29/04/2010

XIQUE-XIQUE É NOTÍCIA EM SITE MINEIRO "OS CHICOS", O BLOG XIQUESAMPA TEM SEU RECONCHECIMENTO .

Aqui vamos conferir a passagém do jornalista GUSTAVO NOLASCO e o fotógrafo LÉO DRUMOND de BELO HORIZONTE MG "OS CHICOS" por Xique-Xique, resgatanto personagéns onde será documentada a cultura oral das comunidades do rio São Francisco .

O CACTUS MAÍS IMPORTANTE DO SÃO FRANCISCO :
Quando encontramos uma cidade chamada Xique-xique e que recebe o nome só porque está localizada em uma região de grande concentração deste cactus, imaginamos logo não ser um município antigo e de valor histórico. A atual aparência do cais do porto e a falta de hospedagem, nos fez imaginar o pior.

Os hotéis estavam cheios, servindo às empreiteiras que estão construindo grandes obras de irrigação na região. E a primeira impressão da área do atual cais de Xique-xique não foi das melhores: do antigo e histórico Mercado das Frutas não se consegue ver o rio São Francisco. Um enorme paredão de quase 4 metros de altura foi construído ao longo de toda a margem. A sensação que se tem é de que o rio São Francisco foi todo murado, faltando apenas cercas elétricas ou de arame farpado.

Aos poucos, o desejo de deixar rapidamente a cidade foi desaparecendo. Com ajuda de parceiros, começamos por encontrar um bom e simples pouso. Em seguida, resolvemos passar por cima da muralha do cais e ver de perto o porto de Xique-xique. A movimentação de barcos era intensa. E não eram barcos pequenos. Eram barcas grandes. Num vai e vem frenético. A água já barrenta do São Francisco dava um belo contraste com o colorido das barcas e dos potes de barro, peixes, legumes, verduras e frutas espalhadas ao longo do porto. A gota d’água para a nossa mudança de impressão foi o encontro com Chico de Né. Em poucos minutos de conversa, ele se tornou nosso personagem! Sua história de vida, sua simplicidade e, principalmente, sua risada nos conquistou. Era impossível ficar triste depois de ouvir Chico de Né soltar sua risada!!! Perto dele, Caetano não iria querer ver a de Irene .

Também tivemos a oportunidade de conhecer o povoado de Marreca Velha, às margens do Velho Chico. Uma vila basicamente formada por pescadores e que fica de fronte a imensas dunas de areia. Cenário raríssimo nos 2.700 quilômetros do São Francisco. Se a desconfiança com Xique-xique já tinha ido embora, a admiração ainda não tinha chegado totalmente, mas bastou um pouco de pesquisa sobre a história da cidade para nos rendermos . Xique-xique foi um importantíssimo centro quando da exploração de metais e pedras preciosas na Chapada Diamantina. Numa época em que as margens nordestinas do São Francisco se dividiam entre os impérios da Casa da Ponte e da Casa da Torre, no final do Século XVII e início do Século XVIII .

Neste período, o São Francisco recebia o codinome de Rio dos Currais, pelo grande número de fazendas de gado às suas margens. E eram essas fazendas que supriam de alimentos os devoradores de ouro e diamantes da Chapada. E exatamente próximo a Xique-xique passava a Estrada de Dona Joana, via de acesso dos mineradores aos alimentos do Velho Chico. Sabedores da história, fomos até a Ilha do Miradouro, onde Xique-xique começou. Aos muitos trancos e inúmeros barrancos, a primeira capela da Ilha ainda está em pé. Infelizmente, seu estado de conservação está longe da qualidade da história do município. Mas essa foi a Xique-xique para nós: aos trancos e barrancos. Mas nos conquistou .

A nossa admiração a Xique-xique e sua história também deve ser creditava a alguns grandes amigos: Adriano Brito (Blog http://www.xiquesampa.blogspot.com/ ), nosso braço paulista do São Francisco; a Poliana Pinheiro, pela sua sensibilidade; Juarez Chaves, baluarte da história de sua cidade; Jorge Meira, nosso parceirão; e João da Água, o maior contador de piadas de Xique-xique .


Veja o comentário no site de "OS CHICOS " sobre a minha pessoa .

" Adriano, se não for em Xique-xique, um dia ainda vamos nos encontrar pessoalmente mesmo que em Sampa. O seu trabalho por Xique-xique é exatamente o que queríamos que todos os ribeirinhos fizessem: lutasse pela preservação da história de suas cidades. Abraço" .


Mais uma vês muito obrigado a Gustavo e a Léo pelo reconchecimento ao BLOG XIQUESAMPA,tenha certesa que se precisarem novamente , não tetubeia duas veses,estou as suas disposições.E stamos unidos por uma só causa,ajudar na sobrevivência do VELHO CHICO e sua REVITALIZAÇÃO . Queria agradecer a JORGE MEIRA pela força e o empenho para com GUSTAVO e LÉO DE "CHICOS". Só ajudei a divulgar a minha querida Xique-Xique e ainda a nossa cidade terá mais surpresas,pois o que eu poder apresentarei a nossa cidade da melhor forma possível .

CONFIRA O SITE "OS CHICOS", ACESSE http://www.oschicos.com.br/

GOVERNO ENTREGA VIATURAS, ESTRADAS E ANÚNCIA OBRAS EM PORTO SEGURO .

Nesta sexta-feira (30), a partir das 14h, o governador Jaques Wagner estará em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, para entregar 12 viaturas às Polícias Civil e Militar, a restauração de um trecho da BA-987 e autorizar obras de saneamento e infraestrutura. Serão entregues 16 viaturas padronizadas – quatro para a Polícia Civil e 12 para a Militar -, distribuídas entre os municípios de Itabela, Caravelas, Prado, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Ibirapuã, Itamarajú, Jucuruçú, Lajedão, Medeiros Neto, Porto Seguro e Itanhém .


Mais de R$ 3,6 milhões foram investidos na restauração e pavimentação de 5,1 quilômetros da BA-987, trecho que liga Trancoso à BA-001. A obra facilita o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros, o turismo e beneficia 295 mil habitantes dos municípios de Porto Seguro, Cabrália e Eunápolis. Nas obras de saneamento e infraestrutura, a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Conder, o investimento do Governo da Bahia é R$ 2 milhões.

FONTE : AGECOM BA .

POLÍCIA PRENDE AUTOR DO CRIME DE UMA SENHORA EM NOVA IGUIRA DISTRITO DE XIQUE-XIQUE BA .

Ontem, 28/04/10 a polícia civil conseguiu identificar e prender o menor de iniciais D.R.S de 16 anos, acusado de matar a senhora Maria Francisca de 75anos no povoado de nova Iguira distríto de Xique-Xique BA. Em depoimento a polícia, o adolescente confessou que bebeu e por volta da meia noite foi em direção a casa da vítima e propôs manter relações sexuais com a senhora.

Só que ela recusou, e com isso deixou irritado. Então o menor pegou um machado e arremessou contra ela e foi embora, e só no outro dia ficou sabendo da morte de Dona Francisca. Segundo o delegado Alex Rosa, o adolescente deve ser encaminhado para uma instituição que abriga menores delinqüentes.

FONTE : BLOG DO JOTTA ENNE .

CONFIRMADAS ATRAÇÕES DA REMAFOLIA 2010 EM REMANSO BA .



DIA 14/05 - Blak Style, O Báck e Rapazolla

DIA 15/05 - Guig Guetto, Chicana e Harmonia

DIA 16/05 - Capitão Axé, Margareth e Sergio do Forro no Tradicional Arrastão

+ Atrações Regionais . A Remafolia 2010 é uma realização da Prefeitura Municipal de Remanso e apoio do Site RemansoNet - Site Oficial .

A cidade de Remanso é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado às Margens do Rio São Francisco. Sua população estimada em 2009 é de 39.705 habitantes segundo o IBGE. Fica às margens do "Lago de Sobradinho", o maior lago artificial do mundo em espelho d'água, onde foi construída a hidrelétrica de Sobradinho, possui muitos atrativos turísticos naturais, a maioria deles ligados ao Rio São Franscisco. Na borda do lago têm-se a Praia de Amaralina ou Prainha, o caís, os passeios pelo rio São Francisco, as ruínas da “Velha Cidade”, entre outros. A gastronomia regional (galinha caipira, pescados e carne de bode), o micareta, conhecido atualmente como “Remafest” Hoje "Remafolia", a festa de Nossa Senhora do Rosário são outros atrativos importantes do município. O prefeito é o José Clementino de Carvalho Filho (Zè Filho) (PR) (2009 – 2012),o aniversário da cidade é no dia 08 de Agosto .

É em Remanso que tem umas das melhores Bandas de Baile de Forró do Brasil a BANDA REAL SOM .

FONTE : WILKIPÉDIA E REMANSONET.COM .
SITE DA PREFEITURA : http://www.remanso.ba.gov.br/
UMA BOA DICA [E O BLOG DO FILHO DE REMANSO CHRISTOVAM LOPES REGIS JÚNIOR MAIS CONCHECIDO COM TOVINHO REGIS,ACESSEM http://tovinhoregis.wordpress.com/

SÉRIE UM XIQUE-XIQUENSE PELO MUNDO !!! CONHEÇA O AUXILIAR DE NECRÓPSIA GILSON JÚNIOR .

A terça-feira começou turbulenta para o baiano Gilson Alves Santiago, de 47 anos. O telefone de sua casa tocou às 4h40 da madrugada e ele teve de pular da cama para dirigir-se ao trabalho no Instituto Médico Legal (IML), instalado nas dependências do Cemitério Montenegro. Naquela manhã, realizou três necropsias - sendo duas mortes naturais e uma ocasionada por acidente violento. Quando recebeu a equipe de reportagem, a sala de azulejos e pisos brancos, equipada com mesas de aço inox próprias para as autópsias, estava sendo lavada. No chão, ainda havia sangue e o cheiro forte impregnava o ar. Para quem não está acostumado, chega a embrulhar o estômago.

Assim que desligou o telefone, na administração, o simpático baiano traçou um sorriso nos lábios. De pronto, quis mostrar as reformas estruturais no local onde trabalha há 14 anos. E avisou: "Só não permitimos fotos da sala de necropsia". Gilson conduziu o bate-papo de forma descontraída, embora o ambiente trouxesse uma certa repulsa e até mesmo um calafrio ao organismo dos visitantes. Em instantes, chegou uma urna com o corpo de uma senhora de meia-idade, que precisaria de tanatopraxia - técnica de conservação do corpo. No caso dela, a face estava arroxeada - fenômeno conhecido como cianose - e seria necessária a drenagem de líquido do organismo para a cor natural ser restabelecida. Gilson vestiu rapidamente as luvas, o jaleco e a máscara para explicar - sobre o corpo daquela senhora - como seria o procedimento da tanatopraxia. Lá fora, a família inconformada com a morte aguardava o velório.

Rotina - Para o auxiliar de necrópsia, toda essa rotina é normal. No IML, só atua nas autópsias de corpos que tiveram morte violenta. Porém, o mais difícil para Gilson é lidar com a dor dos familiares. "Eu me dou bem nesse serviço e sinto que estou ajudando as pessoas. Para mim, é como se fosse um trabalho de assistência social porque lido com a dor de cada família; ouço várias histórias e acabo até chorando em alguns casos. No início, quando precisava fazer a necropsia de uma criança eu chorava demais. Hoje em dia me habituei ao trabalho, mas não digo que perdi a sensibilidade ou fiquei frio. É que estou mais concentrado em resolver o problema das famílias", afirma Gilson, que brincou muito de soltar pipa no Cemitério Montenegro quando criança e nunca imaginou um dia trabalhar no local.

Filho de Valdevino Alves Santiago e de Maria da Silva Santiago, Gilson nasceu em Xique-Xique (BA) e passou sua infância por lá. Veio morar em Jundiaí com os pais aos 6 anos de idade. Já adolescente, trabalhou em padaria, mas logo depois da maioridade foi para a área da saúde pública. Formou-se Técnico em Patologia Clínica e durante 11 anos trabalhou no laboratório de análises clínicas do Hospital São Vicente de Paulo. "Ali eu via muita gente morrer, principalmente vítimas de HIV. Ficava chocado com as mortes até que um dia me inscrevi no concurso para a área de necropsia. Passei e fui para o IML de São Paulo, onde fiquei três meses e me transferiram para Jundiaí", explica o moreno de olhos azuis.

Procedimentos - Segundo Gilson, necessitam de necropsia todos os corpos que não têm declaração de óbito e também os de mortes violentas - no caso de acidentes e homicídios. Além da autópsia, os técnicos do IML realizam a tanatopraxia e a restauração dos corpos - quando há deformidades ou mesmo ausência de pele. Os dois serviços não são oferecidos pelo município, como ocorre em Curitiba (PR), considerada modelo nos procedimentos do IML. Aqui ainda é preciso pagar pela técnica de restauração e conservação dos corpos. "Há familiares que não gostam de lacrar o caixão e, então, solicitam o serviço para poder ter uma última lembrança da pessoa no velório. Reconstituímos e maquiamos as áreas atingidas e deixamos o corpo perfeito", conta. Um dos momentos mais difíceis para Gilson, durante esses 14 anos em que está no IML, foi a execução da necropsia no corpo do médico José Roberto Asta Bussamara, seu amigo e companheiro de trabalho durante anos. Outro fato que o chocou foi a morte de Anelita Silva Silva, de 35 anos. Ela também era auxiliar de necrosia e dividia a sala com Gilson.

As crianças degoladas com uma serra elétrica pela mãe, em Jundiaí, também passaram pela sala do auxiliar. "Eu jamais vou esquecer aquela cena, de ver as crianças na situação em que ficaram", diz Gilson, agora sentado no banco do jardim em frente ao IML. O espaço foi criado em homenagem a Bussamara. A todo momento, alguém chega para pedir informações ao simpático moreno. Enquanto a entrevista transcorria na parte externa do instituto, mais um corpo chegou e, desta vez, precisaria apenas de maquiagem. Nessa profissão, Gilson tenta maquiar o que o destino já não pode mudar: a morte.

FONTE ANANEC/PAULA MESTRINEL . Esta notícia foi atualizada em 15/6/2008 .

NOTICÍAS DA CIDADE DA BARRA .

Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, Barra já está na final !

A Prefeitura da Barra que concorre com dois projetos na Categoria Destaques Temáticos - o Piscicultura Água Branca, e a Implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – já é um dos doze finalistas da 6ª edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor. Dia 29 de abril, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, serão anunciados os três vencedores da etapa estadual. O primeiro colocado de cada Estado concorrerá na etapa nacional, em data a ser divulgada. Agora é cruzar os dedos e torcer pelo primeiro lugar !

* Futebol na Zona Rural,O Campeonato já começou !

A Prefeitura da Barra através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio dos diretores e coordenadores das escolas do campo, promove desde o dia 17 de abril o Campeonato de Futebol da Zona Rural. A primeira fase, da competição está dividida em oito polos com quase 80 equipes no total. É só escolher uma delas e ir lá torcer por nossos atletas.

* Audiência Pública do Plano Municipal de Educação Participe !

Dia 29 de abril, às 7h e 30min, no auditório Padre Alkimim (Escola Municipal Professora Sylvia Araújo), acontecerá a Audiência Pública do Plano Municipal de Educação. Participe! Pois é esse Plano que definirá todas as ações e políticas educacionais do município para os próximos dez anos .


* Cinco Inaugurações em Ibiraba, Dia 02 de maio às 11hS!

O Centro Turístico de Ibiraba, que é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério do Turismo, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Turismo da Bahia e Bahiatursa, será inaugurado dia 02 de maio, às 11h, na sede do Distrito. No momento, também serão entregues à população: a agência dos Correios, a iluminação da quadra poliesportiva e o laboratório de informática. Além disso, o Prefeito Municipal irá oficializar o início do Ensino Médio no Campo .

Vá e leve toda a sua família para prestigiar e comemorar mais uma vitória do povo da Barra. É o “Governo Compromisso com o Desenvolvimento” levando melhorias para a população da zona rural.

FONTE : ASCOM PM BARRA .

BLOG XIQUEXIQUE : CRÔNICA DO CINE BONFIM .

Como vimos em estória anterior, a VOZ DA LIBERDADE criada pelo coletor federal Sr. Castilho foi extinta após a descoberta de que o empreendimento havia sido realizado com dinheiro público desviado da Coletoria Federal (ver matéria de. 20.02.10). O outro cinema, "Cine Neide" que funcionava na VOZ DO BARRANCO que vinha sendo mantido por alguns empresários de Xique Xique, inimigos do Sr. Castilho, apenas por uma questão de honra, extinta a causa da sua existência, também fechou suas portas. Xique Xique que contava com 2 cinemas, ficou sem nenhum. Encerrado o processo administrativo e judicial contra o Sr. Castilho, o acervo patrimonial de A VOZ DA LIBERDADE, composto pelos equipamentos da sala de projeção e a sorveteria, foi levado à praça sendo arrematado pelo comerciante Custódio Moraes com o objetivo de manter a sala de projeção agora rebatizada de CINE BONFIM e com entrada pela Rua do Perau. Recomeçava assim, mais uma vez, a movimentação cinematográfica em Xique Xique. Prático como sempre Custódio utilizou mão de obra local para o funcionamento do novo empreendimento, mantendo como locutor, comandando o sistema de alto falantes e o carro de propaganda do cinema, o famoso Mario Leandro (ver 11.11.09), na época conhecido como Mario Veio. Na cabine, operando as máquinas de projeção, também manteve o Sr. Zenhô Vogado de Araújo, que já vinha trabalhando nessa parte desde os tempos da VOZ DA LIBERDADE.

Entusiasmado com a aquisição do cinema, cuja estrutura era bem superior à da antiga VOZ DO BARRANCO que, precariamente funcionou na cidade, Custódio Moraes, o novo dono, se dispôs a introduzir algumas inovações e novidades na arte de projetar filmes. Lembro-me que uma das primeiras melhorias chegadas a Xique Xique foi a introdução da lente e da tela retangular que permitiram a projeção de filmes na modalidade “cinemascope”, que estava muito em moda nos cinemas das grandes cidades. Após a adoção do “cinemascope”, Custódio decidiu substituir o projetor que arrematara junto com o cinema, o qual mesmo apresentando a vantagem de uma projeção ininterrupta não fornecia uma imagem de boa qualidade por questão de luminosidade. No intuito de melhor servir aos cinéfilos partiu para aquisição de um projetor a arco voltaico passando assim a projetar files de 35 mm, fitas que continham as grandes filmagens.

Os assentos do CINE BONFIM ainda continuavam os mesmos da VOZ DA LIBERDADE, bancos de tábua corrida, afixados num piso inclinado o que permitia um maior conforto aos usuários. Mas, dando continuidade à introdução de melhorias no cinema, os longos banco de madeira foram substituídos por cadeiras individuais e anatômicas, bem como foram colocados ventiladores que atenuavam o calor do ambiente.

Apesar de todas as inovações introduzidas o CINE BONFIM continuava operando no mesmo local da antiga VOZ DA LIBERDADE, a Rua Mal. Deodoro, e o desejo de Custódio, o novo proprietário, era construir uma melhor e maior sede para o seu cinema que vinha de vento em popa. Após amealhar algumas economias, foi levantado um prédio na Avenida J. Seabra bem maior e mais confortável que as velhas instalações da VOZ DA LIBERDADE. Mas, por esse tempo, no começo dos anos 1980, a novidade da televisão que jogava sua programação de novelas e filmes por todo o interior do Estado, decretou a morte e o fechamento de centenas de cinemas espalhados por todas as cidades do interior. Xique Xique não foi exceção e lentamente a procura de ingressos para assistir filmes foi se reduzindo drasticamente e em pouco tempo o CINE BONFIM, também, teve as suas portas fechadas por inviabilidade econômica e, a cidade continua sem sala de cinema até os dias de hoje, no que pese o ressurgimento, nas grandes cidades, do salutar hábito de ver filmes.

FONTE : BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES .
ACESSE : http://www.xiquexiquense.blogspot.com/

HEBE CAMARGO ESTÁ LIVRE DE CÂNCER .

A apresentadora Hebe Camargo está recuperada do câncer de que sofria desde o início do ano. Em comunicado enviado aos veículos de imprensa na tarde desta quarta-feira, 28, a assessoria de Hebe afirmou que "o câncer que a acometia já não exite mais". "Deus nunca me abandonou, nunca vi a vida com tanta alegria", disse a apresentadora. Um exame feito nesta quarta comprovou que a apresentadora pode ficar mais tranquila: a partir de agora está livre da quimioterapia. "Sabemos que ainda há um período a ser percorrido até que tudo esteja resolvido, mas esta é uma grande notícia aos fãs de todo o Brasil que acompanharam e oraram por nossa querida Hebe", complementa o comunicado.

Na primeira quinzena de janeiro de 2010, a apresentadora descobriu nódulos no peritônio, película que envolve o estômago, e logo depois iniciou as sessões de quimio .
 
FONTE : YAHOOTECONTEI.COM.BR

IRECÊ GANHARÁ ÁREA PARA ESTACIONAMENTO COM A URBANIZAÇÃO DO LARGO CARLOS CHAGAS .

O Largo Carlos Chagas (área do antigo Colégio Dermi) na Av. Adolfo Moitinho irá dispor de uma área para estacionamento .

O ordenamento do trânsito de Irecê é hoje uma das prioridades do Governo Municipal. A prefeitura de Irecê, já protocolou junto ao Ministério das Cidades um projeto arrojado para o ordenamento do trânsito no município. Enquanto aguarda a tramitação do projeto no ministério, a prefeitura de Irecê vem desenvolvendo algumas ações para já ir adequando a cidade a esta nova realidade. Dentre estas ações está à urbanização do Largo Carlos Chagas (área em frente ao antigo Colégio Dermi) que irá dispor de uma área para estacionamento, espaços cada vez mais raros no município. Para o Secretário de Infraestrutura, José Marcelino, a prefeitura buscou resolver dois problemas em uma só obra: A recuperação asfaltica com drenagem da Adolfo Moitinho e a Urbanização do Largo Carlos Chagas, com uma pequena praça com o espaço para estacionamento. “Com a urbanização do Largo Carlos Chagas nós não só estaremos criando mais um espaço público com estacionamento, como também resolveremos o problema do trânsito em um dos pontos mais críticos da cidade”.

A obra de recuperação da Avenida Adolofo Moitinho e urbanização do Largo Carlos Chagas é a primeira demanda do Orçamento Participativo a ser executada pela prefeitura de Irecê e está orçada em mais de R$ 370 mil. Todo investimento será feito com recursos próprios do Município. Será recuperado o trecho que fica entre o Terminal Rodoviário e o Largo Carlos Chagas e além da recuperação asfáltica será construído um sistema de drenagem, o que resolverá em definitivo todo o problema das ondulações e desgaste da malha asfaltica da Avenida, que é uma das principais portas de entrada da cidade.

Segundo Adonias Dourado, responsável pela empresa que executará a obra, serão necessários cerca de 60 dias para a conclusão de todo o projeto. Em vista disto, a Secretaria de Infraestrutura deu início a um plano de desvio do trânsito para rotas alternativas e adequação do acesso para comerciantes daquela área e a população em geral.

 FONTE : ASCOM PM IRECÊ/Autor: André Luiz .

27/04/2010

DEU NO SITE "OS CHICOS" : XIQUE-XIQUE CONTADA PELOS FILHOS AUSENTES .

A cidade de Xique-xique foi a que mais referências tinha na internet, quando da pesquisa prévia feita pela produção de Os Chicos nas cidades que constavam no roteiro de viagem. Foram encontrados bons sites sobre a história e o dia-a-dia da cidade. Mas o mais impressionante é que todos eles eram feitos por filhos da terra que moravam em outras praças. O principal foi o http://www.xiquesampa.blogspot.com/ /. O blog foi criado em abril de 2009 por Adriano Brito, um xique-xiquense que reside em São Paulo/SP. Atualizado diariamente, o blog tanto dá notícias sobre o dia-a-dia da cidade, como também publica matérias sobre a história de Xique-Xique .

O blog divulgou e acompanhou toda a passagem da equipe do projeto Os Chicos pela cidade. Inclusive, o principal apoiador de Adriano Brito no blog, Jorge Meira, foi quem deu estrutura para que o jornalista Gustavo Nolasco e o fotógrafo Leo Drumond pudessem realizar a pesquisa no município. O fotógrafo Leo Drumond e o jornalista Gustavo Nolasco agradeceram ao blog Xiquesampa, ao vivo, quando foram entrevistados por Neli Vasconcelos, durante o Jornal da Tribuna da rádio FM Xique-xique.

Outro site importante é o http://www.xiquexiquense.blogspot.com/ , do advogado Juarez Chaves. Xique-xiquense, ele hoje vive em Fortaleza/CE, mas não perde nada do que acontece na cidade. Durante a produção de Os Chicos, Juarez deu várias dicas de contatos na cidade, mostrando o quanto considera relevante a divulgação de Xique-xique.

FOTO : POLIANA PINHEIRO .
Boas dicas também foram dadas por Poliana Pinheiro, estudante de jornalismo em Salvador/BA e uma fotógrafa de mão cheia. Foi através dela que Nolasco e Drumond chegaram ao personagem escolhido para retratar Xique-xique: Chico de Né, um ex-agricultor do povoado Marreca Velha.

Poli Pinheiro também possui um belo blog http://www.olharespelosertao.blogspot.com/

Os Chicos recomenda a todos conhecerem Xique-xique pelas palavras e fotos de Adriano Brito (adrianoxiquesampa@yahoo.com.br ) Poliana Pinheiro (polianapinheiro18@yahoo.com.br ) e Juarez Chaves (juarezchaves@yahoo.com.br ).


FONTE : OS CHICOS (http://www.oschicos.com.br/ ) . ACOMPANHETODA TRAJETÓRIA DE GUSTAVO NOLASCO E LÉO DRUMOND PELO RIO SÃO FRANCISCO .

O BLOG XIQUESAMPA AGRADECE O RECONCHECIMENTO DE GUSTAVO NOLASCO E LÉO DRUMOND DE "OS CHICOS" .

Olá meus amigos Gustavo Nolasco e Léo Drumond,cara vocês me emocionaram com suas palavras em texto retratado aqui,não só pelo reconchecimento do Blog XIQUESAMPA ,mas também a meus amigos Juarez Chaves e a Polyana Pinheiro,é muito importante terem pessoas que se dedicam ao máximo com suas raizes,com seu povo,com sua gente e com sua cidade !!! Posso te afirmar que Xique-Xique tem um grande potêncial turístico e ecônomico,pouco explorado é verdade mas filhos da terra mesmo que distântes procuram de todas as formas ajudar a desenvolver a terra onde nosso úmbigo está enterrado . Recebi vários e-mails , inclusive de Jornalista de Belo Horizonte (Site http://www.serradoespinchaco.com.br/ ) que concheceram o nosso Blog graças a divulgação de Xique-Xique em nosso Blog, mas só tenho á agradecer a vcs dois e a toda equipe do Projeto OS CHICOS por esse reconchecimento,o que vocês precisarem de algo que estiver ao meu alcançe pode contar comigo sempre . Xique-Xique ja está com saúdades de vcs,sinta-se avontade quando quiser voltar,grande abraço meus amigos e visitem sempre o BLOG XIQUESAMPA .

MUITO OBRIGADO, ADRIANO BRITTO/BLOG XIQUESAMPA .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS NOSSOS NOVOS SEGUIDORES .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AOS NOSSOS NOVOS SEGUIDORES . SEJAM BEM VINDOS DEDICK E ITAJUBAQUA DISTRITO. MUITO OBRIGADO POR NOS SEGUIR . FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBÉM E SEJA UM DOS NOSSOS SEGUIDORES .

GRATO. ADRIANO BRITO, XIQUE-XIQUENSE EM SAMPA .

ACONTECEU EM GENTIO DO OURA A SEMANA PEDAGÓGICA .

Aconteceu em Gentio do Ouro entre os dias 15/04, 16/04 e 17/04 a Semana Pedagógica que reuniu todos os professores da rede municipal de ensino. O evento foi realizado no Centro Educacional Municipal Edmundo Pereira Bastos.

Mais do que planejar o ano letivo, a Jornada Pedagógica foi um espaço democrático de reflexão sobre a prática pedagógica além de proporcionar a troca de experiências entre educadores .

FONTE : DIARIOGENTIOOURENSE.NING.COM
FOTO : CIDADE DO OURO .

GREVES NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL GANHAM FORÇA POR TODO PAÍS .

A greve dos servidores da SRTE, Ibama e Secretaria do Patrimônio da União (SPU) continua e a tendência é fortificar o movimento ainda mais em virtude da intransigência do governo em negociar com as categorias. O Ministério do Trabalho já conseguiu mobilizar 17 estados e há grande expectativa em torno da adesão de Brasília e Alagoas. Até agora não há proposta formal e o Ministério do Planejamento continua se recusando a negociar. Em resposta, a categoria vem mandando cartas ao presidente da República solicitando audiência e realizando assembleias e reuniões nos piquetes. recusar aceitar

No Ibama não é muito diferente. Em reunião com o MP, o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira, foi categórico ao se negar em receber a proposta dos servidores do meio ambiente. O secretário também informou que não abriria discussão para negociações e ameaçou cortar o ponto dos servidores se continuassem paralisados. O clima também está tenso na SPU, mas mesmo sem negociação e sob ameaças constantes, os servidores estão cada vez mais fortes na luta pela reestruturação da carreira, do órgão e realinhamento da gratificação Giapu. recusar aceitar . Servidores do FNDE e Inep aprovaram em assembléia decisão de paralisar atividades por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, 23. A Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) já encaminhou informação formal ao Ministério do Planejamento sobre decisão da categoria. recusar aceitar

Nesta semana estão marcadas assembleias para divulgação da Campanha Salarial 2010 dos servidores federais, cujo principal eixo de reivindicação é a retirada do projeto de lei 549/2009, que limita todos os gastos com o serviço e com os servidores públicos até 2019.

FONTE : CONDSEF .
MATÉRIA INDICADO PÔR OSCAR GUEDES (XIQUE-XIQUENSE,SERV.PÚBLICO FEDERAL ) EM NATAL RN .

XIQUESAMPA INFONEWS,BLOG DO REINALDINHO .

Hoje à tarde Reinaldino irá à Secretaria Estadual de Segurança Pública e à Secretaria Estadual de Saúde verificar o andamento dos processos referentes a viatura da polícia militar e as duas ambulâncias que estão "destinadas" ao Município de Xique-Xique.

A viatura da polícia militar, segundo a Secretaria de Segurança e a Secretaria de Relações Institucionais, já está "carimbada" para Xique-Xique, mas até o momento não foi entregue a PM local. Quanto as ambulâncias, o Estado da Bahia não faz mais "doações" delas às Prefeituras. Agora, existe um financiamento via Desenbahia. Xique-Xique está desde junho de 2009 habilitada a comprar através de financiamento, duas ambulâncias, mas até agora nada de ambulâncias. Como a estrada Xique-Xique / Salvador continua em péssimo estado de conservação, as antigas ambulâncias de Xique-Xique estão tendo um alto custo de manutenção, necessitando urgentemente de serem substituídas. Esperamos que o Estado cumpra a sua promessa e autorize logo esse financiamento para que possamos adquirir as duas novas ambulâncias e deste modo diminuir nosso custeio e oferecer mais conforto aos pacientes em estado grave que necessitam de atendimento especializado em Salvador.

O financiamento das duas ambulâncias através de Desenbahia tem o valor de R$ 130.000,00. Já a viatura prometida a Xique-Xique é uma Blazer à gasolina .

FONTE : BLOG DO REINALDINHO (PREFEITO DE XIQUE-XIQUE BA) .

GOVERNADOR ENTREGA MAIS 245 VIATURAS PARA AS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR .

Visando aperfeiçoar as ações das Polícias Militar e Civil, na capital e interior da Bahia, o governador Jaques Wagner entrega, hoje, segunda-feira (26), 245 viaturas blazer padronizadas. 170 veículos estão destinados à Polícia Militar e 75 para Polícia Civil. As blazers foram adquiridas mediante locação com manutenção. Desde o início do atual governo, foram adquiridas 1.120 viaturas, dentre elas motocicletas. Além dos que serão entregues hoje, está prevista a chegada de outro lote de automóveis padronizados . A solenidade de entrega será realizada na sede da Secretara de Segurança Pública (SSP), no CAB, com inicio marcado para ás 10h.

FONTE : AGECON BA .

IGREJA DO MIRADOURO PODERÁ SER PATRIMÔNIO CULTURAL DA BAHIA .

Em visita ao município de Xiquexique, 15/4, a equipe do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC) esteve na igreja do Miradouro a fim de estudar a viabilidade de tombamento e restauração da capela. A equipe, composta de quatro integrantes, dentre eles o diretor geral, Frederico Mendonça de 58 anos, fotografou e colheu dados essenciais ao processo de tombamento da igreja.

Em entrevista exclusiva ao Página Revista, Frederico Mendonça disse que a igreja do Miradouro apresenta todos os requisitos básicos para integrar ao patrimônio cultural do Estado. “A igreja tem todos os méritos históricos, artísticos e arquitetônicos pra ser um patrimônio cultural do estado da Bahia; provisoriamente, podemos assinar um convênio entre o Ipac e a Prefeitura pra realizar ações emergenciais a fim de evitar que a igreja se degrade mais ainda, antes de começarmos o processo de restauro”, disse o diretor do Ipac. Veja a entrevista completa:

ENTREVISTA >>

Pagina Revista - Frederico, o Ipac está visitando alguns municípios e Xiquexique foi um deles. Resuma o objetivo da visita.

Frederico Mendonça – Nós estamos atendendo algumas demandas dos próprios municípios no sentido de avaliar o patrimônio cultural desses municípios, que em alguns casos são bens que merecem um reconhecimento estadual como patrimônio cultural da Bahia. Em outros casos a gente está ajudando os prefeitos, vereadores a criarem uma legislação própria de proteção ao patrimônio cultural; então, a criação da legislação também é acompanhada da criação de um conselho que tem a representação de várias pessoas do município, porque é o município que vai dizer o que é importante pra sua referência cultural, pra sua memória, das memórias dos lugares. Esse é o objetivo da viagem. Nós passamos por Central, Xiquexique, Barra, Gentio do Ouro, e vamos ter amanhã, sexta-feira de manhã uma reunião com cinco prefeitos da Chapada Diamantina, Morro do chapéu, Lençóis, Vagner, Iraquara e Palmeiras; e vamos ainda assinar um protocolo de intenções porque pela primeira vez o Estado, a pedido do Ipac vai entrar num trabalho sobre arqueologia. Essa região aqui, o território de Irecê onde está Xiquexique, é um território riquíssimo em acervo arqueológico em grutas e pouco desenvolvido, então, o Ipac está trabalhando com a Universidade Federal da Bahia com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, naturalmente, dessas cinco prefeituras pra construir o primeiro circuito arqueológico da Chapada Diamantina envolvendo esses cinco municípios, já vimos que na região de Central também já tem um trabalho iniciado, um trabalho com o pessoal da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Então, já conversamos com a equipe da prefeitura e estamos buscando dar o apoio no primeiro momento através do edital de valorização de patrimônio que deve sair entre o final de abril e começo de maio.

Pagina Revista – Além de visitar o centro da cidade a equipe também visitou a Igreja do Miradouro. Após essa visita, qual é a conclusão à que você chegou, quais são os pontos negativos e positivos observados para um possível tombamento da igreja do Miradouro?

Frederico Mendonça – Nós ficamos encantados com a igreja, e preocupados com o estado de conservação dela, já tive o primeiro entendimento com o prefeito e com o secretário de Educação e Cultura no sentido de fazer um tombamento Estadual, seguido de um convênio de cooperação técnica entre o Ipac e a prefeitura, de modo que a gente possa imediatamente concertar o telhado e, particularmente, a parede do fundo que está descolando. Então, uma ação emergencial seguida naturalmente de outras ações de restauro do forro; é um forro belíssimo. A igreja é belíssima e tem uma história muito importante, aí fomos ver junto à prefeitura a partir desse convênio de que modo desenvolvemos os trabalhos conjuntamente, mas, nesse primeiro momento seria uma cooperação do Ipac com seu pessoal mais qualificado pra concertarmos o telhado e a parte de parede do fundo. Além de lá do Miradouro, nós andamos pelo centro da cidade com a equipe da secretaria de Educação e Cultura e vimos que Xiquexique ainda guarda alguns elementos de arquitetura que são importantes pelo menos pra nós, arquitetos e pra própria memória da cidade. Você tem ainda alguns casarões nessa praça onde está a prefeitura, por exemplo; alguns imóveis com fachadas que são muito bonitas com estilo de arquitetura que são depois do colonial e antes do moderno - é uma fase de transição que a gente chama de ‘ardegô’ e ‘eclético’ -, então nós temos alguns imóveis em Salvador que foram tombados recentemente neste estilo de arquitetura.

E achamos também no antigo porto do cais, ainda alguns exemplares de armazéns, o próprio mercado que mereceriam uma atenção especial. E a gente dispõe a ajudar o Município a criar uma legislação própria, se o Município tiver interesse. Mas ficamos também um pouco surpresos, sabemos que Xiquexique sempre teve uma relação muito forte com o rio – fotografei uma quantidade enorme de barcos levando muita gente, gado etc. Um transporte intenso. Mas, curiosamente você não vê o rio da cidade. Tudo bem, a gente sabe que teve uma história aí de inundações, teve uma necessidade. Mas será que ainda tem esse risco tão forte? Ou não seria mais interessante pra cidade recuperar sua relação com o rio, e abrir, pelo menos em alguns trechos, a vista para ele? Fazer uma ‘balaustrada’ mais baixa, de modo que você possa namorar à beira do rio! Vislumbrá-lo. Eu estava ali em cima daquela passarela e vi dois grupos subir pra fazer fotos do rio. E quando chegamos à cidade, precisamos subir - porque tem um muro -, pra ver o rio. Pensamos que, talvez, seja o momento em se pensar em reabrir pelo menos alguns trechos pra valorizar a relação da cidade com o rio, porque isso é um patrimônio histórico. A história da cidade tem a ver com a relação da cidade com o rio! A quantidade de barcos não deixa negar isso, é inegável essa relação. Será se não têm trechos que poderíamos abrir, será que o perigo de inundação é tão sério assim, que não se possa recuperar essa relação entre o rio e acidade?

Pagina Revista - Voltando ao tombamento da igreja do Miradouro, quais seriam as possibilidades da igreja vir a fazer parte do patrimônio histórico do Estado?

Frederico Mendonça - Todas, todas. Acho que a igreja tem todos os méritos históricos, artísticos e arquitetônicos pra ser um patrimônio cultural do estado da Bahia! O que é preciso agora é saber a quem vamos notificar. Isso o prefeito Reinaldo Braga Filho irá ver; se vamos notificar a ele, como gestor municipal, ou ao bispo dom Luiz Flávio Cappio. Resta descobrir quem é o proprietário da igreja, digamos assim. Só vou aguardar uma sinalização do Município pra fazer o tombamento, o prefeito também manifestou interesse; ele vai identificar quem é o dono, a quem o Ipac irá notificar. Feito isso, a igreja já poderá ser considerada patrimônio cultural da Bahia. Provisoriamente, podemos assinar um convênio entre o Ipac e a Prefeitura pra realizar ações emergenciais a fim de evitar que a igreja se degrade mais ainda, antes de começarmos o processo de restauro.

Pagina Revista - Ou seja, esse processo de restauração só poderá acontecer após o tombamento legal?

Frederico Mendonça – Isso. Porque a ação do Ipac será sobre os bens tombados, no primeiro momento. Claro que você pode ter algum bem que tenha uma relevância, que seja importante e ainda não esteja tombado, e agente pode emergencialmente entrar. Mas temos muitas coisas na Bahia pra cuidar e que estão sob a tutela do Ipac. O tombamento não é uma desapropriação, é uma tutela, é uma forma de você considerar que aquele bem, embora seja um bem particular ele é muito importante pra sociedade. Aí, os poderes públicos - pode ser o município também – podem criar uma legislação de tombamento. Dessa forma os poderes públicos passam a tutelar aquele bem que passa a ser prioridade nas linhas de financiamento, e será uma referência pra sociedade baiana
Pagina Revista – Suas considerações finais.

Frederico Mendonça – Foi muito bom estarmos aqui, eu não conhecia Xiquexique, e espero que consigamos estabelecer um contato maior com a cidade, com o Município. Sabemos que aqui tem muitas riquezas, não só materiais, não só igreja, não só fachadas bonitas; tem muitas histórias, tem muitas manifestações culturais. Saímos daqui entendendo que o patrimônio cultural está muito ligado à relação dos bens culturais com o meio ambiente. Aqui em Xiquexique a relação com o rio é básica, com a própria natureza, com o buriti (doce de buriti, que você só tem nessa região), cachaças especificas da região – inclusive estou levando algumas -, uma culinária específica da região. Nesse sentido, o patrimônio além de estar ligado ao meio ambiente, também está ligado ao turismo. E aqui tem um grande potencial turístico, mas pra desenvolvermos esse potencial precisamos cuidar desse patrimônio. Tanto de alguns imóveis na cidade, imóveis que são referências históricas, da história das comunidades do município. E também resgatar essa relação com o rio, que é muito bonita.

# O diretor Frederico Mendonça estava acompanhado de Dau Queiroz - educação patrimonial; Eduarlina Almeida de Amorim - arquiteta; e Graça Lobo - museóloga. A equipe do instituto recebeu apoio da artista plástica Aricélia, Déu Meira e Marquileide Oliveira - agente cultural do Município.
 
FONTE : PAGINAREVISTA DE ERASMO DETERRA.

ADRIANA LESSA SE DESPEDE DO TV FAMA ALFINETANDO NELSON RUBÉNS .

A apresentadora Adriana Lessa se despediu do programa "TV Fama", da RedeTV!, destilando veneno contra o ex-colega Nelson Rubens. No encerramento do programa, na última sexta-feira, o apresentador deu os "parabéns" a Adriana, que não teve o contrato renovado, pelo "brilhante trabalho nesses anos". Ok, Ok. Mas como quem já estivesse com aquilo entalado na garganta há muito tempo, Adriana respondeu: "Foi muito difícil ficar e trabalhar ao seu lado, mas com ética e dignidade eu fiquei!". Constrangido, Nelson Rubens -que aumenta mas não inventa, como diz em um de seus bordões- ainda respondeu: "Não fala isso porque você me adora." A outra apresentadora, Íris Stefanelli, pareceu ter saído em defesa da colega. "É isso aí, com ética e dignidade. Deus te abençoe, Adriana."

FONTE : YAHOO.COM.BR

24/04/2010

FOTÓGRAFO XIQUE-XIQUENSE JOÃO MACHADO EM BOM JESUS DA LAPA .

A mais de 8 anos o fotógrafo Xique-Xiquense JOÃO MACHADO viaja para Bom Jesus da Lapa interior da Bahia, registranto fotos e personagéns da Romária do Bom Jesus que é tradicional .A mais de 300 anos romeiros e fiéis viajam de "Pau de Arara", ônibus,carros e até mesmo a pé para pagar promessas e pedir milagrés, a gruta da igreja não suporta tantos fiéis, a cidade de Bom Jesus da Lapa que tem mais de 65.000 habitantes chega a receber no mês de Agosto 500.000 pessoas nos dias da Romária . Aqui neste video João Machado retrata pra nós um pouco dessas história em fotos e filmagéns,acompanhe .



FONTE : BLOG XIQUESAMPA.
MATERIAL CEDIDO PELO FOTÓGRAFO XIQUE-XIQUENSE MORANDO EM GUARULHOS SP JOÃO MACHADO .
GRAVADO AMADORAMENTE E REPASSADO AO YOUTUBE POR ADRIANO BRITO .

23/04/2010

FEIJOADA DA SÔNIA REUNE XIQUE-XIQUENSES EM SÃO PALO .

No domingo passado estive com a minha familia no condôminio onde as minhas primas Patricia e Carol (Filhas de Inácio e Sônia da PATICAROL MODAS) MORAM moram em São Paulo. A prima Sônia ofereceu aos conterrâneos Xique-Xiquenses convidados uma maravilha de uma feijoada . Estiverão presentes eu ,minha esposa,minha filhinha,minha mãe D.Alzira, minha irmã Aline, Deuzinho e sua esposa Amália, Reinaldo Leitão (Ninho) e sua esposa Patricia, Waltércio e sua namorada Allanna, Dádito, minha prima Ailla, além de Sônia, Patricia e Carol .

PATROCÍNIO : PATYCAROL MODAS .

JUDOCAS DA AJUXX PARTICIPAM DE EXAMES DE FAIXAS .

A Ajuxx realizou neste ultimo dia 17 de abril o seu primeiro exame de graduação. Participaram judocas candidatos a faixa amarela, laranja e verde .

Mudaram de faixas os seguintes judocas : Gutyerre - Faixa Amarela, Luan - Faixa Amarela, Jonatas - Faixa Amarela, Fernanda - Faixa Amarela, Wanderson - Faixa Amarela, Daniel Costa - Faixa Amarela, Italo - Faixa laranja, Kaique Pires - Faixa laranja, Diogo "Chocolate "Lima - Faixa verde, Danilo Mutim - Faixa verde, Gabriel Caetano - Faixa verde, Rodrigo "Efron" Brito - Faixa verde . O Próximo exame de faixas será no mês de junho ou julho .

*O Judoca Gabriel Caetano, faixa verde, será o responsável em representar Xique-Xique e a Ajuxx no Campeonato Brasileiro de Judô Regional em Minas Gerais. Neste evento, Gabriel competirá com os melhores judocas do Brasil, pois a Bahia esta incluída com Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Gabriel classificou ao ser campeão da Seletiva Estadual realizada na cidade de Salvador no mês de março. Além da Seletiva estadual 2010, Gabriel foi Campeão do Campeonato Dangai 2009 e 3º Lugar da Copa Bahia 2010 , todos pela Federação Baiana de Judô. A competição será na cidade de Uberlândia entre os dias 23 e 25 de Abril .

FONTE : AJUXX .

22/04/2010

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AOS NOSSOS NOVOS SEGUIDORES .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AOS NOSSOS NOVOS SEGUIDORES . SEJAM BEM VINDOS JAVIER COSTA, SANSÃO DO RETIRO, MARCUS TBACON E ADRIANO BRITO (NOVO LEYOUT DO BLOG XIQUESAMPA) . MUITO OBRIGADO POR NOS SEGUIR . FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBÉM E SEJA UM DOS NOSSOS SEGUIDORES .

GRATO. ADRIANO BRITO, XIQUE-XIQUENSE EM SAMPA .

POESIA DE JAIRO COSTA : CARNAÚBA MINHA TERRA NATAL .

" Sou filho da carnaúba, terra dos meus avós tomando água de côco não tem coisa melhor. Por lá existia um cidadão chamado Zé miló, trabalhador incasavel, amigo de Aderaldo Dodó e Antonhão filhos de Ricardino, o maior caçador de onça da região. Segundo Zé miló não se trabalha, não se caça e não vive só, mais o otario do Dodó pensa que o mundo é dele só.

A sorte dele é que ainda restou a vovó que trata a pão de ló, Dodó não gostou da brincadeira do Zé miló os dois entraram em discussão a sós, de repente chega no meio da discussão o velho Damião, fumando aquele charutão querendo saber o motivo da tal discussão .

O Zé miló muito sabidão pergunta para o Damião, o que você quer meu irmão? Dodó respondeu em primeira mão, não vamos responder , deixe-o em vão, pra ele aprender não entrar na vida de um cidadão, e se ele continuar querendo saber da discussão, vai cair na mão de Pilão .

Lá chega o velho Ricandino e pergunta, ainda nessa lamentação? se não parar com isso agora, vai ser obrigado bater a mão no meu facão, ja tem um dia e uma noite que vocês estão nessa disputa e nada de solução, será que vai ser obrigado também eu chamar o delegado Cesário para acabar com essa confusão"?

REALEESE : Jairo Miranda Costa é filho de Aroldo Miranda e Adalgiza Pereira de Souza, moradores da Ponte da Suácica, município de Xique-Xique Ba . Mais conchecido como Jairo Panca ou Jairo Prosa apelidado assim por seu amigo Jorge Meira, Jairo possui inúmeras poesias guardadas em seu arquivo pessaol, vamos publicar algumas no BLOG XIQUESAMPA . Jairo é servidor municiapl e recentemente se formou na UNOPAR de Xique-Xique . Seu filho Javier estuda o curso de Elétrico em Salvador e nos momentos de folga ou feriado vem a nossa cidade onde faz parte da Banda O GROOVE . Na poesia e verso Carnaúba minha terra natal, Jairo narra personagéns da Fazenda mais conchecida de Xique-Xique. Cezário, Damião, Zé Miló,Aderaldo Dodó, Ricardino e Antonhão são figuras inesquecíveis da boa e velha CARNAÚBA .

POESIA EM VERSOS/ AUTOR JAIRO MIRANDA COSTA .
TEXTO EDITADO ORIGINALMENTE POR JAVIER COSTA FILHO .

GENTIO DO OURO: REUNIÃO PARA DISCUTIR A SITUAÇÃO DA SEGURAÇÃO EM GENTIO DO OURO .

Diversas autoridades do Município de Gentio do Ouro e Região se reunirão no dia 13/04, na Câmara Municipal de Gentio do Ouro para discutir e apresentar ações e soluções referentes assuntos pertinentes à segurança publica do Município de Gentio do Ouro. O encontro teve a presença do excelentíssimo Juiz Dr. Norisvaldo, Delegado substituto Dr. Alex, Tenente da Policia Militar Sr. Barnabé, Bispo Dom Luiz Capri, Representante do Banco do Brasil Sr. André, Gerente da Agência bancária de Gentio do Ouro Sr. Marlon, Ex Prefeito do Município de Barra Sr. Dionísio, Prefeito Municipal Sr. Ivonilton Vieira, Vereadores e a População Gentiourense.

Dentre as principais soluções estabelecidas e discutidas, está o patrulhamento intensificado que será realizado pela Policia Militar (CAESA), aumento do policiamento em Gentio do Ouro, concessão de novas viaturas, disponibilidade de delegado titular e a restauração do prédio da delegacia atualmente interditado pelo Ministério Publico devido à incapacidade de abrigar presos. Aproveito-me para parabanizar o responsável pela organização do evento, pois é uma iniciativa louvável, no qual se concretiza a promoção de soluções no âmbito da Segurança Publica, alem da presença dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário demonstra com isso que todos estão empenhados nessa luta, pois a Segurança é responsabilidade de todos.

FONTE : BLOG CONEXÃO GENTIO DO OURO/ROMEU JÚNIOR .

PICHADOR DE CRISTO SE ENTREGA À POLÍCIA NO RIO .

Paulo Souza dos Santos chegou por volta das 11h na delegacia. O outro suspeito, Edmar Batista, ainda está foragido . Um dos pichadores da estátua Cristo Redentor, o pintor de paredes Paulo Souza dos Santos, de 28 anos, se entregou à polícia na manhã desta quinta-feira (22), na Delegacia de Meio Ambiente, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Ele chegou acompanhado do cantor evangélico Waguinho e do pastor Marcos Pereira da Silva .

RÉU CONFESSO :

Na noite de quarta (21), ele havia confessado o crime. Ele admitiu que não esperava que isso fosse causar tanta repercussão, ao lado do pastor Marcos, a quem procurou para pedir apoio. “De repente acordei e me senti um traficante, procurado, criminoso. Sou trabalhador, chefe de família, não esperava isso. Sei que estou errado. Pedi perdão à Deus e quero pedir também a todas as pessoas. Não tenho preconceito contra nenhuma religião e nem sou racista”, diz. Inicialmente, ele pensava em se entregar na segunda-feira (26). Morador de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, Paulo é casado, pai de um filho de quatro anos. A mulher do ex-soldado do Exército está grávida de quatro meses. Segundo ele, sua família ficou indignada quando soube que ele era o autor da pichação. Sem querer comprometer o outro rapaz que teria participado da pichação – “Eu respondo por mim” -, Paulo não sabe explicar bem por que pichou as frases “Onde está a engenheira Patrícia” e “Quando os gatos saem os ratos fazem a festa” deixadas no monumento. “Foi só um protesto para alertar sobre pessoas desaparecidas”, tenta justificar. O outro suspeito foi identificado pela polícia como Edmar Batista de Carvalho, de 26 anos.

CRIME AMBIENTAL :

Os responsáveis pelo vandalismo serão acusados por crime ambiental e injúria por preconceito religioso e, se condenados, podem pegar até quatro anos de prisão. “Pensei em colocar uma faixa, só depois resolvi fazer a pichação com o spray que estava comigo", contou o pintor. No entanto, admite que, quando viu as câmeras de seguranças – não sabia que estavam desligadas – cobriu o rosto com a camisa antes de subir nos andaimes das obras de reforma da estátua. O advogado Alexandre Magalhães, que acompanhou as declarações do pintor ao lado do pastor Marcos e do cantor Waguinho, integrante da Igreja Assembleia dos Últimos Dias, espera que ele responda pelas acusações em liberdade. "Ele está disposto a se apresentar e contar toda a verdade. É trabalhador e tem residência fixa. Além disso, não tem passagem pela polícia", disse o advogado.

FONTE : G1.COM.BR

NOTICIAS DA CIDADE DE MORPARÁ BAHIA .

* PREFEITO LELEI PARTICIPA DE AUDIÊNCIAS COM SECRETÁRIOS, TIRA MORPARÁ DA INADIMPLÊNCIA E ASSINA CONVÊNIO PARA CONSTRUÇÃO DE UNIDADE DE SAÚDE .

Durante encontro com César Nunes, secretário da Segurança Pública da Bahia, o prefeito de Morpará Lelei Novaes, ratificou o pedido de viaturas e o apoio no sentido de melhorar a segurança do município com o envio de mais policiais para o destacamento das policias civil e militar. Bastante amistoso, numa conversa descontraída (foto), o secretário César Nunes ficou de avaliar os pedidos e garantiu o envio de uma viatura policial. Em audiência com o secretário Rui Costa, realizada na sede da Secretaria de Relações Instituições do Governo da Bahia - Serin, o prefeito Lelei apresentou algumas demandas do município, solicitando empenho do secretário na agilização de alguns pedidos junto a outras secretarias e órgãos do Estado, como a Cerb, na perfuração de poços e ampliações de sistemas de abastecimento de água; recursos para pavimentações e construções de quadras poliesportivas através da Conder e Sudesb; recuperação das rodovias BA 160 e BA 161 e apoio para a recuperação das estradas vicinais do município junto ao Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia, entre outros.

O secretário Rui Costa assegurou para o prefeito Lelei que o Estado intervirá junto ao Derba no sentido de tornar trafegáveis as rodovias estaduais que dão acesso ao município e que o governo construirá ainda este ano em uma quadra poliesportiva em comunidade rural. Rui Costa garantiu também que trabalhará para que as demandas de Morpará sejam atendidas em outras pastas do Governo do Estado. Sendo uma das principais agendas da sua viagem à sede administrativa do Estado, a primeira ação de Lelei em Salvador foi a busca pela Certidão Negativa de Débito do município junto a Conder – Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia. Sem esta certidão, o município estava impossibilitado de firmar e receber convênios e repasses dos governos estadual e federal. Tudo por culpa dos maus gestores que não prestaram contas de recursos repassados. Após um ano de luta, enfim o prefeito Lelei conseguiu tirar o município da tão incômoda inadimplência deixada pelo ex-administrador. “Tem sido uma luta incessante para conseguirmos tornar o município de Morpará adimplente, com suas contas em dias. Não é fácil trabalhar por um ano sem recursos por culpa de falta de responsabilidade do ex – gestor”, ressalta o prefeito Lelei.

De posse da Certidão Negativa da Conder, avalizada pela Secretaria da Fazenda do Estado, Lelei se encaminhou para a área de convênios e licitações da Secretaria de Saúde do Estado – Sesab, para receber um computador (com CPU e monitor de LCD) que será utilizado pelo setor de regularização do município e, principalmente, assinar o convênio para a construção de uma Unidade de Saúde na localidade de Mocambo do Branco, num investimento de mais de 117 mil reais, entre Estado e Município. “A assinatura do convênio para a construção da unidade de saúde é uma demonstração do que já poderíamos ter conquistado, mas a inadimplência nos impedia. Muito ainda precisa ser feito. Não mediremos esforços para tornar Morpará a cada dia, a Terra dos Nossos Sonhos, de verdade”, comemorou Lelei após a assinatura do convênio com a Sesab. Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur, o prefeito Lelei entregou a documentação restante para a construção de 30 unidades habitacionais, em convênio com os governos Estadual e Federal. Na oportunidade, Lelei esteve com o secretário Afonso Florence, aproveitando pra reiterar seu pedidos junto à sua secretaria, como o apoio no projeto de revitalização da margem do Rio São Francisco e Paramirim, trecho que abrange a cidade de Morpará.

A SELEÇÃO DE XIQUE-XIQUE ESTRÉIA NA COPA DO SERTÃO 2010 .

Começou na quarta-feira passada (18/04/2010) a abertura da Copa do Sertão 2010 . A Seleção de Xique-Xique estreou jogando fora de casa contra a Seleção de Itaguaçu da Bahia, o jogo aconteceu no povoado de Rio Verde . ASeleXique empatou o jogo em 2 x 2 com gols de Leandro no 2º tempo e Luquinhas Panca , um gol da Seleção de Itaguaçu deixou a delegação de Xique-Xique revoltados pois foi muito duvidoso . Ontem 21/04/2010 A seleção de Xique-Xique enfrentou a Seleção de Presidente Dutra que na semana passada aplicou uma sonora goleada contra a Seleção de Uibaí por 6 a 0 . Jogando no Estádio Dr. Hélcio Bessa a Seleção Xique-Xiquense fez por merecer seus dominios e ganhou de Presidente Dutra por o placar minímo 1 a 0 . Nossa Seleção esta no grupo 2 junto com as Seleções de Itaguaçu da Bahia que é lider, ganhou ontem de Uibái por 5 x 1 fora de casa, e ainda Presidente Dutra . Xique-Xique está em segundo lugar por causa do saldo de gols, Itaguaçu é o primeiro colocado .


FONTE : REDAÇÃO DO XIQUESAMPA.
Mais informações no Blog do Jotta Enne http://www.jnavozdopovo.com/

COMEÇA HOJE EM IRECÊ A XII EXPOAGRI .

Começa hoje em Irecê a XII EXPOAGRI, que acontece anualmente na cidade de Irecê, uma das maiores exposições agropecuárias da Bahia, vai apresentar crescimentos substanciais em sua edição de 2010. Além de oferecer as melhores oportunidades ao pequeno e médio produtor rural, como tecnologia de ponta e orientação especializada, outras novidades contribuirão para a contribuição do sucesso do evento. Novas perspectivas agregarão oportunidades e conhecimentos, diversão e conhecimento, diversão e cultura para os visitantes. Mais de 200 expositores, cobertura total da imprensa, diversos eventos para o publico estimado em 120.000 pessoas nos quatro dias de exposição. A EXPOSHOW 2010, que contará com as seguintes atrações musicais - Jotinha, Plante do Arrocha, Murilo Lima, Gil Vasconcelos, Ki Balanço, Forró Furado, Pablo Marques, Arreio de Ouro, Tayrone Cigano, Adão Negro e Asas Livres. O ingresso antecipado custa R$ 15 .

FONTE : CULTURA & REALIDADE .

DEPUTADOS EMPURRAM "FICHA LIMPA" COM A BARRIGA .

Como era previsível, a Câmara dos Deputados adiou, mais uma vez, a votação do projeto que impede a candidatura de políticos com “ficha suja”. O projeto não obteve o apoio necessário entre os líderes partidários para ser votado na sessão desta quarta-feira, retratando bem a resistência que a maioria dos parlamentares está oferecendo à proposta, feita por meio de uma ação popular com o respaldo de 1, 6 milhão de assinaturas. Como ficaria muito feio simplesmente jogar o projeto no fundo de uma gaveta, especialmente num ano popular, os senhores deputados lutam para protelar a votação e tirar do plenário o peso da responsabilidade de recusar ou aprovar o projeto. Se aprovado, o projeto impede a candidatura de condenados em decisão colegiada da Justiça por crimes graves, como estupro e homicídio, tornando-os inelegíveis por oito anos.

Pisando em ovos, os deputados discursam em favor da proposta enquanto agem nos bastidores para travar sua tramitação. Com o novo adiamento, a proposta só deverá retornar ao plenário no próximo mês, isto se não houver nenhuma outra manobra protelatória. Formalmente a decisão foi de enviar o texto para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que terá até 29 de abril para analisar o projeto.

Apesar de todas as promessas, não creio que ele seja aprovado ainda este ano .

FONTE: ATARDE/Paixão Barbosa .

CAETANO VELOSO PEDE EM MIAMI FECHAMENTO DA PRISÃO DE GUANTÁNAMO .

MIAMI (AFP) - O cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso encerrou na noite desta terça-feira em Miami a turnê de lançamento nos Estados Unidos de seu último álbum, "Zii e Zie", que inclui um forte apelo ao governo americano para que a base de Guantánamo, em Cuba, seja fechada. A música, quase falada, com um golpe permanente de percussão que Caetano acompanhou com imagens de Cuba, apesar de o assunto ser considerado delicado em Miami, exorta os Estados Unidos a levarem em conta sua base militar de Guantánamo quando exigem que os Direitos Humanos em solo cubano sejam respeitados. Em seu último disco, "Zii e Zie" ("Tios e Tias", em italiano), Caetano transita por um som experimental que denomina "transamba", que une samba e rock, e ao qual acrescenta distorções, dissonâncias e "ruídos" que surpreendem aqueles acostumados à voz suave e às melodias tranquilas do músico bahiano .

"Zii e Zie", álbum que ganhou um Gramy Latino em novembro, foi lançado nos Estados Unidos este mês e Caetano o apresentou nos últimos dias em Nova York, Washington DC, Boston, Los Angeles e San Francisco, antes do encerramento em Miami de uma turnê que começou em 2009 no Brasil e seguiu por América Latina e Europa. A prisão na base americana em Guantánamo, que o governo de Barack Obama disse que fecharia, aloja mais de 200 detentos suspeitos de terrorismo, sem acesso a advogados e que não foram julgados, uma situação que gera questionamentos em todo o mundo por parte de organizações de Direitos Humanos.

FONTE : AFP .

20/04/2010

JORNALISTA E FOTÓGRAFO DE "OS CHICOS" CHEGAM EM XIQUE-XIQUE .

O Jornalista GUSTAVO NOLASCO e o Fotógrafo LÉO DRUMOND do projeto "OS CHICOS" de BELO HORIZONTE MG que desde a semana passada viajam pela foz do RIO SÃO FRANCISCO coletando fotos , histórias em busca de personagéns ribeirinhos de nossa cidade chegaram ontem em Xique-Xique . O grande problema foi achar hospedagém em Hotel, pois alguns dos melhores que disponibilizam estão alugados a uma empresa . O pessoal de "OS CHICOS" estão contando a historia do VELHO CHICO, em nossa cidade começaram pela Marreca Velha, por sinal eles acharam um lugar maravilhoso, e tem uma historia de vida incrivel , fizeram ótimas e belas imagens do Porto da cidade e hoje acompanhão uma missa para fotografar . Acharam a cidade linda e hoje falarão em um programa de Rádio na cidade .

Acompanhe o dia dia das visita e viagéns do pessoal de "OS CHICOS" pelo Rio São Francisco aqui  http://www.oschicos.com.br/

FONTE : REDAÇÃO DO XIQUESAMPA .

VEM AI O REMAFOLIA 2010 , EM REMANSO BA .

Apesar de estarmos há quase dois meses para a realização de uma das maiores e melhores festas da região são franciscana, a organização do evento está a pleno vapor, alguns pesos pesados da música baiana, como: Cheiro de Amor, Negra Cor e Netinho, entre outros já estão confirmados. A festa está sendo preparada para receber os foliões, durante os três dias, 01, 02 e 03 de maio de 2009.


Um dos pontos altos da festa, além das atrações musicais, é a organização, para garantir a segurança, qualidade e muita alegria que a festa ganhou nos últimos anos, todas as secretarias municipais estarão mobilizadas para atuar em diversas áreas, desde a inspeção das condições de higiene de barracas e ambulantes até o plantão 24h de ambulâncias no circuito e distribuição de preservativos. Outras atrações já confirmadas: Sérgio do Forró, Real Som, Sensação Musical e demais bandas locais.

FONTE : ASCOM/Remanso .

XIQUESAMPA INFONEWS : BLOG DO REINALDINHO .


MAIS UMA CRECHE :

Hoje serão iniciados os trabalhos da 1ª etapa da construção da creche municipal da Região de Santa Marta e Ponta da Ilha .

Trata-se de uma obra da Prefeitura de Xique-Xique em parceria com o Governo Federal orçado em mais de 1,2 milhões de reais.
 
FONTE : BLOG DO REINALDINHO (PREFEITO DE XIQUE-XIQUE BA) .