31/05/2010

SÉRIE UM XIQUEXIQUENSE PELO MUNDO: CONCHEÇA O "SANÇÃO" DO RETIRO DA PICADA.

MINHA HISTÓRIA, A TRAJETÓRIA DE UM GAROTO POBRE DO INTERIOR DA BAHIA .

Sanção Pereira da Silva, mais conhecido como Sanção do Retiro, é baiano, nascido no povoado do Retiro da Picada no município de Xique-Xique BA, 7° filho de uma família humilde constituída por nove irmãos. O caminho de Sanção foi traçado em meio a dificuldades que a vida colocava em sua frente. Por necessidade, começou a trabalhar aos 10 anos de idade na roça, dividia seu tempo entre os estudos, o trabalho e os afazeres domésticos, ajudando seu pai na roça. Ainda em Retiro da Picada cursou a 4ª série do Ensino Fundamental no colégio municipal Julio Esteves Gomes, chegando a São Paulo em meados dos anos 80, com 17 anos de idade. A chegada a "A nova terra" encheu seu coração de esperança, a partir daí sua vocação para o trabalho falou mais alto, era o inicio de uma jornada de conquistas para si, sua família e para o trabalho social.

SUA VISITA AO RETIRO DA PICADA EM XIQUE-XIQUE É MOTIVO DE MUITA ALEGRIA AS CRIANÇAS DO POVOADO/CRIANÇAS FAZEM FILA PRA GANHAR SEU BRIQUEDO.

Sempre trabalhou e estudou, aos 18 anos de idade entrou para a indústria, foi contratado para trabalhar em uma fabrica de vidros como ajudante e não demorou muito para assumir um cargo. Foi convidado a fazer um teste para ser líder do setor devido seus esforços, onde aceitou prontamente o desafio, começava ai a surgir um líder. Inscreveu-se para participar da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), onde foi eleito com 114 votos. Atuou e elaborou projetos de grande interesse para seus colegas de trabalho, depois entrou em outra empresa na área metalúrgica, como operador de máquinas, no ramo de rolamentos. Teve que concluir seus estudou, pois o mercado de trabalho exigia formação. Passou a trabalhar no mesmo ramo, mas no setor de pistão pra carros, nesse período surgiu o convite de amigos do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo  para ser delegado da Força Sindical, vencendo mais esse desafio. Para agregar mais conhecimento se formou em Técnico de Auxiliar de Enfermagem, inspetor de qualidade entre outros. No ano de 1993 foi convidado pelo deputado federal Paulinho da Força pra entrar no PDT como militante, uma oportunidade para ingressar de vez na política. Trabalhou nas campanhas eleitorais do vereador Claudio Prado, do ex-deputado federal Luiz Antonio de Medeiros e do próprio Paulinho como assessor político, mas sempre preocupado com as causas sociais, Sanção sentiu que precisava fazer algo por sua terra natal, sempre que tirava férias, viajava para Retiro da Picada. Vendo de perto no natal, crianças na porta da igreja esperando seu cunhado entregar balas e sucos (esses eram os presentes que elas esperavam durante todo o ano), decidiu junto com sua esposa, distribuir brinquedos durante o natal, com a ajuda financeira de amigos e isso acontece há 8 anos.

DISTRIBUIÇÃO DE BRINQUEDOS E DOCES EM RETIRO DA PICADA/SANÇÃO E SUA ESPOSA.

Após 23 anos morando em São Paulo, largou tudo e em 2008 foi se candidatar a um cargo letivo a vereador em Xique-Xique por seu povoado, pois estava cansado de ver tanta injustiça sendo cometida com seu povo da zona rural. Antes da eleição foi conversar com o prefeito Reinaldinho, o qual não conhecia pessoalmente, após expor suas intenções o prefeito de pronto o apoiou, porém não foi o bastante para se eleger, mesmo assim não irá deixar de lutar pelo povo da zona rural. Sanção tem um sonho quer é ser vereador, pois acredita que só sendo político poderá fazer algo pelos povoados e onde nasceu e representa. Sanção tem 42 anos, é casado e pai de três filhos. Dois homens, que hoje são Técnicos em Segurança e Medicina do Trabalho e a única filha cursa jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Por não gostar de injustiça, sempre compra briga quando ao ver pessoas sendo injustiçadas. Sanção é também um dos divulgadores, incentivadores e empresário do Cantor ZÉ AMADO nascido em Xique-Xique e que faz muitos Shows pelo nordeste .

FRASES QUE ACREDITA: 

“Quem caminha com o povo nunca está sozinho.” Jefferson Peres,
“Precisamos inundar o país de consciências esclarecidas.” Leonel Brizola
 
Texto do próprio autor, 

"Valeu Sanção você e sua família são uns guerreiros!!! Parabéns por sua história de vida. Sucesso sempre". Adriano Brito/ BLOG XIQUESAMPA.

BLOG XIQUEXIQUE : HISTÓRIA DE POMPEU, O EXPEDICIONÁRIO XIQUEXIQUENSE .

XIQUE-XIQUE NA 2ª GRANDE GUERRA MUNDIAL :

Em meados de 1944, sob o comando do general Mascarenhas de Morais, partiu para a Itália a Força Expedicionária Brasileira (FEB). O primeiro escalão da FEB, sob o comando do general Zenóbio da Costa, desembarcou em Nápoles, em 16 de julho de 1944, onde foi incorporado ao 5º Exército dos Estados Unidos . A FEB dirigiu-se para o norte da Itália, onde se desenvolveria a ofensiva aliada entre os rios Arno e Pó. Os expedicionários lutaram ao lado das forças aliadas nas batalhas de Camaiore, Monte Castelo, Castelnuovo, Montese e Fornovo. Durante o conflito a Marinha Brasileira acompanhou, prestando cobertura, mais de 3 mil navios mercantes. As cinzas dos 451 oficiais e praças brasileiros mortos no conflito, entre eles oito pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), foram transladados do cemitério de Pistóia, na Itália, para o Brasil, em 5 de outubro de 1960, e hoje repousam no monumento aos mortos da II Guerra Mundial, no Rio de Janeiro .

Quando a Segunda Grande Guerra foi deflagrada, nos idos de setembro de 1939, o Brasil estava sob a ditadura de Getúlio Dornelles Vargas, que, segundo algumas versões históricas achava-se indeciso, se apoiava os países Aliados ou os países do Eixo, somente vindo a juntar-se aos aliados, quando os nazistas destruíram navios mercantes brasileiros, alguns deles em águas nacionais .

Xique-Xique, também, teve o seu “pracinha”, representado pelo herói Pompeu Ribeiro dos Santos que embarcou com destino à Europa, tendo servido junto as tropas Aliadas, concentrando-se no território italiano e contribuindo grandemente para derrotar o nazismo-fascismo e ajudar o mundo a respirar liberdade e democracia. Nascido no dia 14 de dezembro de 1922, filho do Sr. José Ribeiro dos Santos e de D. Maria Ribeiro, permaneceu no Itália até meados de 1945, tendo retornado a Xique-Xique, no final da guerra, no quarto trimestre desse ano. O soldado Xiquexiquense sentiu o impacto dos bombardeios que arrasavam a periferia e as proximidades das instalações brasileiras. As terríveis experiências vividas na Itália pelo "pracinha" Pompeu Ribeiro dos Santos acabaram lhe custando, na continuação de sua vida, após o retorno, um preço muito alto. Durante o transcorrer de sua existência o expedicionário Pompeu Ribeiro dos Santos passou por intensos surtos de pavor e de medo das lembranças que marcaram sua vida. Principalmente depois dos quarenta e cinco anos de idade.

Ao retornar a Xique-Xique, o expedicionário foi alvo de grandes homenagens pelos conterrâneos, que o receberam em carro aberto, desfilando pela Av. Dr. J. Seabra, Praça Dom Máximo, Rua Mal. Deodoro da Fonseca encerrando o desfile com muitos discursos em palanque oficial colocado defronte à Prefeitura. Pompeu casou-se em Xique-Xique com a Sra. Maria Madalena Chaves dos Santos e tiveram 14 filhos. Faleceu no dia 27 de maio de 1989, aos 67 anos de idade.

Foi homenageado pela Câmara Municipal da cidade que colocou seu nome numa das principais ruas centrais de Xique-Xique .
 
FONTE : BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES .

V CAMPEONATO DO COLÉGIO SENHOR DO BONFIM .

Foi realizado na quadra do Colégio Municipal Senhor do Bonfim o V campeonato de futebol de salão das 5ª e 6ª séries masculino e feminino simultaneamente sob a coordenação do professor de Educação Física Manoel Amâncio, nos dia 29/05/2010, com os seguintes resultados:


Campeão - 6ª D;Campeã – 6ª C;
Artilheiro – Tauan 5ª B – 8 gols;Artilheira – Daniela 6ª C – 11 gols;

Árbitros – Miqueias 7ª D, Marcelo 6ª D, Melque 6ª C, Daniela 6ª C, Felipe 7ª A,
Bandeirinhas – Douglas 6ª B, Matheus 6ª A, Daniel 6ª E, , Iury 6ª F, Erlane 8ª A

Apontadoras – Erlane 8ª A, Tamires 6ª B,
Ajudante de Organização – Jefferson – 7ª D



O campeonato Atingiu os objetivos propostos, que foram: Socialização, Espírito Esportivo, Integração e elevação da auto-estima. Todas as equipes vencedoras receberam medalhas (ouro, prata e bronze). O campeonato manteve a inovação de incentivar os próprios alunos a participarem do campeonato como árbitros, bandeirinhas e apontadores. Os alunos que ajudaram no campeonato tiveram uma grande lição de vida como: Responsabilidade, pontualidade (os jogos começaram exatamente no horário programado, teve equipes que perderam por W.O por não terem comparecido no horário), e comprometimento com o que se propõe a fazer. Os voluntários para ajudar no torneio foram treinados durante as aulas de educação física e também foi o fechamento do semestre das aulas de Educação Física que se iniciaram em março. São realizados dois campeonatos por ano, um no final de cada semestre. Parabéns aos alunos que participaram dessa maratona esportiva. Os jogos iniciaram as 07h00min da manhã e enceram as 19h00min.

Manoel Amâncio Feitosa Ramos – Professor de Educação Física – CREF- G/Ba -004646

FONTE : PAGINA REVISTA .

SEGURANÇA PÚBLICA É AMPLIADA COM 326 NOVAS MOTOCICLETAS E 5 CARROS ELÉTRICOS .

A segurança pública baiana ganha mais um reforço com 326 motocicletas e cinco carros elétricos. Os veículos, entregues à Polícia Militar nesta segunda-feira (31), na Secretaria da Segurança Pública (SSP), Centro Administrativo da Bahia (CAB), serão utilizados no patrulhamento ostensivo de Salvador, região metropolitana e interior. Foram investidos, no total, R$ 6,2 milhões . Segundo o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, quatro carros elétricos serão disponibilizados ao 18º Batalhão, que compreende o Centro Histórico e o Campo Grande, e um fará a segurança de Praia do Forte. O coronel disse que os veículos são ideais para o patrulhamento, dando mais mobilidade aos policiais e garantindo a segurança de turistas e baianos.

O secretário da Segurança Pública, César Nunes, afirmou que as motos vão reforçar a segurança principalmente na zona rural dos municípios baianos. “Esses veículos fazem parte do Plano de Segurança Pública do Estado”. As ações do Estado na segurança pública, nos últimos três anos, tiveram como foco a modernização e o fortalecimento da infraestrutura, reestruturação das carreiras e capacitação dos profissionais, viabilização de incrementos salariais significativos e ampliação e recomposição do efetivo. Os recursos aplicados no setor aumentaram em 20%, entre 2007 e 2009, passando de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,9 bilhão. “Estamos cumprindo um planejamento, melhorando as condições da segurança com novos equipamentos e qualificação dos policiais, para melhor atender à população. A segurança pública é uma das prioridades do Estado e para garanti-la seguimos trabalhando”, destacou o governador Jaques Wagner.

Para o aumento do efetivo da Polícia Militar, foram incorporados 3.325 novos soldados, que já estão nas ruas atuando no policiamento ostensivo. Mais 2.121, convocados em dezembro de 2009, estão no Curso de Formação de Soldado da PM . Na Polícia Civil, foram nomeados 44 delegados, 147 investigadores (agentes) e 111 escrivães, que estão trabalhando em diversos municípios do interior.

RONDA NOS BAIRROS :

A segurança pública baiana também foi reforçada por meio do programa Ronda nos Bairros. A ronda é realizada com o policiamento ostensivo nas regiões de Tancredo Neves e subúrbio ferroviário desde 2008. Este ano o programa foi implantado no bairro de Pau da Lima e no município de Feira de Santana, onde cobre 25% da cidade.

FONTE : AGECOM BA .
FOTO :  MANU DIAS /AGECOM .

30/05/2010

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO EM ITAJUBAQUARA-GENTIO DO OURO .

O Arraiá da Transformação 2010 acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho em Iatajubaquara, distríto de Gentio do Ouro Ba . Confira a programação .

Dia 22/06/2010 :
*Patrícia Molhada ”Um Brilho de Forró”
*Brilho do Ouro “É Só o Ouro”

Dia 23/06/2010 :
*Puro Desejo da Bahia “O Puro Desejo é Adepto do Forró Eletrônico”
*Levanta Poeira “Sertanejo Universitário”

Dia 24/06/2010:
*Super Banda Nordeste “O do Forró Pé de Serra”
*Bonde do Malandro

Obs.: Durante o período do dia, a comissão da festa de Itajubaquara vai apresentar as atrações culturais como a dança de quadrilhas e casamento matuto, quebra pote, pau-de-sebo, corrida de saco, concurso de miss, maratona e outras atrações durante todos os dias de festa .

FONTE : ASCOM PM GENTIO DO OURO BA .
FOTO : ANÍBAL JÚNIOR DE ITAJUBAQUARA .

XIQUE ANTIGO : PESSOAS IMPORTANTES DE XIQUE-XIQUE :

Marinho Pereira de Carvalho e Martinho Ferreira de Carvalho: Pioneiros em Xique-Xique .

Alguns fatos da maior relevância histórica ocorrem no município de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique durante o ano de 1926 :
O 1° caminhão de Chique-Chique : O comerciante Marinho Pereira de Carvalho viaja para São Paulo e compra um caminhão; na mesma viagem leva consigo o jovem Martinho Ferreira de Carvalho para aprender a guiar e fazer a manutenção do veículo. Meses depois chegava ao porto de Chique-Chique, num ajojo, diretamente do porto de Pirapora, Estado de Minas Gerais, que foi recepcionado por uma enorme multidão, que via pela primeira vez na vida uma máquina daquelas .

FONTE : AVOZ .

ESCULTOR E ARTESÃO XIQUE-XIQUENSE ROLDÃO LANÇA SEU BLOG .



Concheça o Blog de Roldão o espaço feito pra divulgar alguns trabalhos do escultor e artesão Xique Xiquense, Carlos Roldão . Porque : "A arte é a auto expressão, lutando para ser absoluta" .

Popularmente conhecido por "Roldão", ele tem 44 anos e é natural de Xique-Xique,ba. Esculpe, modela, desenha, pinta, restaura, faz dobraduras,escultura com garfos,entre outras. Entre suas grandes produções destacam se: Restauração do Altar mor e Nichos, da Igreja Bom Jesus dos Navegantes ( Perante ao Frei Luiz/Barra do Rio Grande-Ba), Pescador (Entrada da cidade Xique-Xique-BA), Mãos com a Bíblia (Praça da bíblia em Xique-Xique-BA), Mãos jogando água (Fonte Luminosa – praça em Canarana -BA), Praia com coqueiros (Painel em cimento alto e baixo Relevo -Brasília-Df) Pescador (painel em cimento alto e baixo relevo- Xique-Xique-BA), Escultura em cerâmica – nu artístico (exposição coletiva no museu de arte moderna de salvador- solar do unhão) .

ACESSEM O BLOG DO ROLDÃO : http://www.carlosroldao.blogspot.com/
CONTATO/E-MAIL : roldão39@yahoo.com.br

29/05/2010

CONFIRA A AGENDA DO CANTOR PEDRO SAMPAIO PARA JUNHO .

O cantor Xiquexiquense PEDRO SAMPAIO apresenta-se no Restaurante Grande Sertão hoje as 20 hs e nos dias 02, 05, 08, 11, 12 ,13 , 17, 18, 19 e 23 de junho. O Bar mais bonito do Brasil, fazendo o melhor São João da Capitál. Inf.: 3271-1119. CDs à venda durante o show


O Bar e Restaurante GRANDE SERTÃO fica na Rua Adelaide Fernandes da Costa, 122-Costa Azul, Salvador - BA .


29/05 ÁS 13: HS - Forró p/convidados, Condominio Parque das Dunas .
Estrada do Cocô - Jauá - Camaçari/BA .

18/06- É TEMPO DE FORRÓ COM PEDRO SAMPAIO ÁS 23 HS .
LOCAL : CLUBE DA ASBAC- FÚNCIONÁRIOS DO BANCO CENTRAL .
ENDEREÇO : RUA CEARÁ, 999, PITUBA .

PEDRO SAMPAIO é natural do Vale do São Francisco, precisamente da cidade de Xique-Xique-Bahia e começou sua trajetória musical tocando em banda de baile, como baterista e depois baixista. Com o sonho de um dia gravar seu disco, Pedro começa a tocar violão para melhor compor suas canções. Em 1978 vem para Salvador onde passou boa parte participando de festivais de música, onde ganhou premios de 1º, 2º e 3º lugar, melhor interprete, melhor letra e só em 87 começa a cantar na noite, passando pelas melhores casas noturnas da cidade .


OUÇA AS MÚSICAS DE PEDRO SAMPAIO NO PALCOMP3 .
ACESSE : http://palcomp3.com/pedrosampaio1

ESTRADA BARRA A PILÃO ARCADO SERÁ UMA REALIDADE OU NÃO??

Obras de infraestrutura beneficiam moradores do Oeste,mais de 245 quilômetros de rodovias estão sendo implantados entre o oeste e o norte da Bahia.Com autorização do governador Jaques Wagner e do secretário estadual de Infraestrutura,João Leão,foram iniciados serviços na rodovia BA-161,trecho que vai ligar Barra do Rio Grande (680quilômetros de Salvador),a Pilão Arcado.Além disso,ainda em Barra,foram iniciadas ligações do programa Luz Para Todos.As obras rodoviárias são executadas pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e vão reduzir em aproximadamente 600 quilômetros o percurso entre as regiões norte e oeste da Bahia e também entre o Centro-Oeste e o Sul do Brasil.Com um investimento de R$ 4,2 milhões,643 residências vão receber as ligações do Luz Para Todos, que irá atender mais de 3,12 mil habitantes .

A estrada vai facilitar o escoamento da produção agrícola e pecuária e atender a uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.“O governo do Estado está de parabéns. Nunca vi nenhum trabalho como esse aqui em nossa região”,declarou o morador de Pilão Arcado, José Félix da Cunha.Os municípios de Pilão Arcado,Campo Alegre de Lourdes,Barra, Buritirama,Xique-Xique,Ibotirama e Muquém do São Francisco serão diretamente beneficiados, além de outros,como Juazeiro,Petrolina e Barreiras.Essas obras,segundo o secretário de Infraestrutura,são uma antiga reivindicação dos moradores da região.A rodovia vai receber o serviço em revestimento primário.“Na região norte, mais duas rodovias serão restauradas:o trecho da BA-161 Pilão Arcado–Entroncamento com a BR-235,com 64 quilômetros de extensão,e a BR-235 (Remanso – Lajedo),com 91 quilômetros.O processo de licitação está em andamento”, afirma João Leão.
 
FONTE : ASCOM BA DE de 15/10/2009.
 
Em contato com o BLOG XIQUESAMPA no dia 03/05/2010 Admilton Nascimento nascído em Pilão Arcado más que resíde em Brasília nos disse : Oi Adriano! Ainda não passei na rodovia depois do início das obras, um amigo meu que é vereador me falou que o projeto é Ligar o Oeste da Bahia a ao Norte do Brasil! Com duas equipes trabalhando uma em Barra a outra em Pilão Arcado chegando até o Brejo do Urubu que fica no municipio de Pilão Arcado ja perto do limite com Barra . Sobre as normalidades da Rodovia as noticias que tenho é que o serviço é muito bom, quero ir lá no fim do ano ai te falo as condições da estrada . Más de te digo é uma grande obra com certeza, pois lá so anda camionhete, sem falar nos beneficios que com certeza trará para aquela região tão sofrida devido a seca e a falta de estradas vai melhorar muito .Um grande abraço e parabéns por este excelente Blog .

ADMILTON NASCIMENTO MORADOR DE BRASÍLIA A 8 ANOS, e-mail admiltonnascimento_@hotmail.com .

Um outro morador da cidade da Barra que não se idêntificou disse no dia 26/05/2010 : Em conversa com o Prefeito de Barra (Artur), fui informado que a estrada não será asfaltada. Será uma estrada de chão. Na minha concepção, é só mais um golpe nos cofres públicos. É preciso que fiquemos de olho e vejamos se o projeto é asfaltar a estrada e acompanhar. Convoco a todos para fazer a sua parte. Precisamos cobrar e não permitir que roubem as nossas custas .

GEGÊ LIMA O NOVO SUCESSO DO BRASIL .

Gege Lima Filho de Familia humilde que sempre fez o que pode para realizar o sonho do filho, ele que com idade de 8 anos já estava na escola de musica aprendendo a tocar guitarra foi um sacrificio para ver seu filho um musico. hoje seu Pai já pode respirar aliviado o menino que ate então era aluno de uma escola de musica hoje já esta nos palcos de grandes casas de show levando seu carisma e deixando seus fás com o coração disparado, ele e realmente uma locomotiva do forró conhecido como Gege Lima o mais jovem forrozeiro de São Paulo para o Brasil .

Gegê Lima foi músico por muito tempo da Banda Forrozão Arrepiado do nosso amigo e empresário de Sodrelândia (Ipupiara) Jotta Sodré e sua espoza Hilza, propietários da Casa de Shows Kactu´s no Bairro da Vila Maria. A Kactu´s Show é um reduto de nordestinos na maioria baianos de Ipupiara, Xique-Xique, Brotas de Macaúbas, Gentio do Ouro e Irecê . Quando solteiro frequentei muito o local, quando posso sempre visito a Kactu´s Show, somos muito bem recebidos por Jotta Sodré que como sempre nos recebe muito bem . Parabéns meu amigo Gegê Lima sua agenda cada vês mais lotada, estourado em Saõ Paulo onde se apresenta em várias casas noturnas paulistanas, programas de Rádio e televisão, além de se apresentar por outros Estados Brasileiro . Grande abraço e sucesso sempre .



Acesse a página do GEGE LIMA no Palcomp3 http://palcomp3.com/gegelima

SANCHEZ REVELA QUE MORUMBÍ ESTÁ FORA DA COPA DE 2014 .

Na porta do Randpark Club, o complexo de golfe que fica ao lado do hotel da seleção brasileira, em Johannesburgo, o presidente do Corinthians e chefe da delegação brasileira durante a Copa do Mundo da África do Sul, Andrés Sanchez, não pensou duas vezes quando foi indagado, nesta sexta-feira, sobre a possibilidade de o Morumbi ficar fora do Mundial de 2014. Cercado por jornalistas, o dirigente fez uma análise clara e em voz alta. "[O Morumbi] Está fora, ué. Qual a novidade nisso? E a abertura vai ser em Pirituba", garantiu. Sanchez disse não ter nada contra o estádio nem contra o São Paulo. Apenas opinou sobre a informação que já confirmou com autoridades da Fifa.

"O São Paulo não vai ter condições financeiras de bancar as reformas do estádio", argumentou. "Quanto à abertura, ter espaço no entorno do estádio é muito importante. Como vão fazer com aquelas mansões ali ao lado? Podem até derrubar dez, mas seria necessário derrubar mais de 100". O dirigente, maior aliado atualmente do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, disse que o Corinthians vai erguer um estádio a partir do segundo semestre deste ano. Mas não sabe ainda se a arena servirá para a Copa no Brasil. "O negócio é em Pirituba. Isso já é público". Em abril, a Agência Estado publicou matéria sobre a exclusão do Morumbi na Copa e outra, que apontava Pirituba como a arena que deveria abrir o Mundial de 2014.

BESTEIRA - A diretoria do São Paulo adotou a estratégia de não se manifestar oficialmente sobre o tema. A ideia é evitar polêmicas. No entanto, o vice-presidente de Futebol, Carlos Augusto de Barros e Silva, desmereceu as palavras de Sanchez. "Isso tudo que ele falou é uma besteira", afirmou. "Acho estranho porque há poucos dias estivemos juntos em um evento e ele disse a mim e a várias pessoas que estavam ao lado que apoiava o Morumbi". Barros e Silva argumentou que o cartola alvinegro não tem informações suficientes para emitir opinião sobre o assunto. "Sabemos que ele é muito próximo do presidente da CBF, mas isso não lhe dá condições de saber o que está acontecendo como o projeto do Morumbi", observou. "Eu ficaria muito surpreso se o Morumbi não fosse o estádio de São Paulo para a Copa".

FONTE : AGÊNCIA ESTADO .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS A TÂNIA SANTANA .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS A NOSSA NOVA SEGUIDORA. SEJAM BEM VINDA TÂNIA SANTANA. OBRIGADO POR NOS SEGUIR, FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBÉM E SEJA UM DOS NOSSOS SEGUIDORES .



GRATO, ADRIANO BRITO .

28/05/2010

CIRPA TRANSFERE 20 MIL ALÉVINOS PARA DESENVOLVIMENTO DA AQUÍCULTURA NA BAHIA .

Como parte do termo de cooperação técnica firmado entre a Codevasf, Bahia Pesca e Prefeitura Municipal de Xique-Xique, foi realizada, nesta terça-feira, 26 de maio, a transferência de 20 mil alevinos da espécie tilápia, linhagem GIFT, do CIRPA - Centro de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique para a Bahia Pesca. O material genético foi produzido no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, em Alagoas, e transferido para o Centro Integrado de Xique-Xique .

Com essa ação, será permitida a renovação dos plantéis das estações de piscicultura da Bahia Pesca, contribuindo para promover a difusão tecnológica aliada ao desenvolvimento da aquicultura no estado, que é atualmente o quarto produtor de tilápia no país e o segundo na região Nordeste .

Na solenidade de entrega dos peixes, houve a participação de representantes de órgãos estaduais, federais, municipais e filantrópicos, além de personalidades políticas de Xique-Xique. Houve também palestra sobre as ações realizadas no primeiro ano de funcionamento do Centro Integrado de Xique-Xique, em seguida visita às suas instalações .

Para funcionamento e operação do CIRPA, além da parceria com a Bahia Pesca, a Codevasf conta o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Xique-Xique.

A espécie tilápia, linhagem GIFT, foi desenvolvida na Malásia e trazida ao Brasil, por iniciativa do governo federal através da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (atual Ministério da Pesca e Aquicultura), para a Universidade Estadual de Maringá, referência nos estudos relacionados à aquicultura.

A Codevasf trouxe espécimes da Universidade para os Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Gorutuba, em Minas Gerais, e Itiúba, aonde vêm sendo realizados trabalhos de reprodução e produção. A tilápia GIFT apresenta alta rentabilidade para os produtores em razão do percentual de filé obtido. A Codevasf, a partir de ações de transferência como essa em parceria com a Bahia Pesca, objetiva melhorar a produção do pescado na região em que atua e reduzir a pressão sobre os estoques pesqueiros .

FONTE : JORGE PINHEIRO MEIRA .

XIQUEXIQUENSES JEFÃO MEIRA E GISELDA MEIRA CANTAM SÃO FRANCISCO PENITENTE .

HOMENÁGEM DE JEFÃO FEIRA E GISELDA MEIRA AO RIO SÃO FRANCISCO, NOSSO VELHO CHICO .


" Pessoal essa canção é de minha autoria, compus quando FHC queria fazer a Tranposição do Velho Chico. Eu a gravei nos estúdios da Cactus FM em Xique-xique tocando violão e cantando com minha prima Del fazendo backing vocal. Paz e Bem". JEFÃO MEIRA .

TÍTULO : SÃO FRANCISCO PENITENTE .

Letra e Música : Jefão Meira(Jeferson Gustavo Pinheiro Meira)Xique-Xique-BA
Voz e Violão : Jefão Meira
Backing Vocal : Giselda Meira
Gravado nos estúdios da Cactus FM comunitária-Xique-Xique-Ba

Jefão Meira nasceu e cresceu em Xique-Xique-BA, Aprendeu a nadar no Rio São Francisco onde, na infância, pulava das gaiolas(Vapor) que por ali transitavam. Hoje , sequer barcos, podem transitar em vários trechos do rio .

"Vamos preservar e proteger a faúna e flóra do Velho Chico ! Revitalização já", Adriano Britto .

APOIO CULTURAL : BLOG XIQUESAMPA & ADRIANO BRITO .
FOTOS : JOÃO MACHADO, EDSON NOGEUEIRA E DÚ & ROSY .
ACESSE http://www.xiquesampa.blogspot.com/
FINALIZAÇÃO : XIQUESAMPA PRODUÇÕES E EVENTOS .

BEM VINDOS ELTON E VANESSA NÓBREGA NOSSOS NOVOS SEGUIDORES .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AOS NOSSOS NOVOS SEGUIDORES . SEJAM BEM VINDOS ELTON E VANESSA NÓBREGA NOSSOS MAIS NOVOS SEGUIDORES OBRIGADO POR NOS SEGUIR, FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBÉM E SEJA UM DOS NOSSOS SEGUIDORES .


GRATO, ADRIANO BRITO .

SÃO GABRIEL VAI CELEBRAR 20 ANOS DE CANTORIA .

A Fundação Culturarte divulgou ontem, quarta-feira (26), a programação da XX Cantoria de São Gabriel, que será realizada entre os dias 3 e 5 de junho .

A grande expectativa este ano é o show de Oswaldo Montenegro, que se apresenta no primeiro dia do evento, na Praça Pedro Gama. Neste dia, o público será animado também por Dinho Oliveira, Zé Costa e o coral da Igreja Católica alem de artistas locais . Na sexta-feira (4), a agitação ficará por conta dos Querubins de São Gabriel, Sacha Arcanjo, Kátya Teixeira, Matingueiros, Paulo Diniz e, novamente, o forrozeiro Zé Costa .

A programação será encerrada no sábado (5), com cortejo cênico envolvendo o Grupo Poético e Grupo Arte em Movimento; apresentação teatral; e shows com Clendson Barreto e Terno Lamparina; Socorro Lira, Pereira da Viola, Chico César e Jadilson do Acordeon.

Organizada pela Fundação Culturarte, o evento espera reunir milhares de pessoas de várias cidades do interior baiano para apreciar o melhor da música regional do Brasil. O município de São Gabriel está situado na Chapada Diamantina, a 12 Km de Irecê e a 500 Km de Salvador.

FONTE : CULTURA&REALIDADE/ Pascoal Ferreira .

IRECÊ COMORA 77 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA .

Shows musicais, atividades cívicas, socioculturais e esportivas acontecerão de 27 a 31 de maio

Neste 31 de maio o município de Irecê completa 77 anos de emancipação política e a Prefeitura de Irecê através das suas Secretarias Municipais preparou uma extensa programação com o tema “Irecê – minha paixão pra vida inteira”, para junto com a população homenagear esta que é a cidade pólo de uma das microrregiões mais importantes do Estado. Atividades cívicas, socioculturais, esportivas e shows musicais fazem parte dos eventos programados pela Prefeitura, que irão desta quinta-feira, 27, até o dia 31, próxima segunda.

PROGRAMAÇÃO CÍVICA, SOCIOCULTURAL E ESPORTIVA

27 de maio às 20 h – Exposição Fotográfica “Foto Síntese do Sertão” no Pátio da TopVel

28 a 31 de maio : Das 7h às 22h – II Copa Irecê de Futebol de Base no Estádio Joviniano Dourado Lopes

31 de maio : 8:30h – II Passeio Ciclístico “Pelas ruas da Cidade” – Saída do Colégio Modelo

16h – Assinatura da Ordem de Serviço para a construção da Praça de Lagoa Nova – Povoado de Lagoa Nova

17:30h - Abertura da Barraca dos Cordelistas na Praça do Calçadão

18:30h - Apresentação de Reisado na Praça da Prefeitura

19h - Exposição de Pintura “As cores da Cidade” na Praça da Prefeitura

20h – Entrega de prêmios do I Concurso de Redação e Desenho do Creas, na Praça da Prefeitura

PROGRAMAÇÃO FESTIVA

30 de maio : 19h - Lançamento do Arraiá das Caraíbas com a puxada do Trator do Forró, 21h - Shows Musicais com os artistas Carla Visi, D’Gandaya, Quininho de Valente e Fagner e Damy, na Praça da Prefeitura .

Criação do Município: O município de Irecê foi criado em 02/08/1926, pela lei 1896, assinada no Palácio do Governo por Francisco Marques de Góes Calmon, com a denominação de Vila de Irecê. No entanto, em julho de 1931 foi anexado a Morro do Chapéu pelo decreto nº 7479, assinado no Palácio do Governo, por Arthur Neiva Bernardino José de Souza.

Independência Política: A independência política de Irecê aconteceu de fato através do decreto 8452, de 31/05/1933, assinado no Palácio do Governo por Juracy M.M. Magalhães, restaurando o caráter de Município, sendo esta a data em que se comemora o aniversário de independência política do município.

FONTE : ASCOM, AUTOR - Mônia Daniella .

27/05/2010

DUNGA JÁ ESPERA CONTAR COM KAKÁ NOS AMISTOSOS .

Principal jogador do Brasil sofre com problemas musculares. Segundo o técnico Dunga, a cada dia, o volume de treinos de Kaká está aumentando (Crédito: Gilvan de Souza) .

Dunga não teme perder Kaká no início da Copa do Mundo. Muito pelo contrário. O técnico assegura que o meia estará na estreia, dia 15 de junho, contra a Coréia do Norte, e já quer ver o craque em ação nos amistosos do início do próximo mês. Kaká faz um trabalho diferenciado com a comissão técnica devido a um problema muscular que sofreu no fim da temporada a Europa. - Vamos ver a evolução dele a cada dia. A cada dia, vamos aumentando o volume de treinos com o Kaká. Se tiver bem, joga os amistosos. Ele vai estar pronto para a estreia - disse o técnico.

DUNGA, O ORGÃO REGULADOR DA IMPRENSA :

O Brasil irá enfretar o Zimbábue, no dia 2 de junho, e a Tanzânia, no dia 7. O último amistoso está oficialmente confirmado, enquanto que o segundo já foi acertado. A CBF só espera pequenos detalhes burocráticos para bater o martelo. Dunga não vê motivos para temor com relação à questão física de Kaká e também de Luís Fabiano, que não se apresentou na melhor forma. - O Kaká vai continuar trabalhando, como ele vem fazendo desde que se apresentou conosco. Nem sempre que o jogador está com fisioterapeuta está cuidando da lesão. Às vezes é reforço muscular. O Kaká e o Luis Fabiano já começaram a treinar com o Rosan. Ele ficou um bom tempo sem treinar, com lesões. É normal que não esteja nas mesma condições dos demais - destacou o treinador .

FONTE : LANCENET/THIAGO SALATA, ENVIADO A JOANESBURGO .

EDSON NOGUEIRA FILMES E A PROPIETÁRIA DE UM SÃO DE BELEZA EM JUNDIAÍ SP KELLY GUEDES NOSSOS NOVOS SEGUIDORES .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AOS NOSSOS NOVOS SEGUIDORES . SEJAM BEM VINDOS EDSON NOGUEIRA FILMES E A CABELEREIRA EM JUNDIAI SP KELLY GUEDES NOSSOS CONTERRÂNEOS . MUITO ORIGADO POR NOS SEGUIR, FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBÉM E SEJA UM DOS NOSSOS SEGUIDORES .


GRATO ADRIANO BRITO .

FALTA POUCO PARA COMEÇAR A FESTA DA CIDADE 2010 .

Pessoal falta menos de 15 dias para começar a nossa Festa da Cidade 2010, na oportunidade Xique-Xique estará completando seu 82º aniversário, neste período a nossa cidade recebe em média 30.000 pessoas diárias. Nosso comércio aquece, nossa econômia da um salto, é hora da cidade receber seus filhos que moram em outras Cidades, outros Estados e até outros Países, essa é a comemoração mais esperada da cidade, falado por todos nós Xiquexiquenses em qualquer parte do mundo, muitos que moram fora visitam aa cidade nesta época e não só por isso, más também pra matar a saúdade da familía . Pedimos a todos que curtam a Festa em clima de Paz, lêmbre-se que a festa é de todos, respeite para ser respeitado, somos todos irmãos, logíco cada um na sua !!! Portanto em nome do BLOG XIQUESAMPA peço a todos sabedoria na hora de curtir e receber bem seus amigos e visitantes a nossa cidade, que transcorra tudo bem e em Clima de Paz a nossa Festa da Cidade . Grato, Adriano Britto .

BOA FESTA DA CIDADE À TODOS É O QUE DESEJA O BLOG XIQUESAMPA .



Imagens - Edson Nogueira , Cincinato de Oliveira, Leonardo Dourado .
Edição - Edson Nogueira
Roteiro - Edson Nogueira/Reinaldo Filho
Audio - Everton Matos
Realização - Stage3 Filmes

II COPA DE FUTEBOL DE BASE ESTÁ NA PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE IRECÊ .

A competição traz para este ano (2010), as equipes profissionais do E.C. Bahia, São Francisco do Conde e times de toda a região .

A II Copa Irecê de Futebol de Base nas categorias sub 15 e Sub 17 será realizada no Estádio Joviniano Dourado Lopes no período de 28 a 31 de maio, já nas comemorações do aniversário da cidade de Irecê. Em sua segunda edição a competição envolverá 18 equipes e mais de 480 atletas nas duas categorias . Este ano participarão da competição as equipes do Esporte Clube Bahia, São Francisco do Conde, Irecê, Barro Alto, Barra do Mendes, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, Uibaí, João Dourado, Ibititá, Ibipeba, Jussara, Cafarnaum, Lapão, Escolinha do Morato e Escolinha de Dill. A competição é organizada pela Prefeitura de Irecê, através do Departamento de Esportes .

A Copa Irecê de Futebol de Base - Criada com intuito de revelar novos valores, a Copa Irecê de Futebol de Base è realizada pela Prefeitura de Irecê, através da SECEL (Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer), e alcançou sucesso total em sua primeira edição realizada no ano de 2009. A competição traz para este ano (2010), as equipes profissionais do E.C. Bahia, São Francisco do Conde e o Santa Cruz F. Clube do estado de Pernambuco, que disputaram juntamente com as seleções de Irecê e da micro região, nas categorias Sub-15 e Sub-17, os troféus de campeões nas respectivas categorias. O evento tem o apoio do Projeto Nordeste (Faz. Nova Canaã), das prefeituras convidadas, SUDESB e F.B.F. O torneio conta com a participação de 24 equipes somando-se as duas categorias.

De 28 a 31 de maio, desfilarão pelo gramado do estádio Joviniano D. Lopes em Irecê, os futuros craques de futebol de Irecê e região que participarão da segunda edição da competição, na primeira, a equipe do E. C. Bahia sagrou-se campeã nas duas categorias . A Copa acontece sempre no final do mês de maio, culminando com o aniversário da cidade (31 de maio).

FONTE : ASCOM PM IRECÊ/Autor: André Luiz

VIAGEM PARA A FESTA DA CIDADE NA XIQUEXIQUE VIAGENS .

A Xiquexique Viagens disponibiliza mais uma vez com segurança e conforto ônibus rodoviário com BANHEIRO, SOM,TV, DVD, para você, que quer ir para Xiquexique curti a festa da cidade.

Saída 09/06/2010 : Campo da Pólvora, às 21h Salvador - BA .

Retorno 13/06/2010 : Praça da Bíblia às 23 h Xiquexique- BA

BATE – VOLTA R$ 100 REAIS

Só ida ou só volta R$ 60 reais

Contatos: E-mail e orkut xiquexiqueviagens@hotmail.com

Félix (71) 9228-8891 / 8852-5990

GARANTA JÁ SUA PASSAGEM! NÃO DEIXE PARA ULTIMA HORA!

APOIO : CABANA XIQUEXIQUE & BLOG XIQUESAMPA .

ORG : SANDRO (71) 3343-6098; 8804-8412 .

DESEMPREGO NO BRASIL TEM MENOR TAXA DESDE ABRIL DE 2002 .

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O desemprego brasileiro registrou em abril a menor taxa para esse mês desde o início da série histórica, em 2002 .A taxa nas seis principais regiões metropolitanas do país caiu para 7,3 por cento em abril, ante 7,6 por cento em março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Foi a menor leitura desde janeiro.

Economistas consultados pela Reuters projetavam uma taxa de 7,6 por cento, de acordo com a mediana de 20 respostas que variaram de 7,3 a 7,8 por cento. A população ocupada somou 21,820 milhões em abril, aumento de 0,3 por cento sobre março e de 4,3 por cento contra igual mês de 2009. O total de desocupados atingiu 1,710 milhão, queda de 4,4 por cento mês a mês e recuo de 16,4 por cento na comparação anual.

O rendimento do trabalhador totalizou 1.424,10 reais, alta de 0,1 por cento na comparação mensal e de 2,3 por cento ano a ano.

FONTE: REUTERS/(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier) .

26/05/2010

A FOTÓGRAFIA DO XIQUEXIQUENSE JOÃO MACHADO É ANALIZADA NO FOTOCOLAGÉM .

FOTO : JOÃO MACHADO .

É bastante raro encontrar fotografias não óbvias, fotógrafos que tenham coragem de ir além do banal e do comum, e este felizmente é o caso do colega João Machado com esta fotografia. Vários são os fatores positivos desta imagem, sendo que o uso do contra-luz é o mais chamativo para mim.

Trabalhar com silhuetas é desafiador, a foto terá grandes áreas escuras e pouca informação visual, então se o fotógrafo não caprichar fica tudo muito ruim, mas aqui não, está na medida certa, o garoto e sua sombra dominam a foto, a porta e as paredes servem apenas como moldura daquilo que sabemos ser uma figura humana, e mais ainda de uma criança, identificamos a realidade da vida difícil, de um lugar sem recursos, mas a silhueta nos impede de ver as feições do garoto, nos mantém afastados da personalização, assim sabemos que ele pode ser um entre tantos garotos na mesma situação, a fotografia se torna assim um símbolo ou um ícone de uma situação, e não um retrato de um garoto. Ótima foto, parabéns.

A IMAGEM RECEBEU 40 VOTOS .

RESULTADO DA VOTAÇÃO:

Excelente: 20 (50%)
Ótima: 13 (32%)
Boa: 07 (17 %)
Pouco Criativa: 0 (0 %)

FOTODIÁRIA agora é com Armando Vernaglia. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br

BLOG FOTOCOLAGEM :

O BLOG FOTOCOLAGEM é uma parceria com o maior jornal regional do país, o Diário do Grande ABC. O objetivo é criar um canal de discussão sobre fotografia para amadores e profissionais que se interessam pelo poder das imagens. Criar uma "colcha de retalhos" com muita informação sobre este universo, daí surge o nome FOTOCOLAGEM, como se fosse possível reunir em apenas um lugar todas as informações mais importantes sobre o tema.

A ferramenta tráz informações sobre lançamentos tecnológicos, principais exposições fotográficas que acontecem pelo mundo, divulgação de cursos e concursos, principais influências do mercado, vagas de trabalho e exposição de portfólios de quem prática a arte de fotografar.

"Parabéns João Machado, você nos enche de orgulho com o seu trabalho, logo Xique-Xique e Bom Jesus da Lapa terá a visita do nosso conterrâneo no mês de Agosto. Em Bom Jesus da Lapa João Machado fotógrafa a Rômaria onde suas fotos já rendeu um Livro intitulado OLÁRIA " . Adriano Britto .

FONTE : FOTOCOLAGEM ( http://www.fotocolagem.blogspot.com/ ) .

LINHA TECNOLÓGICA DO METRÔ-SP ESTRÉIA SEM CELULAR .

O primeiro trecho da Linha 4-Amarela da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) foi inaugurado ontem, mas nem todas as suas novidades puderam ser usufruídas. Os usuários não conseguiram, por exemplo, usar telefones celulares nos trens e plataformas das duas estações - Paulista e Faria Lima - e também não foi possível acessar a internet. A Linha 4-Amarela foi inaugurada no início da tarde, em um evento que teve apresentações culturais e a presença de diversas personalidades, como o governador Alberto Goldman (PSDB) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Logo em seguida, o trecho de 3,6 quilômetros foi aberto para circulação.

A Linha 4-Amarela vai funcionar inicialmente das 9 horas às 15 horas em uma operação chamada de "assistida". Ainda não há previsão para a expansão do horário de funcionamento. De uma a três semanas, os usuários não vão precisar pagar pelas viagens. Depois, o preço será o mesmo do restante da rede: R$ 2,65 o bilhete unitário.

LINHA MODERNA :

Essa é a linha mais moderna da rede e conta com trens sem condutores (sistema driverless), esteiras para fazer a integração dos passageiros com outras linhas e portas de vidro que separam a plataforma dos trens. Além disso, as estações e trens terão Wi-Fi . Segundo a concessionária ViaQuatro, no entanto, ainda não há previsão para o início dos serviços de internet e telefonia móvel, pois é necessária a conclusão das negociações com as empresas. Após a conclusão, os usuários vão poder utilizar os serviços de todas as operadoras, incluindo os serviços de voz e as tecnologias que permitem a conexão dos celulares a computadores portáteis e à internet. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE : AGÊNCIA ESTADO .

XIQUESAMPA INFONEWS : BLOG DO REINALDINHO .

VIAGEM A SALVADOR :

"Irei cobrar mais uma vez a viatura policial para Xique-Xique, verificar se o Governo do Estado vai ou não ajudar no patrocínio da Festa da Cidade e tentar obter uma resposta final da liberação do financiamento das duas ambulâncias para Xique-Xique.

Eu e os vereadores Esermilson, Quinquinha, Nino Meira, Marizete, Mirlan Oliveira, Zezinho, Padeirinho e Eliecy assinamos em conjunto um ofício solicitando que o Governador libere logo a viatura (Blazer) para a nossa Polícia Militar. Trata-se de um pleito supra partidário! Somente um Vereador não assinou. O ofício já foi protocolado na Governadoria. Espero retornar amanhã com boa notícias" disse o Reinaldinho !


PMDB :

Saiu uma reportagem sobre o evento de Geddel em Xique-Xique no site do PMDB: http://www.pmdbbahia.com.br/  
 
FONTE : BLOG DO REINALDINHO ( PREFEITO DE XIQUE-XIQUE) .

25/05/2010

CIRPA PROMOVE O 1º LEVANTAMENTO PRELIMINAR LIMNOLÓGICO E ICTOLÓGICO DA REGIÃO .

O Centro Integrado de Recurso Pesqueiro e Aqüicultura de Xique-Xique – CIRPA recebeu nos dias: 10 a 14 de maio/2010 técnicos da Codevasf/MG para realização do 1º Levantamento Preliminar Limnológico e Ictológico da Região, entre os técnicos estavam o Doutorando em Aquicultura Marcos Vinicius e o Dr. Yoshimi Sato, o maior especialista no setor de pesquisas da fauna aquática do Rio São Francisco, é doutor em Ecologia e Recursos Naturais e o seu trabalho vem desde 1976. O trabalho é um levantamento preliminar para caracterização limnológica e ictiológica da Lagoa Ipueira e do Rio São Francisco na região de Xique-Xique/BA. Os trabalhos de ictiofauna e de limnologia visam subsidiar: programas de repovoamento com espécies nativas do São Francisco, sistema de captação de água para os setores públicos e privados; catalogação de espécies existentes na região e projetos de cultivo de peixes em tanques-redes.

Durante uma semana, foram efetuadas avaliações limnológicas, que é o monitoramento das variáveis de qualidade de água, na lagoa Ipueira na área de influência do projeto de cultivo de peixes em tanques-rede, em Nova Iguira e Fazenda Pinguela, no município de Xique-Xique. O estudo coordenado por Dr. Sato, contou com a participação multidisciplinar dos técnicos da CODEVASF, da Bahia Pesca e da Prefeitura Municipal de Xique-Xique.O estudo obedeceu às normas regimentais da OMS, e foram coletados: Peixes de várias espécies, água, plânctons, sedimentos e elementos aquáticos que foram transportados para o CIRPA para os procedimentos laboratoriais, observando as variáveis físicas e químicas, obtidos no Rio São Francisco, na área de influencia da captação da água que consumimos e que ficará a disposição de toda a sociedade regional.

O resultado final do estudo laboratorial incidiu de forma satisfatória não encontrando nenhum agravante, no que diz respeito a resíduos sólidos, pH, temperatura, turbidez, condutividade elétrica, concentração de oxigênio e alcalinidade e outros elementos. Para o professor Yoshimi Sato, a degradação do São Francisco ainda é recuperável. Charles Fabian, chefe do CIRPA afirma que os monitoramentos limnológico e ictiológico serão realizados periodicamente em Xique-Xique, e que irá, junto com sua equipe, elaborar um plano de trabalho com a finalidade de sequenciar os estudos e pesquisas do Rio São Francisco, na sua área de influencia.

TÉCNICOS E EQUIPE DE APOIO ENVOLVIDOS NA PESQUISA : 

Yoshimi Sato (CIRPA de Três Marias), Marcos Vinícius Teles Gomes (CIRPA de Três Marias), Charles Fabian Alves dos Santos (CODEVASF), Roberta Freire D’Aguiar de Almeida (CODEVASF), Jorge Pinheiro Meira (Bahia Pesca) e Jackson Nunes Rabelo (Prefeitura Municipal de Xique-Xique) .
 
FONTE : JORGE PINHEIRO MEIRA .

MORRE O CANTOR CARLINHOS GOMES QUE MOROU POR MUITOS ANOS EM XIQUE-XIQUE, AMIGO E PARCEIRO DE PEDRO SAMPAIO .

(Nestas fotos Pedro Sampaio e Carlinhos Gomes cantando juntos em um Show do conterrâneo Pedro Sampaio) .

Morreu no último Domingo 23/05/2010 o cantor Carlinhos Gomes, cantor, compositor da musica, Oxênte my love, gravada pelo Cantor Xiquexiquense Pedro Sampaio, no CD Revoar. Carlinhos Gomes ou João Carlos, era natural de Canoão, vila pertencente ao munícipio de Lapão. Resídiu em Xique-Xique por um bom tempo, morando na rua Castro Alves, foi guitarrista da Banda Preces, na época Pedro Sampaio era o baterista, Coruja no baixo, Carlinhos na guitarra e Bibi no orgão. O Carlinhos gostava muito do Raul Seixas, cantou muito a musica Gita, na época, um grande sucesso. Recentemente esteve aqui em Salvador lançando seu CD, MPB Por Favor, no Grande Sertão. Em Brasilia trabalhava no Hospital de Base e cantava nas noites. Era filho de dona Zulmira, irmão de Delian, casada com Ze Sodré (Zé Nervoso, filho de dona Altina), Gileno e Sônia. Sempre nas idas de Pedro Sampio a Brasilia o encontro dos dois amigos era certo e juntos cantavamos, Oxente My Love. 

O Blog XIQUESAMPA entrou em contato com Pedro Sampaio em Salvador que estava ensaiando. "Carlinhos nos deixou e vai deixar saúdades, estou muito arrasado com a morte do meu amigo e parceiro de viola e labuta pelo mundo afora " Disse Pedro Sampaio .

FONTE, INFORMAÇÕES E FOTOS : PEDRO SAMPAIO .
ACESSE A PAGÍNA DO CANTOR CARLINHOS GOMES NA NET : http://artistasdodf.ning.com/profile/CARLINHOSGOMES

NOSSOS NOVOS SEGUIDORES ALVARO, REG REGINALDO E O CANTOR E RADIALISTA ERALDO MACIEL .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AOS NOSSOS NOVOS SEGUIDORES . SEJAM BEM VINDOS ERALDO MACIEL, ALVARO E REG REGINALDO . MUITO ORIGADO POR NOS SEGUIR, FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBÉM E TORNE UM DOS NOSSOS SEGUIDORES .

GRATO ADRIANO BRITO .

CONCHEÇA ERALDO MACIEL O MAIS NOVO SEGUIDOR DO BLOG XIQUEAMPA

Pai, filho e esposo dedicado, Eraldo Maciel é sul-matogrossense de Ponta Porã, cidade-irmã de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. As duas cidades são separadas apenas por uma rua e lá o trânsito entre os dois países e livre, inclusive o comércio. Aos 16 anos iniciou sua carreira como radialista profissional. Sempre lutou por tudo que acredita e, ainda que a duras penas, tenta defender uma sociedade que sofre pelo mau uso que se faz da política ao longo não dos anos, mas da história da democracia neste país.

O rádio foi o passo que lhe proporcionou expor suas opiniões nos periódicos sulmatogrossenses, onde teve uma participação de suma importância. Em 1991 mudou-se para a cidade de Irecê, sertão da Bahia. Entre 1995 e 1996 foi chefe de gabinete da Prefeitura da cidade de Jacobina (BA). Antes, em Irecê, foi âncora do "Voz da Terra", programa que ia ao ar pela rádio Difusora AM. Trabalhou na Caraíbas FM, na Irecê Líder FM e atualmente dirige o jornalismo da 101 News FM. Na imprensa escrita ireceense durante vários anos foi colaborador dos jornais locais. Lançou o A Notícia e o 1 º jornal virtual da região, com o mesmo nome. Em 2004 gravou seu primeiro CD, em estilo sertanejo romântico. Eraldo Maciel também é membro da AILA - Academia Ireceense de Letras e Artes. Através de sua empresa, Mídia Total Comunicação e Marketing , atua como Assessor de Comunicação de prefeituras da região de Irecê .

"Pra nós do Blog XIQUESMPA é uma honra tê-lo como nosso seguidor, seja bem vindo Eraldo Maciel, ficamos muitos felizes com o acesso dos nossos amigos e visitantes da micro-região de Irecê em nosso Blog. Muito obrigado por nos seguir, sinta-se em casa. Grande Abraço". ADRIANO BRITO/BLOG XIQUESAMPA .

CONFIRA O BLOG DO ERALDO MACIEL : http://eraldomaciel.blogspot.com/

O SEGUNDO ENCONTRO DOS COPIXABENSES EM SÃO PAULO FOI UM SUCESSO .


O Segundo Encontro do Copixabenses e Região em São Paulo no último domingo 23/05/2010 reuniu muitos conterrâneos Xiquexiquenses e da região do distrito do Retiro da Picada em Xique-Xique como também visitantes da cidade de Morpará. Este é o Segundo Encontro dos Copixabenses na Capital e foi realizado no Clube da CMTC, organizado por MERO e FÊ , a apresentação foi de Mano Véio e Mano Novo grades Representantes Nordestinos aqui em Sampa, são Radialistas da Rádio Nátiva Fm e de Nerivam Silva outro Nordestino de Sucesso aqui em Sampa, é empresário de várias Bandas e possui um Programa de autitório na TV NGT . O BLOG XIQUESAMPA esteve presente a festa através dos nossos Fotógrafos e Colaboradores o Casal Dú e Rosy. As Atraçoes foram : Buzão do Forró, Ismael Oliveira, Zézinho Barros, Andreza a princezinha do Forró, Arriba Saía, Adriano o Safadinho do Forró, Pankada Louka, Venenos do Forró, Moisés e Juliano . A galera de Xique-Xique, Copixaba, Morpará, Retiro da Picada e das regiões prestigiaram o evento e foi muito legal o domingo na companhia dos coterrâneos .

FOTOS DU & ROSY E SANÇÃO DO RETIRO .
INFORMAÇÕES : SANÇÃO DO RETIRO .