres, como também a cidadãos comuns e, junto com elas, afirmações capazes de imputar suspeitas contra inocentes, discussões ásperas e até ações de violência física. Alguém duvidaria?!

Entendo que, em relação aos ‘sujeitos’ desse modelo de anonimato, não há como não os tratar de covardes, sujos, inescrupulosos. Afinal, por não terem como fazer com que certas mentiras se transformem em verdades, se escondem por trás de telefonemas com nomes fictícios, de matérias sem autores a uma determinada emissora de rádio e, ultimamente, de mensagens postadas em blogs, também sem signatários. Não me espantam a existência e a persistência desse tipo de gente utilizando rádio e internet para tantas maldades, mas sim a omissão dos diretores e/ou responsáveis por tais meios de comunicação.

Contudo, neste contexto, me dou o direito de formular duas perguntas: 1ª - Por que esses diretores de rádio ou de blogs permitem o anonimato? 2ª - Por que não exigem que tão-somente as pessoas devidamente identificadas possam fazer seus comentários, suas denúncias? Anonimato, repito, é prática de covardes" .

Edilson Rocha - edilsonrochasantos@hotmail.com

OBS : A pedido do colunista, o texto acima não passou pela correção ortográfica do jornal Pagina Revista .

FONTE : PAGINA REVISTA/ EDILSON ROCHA .
ACESSEM : http://www.paginarevista.com.br/

Um comentário:

  1. Esse aí é o mais falso de todos. Vive a postar baixarias anônimas no Blog do Gal (A VOZ) e no Blog do Zeca, esculhamba tudo, e depois dá essa de pessoa decente. Quem quiser que acredite, eu não.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.