27/02/2010

REPRISE : RIO SÃO FRANCISCO,"O VELHO CHICO DOS NOVOS" .

Dia 4 de outubro o Velho Chico vai completar 509 anos de sua descoberta. Em 2001 era a época do racionamento de energia, da pior seca dos últimos 70 anos e o FHC queria que queria transpor as águas do rio São Francisco para outras regiões de seca. Felizmente, dois meses depois, a idéia foi completamente abandonada. Agora, caracas!, é o Lula quem está querendo fazer a transposição de suas águas, o que será uma tragédia para toda a sua população ribeirinha,é só pra dizer que sou radicalmente contra qualquer iniciativa de transposição, num rio e numa população que já sofrem intensamente com a lógica de produção de energia elétrica e onde não se vê nenhuma iniciativa de recuperação ambiental de suas margens e do cerrado que é onde nasce o Velho Chico.Tudo está seco, assoreado e raso. Não há mais peixes e há muito pouco transporte fluvial. Em Xique-Xique , por causa da seca, é comum o encalhe das embarcações, obrigando os passageiros a empurrar o barco. Vale lembrar que Sobradinho já foi o maior lago artificial do mundo com mais de 4.000km².Nas peixarias da cidade de Xique-Xique, o tradicional Curimatã passou a ser importado da Argentina. Peixe consumido salgado pelos sertanejos, agora tem 70% da produção importada do país vizinho. A peixaria Costa começou a importar há 6 anos. Depois de salgado, é distribuído em Feira de Santana, Irecê e em algumas cidades de Sergipe. O IBAMA permite a pesca do Curimatã acima dos 40 cm, o que atualmente é raro. Se antes os pescadores saiam de Xique-Xique e se deslocavam apenas 1 km rio adentro, para a pesca do Curimatã, hoje precisam navegar por pelo menos 100km já em pleno Lago de Sobradinho em busca do mesmo pescado.Para o frei Luiz Cáppio, Bispo Diocesano da cidade de Barra (BA) há aí um agravante. "A poluição está pouco a pouco envenenendo a população. Devido aos projetos de irrigação do Médio São Francisco e da falta de fiscalização aumentou-se muito o uso do agrotóxico. Não me surpreenderia se a causa deste grande número de crianças com deficiência mental".E ai?

Quem lêmbra da época do Vapor Benjamim? Pois é,na década final de 70 inicio de 80 na construção do nosso CAIS pela empresa RODOFERRA para a proteção das águas do rio que invadira a nossa cidade em 1979 a água era muito abundante o rio era totalmente navegavél era intenso a chegada de varios Vopores em nossa cidade na ponta da ilha,o escoamento agricola era todo navegavel! PEDRO SAMAIO CANTOR/COMPOSITOR/POETA/HISTORIADOR e nosso conterrâneo gravou músicas que contam uma pequera história do nosso rio ASSOBIO DO VAPOR é uma canção que nos faz lembrar os dias memoraveis a chegado do VAPOR que assobiava quando atracava em nosso CAIS,hoje quase 30 anos se passara e o rio mau mau passa paquete onde hoje passou grandes embarcaçôes a VAPOR.É uma pena a degradação do rio esta próximo é esperar pra ver.Transposição é uma coisa e o projeto BAIXIO de IRECÊ é outra coisa.

A cidade de Barra, às margens do Velho Chico, na Bahia, já foi chamada de "Princesa do São Francisco". Os encantos da terra são muitos: as belas dunas do vilarejo de Icatu, a força das lavadeiras na beira do rio, o agitado passado político e cultural. E, entre as inúmeras graças, destaca-se a habilidade da população com o barro .

O PROJETO BAIXIO DE IRECÊ (Não sei por que esse nome,pois não tem nada haver com Irecê) .

Terão recursos de R$ 241 milhões para irrigar 4.723 hectares, divididos em 85 lotes entre pequenos e médios produtores e outros 32 lotes para empresas.O Baixio de Irecê abrange os municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique e vai aproveitar as águas do São Francisco, que serão levadas ao Rio Verde, um afluente temporário do Velho Chico. Está dividido em nove etapas e quando totalmente concluído vai irrigar uma área de 59.375 hectares.No futuro 2/3 da população mundial não tera água,a maior parte da população sofrera por falta de CO2 e H2O,o projeto dos dois Baixios na Bahia (O outro é o Salitre de menores proporções 31.500 hectares) vai ter um gasto muito grande de água do velho Chico porém toda a margém ribeirinha passarar por uma revitalização geral do rio sem contar que tera tb um reaproveitamento da água usando essa na irrigação .

A REVITALIZAÇÃO :DO RIO SÃO FRANCISCO :

A revitalização consiste no ato de recuperar, conservar e preservar o ambiente por meio da implementação de ações que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais da Bacia e o aumento da quantidade e da qualidade da água. Revitalizar sugere vida nova. Busca alternativas que tragam de volta o que está apagado, o que não existe mais. É com esse espírito que a Codevasf e parceiros trabalham os projetos de revitalização da bacia do rio São Francisco. Centenas de projetos e ações concretas estão em execução. O mais importante já foi feito: a sociedade e as entidades públicas e privadas internalizaram que é preciso agir com brevidade. A Codevasf trabalha intensamente para mudar esse quadro devastador. A convergência das ações para uma única linha de atuação pode representar, além de uma simples sinergia, a certeza de que os resultados serão mais eficientes. As ações de revitalização são um esforço conjunto de várias instituições, no caso específico da Codevasf, as seis superintendências desenvolvem projetos que já começam a fazer a diferença. E a primeira medida é preservar para garantir a sustentabilidade e o crescimento da região.

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FARNCISCO :

Os peixes Muito tem sido dito sobre a inviabilidade do projeto de Transposição do rio São Francisco, ou agora maquiadamente denominado “Projeto de Integração da Bacia do São Francisco às Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”. Dos 44 impactos listados no Relatório de Impacto Ambiental, somente 11 são considerados positivos e muitas incertezas ainda pairam inexplicadas nessa discussão. Até hoje, um tema foi negligenciado: a fauna de peixes. No relatório de impacto ambiental ele é abordado, mas nas discussões que até hoje se viu nos jornais, televisão e internet, muito pouco ou quase nada é exposto. Os peixesA fauna de peixes da bacia do rio São Francisco é composta potencialmente por 250 a 300 espécies. Já as bacias receptoras possuem uma fauna significativamente mais pobre, com apenas 53 espécies nativas. Agrava-se a situação o fato de que há um alto grau de endemismo, ou seja, espécies cuja ocorrência se limita a uma dessas bacias ou região (23 espécies ou 43%). Então estamos falando da possibilidade de introdução de centenas de espécies em bacias onde ocorrem somente algumas dezenas. Esses peixes vão ser “captados” no São Francisco, através de ovos, larvas e formas jovens, e lançados nas bacias receptoras. Hoje se sabe que a segunda maior causa da extinção de espécies e perda de biodiversidade é justamente a introdução de espécies exóticas (aquelas que ocorrem naturalmente em outras bacias ou mesmo países e continentes e, pelas mãos do homem, alcançam outras áreas). Ressalte-se que a introdução de espécies exóticas é crime previsto na legislação ambiental Brasileira. Dessa forma, o projeto estará submetendo a fauna existente nas bacias receptoras a outro impacto, talvez irreversível, com potencial de extinção de espécies endêmicas. Em Lagoa Santa (MG), dentro da bacia do São Francisco, houve extinção de 70% da fauna original nos últimos 150 anos e uma das causas foi a introdução de espécies de peixes, como o tucunaré.

LÊMBRETE: O rio que esta praticamente morto e sobrevive através de "aparelhos"se não tomarmos partido o braço do rio que fica ribeirinho a nossa cidade em 30 anos não vai passar do dosso calcanhar é viver e precenciar.

FOTOS DO FOTOGRÁFO XIQUE-XIQUENSE,MORANDO EM GUARULHOS-SP, JOÃO MACHADO ( NOME ARTISTICO LITTLE JOHN ) .

Matéria postado pelo Blog XiqueSampa no dia 25 de Abrail de 2009 .

XIQUESAMPA : INFONEWS .


BAIXIO DE XIQUE-XIQUE .

O cerimonial do Governo do Estado me comunicou hoje que no próximo dia 5 de Março, ás 9 horas da manhã o Presidente Lula e o Governador Wagner irão visitar as obras do Baixio de Xique-Xique, no povoado de Boa Vista . A expectativa é que o Presidente Lula conheça o projeto de irrigação e anuncie que uma nova etapa da obra será licitada .

FONTE : BLOG DE REINALDINHO (PREFEITO DE XIQUEXIQUE BA .) .

NOTICÍAS DA CIDADE DA BARRA .

Iº SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA DE BARRA E REGIÃO .


Dia 05 de março, na Escola Sívya Araújo .

A Secretaria Mun. de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo – SEDEMAT, através do Departamento de Apoio Rural e Cooperativismo – juntamente com os parceiros: SEBRAE, ADAB, EBDA, BANCO DO BRASIL, BANCO DO NORDESTE, Cooperativa BARRA PESCADO e representantes dos pecuaristas a satisfação de convidar V.Sª para participar do Iº SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA DE BARRA E REGIÃO à ser realizado no 05 de março do corrente ano no Auditório da Escola Silvya Araújo .

PROGRAMAÇÃO :

08:30 às 09:00 - Credenciamento
09:00 às 10:00 - Solenidade de abertura com autoridades e instituições parceiras; contextualização sobre a conjuntura da pecuária em nosso município e região – Apresentação por técnicos da EBDA, ADAB e Prefeitura Municipal; casos de sucesso – Depoimentos de produtores; Pecuaristas, apicultores, piscicultores.
10:00 às 10:15 - Lanche;
10:15 às 11:15 - Atividades desenvolvidos juntos aos produtores presentes para Diagnostico Participativo – Coordenação Denis Medrado consultor do SEBRAE.
11:15 às 12:30 - Ações necessárias para o desenvolvimento da pecuária; formação do Grupo Gestor – Coordenação Denis Medrado consultor do SEBRAE
12:30 - Encerramento.

PREFEITURA DE BARRA CONSTRUIRÃO SETE ESCOLAS NA ZONA RURAL .

As comunidades de Cachoeira, Porto de Palha, São Gonçalo, Bonfim, Fazenda Saco e Baixão de Arcanja terão em breve, uma nova escola para educar suas crianças. Em cada uma dessas localidades será construído um prédio com quatro salas de aula, dois sanitários, biblioteca, pátio coberto, cantina, despensa e infocentro (sala equipada para aulas de informática). A população da Boca do Saco também será contemplada, a diferença é que a construção terá duas salas de aula, e não quatro – Isso, devido à menor demanda de alunos no local.


FONTE : SITE DA PREFEITURA DA BARRA .

NOTICÍAS DA CIDADE DE IRECÊ .

USUÁRIOS E PREFEITURA DE IRECÊ, DEFINEM REORDENAMENTO DOS SERVIÇOS SONOROS .

Vencido o prazo de ações educativas de combate à poluição sonora no município de Irecê, o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, João Gonçalves, reuniu-se na última quinta-feira, 25, pela manhã com equipe técnica da secretaria e aproximadamente trinta comerciantes e prestadores de serviços usuários de equipamentos sonoros em seus negócios, para deliberarem sobre o reordenamento da atividade. O secretário esclareceu que o objetivo não é impedir ninguém de trabalhar, mas criar condições para que todos possam garantir o sustento das suas famílias, mas sem causar prejuízo à saúde e bem estar das outras pessoas. Segundo ele, “a orientação do Governo Trabalhando ao seu Lado, liderado pelo prefeito Zé das Virgens, é estabelecer pactos de gestão com a comunidade, verificando em todos os segmentos o que precisa ser reordenado e negociar com os mais distintos setores, as melhores alternativas para solucionar os problemas”, informou .

Durante a reunião foram encaminhadas as seguintes decisões:

1 – Eleita comissão de representantes do setor de serviços sonoros,

2 – Os carros de som poderão desenvolver as atividades no horário compreendido entre as 8 19h, respeitando o volume de som permitido,

3 – Sessenta dias é o prazo, a partir do qual todos os proprietários de veículos só poderão veicular legalizados,

4 – Será criado rodízio de circulação no centro da cidade,

5 – O descumprimento da legislação vigente e dos acordos ocasionarão multas e até mesmo apreensão dos equipamentos sonoros,

6 – Todos os segmentos sociais, inclusive religiosos, que fizerem uso de equipamento sonoro, terão que solicitar autorização da Prefeitura,

7 – As medidas disciplinares serão extensivas aos veículos de passeio,

8 – Os proprietários de bares que permitirem o uso de som automotivo em seus estabelecimentos, serão multados e poderão ser impedidos de continuar na atividade.

9 – Será criada associação representativa do segmento.

AULA INAUGURAL DO CURSO DE LETRAS ACONTECEU NESTA SEXTA-FEIRA .


A aula aconteceu no auditório da UFBA as 19:h e contou com a presença do prefeito José das Virgens, da Secretária de Educação, Rubia Margareth e do Pró-Reitor da UESC . Nesta sexta-feira dia 26, foi realizada aula inaugural do curso de letras, com parceria com a UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz de Cabralia), onde presença de Prefeito Municipal, José das Virgens, Pro – reitor da UESC, secretaria municipal, coordenadores locais, estudantes e comunidade local .




FONTE : SITE DA PREFEITURA DE IRECÊ .

PARQUE EÓLICO EM BROTAS DE MACAÚBAS VAI REPRESENTAR IVESTIMENTOS DE R$ 400 MILHÕES .


Um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões vai proporcionar a implantação de um parque eólico com três usinas, com capacidade instalada para geração de 90 MW de energia elétrica a partir da força dos ventos. A implantação do parque eólico de Brotas de Macaúbas irá gerar 300 empregos diretos na fase de implantação e mais 30 empregos na fase de operação, com previsão de faturamento anual estimado em R$ 41 milhões. As obras têm previsão para começar no próximo mês de março e conclusão prevista para julho de 2011. A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (26), na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), quando o secretário James Correia recebeu os diretores da empresa Desenvix, José Antunes Sobrinho e Liu Ming, além do prefeito de Brotas de Macaúbas, Litercílio Nunes. O empreendimento confirma os estudos realizados há dez anos, que identificaram o grande potencial eólico brasileiro da região Nordeste, na faixa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Piauí e na região da Chapada Diamantina, na Bahia. Entretanto, diversos outros aspectos fizeram com que a Desenvix escolhesse a Bahia.

Segundo Sobrinho, pesquisas realizadas durante três anos, apontaram a Bahia como o melhor local para o investimento. “Como empreendedores, preferimos o estado porque construções deste tipo perto do litoral são mais complexas do ponto de vista ambiental e logístico. Além disso, temos um bom histórico de investimentos na Bahia”, diz, citando as inversões feitas no Polo de Camaçari e a participação na concessão da Via Bahia, que irá administrar por 25 anos o trecho de 680 quilômetros das rodovias BR-116 e BR-324 e BA-526 e BA-528. A Desenvix tem participação em empreendimentos de geração de energia elétrica em três estados brasileiros, sete estão em operação e três em construção. A Desenvix foi uma das baianas contempladas no leilão de fontes eólicas, realizado em 14 de dezembro de 2009, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. “O nosso grupo assume o compromisso de criar riquezas onde a empresa se estabelece e conta com as autoridades para deixar recursos perenes na região”, diz Sobrinho.

ENERGIA EÓLICA : 

A Bahia foi beneficiada com 18 projetos no leilão da Aneel, tendo o Governo do Estado assinado protocolo de intenção com as empresas cadastradas, com a finalidade de conceder incentivos fiscais e apoio logístico. Quando se iniciar a fase de operação, os parques eólicos irão acrescentar 390MW de energia limpa e renovável à oferta estadual de energia elétrica. A geração de energia limpa no estado está estimulando a implantação de fábricas de aerogeradores, torres e componentes industriais para a nova indústria da energia produzida pelos ventos. Prova disso é a decisão da francesa Alstom de implantar, na Bahia, a sua primeira unidade industrial de turbinas eólicas no Brasil, com prazo de conclusão previsto para o início de 2011 .

FONTE : AGECOM-BA .

25/02/2010

A PEDIDO VAMOS REPRISAR ALGUMAS MATÉRIAS : EMTRAM COMPLETA 45 ANOS ! SERVIÇO AINDA NÃO AGRADA A MUITOS PASSAGEIROS .

FOTOS : RAFAEL FERREIRA .

12 de maio de 1965: Fundada na Cidade de Macaúbas (BA) a Empresa de Transportes Macaubense Ltda  (EMTRAM); naquele mesmo ano a empresa inaugurou sua linha Chique-Chique – São Paulo, atendendo durante muitos anos à Praça Dom Máximo. O preço da passagém de São Paulo a Xique-Xique via Barra é de 265,00 sendo que o passageiro tem direito a levar 35 kilos de bagagém passou o excesso é cobrado 1.10 por kilo, segundo uma moradora da Rua Vitória em Xique-Xique e que estava em São Paulo por motivos de saúde a qualidade dos Ônibus da EMTRAM não são das melhores segundo essa pessoa os carros são velhos,pneus carecas e sem ar-condicionado na maioria deles. "Paramos em uma cidade pra trocar de ônibus pois o mesmo havia dado problema o carro era até bom más pra nossa surpresa colocaram um que parecia que ia pra Gentio do Ouro ou pra Copixaba é brincadeira pagamos passagém cara pra ter esse serviço" desabafou e disse ainda que ia por outra companhia até a Barra e de lá ir de taxi ou Van . Perguntei ao fúncionario MARCELO que trabalha no embarque na rodoviária do tietê em São Paulo o por que da diferença entre o ônibus que ia de São Paulo/Xique-Xique e o de São Paulo/Barreiras o mesmo informou que pra Xique-Xique a estrada esta um pouco precária e enburacada e pra Barreiras a estrada esta melhor por isso um carro mais novo. A pouco tempo a empresa adquiriu o modelo O500 mais de 20 novinhos e colocou a venda em Guarulhos (sua central)vários modelos antigos. "Viajo todo ano pra FORMOSA em Goiás é uma maravilha ainda mais agora com esses carros novos da até pra dormir tranquilo " disse um outro passageiro. É a EMTRAM lutando pela qualidade dos seus serviços prestados.

Essa matéria foi publicada dia 10 de julho de 2009 neste Blog , gerando alguns comentários e e-mails .

WALDIR PIRES : PT BAIANO PRECISA TER CANDIDATO AO SENADO .


O PT baiano vive tremores políticos com a provável adesão de ex-afilhados de Antonio Carlos Magalhães (1927-2007), o inimigo histórico dos petistas no Estado, à chapa eleitoral do governador Jaques Wagner, candidato à reeleição. Wagner defende a aliança com os ex-governadores carlistas Otto Alencar (PP) e César Borges (PR), o que tiraria uma vaga do PT no Senado para acomodar a revoada dos ex-adversários. Um dos principais nomes lembrados pela esquerda baiana e por petistas, para concorrer ao Senado, é o do ex-governador da Bahia e ex-ministro da Defesa do governo Lula, Waldir Pires (PT). Até o momento, porém, fortaleceu-se a tese pragmática, propugnada por Jaques Wagner: o acordo com o PP e o PR, refúgios de ex-carlistas, garantiria a governabilidade. Os militantes do PT estrilam e questionam a mistura.Apesar das pressões para que se declare candidato, Waldir Pires tem preservado a discrição e a fidelidade às orientações do partido. Pela primeira vez, em entrevista a Terra Magazine, ele analisa a possibilidade de o PT perder uma vaga no Senado para “forças conservadoras”. Waldir mantém relacionamento afável com Jaques Wagner e pondera: “Tenho apreço pessoal pelo governador. Ele ganha a eleição na Bahia. O Lula é o grande eleitor e Jaques Wagner está com um governo aprovado pelos baianos. Portanto, o PT deve estar no Senado federal, na próxima legislatura, para defender as conquistas sociais do governo Lula. A direita baiana conseguiu, a rigor, ficar no Senado. Dois candidatos eventualmente saídos das forças conservadoras são, evidentemente, algo inacreditável - avalia o petista .

Em 1994, o ex-governador foi candidato ao Senado e perdeu a vaga para o carlista Waldeck Ornelas, numa eleição suspeita de fraudes grotescas. Em algumas urnas, Waldeck chegava a superar os votos do padrinho ACM. Waldir voltou a concorrer para o Senado em 2002, mas não venceu. Em 2010, ele não tomará a iniciativa de lançar-se candidato, mas aceita a “batalha”, caso o partido o convoque: “Estou à disposição do PT”. “Essa é a aspiração da democracia. Eu me ponho na seguinte posição: é inimaginável que o PT não tenha uma voz no Senado. Digo isso porque Wagner ganha a eleição. Não é possível uma volta à experiência anterior. Um governo como o do Lula tem que ser preservado até o final”. Nas articulações de bastidores, a deputada federal e ex-prefeita de Salvador, Lídice da Matta (PSB), é cogitada como vice de Jaques Wagner. Em 2008, ela aceitou ser vice na chapa de Walter Pinheiro (PT), candidato considerado fraco para conquistar a prefeitura da capital baiana. Pinheiro terminou derrotado por João Henrique (PMDB), apadrinhado do ministro Geddel Vieira Lima. Agora, seria a vez de retribuir o gesto de Lídice .

FONTE : JORNAL TRIBUNA DA BAHIA / claudio leal .

XIQUESAMPA : INFONEWS .

** VOLTA AS AULAS :

Agora, com o retorno das aulas a Prefeitura de Xique-Xique, através da Secretaria Municipal de Educação, já iniciou o processo de distribuição de fardamento escolar, mochilas e cadernos aos mais de 8.000 alunos do ensino fundamental.

** NOVA VIATURA DA PM :

Ontem a tarde o Prefeito de Xiquexique Reinaldo Braga Filho (Reinaldinho ) foi até a Secretaria Estadual de Segurança Pública assinar o termo de recebimento de uma viatura 0KM para a polícia militar. Valeu a luta de todos nós!



FONTE : BLOG DO REINALDINHO (PREFEITO DE XIQUEXIQUE) / Reinaldo Braga Filho  em 24.02.10 .

PREFEITURA DE IRECÊ DISCUTE METAS PARA EFICIENTIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL .


A Ascom promoveu um encontro com os representantes de cada secretaria, para traçar um plano de comunicação eficiente .

Na última terça-feira, 23, na sede da Prefeitura Municipal de Irecê, realizou-se um encontro entre a Ascom e os representantes de cada secretaria, para traçar um plano de comunicação eficiente a fim de dar visibilidade às ações de cada Secretaria. Durante a reunião foi apresentado o projeto do novo site da institucional da Prefeitura de Irecê e discutido as formas de dinamizar e agilizar a troca de informações para os meios de comunicação, além da análise de novas propostas. Uma das iniciativas apresentadas foi da Diretora de Divisão de Planejamento, Apoio e Promoção à Manifestações Culturais do Município, Mônica Medeiros, representante da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, lançando a proposta de criar um cadastro único dos artistas da microrregião de Irecê, nos segmentos de música, teatro, dança, literatura, artesanato, entre outras atividades artísticas.

Esse cadastro ficaria disponível no site da Prefeitura com o objetivo de torná-los acessíveis e divulgar seus trabalhos. “Essa é uma idéia antiga, nós sempre questionávamos o fato de não existir nenhuma forma de localizar determinado artista ou serviço”, complementa Mônica, que pretende dessa forma valorizar e expor à comunidade ireceense os grandes artistas regionais. No próximo dia 26 espera-se que outras propostas sejam lançadas para avaliação.

FONTE : SITE DA PREFEITURA DE IRECÊ/Autor: Paula daniela .

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BARRA BA .


Relatório de Gestal Fiscal do terceiro quadrimestre de 2009 .

A prefeitura Municipal da Barra, através da Secretaria de Planejamento, Administração e Fazenda, convida a todos para participar da Audiência Pública de apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do terceiro quadrimestre de 2009, a ser realizada no dia 25/02/2010, nesta quinta-feira, ás 10:00h, no auditório da Câmara Municipal, nesta cidade, em cuprimento ao Art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/00 - Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que o poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre .

FONTE : PREFEITURA DA CIDADE DA BARRA BA .

CHAPADA DIAMANTINA RECEBE CERCA DE R$ 1 MILHÃO EM OBRAS .

Região ímpar pelas belezas ambientais formadas pela arquitetura natural de serras e cachoeiras, a Chapada Diamantina recebeu, nesta quarta-feira (24), obras nas áreas de saúde, tecnologia e infraestrutura. A ação contemplou as cidades de Ourolândia e Umburanas, distantes cerca de 400 quilômetros de Salvador, garantindo qualidade de vida para aproximadamente 40 mil habitantes e contribuindo para as iniciativas turísticas regionais. “A Chapada é sempre beneficiada com obras voltadas para o turismo, por isso, iniciativas que se preocupam diretamente com a população são sempre necessárias e bem-vindas. Assim, unimos o turismo à qualidade de vida local, principalmente nas cidades que não estão no centro dos roteiros de visitas”, comentou o professor Simão Barros, que ministra aulas na região. Ourolândia foi a primeira cidade visitada pelo governador Jaques Wagner. Lá, foram inauguradas quatro Unidades de Saúde da Família, na zona rural do município. Foram investidos cerca de R$ 400 mil na reforma de dois postos e na construção dos outros dois, além da aquisição de equipamentos. Serão oferecidos atendimentos clínicos, pediátricos e odontológicos gratuitos a toda a população.

Os postos ainda vão ofertar medicação gratuita, exames laboratoriais e aplicar as iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), como o Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento e o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança. Estima-se que as quatro equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas e agentes comunitários atendam quatro mil habitantes cada uma. “Uma bênção para todos daqui”, disse a lavradora Conceição Rocha. A inauguração das unidades reflete o processo de expansão, qualificação e interiorização das ações voltadas à Saúde que, somente em 2009, concentraram 13,7% do orçamento total do Estado, segundo afirmou o subsecretário de Saúde, Amauri Teixeira. “A área é prioritária dentro do Governo. Prova disso é que, até o final deste ano, teremos 400 unidades de Saúde da Família; o maior programa de fortalecimento da atenção básica à saúde pública do Nordeste”, enfatizou.

OBRAS CELEBRAM OS 21 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE UMBURANAS .

Depois da visita a Ourolândia, Wagner seguiu para o município de Umburanas, localizado na mesma região. A passagem do governador marcou as comemorações dos 21 anos de emancipação política da cidade, que recebeu obras de eletrificação, dentro do programa Luz Para Todos. Com investimentos de R$ 441 mil, a ação levou energia elétrica para a casa de 285 pessoas dos distritos de Barrigudas dos Pretos e Fazenda Gruna. Outra iniciativa levada ao município pelo Governo do Estado foi o Centro Digital de Cidadania (CDC), localizado na sede da cidade. Nele, os 17 mil habitantes terão acesso gratuito à internet banda larga e a cursos de informática. A inauguração do CDC integra o programa Cidadania Digital, que já implantou mais de mil unidades nos 417 municípios baianos. Ainda na cidade, Wagner autorizou o início da perfuração de poços, dentro do programa Água Para Todos, nas localidades de Baixa da Onça, Barriguda do Doutor, Barriguda do Aníbal, Rodoleira e Verdadeira. Estima-se o benefício de 2.325 habitantes. Também na zona rural, o governador autorizou a licitação para implantação de sistemas de abastecimento de água, com instalação de dessalinizador, nas comunidades de Barriguda do Serafim e Hipólito. “Vamos seguir com ações de melhorias voltadas ao município, que completa 21 anos de trajetória. Além do CDC e de mais água de qualidade, vamos ajudar a trazer a estrutura da Uneb para cá, com foco na formação de professores, e gramar o campo de futebol do estádio da cidade”, destacou Wagner.

FONTE : COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DA BAHIA /AGECON .

ARQUIDIOCESE QUER PROCESSAR FILME QUE DESTRUIU CRISTO .

Destruir o Cristo Redentor no filme "2012" foi considerado um atentado contra a Igreja pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que cobra da Columbia Pictures o pagamento de uma indenização por uso indevido de imagens. O filme do diretor alemão Roland Emmerich, o mesmo de "O dia depois de amanhã" e "Independence Day", narra a história do fim do mundo - que parece ser uma grande obsessão para Emmerich, a julgar por sua filmografia. "2012" é estrelado por John Cusack, Thandie Newton, Amanda Peet e Woody Harrelson. Vários monumentos são destruídos por computação gráfica, inclusive o Cristo Redentor. A Arquidiocese do Rio não pode cobrar pelo uso da imagem do Cristo, mas tem poder de veto, com a justificativa de que se trata de um símbolo religioso e que deve ser preservado. O escritório da Columbia já foi notificado e os advogados da empresa em Los Angeles estão cuidando do caso.

A advogada Claudine Dutra, responsável pelo departamento jurídico da Arquidiocese, afirma que a Columbia procurou a entidade na fase de pré-produção e o pedido de autorização foi negado. Ela explicou que ainda não há um valor estipulado para a indenização. O filme "2012" já não está mais em cartaz .

FONTE : YAHOO BRASIL .

23/02/2010

NOTICÍAS DA CIDADE DE IRECÊ BAHIA .

Programa Segundo Tempo beneficiará 1600 crianças do município de Irecê, serão investidos mais de R$ 550 mil com o Programa Segundo Tempo nos 16 núcleos distribuídos na sede e povoados do município .

O município de Irecê terá mais 16 novos núcleos na segunda edição do Programa Segundo Tempo. O convênio foi firmado entre o governo federal e a prefeitura de Irecê, após a apresentação do projeto elaborado e desenvolvido pelo núcleo de esportes da Secretaria de Educação . Os novos núcleos serão implantados em 4 povados (Achado, Lagoa Nova, Angical e Itapicuru) e os 10 restantes na sede do município, beneficiando 1600 crianças de 07 a 16 anos. Dentro do programa serão desenvolvidas várias atividades coletivas e individuais como: futsal, vôlei, basquete, handebol, natação, xadrez, recreação, capoeira dentre outros. O objetivo geral do programa Segundo Tempo é oferecer às crianças e adolescentes de Irecê o acesso à prática de atividades esportivas regulares alinhadas à proposta pedagógica desenvolvida no ambiente escolar, além de contribuir para afirmação do direito ao esporte como fator de desenvolvimento pessoal, social e exercício da cidadania. De acordo com Valdinei Barros, coordenador do programa em Irecê, o “Governo Trabalhando ao Seu Lado” acredita na importância do esporte para a formação do cidadão, como forma de complementação da jornada escolar, e ainda, no envolvimento das famílias visando a redução da possibilidade do trabalho infantil eliminando a ociosidade do tempo dos beneficiados. Nos próximos dias a prefeitura de Irecê estará lançando o Edital para a Seleção Pública dos instrutores e monitores que atuarão no programa.

Serão investidos mais de R$ 550 mil com o Programa Segundo Tempo em Irecê, sendo que destes mais de R$ 210 mil só com o reforço alimentar e o restante com o material esportivo e o pagamento dos instrutores e monitores. Projeto Segundo Tempo - Um Programa Estratégico do Governo Federal tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social . Tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social, além de oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral e condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade.

SECRETÁRIA DE SAÚDE RECEBE NOVOS VEÍCULOS .

A Secretaria de Saúde de Irecê recebeu mais dois novos veículos (um gol e um Voyage) para auxiliar nos trabalhos dos técnicos da secretaria na atenção básica e no Programa DST AIDS. Os novos veículos foram apresentados na tarde desta segunda-feira, 22, no pátio da Secretaria de Saúde e foram adquiridos graças a um convênio da secretaria com o Ministério da Saúde. Um veículo Gol será destinado ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família e dará o apoio as 16 unidades do PSF no município, já o Voyage ficará a disposição da equipe do Programa DST AIDS para o auxilio aos beneficiários do programa. A Secretaria de Saúde já regularizou toda documentação e providencio o seguro dos veículos para por a disposição da sociedade.

FONTE : PREFEITURA DE IRECÊ/Autor: André Luiz .

MAIS DE 307 VIATURAS REFORÇAM O POLICIAMENTO NA BAHIA .

O governo estadual entregou nesta segunda-feira (22), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), 307 viaturas às polícias Militar e Civil e ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Elas fazem parte da segunda etapa da renovação da frota, que até o final de março vai colocar nas ruas mais de 1.200 veículos, reforçando o policiamento ostensivo e as investigações criminais na capital e em outros 265 municípios baianos, como Gandu, Terra Nova, Amargosa e Teodoro Sampaio. A entrega das viaturas integra a execução do Plano Estadual de Segurança Pública. “Estamos na segunda etapa de renovação da frota policial. Tivemos uma primeira, quando foram entregues 600 veículos. Motocicletas, carros-presídios, rabecões e até carros elétricos também vão reforçar nossas ações em toda a Bahia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, César Nunes. Para garantir um melhor gerenciamento da frota, as viaturas foram adquiridas, via licitação, por meio de locação. Assim, a locadora passa a ser responsável pela manutenção dos veículos, desonerando a SSP. Entre os modelos, estão Blazer, Gol, EcoSport, Ranger e Voyage, que serão utilizados, cada um, em ações específicas para inovar a atividade policial. “São veículos que vão fazer frente à criminalidade, viabilizando melhores condições de trabalho aos policiais. Os EcoSports serão destinados ao programa Ronda nos Bairros, as Rangers para as companhias especializadas e as Blazers para o policiamento comunitário”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas. “A qualidade das viaturas dá ao policial uma motivação maior, já que são veículos dotados de ar-condicionado e direção hidráulica, que garantem conforto aos nossos servidores. Sem dúvida, teremos ações mais dinâmicas”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo .

INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA PÚBLICA CRESCEM 20% .

Nunes declarou que a entrega das 307 viaturas reflete a preocupação do governo com a modernização e o fortalecimento da infraestrutura voltada à segurança pública. Para isso, destacou o secretário, os recursos aplicados na área aumentaram em 20%, entre 2007 e 2009, subindo de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,9 bilhão. O governador Jaques Wagner observou que um estudo realizado no primeiro ano de sua gestão constatou a necessidade de uma operação de médio e longo prazo para resgatar a capacidade de trabalho de toda a equipe da SSP e, assim, oferecer um serviço à altura dos tempos modernos . “A entrega das viaturas, hoje, é mais passo dentro de um conjunto de ações, como o Ronda nos Bairros, a reforma de delegacias, contratação de efetivo, aprimoramento dos sistemas de comunicação e inteligência da polícia, qualificação profissional, entre outras. Ninguém tem uma vara de condão ou um coelho na cartola para resolver da noite pro dia a questão da segurança”, ressaltou Wagner. Além das ações citadas pelo governador, destaca-se a aplicação de recursos para a aquisição de 5.284 coletes balísticos, 1.205 armamentos (pistolas, metralhadoras e fuzis), 59.500 munições, instalação da Delegacia Digital e implantação do Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip) e do Sistema Tetra (telecomunicação digital via rádio, com localização GPS) .

FONTE : COMUNICAÇÃO DO GOVERNO  DA BAHIA .

22/02/2010

VEM AI O 1º ENCONTRO DOS CEARENSES EM SÃO PAULO .

Alô galera forrozeira... já estão a venda os ingressos antecipados para o maior acontecimento da terra, o Encontro dos Cearenses em São Paulo. “Em todo canto do mundo tem um Cearense” .

Local: clube da CMTC – av cruzeiro do sul, 808 – metrô Armênia, com as presenças de :


Garanta já o seu por apenas: = R$: 10,00 .

Rua Coronel Trancoso, 21 - Brás  .
INFORMAÇÕES: 2618-4145 .

Loja Mano Véio e Mano Novo .

Rua Coronel Trancoso, 21 - Brás .
Tel.: (11) 2618-4145 .

FONTE : MANO VEIO E MANO NOVO .

CRÔNICA DE JUARES CHAVES : FESTA DE NOSSA SENHORA SANTANA EM GAMELEIRA DO ASSURUÁ .


" Em julho de 2009 , precisamente no dia 26 encontrava-me em Gameleira do Assuruá para mais uma vez participar dos festejos religiosos em homenagem à Senhora Sant'Ana. Desde quando era menino em Xiquexique, ouvia os comentários sobre essa festa que se realizava numa pequenina vila situada no alto da Chapada Diamantina, num clima europeu de 15 graus. Era praticamente uma festa familiar promovida e freqüentada por todos os parentes que residiam ali ou em outras cidades. Na última semana de julho as pessoas que moravam fora de Gameleira, mesmo em outros Estados, começavam a chegar pois a festa não se resumia somente ao dia 26, o dia da Santa, mas por todo os 9 dias que o antecedia nos quais se celebram as novenas freqüentadíssimas por todos os gameleirenses. A procissão vespertina e a missa campal às 18 horas do dia 26 de julho, sempre são promovidas pelos padres sediados na Paróquia de Gentio do Ouro, sede do município a que pertence Gameleira. Chegam geralmente pela manhã para nesse período celebrarem os batizados e algum casamento programado para o dia. São sacerdotes vocacionados mas que por mais que se esforcem não exibem e beleza da missa celebrada pelo Padre Paulo, pois, lhes falta o conhecimento da cultura gameleirense. Além de serem padres oriundos de outros Estados da Federação, permanecem o ano todo residindo na Cidade de Gentio do Ouro e não têm um maior contato íntimo com o povo da Gameleira. Não obstante, isso não empana o brilho da festa ante a alegria do povo pela homenagem à sua padroeira. No ano de 2009, no entanto, a festa de Senhora Sant'Ana, na Gameleira, teve o seu brilho natural aumentado pela presença do ilustre Cidadão do Mundo Dom Luiz Flávio Cappio, Bispo da Diocese da cidade de Barra (BA), pastor da comunidade de Gameleira e que desejando prestigiar a homenagem à Mãe de Maria fez questão de celebrar a missa festiva do dia 26 de julho. A sua decisão de estar presente em Gameleira no dia de Sant'Ana foi alegremente esperada por todos ante o fato de os gameleirenses terem intimidade com aquele prelado muito antes dele ser sagrado Bispo.

Ainda como Frei, foi morador, como ermitão e por muitos anos, numa modesta casa na Chapada Diamantina, próxima à Gameleira, frequentemente visitada por todo os que desejavam receber uma palavra de conforto. A sua elevação dentro da hierarquia católica não lhe tirou a humildade e a modéstia que sempre foram as suas características. Chegou a Gameleira às 9 horas do dia 26 tendo lá permanecido até às 19 horas quando se deu o encerramento da missa campal. Nesse intervalo Dom Luiz fez tudo o que tinha direito e o que lhe dava satisfação fazer. Fez batizados, abraçou os conhecidos, conversou com todos os que lhe cercavam e, para completar, ele próprio acionou o sino da pequenina igrejinha chamando os fiéis para a procissão. Pelo seu modesto vestuário somente as pessoas que o conheciam sabiam da sua alta posição na Igreja, pois, não havia a exibição de nenhum símbolo inerente à condição de bispo católico. Acompanhou toda a procissão caminhando ao lado dos outros padres, sem distinção. Eu o conhecia apenas por fotografias e pelos noticiários e, quando soube da sua presença na festa de Sant'Ana, em julho de 2009 fiquei satisfeito pois era uma oportunidade impar de estar bem próximo daquele grande homem público e lider religioso " .

FONTE : BLOG XIQUEXIQUE ( http://www.xiquexiquense.blogspot.com/ ) .
RESPONSÁVEL : JUARES CHAVES .

VAMPETA ATACA DE TREINADOR PELO NACIONAL DE SÃO PAULO .

A irreverência sempre marcou a carreira de Vampeta, principalmente quando vestiu a camisa do Corinthians. Porém, agora o ex-jogador deverá ter que mudar seu comportamento para seguir o seu novo caminho, o de treinador de futebol. Nesta segunda-feira, o ex-volante acertou contratado com o Nacional de São Paulo. A contratação é resultado de uma parceria entre o Corinthians e o clube da Barra Funda, visando a utilização de alguns jogadores que atuaram na Copa São Paulo de Futebol Júnior com a camisa alvinegra. O pentacampeão mundial chegou ao clube e, inclusive, já realizou o primeiro treinamento com o elenco. De acordo com o presidente do Nacional, Ayrton Franco Santiago, a presença de Vampeta só acrescentará à equipe, principalmente por sua experiência no futebol. "Ele é experiente, conhece muito de futebol, é campeão do mundo com a seleção e está com gana de fazer um ótimo trabalho na nova carreira. Ele já está trabalhando e acredito muito no potencial dele como treinador", comentou.

Quem também fez questão de falar sobre a nova investida do ex-jogador foi o atacante Ronaldo, que acredita no sucesso do novo treinador. "Os ex-jogadores sempre tem experiência, e isso é muito importante. O futebol acaba sendo uma faculdade para a gente e acredito que ele tenha grandes chances de se dar bem", declarou o camisa 9 do Timão. Para Vampeta, a expectativa é a melhor possível para mostrar seu valor também fora dos gramados. "É uma nova etapa na minha vida e estou ansioso em mostrar serviço. Com a estrutura do Nacional e a qualidade dos meninos do Corinthians, com certeza estaremos entre os quatro que sobem para a Série A3", afirmou.

FONTE : GAZETA PRESS .

EM PROPAGANDA, PREFEITO DE SÃO PAULO CULPA CHUVA PELAS ENCHENTES .



Em propaganda exibida na noite desta segunda-feira, na TV aberta, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), afirmou que os sucessivos alagamentos e enchentes são consequências dos quase 50 dias de chuva que atingem o Estado. Ao dividir as responsabilidades com o "mau tempo", Kassab classificou as tempestades como "dilúvio" e disse que "não tem cidade que aguente". As imagens exibidas por volta das 20 horas mostraram também uma ação da Prefeitura de combate a enchentes na zona leste da Capital, uma das áreas mais afetadas desde dezembro do ano passado, quando os temporais começaram.

FONTE : ESTADÃO.COM.BR

20/02/2010

RECORDAR É VIVER !!! QUEM NÃO SE LÊMBRA DA VASP ,VAGABUNDOS ANÔNIMOS SUSTENTADOS PELOS PAIS .

Olha essa galera da Vasp (Vagabundos anônimos sustentados pelos pais) . Pra começar meu irmão Junior de blusa verde com Edilson de regata preta, cacau do seu lado tampinha, Gilmar Feitosa, Flávio de Zé de Moça, Niltinho camisa vinho e shorte preto, Léo de Walmizão, Sandro (Bebéu) camisa branca parecendo chitãozinho, Profº Robson, Neném no pandeiro, finado Neto de Waldemar Araújo em cima é o primeiro da esquerda e era também o presidente da Vasp, Claúdio de Amazilia, Valtinho do lado de Pleurão (Sargento Hélio) , Renan, Vinha, Dilsinho sem camisa em cima do lado de Abizai...na época junto com Altemar Araújo ( irmão do finado Neto de Waldemar Araújo) fundamos a Varig (Vagubundos anônimos registrados na galera). Nessa época Vasp e Varig eram parceiras ,muito famosas por runir muitos "vagabundos" no bom sentido , mas agitavam e muito a Av.JJ.Seabra .


A Vasp ficava concentrada na Av.JJ Seabra no incio da Rua Agrário Avelino e Av.JJ.Seabra ,todos os dias era possivél ver alguem ali assentado,tocando um timbau ,surdo,pandeiro,reco reco,tocando violão e cantando , nessa época quem não trabalhava o pessoal de Xique-Xique dizia que que era mais um da Vasp. Por outro lado nós da Varig ficavamos concentrados na praça da Caldeira sentado no banco debaixo da figueira fazendo o mesmo barulho que o pessoal da Vasp fazia, as duas "instituições tinha carteirinha,não servia muito lá pra essas coisas mas quem tinha era até reverenciado pois não eramos de arrumar confusões nosso intuito era só deixar Xique-Xique mais animada .

ADRIANO BRITO E FAMILIA EM SÃO ROQUE SP, PARTE I .





CONFIRA VIDEOS FEITOS POR MIM EM SÃO ROQUE SP .

EMPRESA DE IRECÊ INVESTE EM CURSOS EM XIQUE-XIQUE .

Não se pode negar que Xiquexique está crescendo, evoluindo. É crescente o número de empresas que estão se instalando na cidade, nos últimos oito meses. A última novidade é na área de cursos profissionalizantes, mais especificamente no campo da informática, a exemplo dos cursos de Operador de Sistemas, Designer Gráfico, Web Designer, Manutenção de Computadores e Redes; isso sem falar em outras áreas como Técnicas de Vendas, Telemarketing, Operador de Caixa, Inglês e Espanhol. Vivendo um momento de expansão e busca de novos mercados, a Expert – Educação Profissional – decidiu instalar uma unidade em Xiquexique, porque, segundo Luiz Júnior, 31 anos, técnico em hardware e administração de empresas, “o xiquexiquense é um povo receptivo, inteligente e disposto a crescer, e também por acreditar que possui potencial de desenvolvimento e, devido a isso, uma necessidade de mão-de-obra qualificada”, acredita Júnior.

O que é a Expert - Educação Profissional? Qual a proposta da empresa? A Expert é uma escola de cursos Profissionalizantes e Idiomas, com sede em Irecê, atuando há 16 anos e com mais de 10.000 alunos formados. Oferecemos mais de 50 cursos nas áreas de informática, inglês e espanhol. Há opção para todas as faixas etárias, desde crianças a partir dos seis anos, adolescentes, jovens, adultos e melhor idade. Afilosofia da Empresa é uma constante atualização dos equipamentos, treino e formação de funcionários no sentido de proporcionar uma melhor formação para nossos alunos.
FONTE : JORNAL PAGINA REVISTA DE ERASMO DETERRA .
SITE : http://www.paginarevista.com/

CONCHEÇA UM POUCO A CAPITAL PAULISTA, CIDADE DE SÃO PAULO .



São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina com uma população de 11.037.593 habitantes e uma área de 1.522,986 Km quadrados. Maior cidade do Brasil, das Américas e de todo o hemisfério Sul, São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo o status de cidade global alfa -, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).

A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e o São Paulo Fashion Week. Décima cidade mais rica do mundo, o município representa, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ser responsável por 28% de toda a produção científica nacional – segundo dados de 2009. O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim "Non ducor, duco", cujo significado em português é "Não sou conduzido, conduzo".

São Paulo é a sexta maior cidade do planeta e sua região metropolitana, com 19.223.897 habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e Baixada Santista; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Estendido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira .

19/02/2010

O CASO DO ASSASSINATO DE NITA CABRITA .


O crime - Na madrugada do dia 1º de fevereiro, segunda-feira, foi encontrada morta, assassinada a pedradas, a cantora Valdete Paranhos do Nascimento, popularmente conhecida por ‘Nita Cabrita’, de 32 anos.

O crime ocorreu no início da madrugada, na rua Três do bairro Polivalente, em Xiquexique. Segundo a Polícia, o principal suspeito é Domingos dos Santos, vulgo ‘Bule’, o qual era namorado da vítima. De acordo com informações, Nita Cabrita fora vista momentos antes de ser assassinada em companhia de Bule. “Uma das testemunhas disse que, ao passar pela localidade do crime, eles estavam conversando na esquina; a testemunha não quis dizer se estavam discutindo ou não, mas soubemos de comentários dessa pessoa que afirmou que realmente eles estavam discutindo”, disse o delegado Alex Roza.

Nita foi encontrada com o rosto irreconhecível devido aos golpes de pedras que sofrera.

A PRISÃO DO SUSPEITO .

Após várias buscas na tentativa de prender o suspeita do crime, a Polícia prende Rubendário dos Santos, o ‘Bule’, namorado da vitima e o último a ser visto com Nita. A prisão ocorreu por volta das 18:hs do dia 1º/2. Bule foi encontrado na residência dos seus pais, debaixo de uma cama. Segundo o delegado, o suspeito temia ser espancado pelos policiais. “Ele alega que temeu a ação da Polícia que, de acordo com suas palavras ‘já chega batendo’. Além dos indícios e depoimentos de testemunhas, foi encontrada no varal, secando, a roupa usada pelo acusado na madrugada em que ocorreu o crime.  A roupa, que apresentava algumas manchas foi encaminhada a Salvador, a fim de ser periciada. “Nós apreendemos essa roupa e encaminhamos para a perícia técnica; a mesma foi encontrada lavada, ainda um pouco úmida, com algumas manchas, mas não dava para identificar se eram de sangue ou não. Por falta de material em Irecê, encaminhei-a para Salvador a fim de averiguar se há vestígios ou não de sangue”, esclareceu o delegado.

BULE FICARÁ PRESO OU NÃO?

Logo após a prisão de Bule, saiu uma conversa de que o mesmo teria sido morto dentro da cadeia. Dias depois outra conversa: ‘Bule fora solto’. A cidade, temerosa, pergunta: Bule vai sair da cadeia, ou vai continuar preso? Na ótica do delegado Alex Roza, o suspeito ficará preso. Segundo Roza, todos os indícios – depoimentos de testemunhas - levam a crer que ‘Bule’ é realmente o assassino de Nita Cabrita. “Mesmo ele continuando a negar a autoria, a constatação de sangue na roupa será indicio para uma condenação; uma testemunha não relatou para nós, mas comentou para terceiros que viu tudo: quando ele deu um ‘murro’ na Nita, a vitma caindo, viu quando ele jogou a cabeça dela contra uma pedra, depois pegou outra pedra e a atirou contra sua cabeça etc. Infelizmente, por pressão de familiares e outros receios a testemunha não nos relatou nada disso. Não podemos forçar ninguém a falar aquilo que ela não quer, pode ser que durante seu depoimento no fórum essa testemunha venha acrescentar provas contra o acusado. Durante seu depoimento o acusado estava muito tranqüilo. Devido à insistência nas perguntas, às vezes ele se irritava, inclusive, em um dado momento chegou a dizer que não iria responder mais nada. Foi um depoimento longo, colhemos informações que foram confrontadas com depoimentos colhidos de testemunhas”.

FONTE : JORNAL PAGINA E REVISTA DE ERASMO DETERRA .
FOTOS  CEDIDAS GENTILMENTE POR PELA COMERCIANTE VERA DOS MÓVEIS NORDESTE .

MINISTÉRIO QUER EXPANDIR MALHA AÉREA E REDE HOTELEIRA DO NORDESTE .

Brasília - A expansão da malha aérea regional e a melhoria de aeroportos e da rede hoteleira são os objetivos do Ministério do Turismo para a Região Nordeste do país. Com projetos na área de infraestrutura, o país pretende atender com excelência turistas que virão para os jogos da Copa do Mundo de 2014 e para a Olimpíada de 2016. Ao comentar o assunto, em entrevista concedida nesta sexta-feira, 19, no programa Bom Dia, Ministro, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou que o Ministério da Defesa tem projeto específico para a aviação regional e tem discutido o assunto com os nove governadores dos estados nordestinos, que têm demonstrado sensibilidade com a questão. Entre as propostas em discussão, de acordo com Barreto, está a redução no valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a aviação regional. "Isso vai gerar facilidades para que a gente tenha de fato uma aviação regional capaz de movimentar os principais centros. O Ceará tem feito a lição de casa, com a ampliação dos aeroportos regionais." A entrada no mercado consumidor de 20 milhões de pessoas, ocorrida nos últimos anos, segundo ele, impulsionou o turismo no país, por isso o ministério trabalha para criar uma “cultura de viagem”. A competição entre as companhias aéreas resulta em baixa nos preços de passagens e se torna um “gargalo a menos a ser enfrentado".

Barretto cita, em relação ao Piauí, como rota do turismo náutico internacional, a inauguração de um aeroporto em Parnaíba (região litorânea do estado) e outro em São Raimundo Nonato. A ampliação do porto e a construção de uma marina em Luis Correia (PI) são outras prioridades do estado, segundo ele. O ministro ressaltou a necessidade de se trabalhar para atrair a atenção dos cerca de 1 milhão de turistas argentinos que visitam o Brasil anualmente. "Esperamos que eles passem a visitar também a Região Nordeste, onde poderão encontrar diversidades que não existem no Sul, atualmente a rota preferida". Luiz Barreto afirmou que, graças a trabalho conjunto da Polícia Federal com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e embaixadas, tem se conseguido combater o turismo sexual, "que é uma preocupação constante". Ele lembra que "não é bom para nenhum hotel receber esse tipo de turista”.

FONTE : AGÊNCIA BRASIL .
FOTO : ALBERTO OLIVEIRA/TRIBUNA DA BAHIA ONLINE .

ELTON JOHN : JESUS ERA GAY .

Em entrevista a revista norte-americana Parade, o música britânico Elton John, 62 anos, disse acreditar que Jesus era gay. "Acho que Jesus tinha muita compaixão, era um homem gay superinteligente que entendeu os problemas da humanidade". "Jesus queria que nós amássemos e perdoássemos. Eu não sei o que faz as pessoas serem tão cruéis. Tente ser uma lésbica no Oriente Médio - é melhor estar morto", completou.  Na entrevista, Sir Elton John também contou como conheceu seu companheiro, David Furnish, 47 anos. "Senti-me atraído por David imediatamente. Ele estava muito bem vestido, era muito tímido. Na noite seguinte, nós jantamos. Depois disso, nos apaixonamos muito rápido", contou. Elton John não foi a primeira estrela do mundo da música a proferir considerações não muito cristãs. Há 44 anos, John Lennon declarou que os Beatles eram mais populares que Jesus. No começo da década de 90, Madonna também causou polêmica ao beijar um santo no videoclipe da música "Like a Prayer

FONTE : YAHOO NOTICÍAS .

ESTRADA DANIFICADA LEVA COMERCIANTES E TAXÍSTAS A REALIZAR PROTESTO EM IRECÊ .

Visitaram a redação do plantão de notícias do Cultura&Realidade, na tarde de hoje, os comerciantes Edinor Angelo Barreto, 44, Ulisses Batista de Oliveira, 39 e o taxista Ivan Tavares de Souza, 39, para denunciar o sofrimento dos moradores dos municípios de Ibititá, Ibipeba e Barra do Mendes com a estrada que liga estes municípios à cidade de Irecê. De acordo com eles a estrada foi danificada no início do último governo de Paulo Souto, que a recuperou em 2006, mas a obra não durou três meses, tendo parte dela se deteriorado com as primeiras chuvas daquele ano. “No atual governo uma empreiteira chegou a iniciar a reconstrução total da estrada, mas abandonou as obras, alegando falta de pagamento, deixando só os escombros, inclusive com elevados riscos de acidentes, principalmente entre os municípios de Ibititá e Ibipeba”, diz Ulisses. O taxista Ivan, que faz a linha de Irecê para Ibititá duas vezes diariamente informa que está ficando inviável a sua atividade. “Está muito difícil, as estradas estragam demais os veículos, exigindo manutenção acima do normal, muitas vezes quebram no meio da estrada, fazendo atrasar os compromissos dos nossos passageiros”, afirma ele.

Outro fato que preocupa é que os acidentes ocorrem com maior frequência e não há como realizar socorro em condições seguras de salvar vidas. “Eu mesmo passava na hora de um acidente envolvendo o Corsa do agricultor Valdemar Carvalho, do povoado de Canoão, que teve a barra de direção quebrada . O carona de pré-nome Vilé, que vinha com ele morreu na hora e Valdemar foi levado para o Hospital Regional de Irecê, onde os médicos alegaram que a demora no atendimento agravou os danos físicos da vítima, sendo transferido com urgência para Salvador, onde veio a óbito no Hospital Geral do Estado” afirma Ivan. Edinor chama a atenção para o fato de que as atividades econômicas estão sendo afetadas. “Temos vários problemas, pois os prejuízos são significativos. Primeiro não estamos tendo como transportar a produção agrícola e por outro lado, as distribuidoras de produtos de interesse dos consumidores locais não estão atendendo nossas necessidades nos prazos certos”, disse.

MOVIMENTO – Angustiados com as constantes promessas não cumpridas do governo, eles fazem parte de uma comissão que está articulando um manifesto, através do qual pretendem chamar a atenção das autoridades políticas da região e do estado, visando a reforma da estrada. Eles vão se reunir na próxima terça-feira, 23, às 9 horas, na Câmara de Vereadores de ibititá, para definirem a estrutura e estratégias do ato. “Não dá para esperar mais, chegamos ao nosso limite. São quase oito anos de sofrimento”, diz Ivan. Eles pretendem interditar a estrada e mobilizar o Ministério Público, visando impetrar Ação Civil Pública contra o Estado.

FONTE : JORNAL CULRURA & REALIDADE DE IRECÊ ,

PARA CHINA, REUNIÃO DE OBAMA COM DALAI LAMA AFETA RELAÇÕES .

PEQUIM (Reuters) - A China acusou o presidente dos EUA, Barack Obama, de arranhar os laços entre os dois países ao se reunir com o Dalai Lama e alegou que agora cabe ao governo norte-americano reparar as relações bilaterais. O país, no entanto, suspendeu as ameaças de retaliação. Apesar da pressão chinesa que antecedeu ao encontro, Obama recebeu na quinta-feira o Dalai Lama na Casa Branca. Em nota após o encontro de quase uma hora, a Casa Branca disse que Obama "elogiou o compromisso do Dalai Lama com a não violência e sua busca pelo diálogo com o governo chinês", e que ambos "concordaram quanto à importância de uma relação positiva e cooperativa entre os Estados Unidos e a China."

O governo chinês respondeu ao encontro com a veemência esperada, mas não mencionou nenhuma retaliação capaz de agravar as diferenças entre as duas potências. "A ação dos EUA representa interferência séria em assuntos internos chineses e atingiu seriamente o povo chinês e danificou seriamente as relações China-EUA", disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês Ma Zhaoxu em comunicado divulgado no site ministerial (http://www.mfa.gov.cn/). As relações entre China e EUA passam por um momento conturbado também devido a outras questões, como censura na Internet, política cambial e a venda de armas dos EUA a Taiwan. A China acusa o Dalai Lama de pregar o separatismo tibetano, embora o líder budista, exilado na Índia desde 1959, afirme defender apenas mais autonomia para a sua região.

FONTE : AGÊNCIA REUTERS , Por Chris Buckley .

18/02/2010

ADRIANO BRITO E FAMILIA EM SÃO ROQUE-SP,PARTE II .

















A cidade de São Roque foi fundada em 16 de agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros , conchecido também como Vaz Guaçu-O Grande . O nome de São Roque origina-se da devoção de seu fundador por este santo .Atraído pelos encantos da região Pedro Vaz estabeleceu-se com a familia e cerca de 1.200 indígenasas margéns dos ribeirões Carambeí e Aracaí , começando assim a cultivar trigo e uva,mais tarde imigrantes italianos e portugueses , cobriram as encostas dos morros com vinhedos, instalarm suas adegas e transformaram São Roque na "Terra do Vinho" .

PROIBIÇÃO DA VENDA DE PRODUTOS DE CONVENIÊNCIA EM FARMÁCIAS ENTRA EM VIGOR NESTA QUINTA-FEIRA .

Começam a vigorar amanhã (18), as novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a venda de produtos em farmácias. Fica proibida a venda de produtos de conveniência e restringidas a exposição de medicamentos nas prateleiras. Os estabelecimentos que descumprirem a norma podem pagar multas de até R$ 1,5 milhão. As novas regras integram a RDC 44, resolução de 17 de agosto de 2009 da Anvisa, que dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas. Segundo o texto da resolução, as medidas são necessárias para assegurar a qualidade e segurança dos produtos oferecidos e dos serviços prestados em farmácias e drogarias, além de contribuir para o uso racional desses produtos e para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Uma das determinações da resolução é que só podem ser expostos nas prateleiras, produtos de perfumaria e fitoterápicos. Para a compra de remédios como analgésicos ou antiácidos, o cliente terá que pedir ao farmacêutico, pois esses medicamentos devem ficar atrás do balcão de atendimento. Para quem descumprir as regras, a Anvisa prevê multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Além das multas, o estabelecimento pode ser penalizado com a apreensão de mercadoria e até cancelamento do alvará de funcionamento.

De acordo como presidente executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, a medida será ruim para as farmácias. Segundo ele, no Brasil existem 15 mil farmácias onde também funcionam serviços bancários. “São inúmeros municípios no Brasil que não têm nenhum banco público. O maior prejudicado é o cidadão, pois se as farmácias não têm mais receita, elas vão cortar custos ou aumentar os preços, além da diminuição da oferta de empregos”. Barreto assegura que todas as farmácias brasileiras já têm uma medida judicial e não precisam cumprir essa resolução. Além da Abrafarma, que já havia obtido uma decisão judicial em outubro do ano passado, as entidades que cobrem as outras farmácias, (ABC Farma e a Febrafarm) também já obtiveram decisões judiciais. “Não há base legal para que a Anvisa proíba farmácias de vender produtos de conveniência nos estabelecimentos. Isso tinha que estar numa lei e não está. A Anvisa foi além da sua capacidade legal, e portanto, essa decisão não é válida e aí nós temos várias medidas judiciais a respeito”, disse.

De acordo com a Anvisa a resolução está vigente e deverá ser cumprida por todos os estabelecimentos do país. A agência afirma que nenhuma liminar foi concedida para desobrigar o cumprimento integral da norma. As liminares concedidas são temporárias e limitadas, pois aplicam-se somente às Instruções Normativas IN nº 9 e 10, que tratam da venda de produtos alheios à saúde e da exposição dos medicamentos isentos de prescrição, afirma a agência. Que diz também que as decisões valem apenas para os estabelecimentos que estavam filiados às entidades amparadas por liminar no momento do ajuizamento da ação. A fiscalização será realizada pela vigilância sanitária estadual ou municipal a partir desta quinta-feira (18).

FONTE : AGÊNCIA BRASIL .

DALAI LAMA CHEGA AOS EUA PARA REUNIÃO COM OBAMA .

WASHINGTON (AFP) - O Dalai Lama, líder espiritual tibetano no exílio, chegou nesta quarta-feira aos Estados Unidos, onde se reunirá amanhã com o presidente americano, Barack Obama, um encontro firmemente condenado pela China. O monge de 74 anos chegou ao Aeroporto Internacional Dulles, nas cercanias de Washington, de onde foi levado sob forte esquema de segurança para um hotel no centro da capital americana. Lá, receberá ainda nesta quarta-feira um grupo de tibetanos que celebram o ano novo Losar. O Dalai Lama, que vive no exílio na Índia desde 1959, se reunirá separadamente com Obama e com a secretária de Estado Hillary Clinton. Os Estados Unidos se negaram a cancelar a visita, apesar das agressivas advertências da China de que esta atitude poderia prejudicar as relações entre Washington e Pequim.

FONTE : AFP .

A CIDADE DA BARRA BA ,GANHA UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA .

Representante do MEC visita instalações da Universidade Aberta do Brasil, UAB.




O prefeito, Artur Silva Filho, e o secretario municipal de educação, João Rogério de Lima Azevedo Júnior, receberam o Professor Edilson, representante do Ministério da Educação, MEC, em uma visita ao provável prédio onde será instalada a Universidade Aberta do Brasil. A UAB tem início de funcionamento previsto para junho do corrente ano. Universidade pública gratuita de excelente qualidade, é mais uma grande conquista do governo “Compromisso com o Desenvolvimento” para o povo da Barra.

17/02/2010