PLANTÃO XIQUESAMPA :

Loading...

ANÚNCIOS NO BLOG XIQUESAMPA .

domingo, 27 de junho de 2010

SITE ECO ENIGMA DO PUBLICITÁRIO E SERVIDOR FEDERAL OSCAR GUEDES COMEMORA 5 ANOS .

Cinco anos de Eco Enigma, cinco anos decifrando os enigmas da vida .


É assim que defino os cinco anos deste espaço de comunicação . O site Eco Enigma surgiu com o objetivo de divulgar a vila de Santo Inácio (distrito do município baiano de Gentio do Ouro), local onde está localizado minha segunda residência - o Castelo Oskar Kasslatter -, como também para divulgar minhas ações, pois sou um ser em constante evolução. Existe pessoas no mundo que têm uma certa importância na construção de contextos, porém o sistema imposto na sociedade em geral minimiza e/ou distorce as ações de certos segmentos sociais com o intuito de não reconhecê-las e abortá-las, além de inúmeras estratégias para formar novos seres com "defeitos de construção social". Na visão imposta, eu faço parte da minoria, ao olharmos por um ângulo estratégico, ou maioria, se olharmos pelo ângulo da mídia global dominando a grande massa. E como eu tenho auto-defesa, parti para o ataque da visibilidade .

Houve uma fase, que o Eco Enigma direcionou para o jornalismo em geral. Depois para o jornalismo político. E, atualmente, está centralizado ao "meu mundo meu" e ao mundo que me cerca. Reconheço que posso fazer melhor ainda, porém vários motivos levam a não explorar mais o meu potencial. O site Eco Enigma não tem fins lucrativos assim como interesse com grande quantidade de acessos. Esse espaço é uma forma de registrar algumas das minhas produções e criações e funciona como um cartão de visita. Me interessa mais o acesso de pessoas ligadas diretamente a mim. Até então, quero reconhecimento somente por onde eu passar e somente entre as pessoas que eu conhecer, pois fiz este planejamento, visualizando ser mais feliz assim. Será quase sempre uma missão forçada para pólos opostos, porém, por enquanto "resisto" desta forma .

Agradeço aos seguintes apoios, em algum momento, durante os cinco anos do site Eco Enigma: Hotel Emmy (Bolzano - Itália), Club Med Trancoso (Porto Seguro/BA), Aquarela Praia Hotel (Arraial D'Ajuda - Porto Seguro/BA), Hotel São Francisco (Porto Seguro/BA), Pousada Pôr-do-sol (Trancoso - Porto Seguro/BA), Prefeitura Municipal de Riacho de Santana/BA através da administração do ex-prefeito Dr. Paulo Gondim e agradeço também a sua esposa Joana Amélia, ao Jornal Página Revista impresso e on-line através do comunicador Erasmo Deterra (http://www.paginarevista.com.br/ ), ao Blog XiqueSampa através do comunicador Adriano Brito (http://www.xiquesampa.blogspot.com/ ), à Prefeitura Municipal de Gentio do Ouro através da administração do atual prefeito Ivonilton Vieira e, principalmente, pela força da Secretária de Finanças Mônica Bastos. Quero agradecer aos colunistas Layno Sampaio, Poly Pinheiro e Geovani PRM pela contribuição e aos atuais "trovadores" Jefão Meira e Juracy Franca. Agradeço também a webdesigner paulista Luciana Dobroka que, embora teve seus serviços contratados, reconheço o seu apoio e força em momentos mais precisos. Acho que não estou esquecendo de ninguém... se recordar, depois atualizo, pois agradecer é uma questão de obrigação, assim deve ser, porém sabemos como anda o mundo .

Dedico esses 5 anos de enigmas e mistérios ao meu grande, eterno e especial amigo, o italiano IVO KASSLATTER, a quem me deu oportunidades de trabalho às quais geraram enes ações, inclusive a criação do Eco Enigma. Sem esquecer do meu querido pai que sempre está presente em todas as formas de apoios . Quero também dedicar este aniversário aos internautas que me enviaram mensagens no sentido de abrilhantar mais o Eco Enigma, que foram publicadas na página Eco & Você, pois elas foram, são e eternamente serão de fundamental importância na transmissão de mais forças (confira lista completa no próprio site) .

SOBRE OSCAR GUEDES : Oscar Guedes nasceu na cidade de Xique-Xique, na Bahia, no dia 10 de junho de 1976. Provavelmente, adquiriu o hábito de viajar na infância, quando todo mês de dezembro passeava com seus pais por vários estados brasileiros. Em 1988, morou no Recife (PE), onde estudou no Colégio Pio XII. Aos 15 anos, foi morar em Salvador, onde, em 2002, formou-se em Comunicação Social/Bacharelado em Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Salvador - UCSAL .

Em 2007, foi nomeado para a cidade de Palmas/TO, em decorrência de concurso público, para o cargo de Técnico de Nível Superior da Secretaria do Patrimônio da União - SPU, órgão subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Poder Executivo do Governo Federal). Atualmente, reside em Natal/RN, devido designação para exercer função gratificada no mesmo órgão, seguida de remoção, após residir em Palmas por dois anos e cinco meses. Oscar Guedes estuda Jornalismo, sua segunda faculdade, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), curso iniciado na Universidade Federal do Tocantins (UFT). É webdesigner através da Sofrent Web Solutions & Multimedia, em Santos/SP, tem experiência com investigação particular conjugal e habilidades em diversas áreas como política, artes plásticas, eventos, fotografia, fashion marketing, turismo, entre outras .

Atualmente, Oscar Guedes mora em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Constantemente, visita a localidade de Santo Inácio, distrito do município de Gentio do Ouro, na Bahia, encantado pela beleza exótica da região. Em Santo Inácio, ele é proprietário do Castelo Oskar Kasslatter, antigo Castelo Eco Enigma, que mudou de nome em homenagem a um grande amigo, o italiano Ivo Kasslatter.

VISITE O SITE ECOENIGMA : http://www.ecoenigma.com.br/
FONTE : ECO ENIGMA/OSCAR GUEDES .

BLOG XIQUEXIQUE DE JUARES CHAVES COMEMORA SEU PRIMEIRO ANO DE EXISTÊNCIA .

"É com satisfação que o modesto Blog XIQUEXIQUE comemorou no último dia 24 de junho, o seu primeiro aniversário.

Durante os últimos 12 meses o Blog XIQUEXIQUE tem se pautado por uma linha editorial que dá ênfase às coisas de Xique-Xique (BA), principalmente os fatos históricos, casos interessantes, fotografias antigas e principalmente crônicas relacionadas com o dia a dia da cidade. Não obstante a importância das mesmas, temos evitado a publicação de matérias políticas partidárias para que o Blog seja veículo de assuntos amenos que possam ser assimilados por um maior número de seguidores, além do que para os assuntos de política partidária local já existem outros importantes blogs administrados por ilustres xiquexiquenses.

Aproveito a oportunidade para agradecer a confiança dos 49 seguidores e continuarei o esforço semanal para divulgar as coisas da nossa querida Xique-Xique", disse Juarez Moraes Chaves .

"Parabéns a Juares Chaves e ao Blog Xique-Xique sou fã de carteirinha deste Blog que sempre colabora com o Blog XiqueSampa com suas excelentes matérias" . Adriano Brito/BLOG XIQUESAMPA .

VISITE O BLOG XIQUEXIQUE ; http://www.xiquexiquense.blogspot.com/

XIQUE ANTIGO : FOTOS DAS ENCHENTES DE 1949 E 1979 EM XIQUE-XIQUE BA .

ENCHENTE DE 1979 .
ENCHENTE DE 1949 .
As cheias do Rio São Francisco, ocasionaram algumas das maiores enchentes em nossa cidade. Retratamos em fotos as Enchentes de 1949 quando não existia o Caís de proteção . Nas fotos em preto e branco a água invadindo a Rua Monsehor Costa, a Praça Dom Máximo e a Rua do Peráu. Nas fotos coloridas a enchente de 1979 com as águas invadindo o entorno da Praça Dom Máximo no Centro da cidade .

FOTOS : BLOG XIQUEXIQUE E ARQUIVOS DA NET .

FONTE : BLOG XIQUESAMPA .

SÉRIE RECORDAR É VIVER : LÊMBRANÇAS DA AVIAÇÃO DE XIQUE-XIQUE BA .

FOTOS : ( A primeira : posse do novo agente Silvio Carlos Sampaio Bandeira, e despedida do ex-agente Humberto de Souza Nogueira, 1966 e a segunda : Humberto Nogueira e Silvio Bandeira, aviação em Xique-Xique ). O DC-10 da Aviação Aérea Rio-Grandense acabara de pousar .


Era um acontecimento dos mais divertidos, sempre acompanhado de olhares curiosos, que não disfarçavam a admiração e certo medo daquela espaçonave que cortava os céus da cidade de Xique-Xique, quase tocando os telhados das casas. Às vezes, a demora em pousar aquele grandioso ser metálico, era ocasionada, não por falta de habilidade do Comandante do dito avião, mas sim, pela enorme quantidade de animais que invadiam a pista de pouso. Aí entrava em cena o “tangedor” oficial daquele aeroporto, o senhor Viana, in memorium, conhecido como “Viana Fotógrafo”, com a sua veloz bicicleta Monark, dispondo de tempo exíguo para afugentar os animais, face ao iminente pouso do avião. O “trabalho” de afugentar os animais da pista de pouso sempre foi considerado de grande importância, pois, verdadeiramente, evitou-se alguns possíveis e prováveis acidentes da aviação em nossa cidade.

A aviação em Xique-Xique começou no ano de 1950, com a empresa Nacional Transportes Aéreos. Em 1959, o Consórcio Real S/A, incorporou o patrimônio daquela empresa. Nessa época, trabalhava como agente administrativo da empresa aérea, o senhor Humberto de Souza Nogueira. Entre os anos de 1950 a 1957, os aviões praticamente pousavam às cegas, pois não havia serviço de rádio, importante para a comunicação entre o comandante das aeronaves e a equipe em terra. Em 1958, chega à cidade de Xique-Xique, o Rádio Operador de Terra (R.O.T), Sebastião Sampaio Bandeira, vindo da cidade de Belmonte, sul da Bahia, para dar suporte ao vôos da empresa, como também, desenvolver outros serviços da rotina da empresa de aviação, como venda e reservas de passagens.Convidado para assistir ao casamento do irmão Sebastião Sampaio Bandeira e de sua futura esposa,a senhora Marluce Magalhães Lacerda Santos,a ser realizada na primeira quinzena do mês de agosto do ano de 1958,desembarca em Xique-Xique,Sílvio Carlos Sampaio Bandeira. O casamento do seu irmão, talvez por obra do destino, não aconteceu na referida data, sendo transferido para o dia 31 de setembro deste mesmo ano .

Em 1962, a VARIG S/A compra todo o consórcio das empresas Real S/A e Nacional Transportes Aéreos, que operavam com o tradicional equipamento Douglas DC-3, na configuração 28 (vinte e oito) passageiros, 04(quatro) tripulantes: 01(um) comandante, 01(um) co-piloto, 01(um) rádio-operador de vôo (ROV) e 01(um) comissário (a). As escalas do DC-3 de Belo Horizonte a Salvador (Belo Horizonte/Pirapora/Januária/Carinhanha/Bom Jesus da Lapa/Barra/Xique-Xique/Remanso/Petrolina), 28 (vinte e oito) passageiros e 04(quatro) tripulantes, velocidade 280 quilômetros por hora, peso total com bagagem, carga e combustível 11.885 quilos.Com a ida do senhor Edvando de Assunção Fontoura (Vaninho) para administrar a lagoa de Itaparica, de propriedade da família Nogueira, Sílvio Carlos Sampaio Bandeira assume o cargo de despachante operacional da VARIG S/A em Xique-Xique. Em 1966, o senhor Humberto Nogueira é transferido para Salvador, assumindo a promotoria de vendas nacional e internacional, desse modo, é empossado pelo inspetor Paulo Trevisanni, no cargo de agente Administrativo, o senhor Sílvio Carlos Sampaio Bandeira. Neste período trabalhavam como guarda-campo,o senhor João Pereira de Carvalho (João Grande) e seus auxiliares Osvaldo e André Gouveia, esses provenientes da região de Jequié e Ilhéus, respectivamente .

Esses valorosos funcionários tinham que estar atentos e, dez minutos antes do pouso das aeronaves, promoviam a retirada dos animais da pista de pouso. Em algumas ocasiões, quando fatores adversos surpreendiam, seja provocado pela pane no motor da estação ou nos aparelhos de comunicação, o próprio comandante, com manobras rasantes dispersava os citados animais. Entre os anos de 1968/1969, a Varig lança o novo equipamento para as operações normais da empresa em toda a sua linha de São Paulo a Recife com escalas em Belo Horizontes, Montes Claros, Bom Jesus da Lapa, Barra, Xiquexique, Remanso, Petrolina, Paulo Afonso. Era o Turbo hélice Super Advanced 748, para 44(quarenta e quatro) lugares de passageiros, e 06(seis) tripulantes: 01(um) comandante, 01(um) co-piloto, 01(um) engenheiro de vôo, 01(um) rádio operador, 01(uma) aeromoça e 01(um) aeromoço, com peso total (passageiros, cargas, bagagem e combustível) de 22.000 mil quilos, desenvolvendo velocidade de 450 quilômetros por hora.Poucos anos depois, no ano de 1975, a VARIG, devido a uma série de dificuldades de operacionalização e manutenção de aeronaves neste percurso, encerra suas atividades na cidade de Xique-Xique,Bahia.E foi assim que aconteceu.

POR : SÉRGIO CARVALHO BANDEIRA .
COLABORADOR : SÍLVIO CARLOS SAMPAIO BANDEIRA .
FONTE : JORNAL PAGINA REVISTA DE ERASMO DETERRA .

SERRINHA GANHA CENTRO DE LAZER E ESTRADA PAVIMENTADA .

Ações na área de cidadania, educação e infraestrutura marcaram a visita do governador Jaques Wagner à cidade de Serrinha, na manhã desta segunda-feira (21). Foram inaugurados um Centro Social Urbano e a BA-411, que liga a cidade ao município de Barrocas. O espaço recuperado do CSU ganhou novo jardim, iluminação, um Centro Digital de Cidadania, com computadores ligados à internet gratuita, um Ponto Cidadão, que oferece serviço de emissão de documentos, e um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para facilitar o acesso ao mercado de trabalho .

O investimento total na reforma foi de R$ 452 mil, beneficiando uma população de mais de 70 mil pessoas, entre elas, a dona de casa Maria Rosário, lavradora, mãe de três filhos, e que foi uma das primeiras a usar o serviço de emissão de carteira de identidade no novo Ponto Cidadão. “Essa estrutura toda facilitou muito minha vida. Agora está tudo aqui pertinho e o atendimento foi rápido. Eu estava sem documento há muito tempo, e, se não fosse o Ponto Cidadão, ia ficar sem ele”, disse a dona de casa.

BARROCAS :

Na área de infraestrutura foi inaugurada a pavimentação do trecho de 18 quilômetros da BA-411 que liga Serrinha à cidade de Barrocas. A estrada não tinha asfalto e foi pavimentada com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o melhor para este tipo de rodovia .

“Foram R$ 9 milhões em investimento. Fizemos uma estrada para durar, com asfalto de primeira. Em todo o estado já são 4 mil quilômetros de estradas reconstruídas ou em reconstrução e outros 10 mil onde fizemos tapa-buracos e intervenções de melhorias”, disse Wagner, lembrando que, na região, também deve começar em breve a recuperação do trecho Serrinha-Piritinga .

Em Barrocas, o governador inaugurou ainda um Posto de Saúde da Família, que vai atender a 3,5 mil pessoas, e assinou autorização para a Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb) construir sistemas simplificados de abastecimento de água para a zona rural do município. São 28.964 metros de tubos beneficiando 1,2 mil pessoas, com o investimento de R$ 700mil .

FONTE : AGECOM BA .
FOTOS : MANU DIAS .

PALMEIRÃO DE JACOBINA BA, NOSSO NOVO SEGUIDOR .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AO NOSSO MAIS RECENTE SEGUIDOR. SEJA BEM VINDO A TODA EQUIPE DO PALMEIRAS ESPORTE CLUBE DA CIDADE DE JACOBINA BA, MAIS CONCHECIDO COMO PALMEIRÃO.
O CLUBE PALMEIRAS DE JACOBINA TEM 42 ANOS DE EXISTÊNCIA, É UMA DAS EQUIPES MAIS POPULARES DA REGIÃO, ORGANIZA, PROMOVE E PARTICIPA DE TORNEIOS EM TODA REGIÃO DE JACOBINA E CIDADES VISINHAS. VISITE O BLOG DO PALMEIRÃO : http://www.tarcylla.blogspot.com/ .

MUITO OBRIGADO POR NOS SEGUIR, FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBÉM E SEJA UM DOS NOSSOS SEGUIDORES .

GRATO, ADRIANO BRITO .