14/12/2010

RECORDAR É VIVER : HISTÓRIA DO ESTÁDIO DR.HÉLCIO BESSA DE XIQUEXIQUE BA.

ESPORTE CLUBE BRASINHA////////////////////////////////////// 6º ANIVERSÁRIO DO BAHIA .
FLAMENGO DE PACHECO////////////////////////////////////////// SELEÇÃO DE XIQUEXIQUE, ANOS 30 .
EM 2009 A ARQUIBANCADA DO HÉLÇÃO FICOU LOTADA, O ESTÁDIO RECEBEU O TIME MASTER DO FLAMENGO DO RIO DE JANEIRO COM ANDRADE, ADÍLIO, VALBER E CIA .
Antes do Estádio, nos idos de 1955 a 1967, as equipes de futebol existentes em Xique-Xique, como : Esporte Clube Bahia, de Leopoldo; Ginásio Futebol Clube, de Dr. Hélcio, Operário Futebol Clube, de Waldir de Casé; Atlético Futebol Clube, de Doro Santana; Esporte Clube Flamengo, de João Pacheco; Esporte Clube Xique-Xique(Caveira) de Manoelzinho Bigorra, jogavam e disputavam amistosos e, esporadicamente, campeonatos e torneios em campos abertos, como: Campo do Bahia, Campo da Ponta da Ilha, Campo do Flamengo e campo do Xique-Xique (Caveira). Futebol em Xique-Xique, tornou-se uma grande atração, visto que, não havia outras opções de lazer, a cada final de semana, muita gente ia assistir aos jogos em volta dos campos .

Nascia então à necessidade de terminar as obras do Estádio, que há anos estavam paralisadas. Dr. Hélcio Bessa, então diretor do Colégio Municipal Senhor do Bonfim, como desportista e dono de um time de futebol, e também aproveitando as circunstâncias de ser o único médico da cidade, tomou a iniciativa de concluir as obras do tão sonhado Estádio, e perseguindo o objetivo, realizou eventos para a aquisição de materiais de construção, como: bingos, sorteios, rifas, recebia doações, e em regime de mutirão, as equipes cediam, gratuitamente, profissionais dos seus planteis, como pedreiros, marceneiros, auxiliares de serviços gerais e a prefeitura cedia os metres-de-obras (João Araújo e Getúlio Cunha) e também, parte de materiais de construção, como : cal e tijolos cerâmicos .

Em mais ou menos, 1 ano e meio, (por volta de 1963) estava então, concluída a primeira etapa do Estádio, a murada com 2 metros de altura, cerca de arame em volta do campo, Traves de "madeira trabalhada" (antes era de carnaúba), portões, entre outras intervenções estruturais .

Texto enviado por Jorge Meira, nosso amigo e colaborador do Blog XiqueSampa .

FONTE : XIQUESAMPA/ JORGE MEIRA .
FOTOS : AVOZ E ANÍBAL JÚNIOR .

13 comentários:

  1. edilson(odilon)14/12/2010, 18:48

    Eu não sei qual é o problema de jorge meira com seu tio maninho meira, pois ele teima em não dizer que foi cumpadre maninho que construi o estádio de futebol de xiquexique como prefeito.deve ser intriga de familia ou inveja da familia de seu joel.por falar nisso, publica aí adriano, o que saiu na imprensa baiana sobre joelson meira ser um forte candidato a prefeito de camaçari.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não entendí o comentário acima.
    Não podemos tirar os méritos do saudoso Dr. Hélcio, ele lutou muito para a construção do estádio. Me lembro que ele buscava ajuda da população com bingos, rifas, enviava envelopes para que as pessoas comprassem ingressos de jogos amistoso, recorria às equipes com mão de obra e também pedia ajuda dos prefeitos.
    Não entendí o quer dizer Edilson, afinal jorge meira é sobrinho de maninho meira e se entendem muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Palavras acima do Benito Gama, onde na verdade é o próprio Jorge Meira. Vamos sair deste anonimato e mostrar sua face, abraço a todos e boa festas.

    ResponderExcluir
  4. Julio Andrade,Juazeiro Ba .15/12/2010, 10:09

    Quem construiu o Estádio foi Joel Meira com uma grande contribuição do Desportista Dr. Hélcio Bessa!!! Joel Meira pra mim o melhor prefeito de Xiquexique e segundo Ezer Rocha, disparado os dois melhores .

    ResponderExcluir
  5. Ailton (Neguinho)16/12/2010, 10:53

    O Gileno tá certo.
    Para mim, Tanto os comentaristas que postam com os nomes: Edilson e Julio Andrade é Jarbas Meira o filho de Maninho Meira.
    Saiam do anonimato.

    ResponderExcluir
  6. amigo de manim das antigas16/12/2010, 22:08

    Deixa de bestage que jarbas meira num tem tempo pra tá fazendo intriga com os primo dele não, o filho de maninho é gente grande na infraero e num se da com essas besteiras , jorge é que gosta disso, pois num fala bem do seu manim porque é puxa saco dos bragão e num quer dizer que manim foi o melhor prefeito que xique-xique já teve e que construiu o estadio e um monte de coisa sem a dinheirama que tem agora.

    ResponderExcluir
  7. Ailton (Neguinho)17/12/2010, 08:06

    Esse amigo de "manim das antigas" é Jarbas e tem vergonha de aparecer

    ResponderExcluir
  8. amigo de manim das antiga17/12/2010, 13:53

    até você ailton, puxando o saco de jorge, tanto que cumpade manim fez por sua família quando era prefeito e voce nessa ingratidão, moço se assunte que manim foi o melhor prefeito de xiquexique epronto, agora vá dá a bença a jorge meira e pergunte o que manim fez pela familha dele e eu sou mais veim do que jarbas meira e muito

    ResponderExcluir
  9. Tenho notado que uma pessoa insiste em querer macular a boa imagem de jorge meira nos blogs, postando injúrias e difamando o rapaz.
    Estive conversando com jorge a respeito e o mesmo me falou que já tem conhecimento dos fatos e sabe quem é o responsável. Para ele é uma pessoa aventureira, frustrada, de um passado comprometedor, sem nenhuma perspectiva de avanço no mundo político, e age de forma ingrata e covarde.

    ResponderExcluir
  10. Eu também já sei quem comenta fazendo intriga com os meira, é coisa de zecão de custódio.

    ResponderExcluir
  11. esse tal de geson é o propio jorge meira querendo se safar das prezepada dele, e seu manim num merece um sobrinho orpotunista desse e ingrato , os meira que conheço são gente boa e seria , ao contrario de você jorge

    ResponderExcluir
  12. Para voces verem como são as coisas, o Xiquesampa mostra os eventos realizados em Xique Xique e homenageia pessoas de bem ai vem estes porcos da oposiçãozinha mediocre liderados por GAL E ZECA para anarquizar as coisas, adriano deleta estes comentários ofensivos corta a politicagem pela raiz não e possivel que todos os blogs de Xique Xique estes porcos fiquem comentando esculhambadamente disfarçados, vão pro inferno campada de perdedores invejosos.

    ResponderExcluir
  13. Bastim de Jurema .19/12/2010, 09:59

    E esse anônimo ai é o própio ZECA DE CUSTÓDIO, o cara é dispeitado quanto a JORGE MEIRA!!! ZECA SEU PASSADO TE CONDENA .

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.