31/01/2010

A BLOGUEIRA LUISA LUPFAU ELOGIA O BLOG XIQUESAMPA .

A Blogueira LUISA LUPFAU que viaja pelo Rio São Francisco visitando e estudando o Velho Chico faz comentário sobre a divulgação no BLOG XIQUESAMPA sobre sua matéria em visita a Ilha do Miradouro em Xique-Xique no mês de Outubro de 2009 .


"Adriano, você me deixou muito feliz. Por divulgar o meu blog, mas principalmente por estar mantendo unido o povo do Rio, mesmo morando longe, como em São Paulo. Xique Xique é uma cidade fascinante. Sempre respondo quando me perguntam sobre qual cidade que mais gostei, que é difícil, cada uma tem seus encantos. Mas foi em Xique Xique que encontrei mais pessoas ligadas em cultura, arte, pessoas bem politizadas, ligadas nos problemas reais do Rio São Francisco, e suas comunidades. Um povo alegre cheio de energia, uma mistura incrível na beirado rio, se esta num mercado ao mesmo tempo no porto dos barcos. Tenho saudades dos dias que passei por lá, das pessoas especiais que lá conheci, espero poder voltar um dia. Parabens Adriano pelo seu blog, e lhe fico muito grata" .

LUISA LUPFAU,BLOG VIAGEM NO SÃO FRANCISCO (http://viagemnosaofrancisco.blogspot.com).

BLOG XIQUESAMPA AGRADECE: Nós é que nos agraciamos com suas palavras .Parabéns pôr seu excêlente Blog e obrigado por nos visitarmos .

XIQUE-XIQUE POR XIQUE-XIQUE,PARTE I .

Aqui todos leitores do BLOG XIQUESAMPA que moram em outras cidades ,visitantes ,curiosos e turístas conchecerão um pouco a cidade de Xique-Xique, Suas belezas naturais,Rio São Francisco, a cidade com seus cartões postais ...Será uma Série de 10 posts,confira a primeira .

Xique-Xique é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 46.947 habitantes, para 2010 a populaão será de 49.000 Habitanes segundo o IBGE . Está situado à margem direita do Rio São Francisco que abriga um porto de grande importância para economia da região. É em Xique-Xique que está sendo construido o Projeto Baixio de Irecê , que na verdade passou a ser chamado de Baixio da Boa Vista pela população pois não tem nada háver com Irecê e as Obras do PAC como a transposição do Rio São Francisco deixando muita gente da população Ribeirinha "revoltados" ,revitalize já o Velho Chico .





SÉRIE PONTOS TURÍSTICOS DE XIQUE-XIQUE E REGIÃO,PARTE II: BARRAGÉM DO AMOR .

Distância de Xique-Xique até Itaguaçú da Bahia: 51 km( asfalto). Itaguaçú até a Barragem do Amor 20 km. Vá pela BA 052 até Itaguaçú da Bahia e depois siga por uma estrada de cascalho. O que levar: O local tem restaurante, mas pode levar alimentos e bebidas; Acampar: Local ideal para acampar ou passar o domingo. O local oferece áreas para camping e quiosques; Dica: O preço da entrada é de R$ 10,00 por pessoa e R$ 40,00 a diária dos quiosques. Cuidados: Preserve a natureza, não deprede e suje essa beleza .


















FONTE : JORNAL PAGINA REVISTA (www.paginarevista.com).
RESPONSÁVEL : ERASMO DETERRA,XIQUE-XIQUE BAHIA .

RECORDAR É VIVER : DIA DE FEIRA NOS ANOS 50 EM XIQUE-XIQUE .
















Esta é uma foto anterior a 1950, quando ainda não existia o Mercado Municipal que foi construído naquele ano na gestão do Prefeito Aurélio Miranda.

Os feirantes, principalmente os que vinham da Caatinga e traziam as mercadorias em lombos de burros, exibiam os seus produtos na rua da frente na margem do Rio. Vê-se, espalhadas pelo chão as cangalhas que eram retiradas dos burros para que pudessem pastar com mais conforto nas roças alugadas. Essa rua atualmente está em franca decadência face à transferência dos comerciantes que a partir de 1950 transferiram a feira para o entorno do Mercado e também em vista da degradação provocada pelo "paredão" do cais. Face à localização privilegiada, essa rua merece uma atenção das nossas Autoridades Municipais no sentido de revigorá-la, iluminando-a e saneando-a para motivar a ida de novos comerciantes para o local. Que acham de um remanejamento do movimento noturno da Av. J.J. Seabra para essa rua à margem do Rio São Francisco? Acredito que a troca é vantajosa.

FONTE : BLOG XIQUE-XIQUE ( www.xiquexiquense.blogspot.com ) ..
FUNDADOR E RESPONSÁVEL : JUARES CHAVES .

EM IRECÊ, HABITANTES CONVIVEM COM ESGOTO A CÉU ABERTO .

















Uma vasta corrente de esgoto a céu aberto, na Rua Júlio Pereira Nunes, em Irecê, vem aflingindo os moradores da região. O esgoto, com detritos residuais das casas da localidade, tem cerca de 5 metros de largura e é um potencial ameaçador da saúde dos residentes. A presença de esgoto a céu aberto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é a alteração ambiental que mais afeta a população. Os esgotos, lançados a céu aberto, constituem uma fonte contínua de transmissão de doenças de veiculação hídrica. Além disso, é uma das principais causas do aumento dos índices de mortalidade infantil.

Existem hoje, no país, cerca de 1.200 municípios com taxas de mortalidade infantil superior a 40 óbitos por mil nascidos vivos, de acordo com dados do Censo. Neste conjunto, cerca de 600 municípios relacionam as alterações ambientais com os impactos nas condições de vida. O mais grave de tudo isso é que esgoto a céu aberto, aliado à lixo e chuvas, é fator determinante para a proliferação do mosquito da dengue. Os moradores do bairro Xampu Charme, a muitos anos, vêm lutando para que seja atendido, pelo Poder Público, o pedido de canalização e tratamento deste esgoto. Lamentavelmente, este tema já é recorrente em muitas promessas de campanha de prefeitos de Irecê e, até hoje, nenhuma solução foi tomada.

FONTE : CARAIBAS FM,POR Ângelo Dourado e Emanuel Buga .

XIQUESAMPA,INFONEWS : BARRA BAHIA .











Alguns investimentos importantes foram feitos na frota municipal da cidade da BARRA.

***** Aquisição de Veículos:

Foram comprados especialmente para a Secretaria de Educação:

* Dois ônibus escolares, um deles adaptado para crianças especiais, adquiridos através de convênio com o Ministério da Educação, MEC - beneficiando 176 alunos.
* Quatro motocicletas para o transporte da equipe da secretaria que dá suporte às escolas da zona rural - beneficiando 102 escolas.
* Duas caminhonetes modelo L-200, para o transporte do material pedagógico e da equipe da secretaria - beneficiando 102 escolas.
* Um caminhão modelo F-4000, para o transporte do material pedagógico e da merenda escolar - beneficiando também 102 escolas municipais.

-Para a Secretaria de Saúde:

* Uma ambulância
* Uma caminhonete modelo L-200

-Para o Conselho Tutelar

* Um veículo modelo UNO
* O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, também adquiriu uma caminhonete modelo Hilux .












Casas inauguradas na Sambaíba: 55 Famílias foram beneficiadas .

O governo da Barra, “Compromisso com o Desenvolvimento”, entregou à comunidade da Sambaíba , sábado dia 23 de janeiro, 55 casas residenciais. Famílias que moravam em condições precárias, em casa de taipa e chão batido, têm agora uma melhor qualidade de vida, graças à parceria da Prefeitura Municipal com a Fundação Nacional de Saúde, FUNASA. As unidades habitacionais são parte do Programa de Combate à Doença de Chagas.

-CASAS SERÃO CONSTRUIDAS NO PÉ DA SERRA .

*São 24 unidades habitacionais a serem entregues em breve à população .O governo “Compromisso com o Desenvolvimento” construirá, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde, FUNASA, 24 casas residenciais no Pé de Serra. Essas unidades, que são parte do Programa de Combate à Doença de Chagas, servirão para melhorar consideravelmente a qualidade de vida das famílias beneficiadas.

Publicação do Diário Oficial da União, de 19 de janeiro de 2010, seção 3.

FONTE : PREFEITURA DE BARRA BA.

30/01/2010

A BLOGUEIRA LUISA VISITOU A ILHA DO MIRADOURO EM XIQUE-XIQUE .

CONHEÇA UM POUCO A BLOGUEIRA LUISA,DESBRAVADORA DO VELHO CHICO: "Quem me acompanha há mais tempo já deve ter percebido que o meu perfil vai mudando à medida que vou descendo com as Águas do São Francisco. Meu título era “Luisa no São Francisco”, pois acreditava que poderia navegar; fluir dentro do Rio. Não tenho como; não posso entrar no Rio, tenho que me contentar em ficar a sua margem, espiando, seguindo como uma amante furtiva. Hoje meu olhar é mais sobre o relacionamento que Ele tem com suas cidades. Estou realmente na terceira margem. O que me vai pela alma hoje é como uma obsessão em descobrir o elo perdido entre elas e o Rio. Vejo muralhas construídas para afastá-Lo... Sugadores escondidos roubando Suas águas... Igrejas Lhe dando as costas... Falta amor pelo Rio São Francisco por parte de Suas Cidades. É por isso que me torno mais uma de Suas amantes... Ele já tem muitos a Lhe afagarem e cuidarem das Suas feridas, mas ainda somos tão poucos levando em consideração Sua grande carência. São cheias de dotes e charme as donas do Rio, por isto mesmo que eu não entendo o descaso, o maltrato. Por isto meu Velho Chico... Não Lhe abandonarei".

CONFIRA A PASSAGÉM DE LUISA PELA ILHA DO MIRADOURO EM XIQUE-XIQUE EM 2009.

















"Das cidades barranqueiras na Bahia, creio que Xique-Xique é a mais desenvolvida. A Cidade da Barra é grande, mais sóbria com seus casarios antigos, o cais também é completamente diferente nas duas cidades, mas Xique-Xique tem mais vida. Teve seu início com um imenso curral de gado com mais terras que seu dono podia cuidar, neste caso o Conde da Casa da Torre Francisco Garcia Dias D Avila.

















Naquela época quem formava os povoados e as vilas era uma mistura de tropeiros, escravos, garimpeiros e os filhos que estes todos faziam com todas as raças

















Creio que naquela época tinha mais filhos bastardos que legítimos, e para engrossar o povo ainda tinha a generosa colaboração dos padres e missionários que não era pequena.

















Em 1690 surgiu o povoado Miradouro, na ilha pertencente à viúva do Conde que lá mandou erguer uma igreja para Nossa Senhora Santa Ana.

















O nome Miradouro provavelmente se originou pelo fato de se ver dali o brilho da Serra de Santo Inácio, onde realmente existiu e ainda existe ouro e diamantes, mas creio que o que realmente brilha é a areia do cristal de quartzo que lá está exposto em grande quantidade.

















A viúva doou a ilha com tudo que tinha em cima para os garimpeiros da Serra do Assuruá, lavradores e pequenos criadores, que até hoje ainda estão por lá mirando o ouro, mas em condições bem piores que a 300 anos atrás.

















Por muitos anos Miradouro foi sede do povoado, mas com a navegação no Rio São Francisco o lado da terra firme se desenvolveu mais, formando uma das maiores cidades nos barrancos do rio no estado da Bahia".

Publicada e fotos por Luisa no são francisco em outubro de 2009.
Possui Dois Blogs http://viagemnosaofrancisco.blogspot.com e http://viajandopelosaofrancisco.blogspot.com .

VEM AI O CARNALAPÃO 2010 DE LAPÃO BAHIA . .

Alexandre Peixe, Motumbá, Tatau e Saia Rodada vão agitar o Carnaval de Lapão

O prefeito de Lapão, Hermenilson Carvalho, divulgou, em coletiva de imprensa, a programação do Carnalapão 2010. O evento que se destaca como o maior carnaval antecipado do interior baiano, vai ser realizado nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, no tradicional circuito da Praça Bráulio Cardoso, contando com a participação de bandas conhecidas no cenário nacional, como Motumbá, Tatau (ex-Araketu), Pimenta Nativa, Saia Rodada Elétrica, Obak, Alexandre Peixe e Bambu Beach. Os foliões também terão a oportunidade de curtir atrações regionais, dentre outras, a Banda Fênix, Napegada, Neide Vital, Dgandaia, Selva Branca, Dalibamba e Madeirada.

Há 55 anos, o município realiza o festejo popular que reúne anualmente mais de 40 mil foliões por noite, que se divertem em blocos carnavalescos, atrás de trios elétricos e por bandas filarmônicas.

PROGRAMAÇÃO :

05/02: Tatau

06/02: Alexandre Peixe

Bloco Os Moiados: - Saia Rodada Elétrica

07/02: Motumbá

Bloco Os Moiados: Pimenta Nativa

Atrações dos Blocos:

Os Moiados: Saia Rodada Elétrica e Pimenta Nativa

Batfolia: Obak

Bloco da Saudade: Portal da Bahia e Muvuka

FONTE : PREFEITURA DE LAPÃO .

PROGRAMA GARANTIA SAFRA CADASTRA AGRICULTORES FAMILIARES.













Já começou o cadastramento dos agricultores familiares para a safra de inverno 2009/2010. A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), disponibilizou suas unidades operacionais e técnicos, em todo o território baiano para, em tempo integral, promover a inscrição dos agricultores, respeitando os calendários agrícolas, em cada município. As inscrições serão encerradas no dia 17 de fevereiro. Para ter acesso ao programa, basta que o agricultor se dirija ao escritório da EBDA mais próximo de sua propriedade, munido da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ou da Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de posse ou propriedade da terra.O Garantia Safra é uma iniciativa solidária que envolve os governos municipal, Estadual e federal, para atender ao agricultor familiar que tiver perda de safra devido ao clima. Para participar do programa, o agricultor teria que contribuir no ato da adesão com R$ 6, o município com R$ 18 e o Estado com R$ 36, por agricultor.

Mas, conforme destaca o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, para estimular a participação no programa, o Governo do Estado assume 50% dos valores do agricultor e do município, entrando com R$ 48, reduzindo as contribuições do agricultor para R$ 3 e do município para R$ 9. Na safra verão 2008/2009 foram feitas 11.217 adesões, número que aumentou, na safra verão 2009/2010, para 39.198. Para o ano de 2010 como um todo, a Seagri garantiu, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 100 mil cotas do programa. Em caso de perda de safra, o agricultor recebe o seguro de R$ 600, divididos em quatro parcelas iguais. Adesão – O engenheiro agrônomo e coordenador do programa, pela EBDA, Samuel Feldman, informou que até o momento, para a safra de inverno, já houve a adesão de mais de cinco mil agricultores familiares. Ele alerta que o dia 17 de fevereiro é a data limite para encerramento do cadastramento. Segundo o diretor de Agricultura da EBDA, Hugo Pereira, o Garantia Safra é um programa que protege o agricultor familiar em suas necessidades mais prementes, decorrentes da perda de suas safras.

Além dos novos cadastramentos a empresa começa a realizar as vistorias para emissão dos laudos técnicos das perdas ocorridas na safra de verão, nas regiões produtores de Irecê, Caetité e Bom Jesus da Lapa, que sofreram com períodos de estiagem. Segundo o diretor, ainda não foram estimadas as perdas em função dos dados estarem em fase de levantamento.

Agricultores vão começar a receber em fevereiro reembolso da safra 2008/2009 .

“Com esta medida, o programa possibilita o resgate da dignidade do agricultor familiar, permitindo a sua subsistência em momentos críticos de seca ou de excesso de chuva”, firma Leal. Nessa etapa do programa, a EBDA disponibilizará sua estrutura e técnicos para, em parceria com a Caixa Econômica Federal, distribuir os cartões eletrônicos nas localidades onde não existir agências da Caixa.

FONTE : COMUNICAÇÃO DA BAHIA,GOVERNO DO ESTADO.

29/01/2010

BEM VINDO OS NOSSOS NOVOS SEGUIDORES DO BLOG XIQUESAMPA .








O BLOG XIQUESAMPA DA AS BOAS VINDAS A NOSSOS NOVOS SEGUIDORES : INIVALDO GIOSATO ,ANDERSON BRITO (BOLA 7) E A JUAREZ MORAIS CHAVES (responsavél pelo blog xiquexique) .

Agradecemos também os e-mails e comentários postado aqui, em especial os do compositor Xique-Xiquense Nizaldo Costa ,de Juares Chaves (Blog Xique-Xique), O cantor Xique-Xiquense Pedro Sampaio ,Os Chicos do jornalista Mineiro da Capital Belo Horizonte Gustavo Nolasco e do fotógrafo Leo Drumond,Os Chicos (site que estuda o velho chico ) ,Amázio Lolita (Acessor do PT de Embu das Artes SP) e a Jorge Meira da Rádio FM Xique-Xique) .

RECORDAR É VIVER: FORMATURA DA 1º TURMA GINASIAL DE XIQUE-XIQUE BA.















Esta foto, do final de 1962, é muito importante para a história de Xiquexique (BA), pois ela representa uma vitória da sociedade local. Se hoje o curso ginasial já nem existe, nos idos de 1959 era vital para o desenvolvimento cultural de qualquer comunidade. Aqui estão os alunos que concluiram o Curso Ginasial em 1962, no Ginásio Senhor do Bonfim, cuja inauguração ocorreu no início de 1959, iniciando suas atividades com as 1ª e 2ª séries do curso ginasial. A foto retrata os alunos que começaram no primeiro ano. Se, cronologicamente, são da 2ª turma, consideram-se como a primeira turma já que os alunos que concluiram o ginásio em 1961 eram transferidos de outros colégios.

FONTE: BLOG XIQUEXIQUE ,www.xiquexiquense.blogspot.com .
RESPONSÁVEL : JUARES CHAVES .

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO MÚSICO NASCIDO EM GENTIO DO OURO INÁCIO LOIOLA .

INÁCIO LOIOLA, nascido em Santo Inácio, distrito de Gentio do Ouro, sua musicalidade brota da relação com a natureza e de seu amor pela vida, pela família, pela gente simples, interiorana, sertaneja, ribeirinha, com a qual se identifica profundamente e cujas histórias são também inesgotáveis fontes de inspiração. O encanto pela simplicidade das mulheres barranqueiras, transborda em suas composições musicais: “Moça barranqueira teu cabelo cheira água de colônia Flor de laranjeira”. Através da música, seu grande instrumento, Loiola, junto com outros parceiros que foi encontrando ao longo do caminho, tentou levar uma mensagem de esperança e transformação social a sua gente. Nos projetos sociais sempre contou com a parceria de Cida, sua grande companheira, mulher forte, mineira, barranqueira, com a qual teve dois belos filhos: Thiê e Ariã. TRAJETÓRIA : Filho de D. Helenita, amante das letras e poeta, e do Sr. Faburino, homem sábio e autodidata, Inácio nasceu, no sertão baiano, em 1959. Sua criatividade e talento musical parece ter herdado da sua mãe que sempre gostou de cantar e escrever peças teatrais. Do seu pai, aprendeu a ser autodidata. Aprendeu a arte musical exercitando-se com dedicação, tocando com diversos parceiros, compartilhando o saber e o prazer de tocar e cantar com paixão. Inácio começou a manusear os instrumentos musicais por volta dos nove anos de idade, devido à convivência com um amigo que fazia parte de uma família de músicos, o Pedro Sampaio. A Banda Preces dos irmãos Sampaio, famosa na região naquela época, foi uma grande referência inicial. No entanto, sua musicalidade desenvolveu-se e amadureceu a partir do encontro com um grande músico mineiro, o Magela, a quem Loiola atribui o mérito de ter-lhe proporcionado a formação musical que possui. Sua carreira começou a se delinear em Pirapora em 1973, onde criou, junto com outros músicos, o Roda-viva. Deste grupo também faziam parte: Magela, Ivinho Lopes Paulinho Siqueira, 0zeias, Pepe Paraguassú e Chico Rei. Esses artistas permaneceram junto durante três anos, desenvolvendo o trabalho em Minas Gerais. Em Brasília, onde passou a residir em l977, criou o grupo musical “VAPOR HUMANO”. Quando retornou ao sertão, em 1983, aconteceu o encontro que marcou boa parte da vida do Loiola cidadão e artista, a parceria com o poeta, que depois tornou-se compadre, Juniô. Este foi um período de grandes realizações, dentre outras a criação do Grupo Gameleira do Assuruá. Moravam numa comunidade alternativa, vivendo de música e da colheita de verduras orgânicas plantadas nos brejos da região. Participavam das feiras livres das cidades vizinhas, tocando seus instrumentos, cantando e levando diretamente ao povo uma boa música, enquanto vendiam os produtos da horta. Procuravam oferecer um bom alimento para o corpo e para a alma da gente que circulava por ali. A grande realização do grupo na área musical foi a criação da Banda Natureza que começou com o quarteto: Inácio Loiola, Juniô, Jacó e Paulinho. Esse grupo levava ao público, através de breves cenas, personagens muito interessantes como o “Velho Chico” e o “Zé Perguntador”. E, de forma bem humorada, lúdica, com muita arte e grande estilo, buscavam promover a reflexão sobre questões sociais de interesse regional, entre outros, a preservação do meio ambiente, mais especificamente, a preservação do rio São Francisco. Neste Período Inácio conquistou o primeiro lugar no 1º Festival de Música e Poesia (FEMUP) com a música Arrabio. Com esse grupo, participou da criação da Iª Semana de Arte e Cultura de Xique-xique e ajudou a organizar a IVª Semana de Arte e Cultura de Irecê, da qual também participaram apresentando suas músicas. A Banda Natureza, posteriormente, virou um quinteto - Inácio, Junior, Jacó, Rubinho do Rio e Márcio Levi - e ganhou a estrada e o caminho do rio. Realizaram muitos shows na Bahia e em outros estados. Em 2003 Gravou o primeiro CD “Tempo de Amar e de Viver” que foi produzido junto com sua filha Ariã, Em 2007, Loiola lançou o CD “Inácio Loiola: Barranqueiro”, disco que condensa um trabalho de vários anos, comporta diversos gêneros musicais e que tem sido levado ao público em vários shows na Bahia e em outros estados. Entre as cidades por onde apresentou seu novo trabalho, está Uibai, cidade onde Inácio viveu um período da sua vida de estudante, onde tem parentes e amigos, e que inspirou e deu nome a uma das faixas do disco. Barra, Juazeiro e São Gabriel foram outras cidades onde lançou o seu novo CD. Esta última, São Gabriel, sedia todos os anos um destes festivais . Como a zabelê que canta e encanta, Loiola tem espalhado o seu canto e conquistado novos espaços. Uma das músicas do seu último CD foi classificada entre as doze melhores, dentre 254 participantes de várias regiões do Brasil, para o Vº Festival Nacional da Canção Popular, Evento realizado durante a XXIV Feira Internacional de Música em São Paulo. Inácio Loiola e a Banda Maxixe no Vº Festival Nacional da Canção Popular - São Paulo 2007 Além da importante apresentação que fez no festival, em São Paulo, com a música Rubinho do Rio, o rabequeiro Eder Fersant e o flautista Juniô. Depois, seguiu para mundo que está navegando ... “quem ouviu o assobio do vapor, quem vai partir que arrume as trouxas, por favor! ” (Assobio do Vapor, Inácio Loiola e Marcelo Lopes) . FONTE : JORNAL CULTURA E REALIDADE DE IRECÊ BA .

LAPA : ESTAÇÃO DOS PROBLEMAS EM SALVADOR .















Sufoco. “Meu filho, ninguém tem pena d’agente aqui. Todo dia é uma correria, um aperto para pegar um ônibus. E além de demorar a chegar, como a fila já está imensa, tem dia que ainda vou em pé”, lamenta a vendedora ambulante Cláudia Carvalho, 53, enquanto, impaciente e com a aparência cansada, às 17h30, pena na Estação da Lapa, à espera do coletivo para o bairro de Canabrava. Mau cheiro. “Por todo o canto que a gente passa nesta estação, o odor nos acompanha. Os mal-educados fazem suas necessidades em qualquer lugar. Claro, né? Os banheiros também são imundos e não têm estrutura. Isso aqui parece mais um lixão”, indigna-se o bancário Anderson Nunes, 26, há 20 minutos suportando o aroma desagradável, no subsolo do terminal de transbordo. Sujeira. “Pode conferir. Mostre tudo mesmo. Olha pra isso! É garrafa, copo, embalagem... Enfim, é revoltante. E eu vejo todo santo dia as pessoas jogando o lixo fora das lixeiras. Aliás, cadê as lixeiras? As poucas que têm estão entupidas, quando não estão quebradas”, reage a auxiliar administrativo Aline Bispo, 23, que encontra dificuldades para achar um local adequado para descartar a lata do refrigerante que acabou de consumir.

Más companhias. “Vou te contar uma coisa. Como a gente sofre, viu? Já não bastam os ‘cavalos’ que se tornam certos seres humanos por qualquer bobagem e ainda temos que dividir um espaço precário desse com ratos, baratas e outras pragas. Experimenta ficar perto de qualquer esgoto aí para ver o que acontece”, sugere a promotora de vendas Camila Brito, 25, relembrando que já chegou a correr com medo de um rato. “Tenho pavor”, ressalta. Assédio. “Vem aumento de passagem, vem IPTU. Vem é coisa! Além de tudo isso, você está cansado depois de um dia inteiro de trabalho, ‘louco’ para chegar em casa e tem que ficar tolerando um monte de gente te pedindo um trocadinho, tio? Ah, haja paciência!”, chateia-se o vendedor Marcos Araújo, 31, em referência à quantidade de mendigos que circulam pela estação.

Insegurança. “Dá medo circular pela Lapa. Eu redobro a atenção, ainda mais que trabalho perto do Colégio Central e naquele trecho das escadas de acesso para a estação acontecem assaltos direto. Eu só vivo ligada, apesar de que se for abordada não vou poder reagir. Um deserto. Falta policiamento, falta respeito ao cidadão”, reclama Rosângela Mangueira, operadora de caixa, 29, enquanto relata já ter presenciado diversos roubos. “Só Deus mesmo para nos proteger. Graças a Ele, nunca aconteceu nada comigo”, diz, aliviada. Entre tantos nomes, tantos problemas. As reclamações ilustram o cenário da Estação de Transbordo Clériston Andrade, conhecida como Lapa, por onde, diariamente, transitam, em média, 460 mil pessoas. A estrutura, com 30 mil metros quadrados de área construída, apresenta infiltrações, pisos quebrados, escadas rolantes paralisadas... “Uma desestrutura”, define a operadora de caixa Rosângela Mangueira.

FONTE : JORNAL TRIBUNA DA BAHIA POR ELIELSON BARSAN .

PRESIDENTE LULA RECEBE ALTA APÓS CRISE DE HIPERTENSÃO .

O presidente teve que cancelar sua viagem a Davos, onde iria receber o prêmio de estadista mundial .









O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta, na manhã desta quinta-feira (28), após passar a noite no Hospital Português, no Recife. De acordo com Cléber Ferreira, médico que acompanha o presidente na viagem, Lula passou mal na noite de quarta por conta de uma crise hipertensiva, com a pressão atingindo 18 X 12.Segundo a assessoria Presidência, Lula vai para São Bernardo do Campo (SP) e deve permanecer lá durante o fim de semana. Todos os compromissos oficiais para o período estão cancelados, incluindo a participação no Fórum Econômico de Davos, na Suíça (onde será representado pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles), e na etapa de Salvador do Fórum Social Mundial. A agenda deve ser retomada na segunda-feira (1º). Lula realizou exames no início da madrugada e, por volta das 3h, já descansava e tinha a pressão normalizada. Em princípio, segundo a assessoria, o presidente não deve passar por novos exames médicos em São Paulo.

Durante a quarta-feira, Lula participou de eventos ao lado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência. Em um dos eventos, a inauguração de uma unidade médica, fazia muito calor, de acordo com relatos da imprensa de Recife.À noite, Lula foi a um jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas.A assessoria do presidente informou que Lula cumpriu agenda no Recife “cansado e indisposto”. Ao deixar o jantar com o governador Eduardo Campos, ele continuava indisposto. Segundo a assessoria informou ao G1, Lula estava dentro da aeronave quando o médico detectou o quadro de crise hipertensiva.O médico aconselhou, então, Lula a ir ao Hospital Português e fazer uma bateria de exames. Ele passou por um eletrocardiograma, um raio-x no tórax, uma tomografia de tórax, um eco cardiograma e exames de sangue. Segundo a assessoria, todos os resultados não apontaram qualquer problema adicional, a não ser a pressão alta.Os assessores informaram ainda que Lula foi medicado com diuréticos e sua pressão já estava normalizada em 13 por 8 por volta das 3h.

FONTE : G1 .

XIQUESAMPA : INFONEWS .

















A Prefeitura de Xique-Xique já finalizou, com recursos próprios, os mais de 20.000 m²de pavimentação que estavam previstos para o Povoado de Nova Iguira. Agora, só falta a Conder finalizar a sua parte: 10.000 m² de calçamento. Deste modo 100% do Povoado estará pavimentado. Segundo a direção da Conder, até a primeira semana de Fevereiro/2010 a empresa responsável pela implantação do referidos 10.000 m² de calçamento irá retomar a obra que está paralisada há algum tempo.

FONTE : BLOG DO REINALDINHO,Por Reinaldo Braga Filho .

AUTORIDADES RESGATAM 1.400 TURISTAS DE MACHU PICHU .

Autoridades peruanas retiraram cerca de 1.400 turistas da região de Machu Picchu, depois que a forte chuva e deslizamentos de terra deixaram a região isolada. Aproveitando uma brecha no mau tempo, o governo enviou helicópteros para resgatar as pessoas, mas cerca de 800 turistas permanecem no local, entre eles, cerca de 270 brasileiros, segundo o Itamaraty. Mais de 80 mil pessoas foram afetadas pela chuva no Estado de Cusco, e 14 mil hectares de terra cultivável foram perdidos, segundo o presidente regional, Hugo Gonzalez. Essas foram as piores chuvas na região em 15 anos, e cerca de 5 mil casas ficaram totalmente inabitáveis. O governo local calcula prejuízos de US$ 180 milhões. As ruínas de Machu Picchu, a principal atracão turística do Peru, vão permanecer fechadas por várias semanas.

ILHADOS : Os turistas ficaram isolados na cidade de Águas Calientes, próxima às ruínas de Machu Picchu desde o domingo, quando as chuvas provocaram deslizamentos de terra, bloqueando o acesso à cidade histórica. Cerca de 2.500 turistas já haviam sido retirados desde o início da semana e as autoridades esperam completar a evacuação neste fim de semana. Os moradores locais, no entanto, continuam a sofrer com o mau tempo. O governo local afirmou que são necessárias 60 toneladas de alimentos e disse ter enviado equipes de ajuda a algumas regiões de Cusco, no sudeste peruano.

FONTE : BBC BRASIL .

SAI O VEREDICTO : DAIANE DOS SANTOS É CONSIDERADA CULPADA.

Ginasta pega cinco meses de gancho por doping .
A ginasta Daiane dos Santos foi considerada culpada da acusação de doping por furosemida. Na manhã desta sexta-feira a Federação Internacional de Ginástica divulgou em seu site que a atleta ficará cinco meses afastada das competições. Com a decisão, a brasileira de 26 anos ainda pode ter esperanças de ir aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, pois a punição foi menor do que seis meses, o que tiraria as chances da atleta de disputar a competição. Ainda na tarde desta sexta Daiane dará uma coletiva de imprensa no Clube Pinheiros, em São Paulo.

O CASO :

A ginasta foi flagrada em um exame antidoping feito fora de competição, em julho do ano passado. O teste de Daiane, que treinava no Clube Pinheiros, apontou a presença da substância proibida furosemida, usada para controlar o peso (diurético). No dia 30 de outubro, o resultado foi divulgado e o caso repercutiu imediatamente em todo o Brasil. Na ocasião, o coordenador da ginástica do Pinheiros, Raimundo Blanco, admitiu estranheza sobre a possibilidade de Daiane ter utilizado uma substância proibida: - Não entendo. Ela não teria motivo para usar essa substância pois está em fase de recuperação, sem estar competindo – limitou-se a dizer Raimundo.

FONTE : POR GUSTAVO TILIO,MSN NOTICÍAS .

MANTEGA ANÚNCIA FIM DO IPI REDUZIDO PARA AUTOMÓVEIS .

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que está na hora de o Brasil começar a retirar as medidas fiscais para socorrer a economia e garantiu que os incentivos serão eliminados. Ele adiantou que a isenção fiscal - redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) - para a linha branca acabará neste fim de semana e o incentivo ao setor automotivo também tem data marcada para terminar. Segundo ele, a indústria sofreu contração de 5% a 6% em 2009, mas as perspectivas são de crescimento para 2010. Apesar de defender o fim dos pacotes criados para ajudar a economia a enfrentar a crise, Mantega diz que o Estado precisará garantir uma nova regulação ao sistema financeiro internacional e manter sua presença. Hoje, Mantega defenderá a tese da importância do papel do Estado aos empresários reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e cobrará a aceleração de reformas no sistema financeiro. Segundo Mantega, os incentivos fiscais criados para dar fôlego às vendas de eletrodomésticos terminarão no fim de semana, já em um sinal de que o Brasil começa a adotar sua estratégia de saída dos pacotes.

"Os estímulos fiscais estão sendo desativados e chegando ao fim." Desde que foram criados, os incentivos passaram por várias renovações. Na véspera de seus prazos, o governo evitava dar indicações se manteria a medida ou não, até mesmo para incentivar os consumidores a manterem suas compras e não adiarem decisões. Questionado se a decisão seria para valer desta vez, Mantega insistiu que sim, garantindo que não seria uma estratégia de comunicação do governo. "Achamos que, se a economia está crescendo, ela não precisa mais da ajuda do Estado", disse. Ele garantiu que os incentivos para a compra de veículos vão acabar em 31 de março. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

28/01/2010

XIQUE-XIQUE TAMBÉM TEM A SUA IPUEIRA .

















IPUEIRA, segundo o dicionário Aurélio, é um “Lagoeiro formado nos lugares baixos pelo transbordamento dos rios”. Xiquexique tem a sua Ipueira, que para a maioria da população soa como uma coisa pejorativa em relação ao Rio São Francisco. Tenho, ao longo da minha vida, ouvido muitos conterrâneos dizerem que Xiquexique não fica na margem do Rio São Francisco e sim na margem da Ipueira, como se a Ipueira não fosse o Rio São Francisco. Desejam com isso desqualificar e diminuir o nosso LAGO que tão deliciosamente banha a nossa cidade. Considero, sim, a Ipueira como nosso LAGO e fazendo parte integrante do Rio São Francisco. São poucas as cidades do mundo que dispõem de um lago tão formidável como o que temos. São mais de 10 km de comprimento por uma média de 400 m de largura, de águas potáveis, não poluídas, e se não são cristalinas deve-se à cor avermelhada provocada pelas quedas das barrancas são franciscanos.

São plácidas águas apropriadas à prática de qualquer esporte aquático, tais como vela, remo, esqui, pesca, etc. Nos meses que começam o segundo semestre de cada ano os ventos fortes de agosto e setembro são mais do que suficientes para inflar as velas de qualquer barco que se disponha a singrar as suas águas calmas e profundas.
O nosso lago, é bom que nos acostumemos com essa denominação, é bastante piscoso e é uma delícia ancorar um pequeno barco no meio das suas águas e com uma pequena vara de pescar, que não é de bambu e não possui os sofisticados molinetes, desfrutar da intensa perseguição dos peixes às iscas que podem ser simples minhocas. Em pouco tempo o pescador disporá de uma “fieira” de belos mandis, caborges, piabas e até mesmo algumas pequenas piranhas que ávidas por carne fresca não hesitam, um segundo, em avançar sobre a pobre minhoca que se contorce no anzol.

FONTE : BLOG XIQUE-XIQUE ,www.xiquexiquense.blogspot.com
RESPONSÁVEL : JUARES CHAVES .

FERROVIA DA INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE JÁ TEM R$ 1 BILHÃO PARA ESTE ANO DE 2010.
















A construção da Ferrovia da Integração Oeste-Leste recebeu, no Orçamento da União para 2010, o valor de R$ 1,046 bilhão, o que significa que já estão assegurados recursos para o início da obra, cuja extensão total é de 1.516 quilômetros, sendo 1,1mil dentro do estado da Bahia. O Orçamento da União foi sancionado esta semana pelo presidente Lula. Para garantir o cronograma, foi realizada ontem, no Gabinete Civil da Presidência da República, reunião entre a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, e a secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Maria Chiavon e outras autoridades. Os representantes do governo federal informaram que, pelo cronograma acertado, o início do primeiro trecho, de Ilhéus a Caitité, está previsto para este primeiro semestre.

A conclusão da obra deve ocorrer em julho de 2012, o que foi bem recebido pelos investidores da obra, na medida em que podem planejar investimentos na região, principalmente, na área de mineração.Os empresários da BML reiteraram a proposta de assinatura de contrato para a utilização da ferrovia. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a proposta do governo federal neste sentido está em fase de conclusão, possivelmente, ao final de fevereiro.O governo federal deixou claro que existe base legal definida para o contrato, no que se refere ao direito de utilização da ferrovia pelos investidores para viabilizar a exportação de minério e grãos produzidos na região.

"A reunião foi positiva e marcou avanço nas discussões entre os setores envolvidos com a obra da ferrovia, com a colaboração direta do Governo do Estado”, informou Chiavon. Segundo ela, foi importante para o governo federal mostrar aos investidores que a ferrovia é uma prioridade e faz parte dos planos estratégicos de logística de transporte do país. “Ou seja, a ferrovia é viável, importante e estratégica para os governos federal, Estadual e para os empresários”, acrescentou a secretária.

FONTE : AGECON .

LULA USA ORÇAMENTO PARA FINS ELEITORAIS, DIZ OPOSIÇÃO .

A oposição acusou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manipular o Orçamento de 2010 com fins eleitorais. Parlamentares do DEM e do PSDB afirmaram que a exclusão de investimentos da Petrobras da lista negra de obras irregulares do Tribunal de Contas da União (TCU), proibidas de receber dinheiro, busca favorecer a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A oposição criticou ainda a autorização para a contratação de cargos comissionados. Para o deputado Gustavo Fruet (PDSB-PR), a decisão de Lula é uma espécie de aval para que os demais candidatos e seus patronos sigam o seu exemplo."Será uma campanha próxima do vale-tudo", resume. O DEM divulgou nota apontando o que considera "mais um grave crime praticado pelo governo federal com o dinheiro público". O partido anunciou que adotará medidas cabíveis para anular os efeitos dos vetos de Lula à Lei Orçamentária, aprovada pelo Congresso.

Para o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), o que está em jogo "é a tentativa desesperada e alucinante de eleger a ministra", a ponto de o presidente desautorizar a Controladoria-Geral da União (CGU), que se opõe à liberação de recursos para obras irregulares, e o TCU, que já se manifestou contrário às obras e a criação de mais cargos de confiança. "O presidente prefere obras concluídas a preços exorbitantes, superfaturados e nitidamente viciados do que cumprir determinações pela moralidade pública." Para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), cabe à ministra Dilma, que segundo ele "é sempre tão corajosa", dizer se considera ou não autoritária a iniciativa do presidente da República de romper o acordo feito com a oposição para votar o Orçamento, derrubando pontos essenciais para sua aprovação no Congresso. "Fala, ministra, é essa a democracia do presidente Lula?", questionou. "Como é que fica o Congresso com essa desautorização?"

FONTE : Por Rosa Costa, Agencia Estado.

ANVISA ALERTA SOBRE REMÉDIO PARA EMAGRECER SIBUTRAMINA.










SÃO PAULO - Depois que a Agência Europeia de Medicamentos (Emea, em inglês) recomendou a suspensão da venda de sibutramina - uma das drogas mais usadas para emagrecimento -, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu enviar um alerta a médicos e farmacêuticos brasileiros sobre o tema. A decisão do comitê europeu foi baseada em um estudo realizado com 10 mil pacientes que mostrou aumento de 16% na incidência de enfarte e derrame em pessoas com histórico de problemas cardíacos que tomaram o medicamento. Para a Emea, portanto, os riscos da substância são maiores do que os benefícios. Também com base nesse estudo, a Food and Drug Administration (agência que regula medicamentos nos Estados Unidos) decidiu que deverá ser incluída na bula uma contraindicação para pacientes com cardiopatias.

No Brasil, embora a bula do medicamento já mencione como possíveis eventos adversos a elevação da pressão arterial e arritmias cardíacas, a única contraindicação é para pessoas com histórico de anorexia. No ano passado, a Anvisa recebeu 37 notificações de eventos adversos do uso de sibutramina - 14 relacionadas a problemas cardiovasculares. Não houve mortes. Segundo o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, haverá em fevereiro uma reunião da Câmara Técnica de Medicamentos para analisar os resultados desse estudo e decidir qual atitude tomar. "Podemos manter o nível de alerta atual, ampliar as contraindicações e as restrições de venda ou até mesmo proibir a substância no País", afirmou. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou ontem uma carta à agência pedindo a retirada da droga do mercado brasileiro. O texto alega que "as características da população à qual o medicamento é destinado tornam a situação mais séria, posto que a obesidade é fator de aumento de risco de doenças cardiovasculares."

O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Ricardo Meirelles, afirmou em nota que "não há, até o momento, evidências de que a prescrição criteriosa do medicamento, apenas para pacientes sem contraindicações formais para o seu uso, ocasione aumento de eventos cardiovasculares". Segundo relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), o Brasil está, ao lado da Argentina e dos Estados Unidos, no topo do ranking mundial de consumo de remédios para emagrecer. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

FONTE : Agência Estado .

CONSURSOS PELO BRASIL.






Concurso IFBA 2010 –
Concurso Ebal 2010: 922 vagas em toda a Bahia
Prefeitura de Lavras divulga edital para concurso
Concurso Cairu 2010: prefeitura abre várias vagas
Concurso Tupi Paulista: edital prevê 17 vagas
Prefeitura de Muaná divulga edital para concurso
Concurso Gravataí: edital prevê 175 vagas
Concurso Advocacia Geral da União: edital prevê 111 vagas
Divulgado edital para Concurso do Grupo Hospitalar Conceição – RS
Divulgado edital para concurso da Polícia Civil do Amapá
Concurso UFMT: edital prevê 9 vagas
Resultado final do concurso do Detran-RJ
Concurso RS: CIDUSA de Cruz Alta abre 15 vagas
Prefeitura de Conchal publica edital para concurso
Concurso Salvador: IFBA abre 47 vagas
Concurso Sapiranga: edital prevê 54 vagas
Juiz de Fora abre vagas para agentes de combate a endemias
Prefeitura de Juiz de Fora abre vagas na área da Saúde
IFES-Linhares abre vagas para Professores
Concursos Abertos: Petrobras e Banco do Nordeste

FONTE : http://concursosnobrasil.com.br

27/01/2010

MORPARÁ TEM ESTRADAS COMO MAIOR PROBLEMA E JEEP ANO 1979 COMO CARRO OFICIAL DO PREFEITO .

















A exemplo da maioria dos pequenos municípios que não possuem uma boa condição econômica, Morpará passa por uma série de dificuldades, principalmente no que diz respeito ao acesso à algumas necessidades básicas, principalmente na área de infraestrutura. Talvez o maior problema enfrentado pela população e por quem precisa chegar até a sede ou a zona rural do município, é a condição de trafegabilidade das estradas. Com sua malha viária totalmente em condição precária, Morpará tem sido visitado apenas por quem realmente precisa, o que tem prejudicado a economia local. Até mesmo os moradores dizem evitar ‘encarar’ a buraqueira das estradas que ligam a cidade a outros municípios vizinhos como Ibotirama e Barra. Além da beleza natural, da tranquilidade interiorana por sua característica rural, a cidade de Morpará, localizada no oeste da Bahia, na microrregião da Cidade da Barra e distante a cerca de 700 quilômetros de Salvador, preserva a rotina típica dos pequenos centros urbanos. Com uma população estimada em aproximadamente 9 mil habitantes, o município fica às margens dos rios São Francisco e Paramirim e tem como principais fontes de renda o comércio pesqueiro e a agropecuária, com destaque para os rebanhos bovinos.

Atípico do comportamento de outros colegas do executivo, que uma das primeiras “ações” é comprar um bom carro, Lelei entra no seu segundo ano de mandato sem adquirir, ou melhor, sem possuir um veículo oficial de gabinete. O transporte “oficial” do prefeito é um Jeep Ford, ano 79, de sua propriedade, inclusive o único bem declarado pelo jovem prefeito ao TRE -Tribunal Regional Eleitoral. O jeep é o responsável em transportar o prefeito para os compromissos municipais na sede e na zona rural do município, inclusive em localidades como Canabrava do Gomes e Santa Rosa, distantes a mais de 70 quilômetros da sede. Lelei justifica sua opção pelo Jeep, que ele chama de “Minha Paixão”, por questões financeiras. Segundo ele, a contenção de gastos e o compromisso com o erário público força esta medida. Quanto as estradas, Lelei informou que o governo do Estado já garantiu a recuperação das BA´s que dão acesso ao município e que as estradas vicinais serão recuperadas paulatinamente, com recursos próprios e através de convênio com o Derba que já foi contatado. Ainda sobre o Jeep - que considera como amuleto - Lelei confessa que: “Eu acho que eu não conseguiria abandonar o meu Jeep. Como se referem ao mesmo, ele é fiel como um cachorro, forte como uma mula e ágil como um cabrito. Constantemente leva o dobro de peso para o que foi projetado e ainda se mantém andando. Ele não possui conforto algum, mas é muito corajoso e também carismático”

FONTE : FOLHA DA BAHIA, POR GERVÁSIO LIMA .

JANEIRO DESTE ANO JÁ É O MAIS CHUVOSO EM SP DESDE DE 1995, DIZ CGE .

Cidade de SP fica 4 horas em atenção nesta terça-feira (26). Zonas Norte e Oeste foram as mais prejudicadas pela chuva.

Com o temporal desta terça-feira (26), janeiro de 2010 já é o mês mais chuvoso em São Paulo desde que o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) iniciou suas medições, em 1995. Com os 37 milímetros do temporal desta tarde, o mês soma 419 milímetros de chuva, superando o recorde de fevereiro de 1995 (407,7 milímetros). A média de chuva para o mês de janeiro é de 239 milímetros. Com isso, o mês atual supera essa média em 65,5%. Após quatro horas, o CGE declarou o fim do estado de atenção para a capital, às 19h25. O temporal foi responsável pelo maior índice de congestionamento de 2010. Foram 175 quilômetros de lentidão às 18h30 em São Paulo, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os túneis do Anhangabaú, na região central, e Max Feffer, na Zona Sul, chegaram a ser fechados. A chuva que atingiu a capital causou transtornos principalmente nas zonas Norte e Oeste. Os aeroportos de Congonhas, na Zona Sul, e de Cumbica, em Guarulhos, chegaram a ser fechados.

FONTE : WWW.G1.GLOBO.COM

EM PORTO ALEGRE (RS) , LULA CONFIRMA IDA AL HAITI EM FEVEREIRO .















Presidente visita no dia 25 país caribenho devastado por terremoto.
Nesta terça-feira, ele liberou R$ 375,95 milhões para ajuda ao país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (26) que vai visitar o Haiti no próximo dia 25 de fevereiro. O país caribenho foi devastado por um terremoto de sete graus na escala Richter no último dia 12. Lula confirmou a data durante discurso no Fórum Social Mundial , que é realizado em Porto Alegre. O anúncio foi feito horas depois de o presidente sancionar medida provisória que libera quase R$ 1 bilhão para as vítimas das chuvas no Brasil e do terremoto no Haiti. A ajuda ao Haiti totaliza R$ 375,95 milhões. “Dia 25 vou passar no Haiti e, quem sabe, em 30 dias podemos construir uma Unidade Pronto Atendimento (UPA), com 2,2 mil metros quadrados para atender os hatianos”, disse o presidente.

O dinheiro para a construção da UPA está prevista na medida provisória assinada nesta terá-feira. Lula deve passar pelo país após visita ao México e a outros países da América Central. O presidente criticou ainda a postura dos países envolvidos na manutenção da paz no Haiti, dizendo que nos últimos cinco anos tem pedido recursos para ajudar o país da América Central, mas que tem havido “falta de vergonha” em relação ao povo haitiano. "O que está acontecendo no Haiti é um desrespeito", enfatizou. “Há cinco anos peço dinheiro para o Haiti. Mas esse dinheiro não chega. Ora, porque não acreditam no governo, ora porque mandam por ONGs. Agora, esse terremoto talvez mexa com a vergonha dos seres humanos que governam esse planeta e façamos no Haiti o que deveria ter sido feito há 30 anos, ou há 10 anos quando começou a se discutir a democracia no Haiti”, reclamou Lula.

FONTE : WWW.G1.GLOBO.COM

AS ENCHENTES DO RIO SÃO FRANCISCO EM XIQUE-XIQUE BA.

















As cheias do Rio São Francisco, ou as enchentes como chamávamos, criavam transtornos para as famílias de Xiquexique, mas, para meninada era uma das melhores distrações que podia acontecer e por isso eram ansiosamente esperadas a cada ano. A partir de dezembro, com as primeiras chuvas caídas nas nascentes do rio, em Minas Gerais, as águas do Velho Chico começavam a subir. As notícias da enchente eram trazidas pelos tripulantes dos vapores e das barcas que vinham de Pirapora (MG) para Juazeiro (BA), e logo a gente tomava conhecimento do aumento do volume da água, que chegava devagarzinho e, quase sem ser percebido, ia subindo o cais. A cada dia a população media os centímetros que o nível do rio subia e todos ficavam na expectativa do tamanho da enchente, vez que as cheias variavam de ano para ano e eram lembradas pela área que inundavam na cidade. Para a meninada, no entanto, a perspectiva de uma grande cheia era motivo de muita alegria, pois o fato de tomar banho de rio no local onde era a praça ou determinada rua representava uma grande novidade e desejava ser experimentada por todos os garotos. Era uma grande festa para os jovens da cidade. Bastava que as águas atingissem pelo menos 1 metro de profundidade na parede do cais, que tinha uma altura de 4 metros a partir do leito do rio, já era possível o exercício de saltar e mergulhar nas águas. Tinha-se todo o cuidado para não tocar a cabeça no fundo do rio que era representado por um lagedo o que poderia causar grave acidente. Os mais novos aprendiam com os mais velhos que ao saltar, os braços deveriam estar estirados para frente e logo tocassem a água o corpo deveria fazer uma inflexão para cima para que a entrada na água não se desse na vertical.

















A depender da cheia poderia haver a expulsão de algumas famílias que tinham residências nas ruas próximas ao rio. Lembro-me muito bem da enchente de 1949. Tinha eu 6 anos e foi a maior que conheci. No entanto, na época, os mais velhos já diziam que enchente de 1949, realmente, foi a maior do século XX, garantindo, inclusive que fora maior que a de 1911, tida como uma cheia descomunal. A cidade, naquele ano possuía pequena área urbana e uma população que não ultrapassava os 5.000 habitantes. Ainda não fora construído o Mercado Municipal e, naturalmente, as ruas adjacentes atuais também não existiam. O movimento comercial, inclusive a feira-livre, era realizado a partir da Praça Getúlio Vargas, Rua Belo Horizonte, Rua Beira Rio e ruas vizinhas à Praça D. Máximo, ainda sem o jardim. Quando as águas ultrapassaram o cais, inundaram a Rua Beira Rio e em poucos dias subiram a Rua Belo Horizonte e a Praça Getúlio Vargas com uma rapidez ainda não vista, o povo entendeu que se tratava de uma enchente das grandes e começaram a se mudar para casas de aluguel situadas na Avenida J.J. Seabra, parte mais alta ou mesmo para áreas desabitadas e sem construções, que ficavam para os lados onde hoje se situa o Colégio Senhor do Bonfim, onde, na falta de casas para alugar construíam pequenos e provisórios barracos para se abrigarem enquanto o rio estivesse dentro da cidade. Apesar dos transtornos para os moradores de Xique Xique, os males, por acaso, causados pelas enchentes eram plenamente recompensados pelo humus deixado nas suas margens quando o rio vazava, lá para os meses de junho e julho. Esse húmus era um excelente adubo para plantação e em cima dele os agricultores ribeirinhos, moradores nas inúmeras ilhas que cercam Xiquexique, plantavam o feijão e o milho com que se alimentavam e ainda sobrava algo para vender nas feiras livres. Eram as safras das vazantes ou dos lameiros, como eles chamavam o húmus.









A foto que aqui ilustra é uma raridade e mostra claramente o aspecto da cidade banhada pelo rio São Francisco quando ainda não existia o famigerado muro de concreto, vendo-se a rampa da Praça Getulio Vargas e a rampa da Rua Belo Horizonte, além de toda a extensão da Rua Beira Rio. No que pesem os transtornos causados pela enchentes quase anuais, a ausência delas era motivo de muita tristeza para a população de Xiquexique pois isso significava falta de chuvas nas cabeceiras do rio e, consequentemente, falta de grãos nos lameiros. A falta do húmus não animava os barranqueiros a plantarem o milho, a mandioca e o feijão, pois sem a cheia do rio não havia a certeza da colheita. Assim, com todas as agruras que passavam, as populações ribeirinhas preferiam o rio cheio, mesmo que tivessem o desconforto de mudar de endereço. ERAM ASSIM AS ENCHENTES DO VELHO CHICO EM XIQUEXIQUE.

FONTE : BLOG XIQUE-XIQUE (www.xiquexiquense.blogspot.com ).
Responsável e Fundador : Juares Chaves .

26/01/2010

SÃO PAULO COMPLETOU 456 ANOS COM VÁRIAS HOMENAGÉNS .













A cidade de São Paulo completou nesta segunda-feira seus 456 anos de fundação, com uma maratona de eventos para a comemoração. Logo pela manhã, um passeio ciclístico marcou o início das comemorações. Cerca de seis mil ciclistas se reuniram na Ponte Octávio Frias de Oliveira, um dos cartões-postais da cidade. Uma missa solene em homenagem à cidade foi realizada na Catedral da Sé. Os espetáculos musicais estão marcados para começar às 15h, no Parque da Independência. Uma das presenças confirmadas é do cantor e compositor mineiro Milton Nascimento. O dia amanheceu ensolarado em São Paulo, mas ocorreu uma pancada de chuva no início da tarde. Na madrugada desta segunda-feira, quatro casas desabaram durante um temporal em Carapicuíba, na Grande SP. Ninguém ficou ferido.

* CIDADE NASCEU A PARTIR DE UMA CABANA :

Em 25 de janeiro de 1554, a Vila de são Paulo de Piratininga foi fundada pelos padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Os dois chegaram à região acompanhando os colonizadores portugueses vindos da Vila de São Vicente, no litoral do estado. A cidade teve origem em uma cabana onde moravam o português João Ramalho, que vivia na região antes da fundação das vilas, e sua mulher, uma índia chefe do tribo indígena que ocupava a região. Os dois religiosos criaram um colégio no local e a vila foi se expandindo ao redor.

Atualmente um dos maiores centros financeiros do mundo, São Paulo teve um período de lento crescimento econômico em seu início, pois era distante do litoral e não produzia nada de interesse para Portugal. A situação começou a mudar com a expansão das lavouras de café a partir da segunda metade do século XIX. Um desenvolvimento industrial começou a se fortalecer a partir do início do século XX. Os dois eventos econônicos começaram a atrair gente de todo o país e de todo o mundo, situação que prossegue até os dias atuais. A população da cidade está estimada em cerca de 10 milhões de pessoas. "A cidade que não pára" tem seus problemas, como violência, engarrafamentos diários nas longas avenidas e, principalmente, as chuvas, que na última semana causaram transtornos e irritação para os paulistanos. Mas São Paulo tem o dinamismo e força econômica reconhecidos.

FONTE : SIDNEY RESENDE .

25/01/2010

GEDDEL ASSINA ORDENS DE SERVIÇO EM ITAGUAÇU DA BAHIA E GENTIO DO OURO.

Foto (Arquivo) .














O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, esteve ontem nas cidades de Gentio do Ouro, a 655 km de Salvador, e Itaguaçu da Bahia, a 540 km da capital, participando das solenidades de assinatura das ordens de serviço para implantação de redes de saneamento básico. Com essas duas localidades, já são 44 cidades no Estado que passaram a ter esgotos sanitários desde 2007, quando o ministro assumiu a pasta.

Em Itaguaçu da Bahia, as obras realizadas com recursos do ministério da Integração Nacional vão beneficiar mais de 3 mil habitantes. O prefeito Adão Alves de Carvalho (PMN) reiterou a grandeza da obra de saneamento. “Agora vamos deixar de ter tanta doença e dar uma vida mais saudável para as nossas crianças que são as mais vitimadas. Geddel é a esperança da Bahia e, como ministro, já provou que está fazendo mais que o próprio governador”.

O prefeito do município de Gentio do Ouro, Ivonilton Vieira dos Santos (PMDB), também ressaltou a importância do trabalho do ministro Geddel em prol do desenvolvimento da Bahia. “O sucesso da nossa administração se deve ao ministro Geddel e a seu irmão, Lúcio Vieira Lima. Quando a obra não é do Ministério da Integração, muitas são negociadas pelo próprio Geddel e os benefícios estão vindo rapidamente porque tem o apoio do ministro e do presidente Lula”, disse.
Ciente da necessidade da criação de redes de esgoto, sobretudo quanto ao seu impacto na redução da mortalidade infantil, o ministro Geddel Vieira Lima ressaltou a importância da obra.

FONTE : TRIBUNA DA BAHIA.

XIQUEXIQUENSE NIZALDO COSTA É CHAMADO DE REVELAÇÃO BAIANA PELO JORNAL ARGENTINO “ LA NACION ” .


Nizaldo Costa (á esquerda)viajou a convite de Maria Bethânia para assistir ao show de lançamento dos CDs na Estudantina e no Canecão no Rio de Janeiro (foto).





O La Nacion , um dos principais jornais da Argentina, trouxe nas edições impressa e on line de domingo – 10 de janeiro de 2010 – uma matéria bastante elogiosa a cerca dos mais recentes CDs da cantora brasileira Maria Bethânia: Encanteria e Tua. Afirma o diário argentino, a certa altura do texto, cujo subtítulo é “Festividad popular” (íntegra abaixo), que o disco Encanteria “alcança seus dois momentos mais brilhantes em Encanteria, música de Paulo César Pinheiro e em Saudade Dela , produto da inspiração de Roberto Mendes e Nizaldo Costa, (outra revelação baiana), como do delicioso trio que a interpreta: a protagonista e seus companheiros de sempre, Caetano Veloso e Gilberto Gil...”.

O nosso conterrâneo Nizaldo Costa foi notícia, quando do lançamento dos CDs de Maria Bethânia, em todos os jornais do Brasil (do Acre ao Rio Grande do Sul) e também nos de Portugal. Os principais jornais brasileiros (Folha de São Paulo, O Globo, O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Jornal do Comércio, A Tarde e tantos outros) fizeram menção especial à música Saudade Dela. Bom dizer que é um grande orgulho para a nossa querida Xique-Xique ter o nome de um dos seus filhos – de pai pescador e mãe lavadeira de roupa e tecedeira de rede, que vendeu doce, geladinho, picolé e arroz de leite pelas ruas da cidade – estampado nos principais jornais e revistas do Brasil e do mundo (Revista Veja, Bravo, Caras, Contigo etc).

Em entrevista aos programas “Falando Francamente” e “Espaço Aberto” da Rádio FM Xique-Xique, este último apresentado pelo subscritor desta matéria, Nizaldo Costa demonstrou desmedido amor por Xique-Xique e por seus conterrâneos. Em ambas as entrevistas, Nizaldo Costa assumiu de público o compromisso em promover, em parceria com Jorge Meira, Dalton Clemente, Reinaldo Povão, Gizelda Meira e outros o resgate da cultura de Xique-Xique. Deixou claro que, a despeito do enorme sucesso, continua com a mesma simplicidade e humildade de sempre, tratando a todos independentemente da posição social com o mesmo carinho, distinção e respeito que o fazem ser admirado por todos.

*Leiam trecho da matéria do Jornal Argentino “ La Nacion ” no qual o nosso conterrâneo Nizaldo Costa é citado com destaque.

LA NACION,Dos caras de Maria Bethânia .

El amor y la fe en dos álbumes de la cantante, diferentes pero complementarios

Domingo 10 de enero de 2010 | Publicado en edición impresa .

Festividad popular:

Pero en seguida la atmósfera mansa y apacible se disipa y Encanteria da por iniciada la fiesta, a puro samba bahiano. A esta altura, el lirismo romántico ha dejado paso a la alegría de las festividades populares y los cantos de fe. Bethânia suelta la voz y el sabor bahiano inunda un sector del programa que tiene la fresca sencillez de un xote ("Minha rede", de Ferreira), y alcanza sus dos momentos más brillantes en "Encanteria", concebida por Paulo Cesar Pinheiro a la medida de Bethânia, y en "Saudade dela", producto tanto de la inspiración de Roberto Mendes y Nizaldo Costa (otra revelación bahiana) como del delicioso trío que la interpreta: la protagonista y sus compañeros de siempre, Caetano y Gilberto Gil. El tema es un cariñoso homenaje a Dona Edith do Prato, legendaria artista popular nacida en la misma ciudad de los Veloso y fallecida hace poco. Con su swing y su síncopa contagiosa, tiene todo para ser un hit.

AUTOR: FERNANDO LÓPES .

-Parabéns Nizaldo! Siga em frente! Estaremos todos torcendo por você!
Jorge Pinheiro Meira.Presidente do Terminal Pesqueiro de Xique-Xique e Rádialista da Rádio FM Xique-Xique,apresenta o Programa Espaço Aberto todos os Sábados as 14:00 Hs.

FONTE : JORGE MEIRA .

A BANDA DE ROCK ALEMÃ THE SCORPIONS ANÚNCIA SEU FIM .










BERLIM, Alemanha (AFP) - A banda de rock alemã The Scorpions, anunciou neste domingo a intenção de encerrar seus 40 anos de carreira após um último álbum e uma derradeira turnê.A banda é famosa pela balada "Wind of Change", lançada em 1990 como um símbolo da queda do Muro de Berlim. A música se tornou rapidamente um grande sucesso internacional, e chegou ao topo das paradas do mundo inteiro em 1991."Sim, vamos parar", confirmou o fundador da banda, o guitarrista Rudolf Schenker, 61 anos, em declarações ao tablóide Bild am Sontag.

"Estamos neste momento trabalhando no nosso último álbum, e preparando nossa última turnê", que deverá durar dois ou três anos, acrescentou, explicando que a decisão se deve à idade avançada dos integrantes da banda."Queremos sair de forma digna", declarou. "A ideia é encerrar nossa carreira com um álbum de forte impacto e uma turnê espetacular", destacou o vocalista Klaus Meine, 61 anos.O 22º e último álbum da banda fundada em 1965 deve se chamar "Sting in the tail" e ser lançado no dia 19 de março, segundo o Bild.

FONTE : AFP .

ENTRA EM VIGOR A NOVA LEI DO INQUILINATO .










Entra em vigor nesta segunda-feira (25) a nova Lei do Inquilinato, que deve ampliar as garantias do inquilino e também agilizar as ações de despejo. A desobrigação do fiador e a criação de regras para a mudança de fiador durante o contrato estão entre as mudanças previstas na nova lei, aprovada em dezembro pelo presidente Lula. O ponto mais polêmico diz respeito às ações de despejo. Elas serão suspensas se, em 15 dias, o inquilino quitar a dívida com o proprietário ou a imobiliária. Não valem mais, portanto, a apresentação de um simples requerimento em que o locatário atesta a intenção de pagar a dívida, o que vinha atrasando em mais de 100 dias as ações de despejo. De acordo com o advogado Mário Cerveira Filho, do escritório Cerveira e Dornellas Advogados Associados, "a nova lei terá um efeito devastador com relação aos casos de purgação de mora e ação renovatória de contratos de locação. A relação entre o locador e o locatário ficou ainda mais desequilibrada. Se a antiga lei já beneficiava o locador, agora beneficia ainda mais".

Agora, o locatário inadimplente passará a ter apenas uma chance a cada 24 meses para purgar a mora e assim evitar a rescisão do contrato. Na lei anterior, tinha duas oportunidades de atrasar o pagamento em 12 meses. "Foi diminuída drasticamente a possibilidade de manutenção do contrato através da quitação judicial da dívida locatícia", explica Daniel Alcântara Nastri Cerveira, advogado do Cerveira, Dornellas e Advogados Associados. A nova lei tem mudanças importantes também sobre a figura do fiador. Agora ele pode desistir da função, ficando responsável apenas pelos efeitos da fiança durante 120 dias depois de notificar o locador. Este, por sua vez, poderá exigir um novo fiador caso o antigo ingresse no regime de recuperação judicial. Outra mudança: não sendo renovada a locação, o juiz determinará a expedição de mandado de despejo, que conterá o prazo de 30 dias para a desocupação voluntária, se houver pedido na contestação. Antes, o juiz fixava o prazo de até seis meses após o trânsito em julgado da sentença para desocupação, se houvesse o pedido na contestação.

FONTE : YAHOO NOTICIAS .

MORTOS NO HAITI SUPERA 150 MIL, DIZ MINISTRA .










O número confirmado de mortos no terremoto ocorrido no Haiti no dia 12 já supera 150 mil apenas na região metropolitana de Porto Príncipe, disse hoje a ministra de Comunicações do país, Marie-Laurence Jocelyn Lassegue. Há outros milhares de mortos pelo restante do país ou ainda enterrados sob os escombros.

FONTE : YAHOO NOTICIAS .

VITÓRIA GANHA DO BAHIA POR 2 X 0 .











No confronto entre os estreantes Rodrigo Grahl e Schwenck, o atacante rubro-negro levou a melhor e o Vitória venceu o Bahia por 2 a 0, no estádio de Pituaçu, pela terceira rodada do Campeonato baiano, e acabou com a invencibilidade do rival. Com esse resultado o Vitória chega a seis pontos conquistados e assumiu a liderança do grupo 1. Enquanto o Bahia, permaneceu com a mesma pontuação, e manteve a liderança do grupo 2. Na próxima rodada, quarta-feira, o Vitória vai até Senhor do Bonfim onde encara o Ipitanga, às 21h. Já o Bahia, recebe o Madre de Deus, no estádio de Pituaçu, às 20h30.

Vitória 2x0 Bahia
Campeonato Baiano - 1ª fase - 3ª rodada
Data: 24/01/2009 (domingo), às 16h
Local: Estádio Roberto Santos, em Salvador
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas, auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha Matos e Belmiro da Silva .

Vitória: Viáfara; Nino Paraíba (Rafael), Wallace, Anderson Martins e Egídio; Vanderson (Neto), Uelliton, Bida e Ramon; Índio e Schwenck (Vilson). Técnico: Ricardo Silva .

Bahia: Marcelo (Fernando); Rafael (Roberto), Thiago, Vagner e Ávine; Leandro, Bruno Silva (Wilson Júnior), Abedi e Maurício; Ananias e Rodrigo Grahl. Técnico: Renato Gaúcho .

FONTE : FUTEBOLBAIANO.NET