04/12/2010

JORNALISTA PROVOCA EFEITO DOMINÓ E FAZ DE XIQUEXIQUE UM DOS MAIORES PRODUTORES DE MACONHA .

Jornalista provoca efeito dominó e faz de Xiquexique um dos maiores produtores de maconha

Uma operação policial erradicou 56 mil pés de maconha, o equivalente a cerca de 153 toneladas da droga, na cidade de Xiquexique, no sertão da Bahia, durante dez dias.

Após cerimonial de encerramento, o site do governo do estado da Bahia (http://www.comunicacao.ba.gov.br/ ) postou nota resumindo o trabalho da Secretaria de Segurança Pública realizado em 2010.



A nota, que traz como título “Operação erradica 56 mil pés de maconha no Norte da Bahia”, foi utilizada pelo site do Bahia Notícias (http://www.bahianoticias.com.br/ ) que, por descuido, publicou nota recolocando o município de Xiquexique como um dos maiores produtores de maconha do estado da Bahia. Veja, para análise, a introdução da nota postada pelo site do Governo e, a seguir, a nota publicada pelo site Bahia Notícias, de Samuel Celestino.

SITE DO GOVERNO : "Operação erradica 56 mil pés de maconha no Norte da Bahia" .

Cinquenta e seis mil pés de maconha erradicados - correspondendo a cerca de 153 toneladas da erva -, e um traficante preso foi o saldo da “Operação Liamba VII” encerrada nesta terça-feira (30), na cidade de Xique-Xique, sertão da Bahia. Realizada entre os dias 19 e 29 deste mês, a ação teve como objetivo o combate ao tráfico de droga em regiões do estado onde existe maior incidência de plantações de maconha.

SITE DO BAHIA NOTÍCIAS : "Polícia destrói 153 toneladas de maconha" .

Uma operação policial erradicou 56 mil pés de maconha, o equivalente a cerca de 153 toneladas da droga, na cidade de Xique-Xique, no sertão da Bahia, durante dez dias. No morro do Alemão e na Vila Cruzeiro, onde a polícia carioca fez uma apreensão recorde de maconha, foram 33 toneladas. A operação "Liamba VII" também prendeu um traficante. Oitenta policiais, inclusive federais, PM e das Forças Armadas, participaram da operação, que foi encerrada nesta terça-feira (30). Os municípios alvos da ação foram os seguintes: Juazeiro, Petrolina, Sobradinho, Curaçá, Abaré, Casa Nova, Sento Sé, Xique-Xique, Ibotirama, Irecê e proximidades.

DA REDAÇÃO :

Pagina Revista - De início, o texto extraído do site do governo é confuso, e pode confundir os ‘apressados’ em noticiar em primeira mão o fato. O site do governo diz que a operação foi ENCERRADA em Xiquexique, na terça-feira. Mas não diz que a droga tenha sido apreendida no Município. Mas o jornalista do Bahia Notícias, Samuel Celestino não se ateve ao detalhe e concluiu por conta própria que, a maconha, num total de 153 toneladas foi apreendida no município de Xiquexique .

A droga apreendida é a soma dos trabalhos realizados pelas Polícias em todo o Estado, e que teve encerramento em Xiquexique. No Município não foi encontrada nenhuma plantação da erva, como afirma o secretário de Segurança Pública da Bahia, delegado César Nunes. “É gratificante para a polícia ter encerrado a operação em Xique-Xique, cidade conhecida outrora como integrante do polígono da maconha, constatando que atualmente não existem plantações naquela área”.

Após erro grosseiro do Bahia Notícias, como é de praxe, outros sites e blogs simplesmente copiaram a nota e postaram em suas páginas. Assim, o erro cometido pela falta de cuidado do Bahia Notícias transformou-se em um Efeito Dominó, dando de volta ao município de Xiquexique o título de Terra da Maconha.

Durante a operação realizada pela PF a reportagem do Pagina Revista acompanhou e noticiou em seu site (www.paginarevista.com.br) as informações colhidas, inclusive com entrevista ao delegado Alexandre Lucena, responsável pela operação.

Sites que colaboraram com o erro grotesco do Bahia Notícias :

http://www.correio24horas.com.br/
http://www.brumadonoticias.com.br/
http://zamnoticias.blogspot.com/
http://www.jornalnovafronteira.com.br/

FONTE : JORNAL PAGINA REVISTA DE ERASMO DETERRA .
ACESSEM: http://www.paginarevista.com.br/

2 comentários:

  1. Amázio Lolita06/12/2010, 09:19

    Foi lamentável o deslize e a irresponsabilidade deste jornalista antecipando-se aos fatos simplismente pra fazer um furo de reportagem.A notícia já foi dada.Cabe a esse Sr,se reportar a todos xiquexiquenses com pedido de desculpas.
    Todos sabemos que já foi erradicada a plantação dessa maldita erva em nosso município.
    Todo devemos plantar a paz!

    ResponderExcluir
  2. É isso ae Lolita, falou e disse!!!

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.