28/07/2010

BEM VINDO NOSSOS 5 NOVOS SEGUIDORES .






O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AOS NOSSOS 5 NOVOS SEGUIDORES !!!! BEM VINDOS THIAGO AGUILAR, THIAGO, FÁBIO SAMPAIO, ATUALIDADES NET E O BLOG VARZEA NOVA NEWS DA CIDADE DE VARZEA NOVA BAHIA. MUITO OBRIGADO A TODOS POR NOS SEGUIR PROMETENDO UMA NOVA ROUPAGÉM DO NOSSO BLOG PARA O MÊS DE SETEMBRO. ESTAMOS ABERTOS A NOVOS COLABORADORES E ANÚNCIATES QUE QUEIRAM DIVULGAR SUA MARCA E SUA EMPRESA AQUI. JÁ ESTAMOS COM ALGUNS ANÚNCIATES PRONTOS PARA DIGULGAR EM NOSSO BLOG. ABRAÇO A TODOS E BEM VINDOS .

GERVÁSIO LIMA : RIO SÃO FRANCISCO PEDE SOCORRO PELAS COROAS .

(Por Gervásio Lima, Jornalista e historiador ).

Gervásio é nosso colaborador e correspondente da cidade de Jacobina e toda  Região .




A destruição das matas ciliares e de outras matas protetoras, combinada com a redução da correnteza, provocada pela retenção das águas por represas, é responsável pela aceleração do assoreamento do Rio São Francisco. Por conta disto, um fenômeno não obstante comum, tem ocasionado, ao longo de décadas, a formação de coroas e ilhas no leito do rio, que são observáveis em diversas partes dos seus trechos. A falta de chuva agrava o problema, diminuindo o volume de água e expondo as áreas assoreadas (coroas) .

No município de Morpará, localizado no médio São Francisco, em vários trechos foram formadas piscinas naturais. No trecho que corta a cidade, de aproximadamente 2 quilômetros de extensão, o rio corre sinuosamente entre barrancas que têm cerca de um metro de altura em relação à superfície das águas. A formação de “coroas”, pequenas ilhas de areia é um fenômeno que acontece todos os anos, mas os ribeirinhos e pescadores garantem que nunca se viu algo parecido. O rio tá seco demais, muito raso, pode atravessar por praticamente toda a sua extensão a pé, caminhando, pois dificilmente é encontrada uma profundidade de mais de meio metro de altura. Em praticamente todas as áreas assoreadas do leito do Rio São Francisco, observa-se intensa atividade agrícola, associada a práticas de manejo inadequadas, queimadas, subtração da vegetação ciliar, loteamentos de urbanização, parques industriais de alto potencial poluidor, estruturas de lazer não regulamentadas e emissão de esgotos sem nenhuma forma de tratamento. Este uso múltiplo das águas tem transformado totalmente o leito natural do rio .

Diz a lenda que o São Francisco nasceu das lágrimas derramadas pela índia Irati. Com saudade do bravo companheiro que foi lutar pela posse da terra contra o homem branco e não voltou mais, Irati sentou em uma pedra e chorou dias. De tão grande sua tristeza deu origem ao Opará, que significa rio-mar, na linguagem indígena. O desprezo de Irati, pela tristeza em ver a atual situação que se encontra o que supostamente foi responsável em criar, faria com que surgissem dezenas de rios São Francisco, tamanha seria a extensão das águas derramadas por seu choro. Desde o descobrimento do rio pelo navegador italiano Américo Vespúcio, o São Francisco nunca se pareceu tanto com um lamento. O Velho Chico, apesar de continuar belo, jamais esteve tão maltratado.

Segundo a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, os sedimentos (detrito rochoso resultante da erosão) já são registrados no leito do rio a taxas “altíssimas”. É como se fossem despejados no ano milhares de toneladas de terra no leito do rio. O assoreamento é tão sério que em muitos trechos, o transporte de passageiros e cargas já não existem mais, ou estão comprometidos. De acordo com os estudos e com os relatos dos próprios moradores das comunidades ribeirinhas, o leito do rio está a cada ano mais assoreado e poluído. Os prejuízos ambientais são incalculáveis, o que, consequentemente atinge diretamente pequenos agricultores e pescadores que vivem exclusivamente do que as águas do rio oferecem, ou ofereciam. Os pescadores costumam dizer que existem mais pescadores que peixe.

O prefeito do município de Morpará, Sirley Novais Barreto, conhecido como Lelei, demonstra preocupação com a situação do rio. Segundo ele, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da cidade estará encaminhando um relatório sobre a atual situação do rio para os órgãos estaduais e federais ligados ao meio ambiente. “Esperamos encontrar uma maneira para que haja uma reversão da situação. Sabemos que é necessário urgentemente investimento em obras, principalmente de dragagem e derrocamento. O Governo Lula, através da Codevasf, autorizou a construção de sistemas de esgotamento sanitário em todos os municípios banhados ou que existem afluentes do rio, como parte do projeto de revitalização. Acreditamos e desejamos que no próximo governo este trabalho tenha continuidade, pois assim poderemos sonhar com um ‘novo’ Velho Chico, totalmente vivo e responsável por milhares de vidas”, filosofou o prefeito Lelei de Morpará.

Na cidade de Morpará, as Coroas viraram a principal área de lazer. Famílias inteiras aproveitam os dias ensolarados para banharem nas águas do Rio São Francisco .

INFORMAÇÕES E COLABORAÇÃO : GERVÁSIO LIMA .
FONTE : BLOG XIQUESAMPA .

BLOG XIQUESAMPA RETORNARÁ SUAS ATIVIDADES EM SETEMBRO .

Olá conterrâneos, amigos, seguidores e todos que visitam nosso Blog, devido a compromissos profissionais e pessoais, gostaria de comunica-los que em Setembro retornaremos as nossas atividades com muitas novidades. É muito dificíl e complicado manter nosso XiqueSampa atualizado constantemente, o Blog cresceu muito, a visibilidades é altissíma,a responsabilidades então nem se fala. Por isso gostaria que todos vocêis compreendecem a nossa responsabilidade pessoal e profissional, manter o nosso Blog sozingo é muito complicado. Gostaria também que as matérias divulgadas tivessem seus comentários relacionados a elas mesmas, muito obrigado pela compreensão de todos. Grande abraço a todos .

BEM VINDOS NOSSOS 5 NOVOS SEGUIDORES E AOS NOSSOS 103 NOVOS AMIGOS ADICIONADOS AO ORKUT DO BLOG XIQUESAMPA .

ADICIONE : adrianoxiquesampa@yahoo.com.br ABRAÇOS .ADRIANO BRITTO .

18/07/2010

FILHA DE XIQUEXIQUENSE É ESCOLHIDA SUNSHINE PRINCESS NO MISS FLÓRIDA (EUA) 2010 .

No dia 8 de julho, Julianna Hormes foi escolhida Sushine Princess no Miss Flórida 2010, Julianna é filha da Xiquexiquense Fernanda Hormes. No evento, realizado no Mahaffey Theater, na cidade de Saint Petersburg, no estado americano da Flórida, ela desfilou com a Miss University of Miami 2010, keala Kamalu, que foi uma das candidatas ao Miss Flórida 2010. A geminiana Ayisha Julianna Cardenas Hormes, nascida em San Diego (EUA), com apenas 6 anos, fala fluentemente português, espanhol e inglês, e possui duas nacionalidades: brasileira e americana.

FOTO : A psicóloga brasileira Fernanda Cardenas Hormes, atualmente em Miami, é mãe da Sunshine Princess Julianna .

A bela Julianna vive uma agenda intensa, entre os estudos e as aulas de Tap Dance, violão e Taekwondo, além de participar dos castings na Agência Model Productions, com a qual tem um contrato. Devido o título de Sunshine Princess, a nova princesa ganhou um contrato com o Canal da Disney. A Sunshine Princess Julianna é filha do mexicano Briggs Canny Cardenas e da brasileira Fernanda Cardenas Hormes, atualmente morando em Miami (EUA) .
FONTE : ECOENIGMA ( http://www.ecoenigma.com.br/) .
COLABORAÇÃO : OSCAR GUEDES .

15/07/2010

MUITO OBRIGADO CONTERRÂNEOS,SEGUIDORES DO BLOG E AMIGOS PELO RECONCHECIMENTO .

Queria agradecer a todos conterrâneos e amigos que visitam nosso Blog Xiquesampa, nosso Orkut do Blog Xiquesampa e nosso Msn !!!! É gratificante ter o reconchecimento de todos. Em breve colocarei aqui o Link do nosso Orkut. Criado a pouco mais de 15 dias já contabiliza quase 600 mêmbros no ORKUT DO BLOG XIQUESAMPA . Lêmbrando que só Adicionarei se for mesmo Xiquexiquense ou descendente, ou até mesmo adiciona-lo por uma análize minuciosa .

O Blog Xiquesampa, passará ainda por algumas alterações, aguarde novidades aqui!!!!

ABRAÇO CONTERRÂNEOS, AMIGOS E SEGUIDORES .

Queria agradecer também ao meu amigo e conterrâneo PEDRO SAMPAIO por me agraciar com seus Cds, tive a honra de receber em minha casa direto de Salvador Ba, os Cds de presente desse Cantor Xiquexiquense a quem sou Fã e amigo, além é claro do seu Talento incondicional, vamos trabalhar pra trazer o Show do Pedro Sampaio aqui em Saõ Paulo. Muito obrigado Pedrinho, ouço suas músicas desde qundo vi seu LP pela primeira vês na Rádio Fm Criativa, desde então acompanho seu trabalho dese de Xiquexique. Você é um desses nosos orgulhos espalhados pelo mundo a Fora!!!

Queria agradecer também ao meu amigo e conterrâneo JOÃO MACHADO por nos agraciar e presenter com seu DVD sobre seu trabalho de mais de 6 anos fotógrafando e nos levando informações da Rômaria do Bom JEsus da Lapa Ba. Este ano João Machado é presença garantida numa daz maiores cocentrações de fiéis do Brasil. João Machado que em Julho estará visitando nossa querida Xique-Xique e nos trará belissímas fotos da nossa cidade .




Agradeço Também a Dú & Rosy por nos presenter com o Abadá da Festa dos Incútidos em Sampa, Alcimar Ferreira pelo CD, a Tonhão pelo Abadá da Festa dos Ibotiramenses In Sampa, a Aguinaldo Feitosa pelas Palavras, Cristovão (XiqueSantos), Djalma Ribeiro, Jorge Muniz, Meu primo Amázio Lolita e sua esposa Cida, Jorge Meira, Sanção do Retiro e tantos conterrâneos que está votando no XIQUESAMPA e aqueles que nos deixa e-mails e ligações com palavras de incentivo e apoío, valeu mesmo.

Muito obrigado a todos conterrâneos, amigos e admiradortes. Breve a nossa FESTA DOS XIQUEXIQUENSES EM SAMPA,aguarde informações aqui .

Estamos concorrendo como melhor Blog do Brasil. Se preferi vote neste Link : http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=Busca&c_b=2185233

SELEÇÃO DE SERRINHA (BA) ESTÁ QUASE PRONTA PARA A DISPUTA DO INTERMUNICÍPAL 2010 .

Seleção de Serrinha reforçada para a disputa do Campeonato Intermunicípal 2010 .

O meio campista Max que atuou duas temporadas em Conceição do Coité está treinando forte na seleção de Serrinha e acredita no potencial de sua equipe, principalmente na Comissão Técnica .

O jogador ficou afastado do Intermunicipal por uma temporada para vestir a camisa do Ipitanga , no Campeonato Baiano de 2009.

Segundo o atleta na entrevista concedida ao repórter Valter Silva, após o coletivo ele declarou que, o profissional que disputou passou vexame, em relação a campanha da equipe e financeira, pois os compromissos não foram honrados pelos dirigentes.

Para este ano na seleção de Serrinha, Max (foto) está acreditando em mais um título do Intermunicipal, a última proeza foi conquistada em Coité .
 
FONTE : JORNAL PALMEIRÃO DE JACOBINA BAHIA (http://www.tarcylla.blogspot.com/) .

CANDIDATOS : 107 ESTÃO À BEIRA DO VETO NA BAHIA .

FOTO ( REPRODUÇÃO O GLOBO ). Grande parte das ações de impugnação, que corresponde a mais de 10% das cerca de 990 candidaturas registradas no estado este ano. O cerco aos candidatos com problemas judiciais e administrativos se fechou ontem, quando 107 políticos da Bahia tiveram os registros de candidatura impugnados pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) .


Agora, eles terão de recorrer à Justiça, que pode acatar ou não a decisão da PRE. Grande parte das ações de impugnação, que corresponde a mais de 10% das cerca de 990 candidaturas registradas no estado este ano, se refere a irregularidades na apresentação de contas de campanha. Em seguida, vêm os casos relativos à Lei da Ficha Limpa: rejeição pelos Tribunais de Contas da União (TCU), do Estado e do Município (TCM), ausência de certidões criminais e cíveis, e por último, um único caso de renúncia de mandato para escapar da cassação. Trata-se do candidato a deputado federal Coriolano Sales (PSDB), suspeito de integrar a máfia das sanguessugas .

Segundo o autor das ações, o procurador regional eleitoral Sidney Madruga, em 2010 houve um recorde no número de impugnações enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE). Dos 107 políticos atingidos pela medida da PRE, 72 são candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa e 34 tentam ingressar na Câmara Federal. Em um dos casos, a impugnação se refere a um primeiro suplente para o Senado : Roque Aras (PV), cujo registro apresentou irregularidade nas contas de campanha. A lista enviada ao TRE pela procuradoria inclui nomes de todos os grandes partidos e coligações envolvidas na sucessão estadual. Entre os políticos mais conhecidos que tiveram a candidatura impugnada, destacam-se Beto Lelis (PMDB), Benito Gama (PTB), Carlos Brasileiro (PT), Genebaldo Correia (PMDB), Geraldo Simões (PT), Humberto Cedraz (PSDB), Isaac Cunha (PT), Joseph Bandeira (PT), Neusa Cadore (PT), Tonha Magalhães (PR) e Vespasiano Santos (PTN). Segundo Madruga, além das impugnações feitas ontem, o restante dos registros de candidatura também será analisado pela PRE. “Podemos nos posicionar favoráveis ou não aos pedidos. A lista pode crescer”, afirmou. Há ainda pedidos de impugnação feitos por partidos. O PMDB entrou, entre outros, contra o candidato a vice de Jaques Wagner, Otto Alencar (PP) .

FONTE : CORREIO/ JORNAL CULTURA & REALIDADE .

FALTA DE RESPEITO OU CARINHO ? TÚMULO DE MICHAEL JACKSON É PICHADO POR FÃS .

SÃO PAULO - Ainda sentindo muito a falta de Michael Jackson, um grupo de fãs atacou o túmulo do "Rei do Pop" no último final de semana, de acordo com o site "TMZ".

Os jovens escreveram frases como "Sentimos sua falta, doce anjo" e "Mantenha o sonho vivo" na lápide e alguns deles assinaram seus nomes logo abaixo.

Devido a essa manifestação feita em forma de pichação, foi reforçada a segurança ao redor do túmulo. "Atitudes como essa são um exemplo para que possamos dificultar o acesso ao Grande Túmulo", afirmou um assessor do cemitério no qual o astro foi enterrado.

Acompanhe o Famosidades no Twitter: http://twitter.com/Famosidades

FONTE : FAMOSIDADES .

13/07/2010

PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE UM JOGO DE FUTEBOL POR UMA RÁDIO DE XIQUE-XIQUE.

Foto da primeira transmissão de um jogo feito por uma emissora de rádio de Xique-Xique. Da esquerda para direita: Francisco°  Paulo (Kiko), Jorge Meira, Beto do IBGE e eu (Adriano Brito até então com 15 anos de Idade em Pé).

A equipe de esportes da Rádio FM Criativa era formada por Francisco Paulo, Jorge Meira, Edilson Cruz, Adriano Brito e Galego Punk. A 1° transmissão teste foi no jogo Baneb X Brasinha. O Brasinha ganhou pelo placar de 2 X 0 com gols de Gênio e Rochinha. Mas a primeira transmitiu pra valer oficialmente foi dia 21 de Maio de 1989, o jogo entre as Seleções de Xique-Xique e Central, válido pela II Copa do Feijão, a partida terminou 0 x 0. Tivemos o prazer e a honra de fazer parte da história da Rádiodifusão em nossa cidade, fomos mencionados no livro do Professor Cassimiro Machado Neto, o mesmo narra a história do Esporte em nossa querida Xique-Xique.

Local: Estádio Dr. Hélcio Bessa,
Data: 21 de maio de 1989,
Foto: Francisco Paulo (Kiko de Viana),
Narrador: Francisco Paulo o popular Kiko de Viana (Im Memória),
Comentários: Jorge Meira,
Técnica de Som: Adriano Brito (Papagaio),
Convidado: Beto do IBGE - (Perú),
Reportagens: Edílson Cruz (Im Memória).

OBS: O saudoso Edilson Cruz (repórter de campo) não apareceu na foto.

JOGADORES DA SELEXIQUE NA ÉPOCA:

Oberdan, Zé Rodrigues, Chico Anízio, Esquerdinha, Léo de Valmizão, Gilson, Rochinha, Valdo, Jojó, Dil, Gênio, Li, Waldir Cambuí, João Carlos, Neguinho The Flash, Gilberto, Jair, Jorge, Galego de farinha Boa, Rocha Policial, Íon e Adalmir.

SOBRE A RÁDIO CRIATIVA FM, A PRIMEIRA EMISSORA DE RÁDIO DE XIQUE-XIQUE BA:

A Rádio Criativa FM, entrou no ar em Xique-Xique no dia 18 de fevereiro de 1989, funcionando com um transmissor "caseiro" de pouca potencia, cobrindo um raio de 6 km e sem fins lucrativos. Fundada por Egnaldo Pessoa de Carvalho (Tantão), José Nunes dos Santos Sobrinho (Alveci), José Pessoa de Carvalho (Zezinho das Baterias) e Jorge Meira. Foi a primeira vez que uma Rádio com frequência modulada chegou aos lares dos Xiquexiquense. Era um sucesso total, em todas as casas que tinha rádio, estavam sintonizadas na 98,9. A Criativa FM encerrou suas atividades No dia 11 de Outubro 1989, o DENTEL, retirou do ar a rádio, com a alegação que não tínhamos autorização do Ministério das Comunicações para funcionar, estávamos na clandestinidade. Foi ruim pra todos, deixou uma grande. Após o fechamento da Fm Criativa poucos meses depois entrou no ar em caráter clandestino as Rádios Beira Rio FM que ficava na Rua Quintino Bocaiuva, a Rádio Cidade FM na Rua Castro Alves e a FORÇA JOVEM FM na Rua da Cerne. Em março de 1991 a Rádio Tribuna do Vale do São Francisco AM (RTV) abria seus microfones legalmente em definitivo em Xique-Xique, que conta também com a Fm Xique Xique e a Rádio Cactus FM.

Por 9 meses como laboratório para os locutores e funcionários, que jamais teriam experiência antes na função, como: Helinho Pop, Izabela Teixeira, Antônio Melo, Francisco Paulo, Jorge Muniz, Ailton Alves, Edilson Cruz, Verinha Melo, Jorge Meira, Eristeu Rodrigues, Jackeline Meira, Argemiro Borges, Cassimiro Machado Neto e Mario Leandro (Era locutor de Serviço de Auto falante, a Voz da Liberdade), os operadores de áudio e técnica de som eram Adriano Brito (apelidado por Jorge Meira de Papagaio) e Galego Punk (Rick do BNH) a direção era do meu saudoso primo Esdras Rocha (In memória) e a secretária Leidinha. A Rádio funcionava das 05:00 da manhã a meia noite, com programação musical, noticiários, programas esportivos com transmissões de jogos ao vivo, entrevistas com autoridades e entretenimento.

Colaboração: Jorge Meira,
Adaptação: Adriano Brito,

FONTE: BLOG XIQUESAMPA.

VEM AÍ A FESTA DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES DE SÃO PAULO .

VEM AÍ, DIA 25 DE JULHO – DOMINGO – A PARTIR DAS 12:00 HORAS, A FESTA DOS TRABALHORES EM TRANSPORTES. LOCAL CLUBE DA CMTC – AV CRUZEIRO DO SUL, 808, COM OS SHOWS DE MASTRUZ COM LEITE, ANDREZA, VENENOS DO FORRÓ E CÍCERO DO ASSARÉ.
RETIRE O SEU INGRESSO NO SEU SINDICATO OU GANHE O SEU A CADA COMPRA DE R$: 10,00 NA LOJA MANO VÉIO E MANO NOVO NO BRÁS.

INFORMAÇÕES: (11) 2618-4145

FONTE : MANO NOVO & MANO VÉIO .

11/07/2010

XIQUE-XIQUE JÁ TEM NOVO CORPO DE BRIGADA MUNICIPAL (BRIGADA SERTÃO) .

O CORPO DE BRIGADA MUNICÍPAL, (BRIGADA SERTÃO) UMA PARCERIA : IBAMA/PREFEITURA .

O Corpo de Brigada Municipal, (Brigada Sertão) uma parceria : Ibama/Prefeitura. A Brigada, composta por 15 membros, atuará no município no combate e prevenção de incêndios na Zona Rural, palestras educativas nas comunidades, sobre: Desmatamento, queimadas, pássaros e animais da nossa fauna silvestre em cativeiro, legislação ambiental e etc. O Ibama pagará, por 05 meses, de agosto/2010 a dezembro/2010 (período da seca) os salários dos Brigadistas, fornecimento de equipamentos de combate a incêndio, um carro zero Km (Mitsubishi 4 X 4), combustíveis, manutenção e etc .

A prefeitura entrará com o apoio logístico: 01 sala, móveis e material para escritório, linha telefônica, 01 computador, internet e etc. No Curso de Formação de Brigadas, 45 candidatos se inscreveram 18 foram eliminados no TAF- Teste de Aptidão Física, 27 realizaram treinamentos práticos e teóricos em um Curso de 40 horas. Foram aprovados: 12 Brigadistas e 2 Chefes de Esquadrão (Motoristas) e 01 Chefe de Brigada.

POR ORDEM DE CLASSIFÍCAÇÃO,RESULTADO DO CURSO DE BRIGADA DE INCÊNDIO :

BRIGADÍSTAS :

1º- Rogério Alves Soares – Nota: 9,2/ 2º- Dourivaldo Rodrigues Borges (Dourim) - Nota: 9,1/ 3º- Uelder da Cruz Santana – Nota 9.0/ 4º- José Evangelista Figueiredo – Nota 8,9/ 5º- Welson Pereira de Carvalho (Cinho) – Nota 8,8/ 6º- Romário Santana Souza – Nota 8,6/ 7º- Joilton Evangelista Figueiredo - Nota: 8,5/ 8º- Hildemar Kleber de Souza Farias (Nem Taradim) Nota: 8,4/ 9º- Leandro Gama dos Santos - Nota: 8,3/ 10º-Nivaldo Oliveira Sena - Nota 8,2/ 11º-Itamar Rocha da Cruz - Nota: 8,1/ 12º-Ederaldo da Silva Lopes - Nota: 8,0 .

SUPLENTES DE BRIGADÍSTA :

1º - Joelmir Honório dos Santos – Nota 7,9/ 2º - Germilson Nascimento dos Santos – Nota 7,7/ 3º - Orlando Santos Araújo (Motorzinho) – Nota 7,5/ 4º - Dailton Clemente da Cruz – Nota 7,3 .
BRIGADÍSTAS APROVADOS NÃO CLASSIFICAFOS :

01- João Gabriel Carvalho da Silva – Nota 7,0/ 02- Gilmar Bispo dos Rocha – Nota 6,9/ 03- Ítalo Rodrigues da Costa – Nota 6,8/ 04- Daniel Francisco Alves de Almeida – Nota 6,5 .

DESISTENTE :

01- Antonione Dourado Santos .

CHEFE DE ESQUADRÃO (MOTORISTA) .

1º- Dubiran Pereira de Araújo – Nota 8,5 e 2º- Maurício Pereira – Nota 8,3 .

SUPLENTES :

1º Wilton Silva Araújo – Nota 8,1/ 2º-Juraci Oliveira Ramos (Neguinho)– Nota 7,2 e 3º-Vilson Carlos Alves dos Santos – Nota 6,9 .

CHEFE DA BRIGADA :

Roberto Rivelino de Souza Rocha .

OS CANDIDATOS SUBMETERAM A 05 PROVAS VALENDO 2,0 PONTOS :

01- Manuseio de ferramentas e Equipamentos (Capinar, cortar com facão e foice),02- Manuntenção de Ferramentas e Equipamentos (amolar ferramentas), 03- Desempenho na Aula Prática de Combate terrestre (apagar incêndios), 04- Comportamento e Atitude em relação ao Grupo e 05- Prova Escrita de Conhecimento Teóricos. (Prova com 5 perguntas sobre fogo) .

INSTRUTORES :

José Antonio Barros Seixas – IBAMA /AL

Gabriel Constantino Zacharias – IBAMA/DF

Coordenador Municipal da Brigada: Jorge Meira

INFORMAÇÕES : JORGE PINHEIRO MEIRA .

BLOG XIQUEXIQUE : FOTO HISTÓRICA - DESFILE DE SETE DE SETEMBRO EM XIQUE-XIQUE BA .

DESFILE DE SETE DE SETEMBRO EM XIQUE-XIQUE BA .














Esta é uma fotografia com mais de 60 anos, retratando um desfile de 7 de setembro, na Avenida, em frente ao Grupo Escolar Cezar Zama. Reparem que o "Prédio" ainda estava novo, inaugurado que fora em 1937, e sem nenhuma árvore ao seu redor .

A Avenida, nessa época, nem sonhava com calçamento e o desfile era feito no chão de terra, com os pedregulhos castigando as pernas desprotegidas dos meninos e meninas, face ao ventão do mês de agosto. Ao longe, a mesma lua, assiste a tudo, passivamente.

FONTE : BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES (http://www.xiquexiquense.blogspot.com/ ) .

BEM VINDO RAFAEL CHILENO ( IBOTIRAMENSE EM SÃO PAULO ) NOSSO NOVO SEGUIDOR .

BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AO NOSSO MAIS NOVO SEGUIDOR. SEJA BEM VINDO RAFAEL CHILENO, MUITO OBRIGADO POR NOS SEGUIR. FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBÉM E SEJA UM DOS NOSSOS SEGUIDORES .

GRATO, ADRIANO BRITO .

MUNICÍPIO DE SEABRA SEDIA CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE AFROBRASILIDADES .

O 1º Congresso Internacional de Língua e Literatura Africanas e Afrobrasilidades será nos dias 21, 22, 23 e 24 de Outubro em Sabra Ba .

O 1º Congresso Internacional de Língua e Literatura Africanas e Afrobrasilidades (Cillaa) tem como proposta contribuir para a formação e aperfeiçoamento de profissionais nessas temáticas e será promovido entre os dias 21 e 24 de outubro pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus 23 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no município de Seabra.


Voltado principalmente para estudantes, professores e profissionais de Letras, História e áreas afins, além de docentes do ensino básico, o congresso está com inscrições promocionais abertas até o dia 31 deste mês. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição informando se farão ou não apresentação de trabalhos acadêmicos, além de efetuar o pagamento da taxa, que varia, nesta primeira etapa, de R$ 60 para estudantes de graduação a R$ 180 para professores universitários.

A segunda etapa de inscrições será de 1° de agosto a 30 de setembro, e a última etapa vai acontecer entre os dias 1° e 16 de outubro. Em cada etapa de inscrição o investimento para o congresso terá valor diferenciado. A programação do evento vai contar com a participação dos professores José Luís Cabaço, da Universidade Técnica de Moçambique, que vai ministrar a palestra “O nascimento do nacionalismo moçambicano e as suas contradições”, e Tânia Macedo, da Universidade de São Paulo (USP), que falará sobre “A literatura angolana contemporânea”.

A iniciativa conta com o apoio dos campi 2 (Alagoinhas), 9 (Barreiras), 13 (Itaberaba), 16 ( Irecê) e 24 (Xique-Xique), além do Núcleo de Gênero e Sexualidade (Nugsex Diadorim) e do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da Uneb. Mais informações no site da Uneb .

FONTE : AGECOM BA .

PEDRO SAMPAIO FARÁ SHOW NO VI ENCONTRO DAS ÁGUAS E DOS AMIGOS EM CARINHANHA BA .

O Cantor Xiquexiquense Pedro Sampaio participará do VI Encontro das Águas e dos Amigos , de 23 a 25 de Julho 2010 em Carinhanha Ba .

P R O G R A M A Ç Ã O :

23/07/2010 – SEXTA-FEIRA :

LOCAL- PRAÇA CARINHANHA : 16:00 – Desfile/Gincana – Tema "O Lixo que virou luxo", 21:00 – Dupla Sertaneja Carlos e Jader, 23:00 – Noite de Autógrafos do Livro “ Carinhanha entre Rosas e Veredas”,Atração Cultural : PEDRO SAMPAIO e ás 23:00 – Banda Chicletada

24/07/2010 – SÁBADO :

LOCAL - QUADRA POLIESPORTIVA MARTINIANO LACERDA : 09:00 – Inauguração da Quadra Poliesportiva Martiniano Lacerda, 10:00 – Torneio de Seleções

LOCAL - CAMPO PRESIDENTE MÉDICÍ : 09:00 - Oficinas no Estandes, 16:00 – Partida de Futebol

LOCAL - PRAÇA CARINHANHA : 21:00 – Show com Banda de Percussão Swing do Pelorinho, 22:00 – Show - com Renato Teixeira, 00:00 – Margareth Menezes e ás 02:00 – Mulher Mentirosa .

25/07/2010 – DOMINGO

LOCAL- PRAÇA CARINHANHA : 16:00 – Apresentação Cultural com São Gonçalo, Samba no Pé, Mulinha de Ouro, Contradança, Candomblé e Reiseiros de Feira da Mata, 22:00 – Show com Canindé e Banda, 00:00 – Show com a Banda Samantha e ás 02:00 – Show com a Banda Mister Oliver .

BALNEÁRIO DO PONTAL – 24/07

11:00 – Zeca Bahia

13:00 – Mister Oliver

BALNEÁRIO DO PONTAL – 25/07

11: 00 – Zeca Bahia

13:00 – Skema Light







FONTE : PORTAL CARINHANHA (http://www.portalcarinhanha.com.br/ ) .

09/07/2010

VEM AI O IBOSAMPA 2010,IBOTIRAMA IN SAMPA!!! 12º ENCONTRO DOS IBOTIRAMENSES EM SÃO PAULO .

Séra realizado no dia 18 de julho de 2010 em São Paulo o 12º Encontro dos Ibotiramenses e região. O evento terá Buzão do Forró, Ismael Oliveira e Latitude 10 como atrações músicaís . Este encontro serve pra reunir amigos e conterrâneos Ibotiramenses que residem em São Paulo e cidades circuvizinhas, e que mesmos distantes da nossa terra buscam um pouco de matar a saúdade neste grande encontro d sucesso que chega a sua 12º Edição na Capital Paulista .

Amigos e conterrâneos Ibotiramenses não fique de fora desse grande evento, garanta já sua camiseta, ela é seu ingresso, venha fazer parte desse grande encontro é a nossa oportunidade de rever os amigos e matar um pouco a saúdade da nossa terra .




12º ENCONTRO DOS IBOTIRAMENSES E REGIÃO EM SÃO PAULO .

DATA : 18 DE JULHO DE 2010 (DOMINGO) .

HORÁRIO : DAS 12:30 ÁS 21:30 HS.

ENDEREÇO : AV. RIO BRANCO Nº 90, CENTRO .

INFORMAÇÕES : 011 3361-6545 ( TONHÃO ) .

OBS : CHURRASCO GRÁTIS .

ATRAÇÕES : BUZÃO DO FORRÓ, ISMAEL OLIVEIRA E LATITUDE 10 .


ORGANIZAÇÃO : TONHÃO .

PATROCÍNIO : PM DE IBOTIRAMA E PM DE MAORPARÁ .

APOIO CULTURAL : BLOG XIQUESAMPA .

ACESSE : http://www.xiquesampa.blogspot.com/

FONTE : BLOG XIQUESAMPA E TONHÃO .

SÉRIE PONTOS TURÍSTICOS : XIQUE-XIQUE E REGIÃO .

Lagoas da BA-160, Ficam localizadas na BA-160, depois do Britador .

*LAGOAS DA BA 160 .

Distância de Xiquexique até as Lagoas: Aproximadamente 36km; O que levar: O local não tem bares (o mais próximo é o britador), então é melhor ir prevenido, levando alimentação, bebidas e protetor solar;

ACAMPAR : Ótimo local para acampar, mas não é muito seguro, pois fica próximo ao asfalto. Ideal para passar o domingo .

PRAIAS FLÚVIAIS– Ficam localizadas ao longo do Rio São Francisco, (Praia das Gaivotas, dos Prazeres e outras). Pescaria no Rio São Francisco – São vários pontos de pesca ao longo do rio, Dunas do Rio São Francisco, Brejos do Catu e Riachos do Catu .

*SALTÃO :

Distância de Xique-Xique até Santo Inácio: Aproximadamente 34Km, pela BA 160. Distancia de Santo Inácio até o Saltão: Aproximadamente 1h40 minutos de caminhada .

O QUE LEVAR : Água, chapéus, bonés, filtro solar etc;

ACAMPAR : Ótimo para acampar. Mas o acesso só é possível através de uma trilha que dificulta levar equipamentos de acampar.

DICA : Durante a caminhada pode se apreciar as belezas da chapada diamantina: Fauna, flora, pedra com formatos de animais e a famosa pedra da barca (ver foto);

CUIDADOS : Preserve o local e não deixe lixo - cuide da natureza. No saltão tem várias pinturas rupestres.
LÊNDA : Segundo os moradores de Santo Inácio, o local foi refugio dos “revoltosos

FONTE : PAGINA REVISTA (http://www.paginarevista.com.br/ ) .

AGENTES DE CRÉDITO PARTICIPAM DE ENCONTRO EM IRECÊ .

Técnicas de como captar novos clientes, recuperar créditos e orientações sobre as novas regras do setor de microcrédito no Brasil estarão em debate até sexta-feira (9/7) .

Técnicas de como captar novos clientes, recuperar créditos e orientações sobre as novas regras do setor de microcrédito no Brasil são alguns temas que estão em debate, até sexta-feira (9), no Encontro Regional de Agentes do Crédito do CrediBahia, no município de Irecê. Este é o terceiro de uma série de oito encontros realizados pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e o Sebrae e conta, desta vez, com a participação dos agentes das cidades de Ibititá, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Central, Correntina, Ibiquara, Irecê, Ibotirama, Luís Eduardo, Igaporã. Os dois primeiros encontros aconteceram em Salvador e Feira de Santana .

A atividade realizada tem a proposta de colaborar com o aumento do desempenho dos agentes e possibilitar que estes profissionais apresentem suas habilidades e troquem experiências. “Cada agente tem uma forma de lidar com o cliente. Por isso, a importância da capacitação para nivelar os conhecimentos. Mas, acima de tudo, para que casos de sucesso sejam compartilhados”, declarou o coordenador técnico do CrediBahia pela Setre, Antônio Pimenta .

Além das novas regras estabelecidas, os agentes de créditos estão sendo capacitados para orientar os clientes sobre os direitos do Empreendedor Individual regulamentados pela lei complementar 128/2008, que estimula a formação de grupo ou aval solidário e ainda o conceito, dimensão e composição do setor informal e de trabalho decente. Até o final do ano, mais cinco encontros devem ser realizados, contemplando todos os agentes dos 179 postos de atendimentos do CrediBahia .

FONTE : ASCOM PM IRECÊ/ ANDRÉ LUIZ .

IBOTIRAMA GANHA INVESTIMENTOS EM OBRAS ESTRUTURANTES .

Obras na Saúde - A reforma e a ampliação do local onde será implantada a Base Descentralizada do SAMU de Ibotirama, já estão em andamento.

A Base do SAMU está sendo erguida na antiga sede da Secretaria Municipal de Saúde e custará aproximadamente R$ 147 mil, com recursos oriundos do FMS – Fundo Municipal de Saúde.





A Prefeitura Municipal de Ibotirama licitou no dia 15/06, sob a modalidade de Carta Convite, a contratação de empresa especializada para a execução dos serviços de engenharia para a Construção do Posto do Programa de Saúde da Família (PSF) no povoado de Juanovo. A obra custará R$ 78 mil .

FONTE : NOVA FRONTEIRA .

LAPÃO RECEBE PRÊMIO DO SELO DA UNICEF .

Nesta quinta-feira, 01/07, em Salvador, o prefeito Hermenilson Carvalho recebe a premiação do Selo UNICEF cujo recurso será destinado à ampliação da Filarmônica Municipal de Lapão. Na oportunidade, o prefeito Hermenilson Carvalho compareceu à Secretaria Estadual de Saúde para assinar o termo de recebimento de uma ambulância destinada ao Hospital de Lapão .

FONTE : ASCOM PM LAPÃO .

08/07/2010

CONFIRA MINHA ENTREVISTA AO BLOG JOVEM CIDADÃO COMUM DE CÂNDIDO RICARDO .

"Olá pessoal ; Hoje vocês saberão um pouco sobre Adriano Brito, natural de XiqueXique terra pela qual é apaixonado, hoje residente em São Paulo. É Corretor de Imóvel e Técnico em Agropecuária além de Blogueiro .

Seu blog XIQUESAMPA concorre como o melhor Blog do Brasil pelo site TOPBLOG.COM (votem!), sou leitor e na minha sincera opinião é um dos melhores Blogs do País, esse cara me espelho pois além de ser meu conterrâneo é mais um vencedor em São Paulo. Para nossa felicidade respondeu alguma perguntas para nosso blog, assim podemos o conhecer melhor" . Att,Cândido Ricardo .


CONFIRA ENTREVISTA COMPLETA NO BLOG DO CÂNDIDO RICARDO : http://www.candidoricardo.blogspot.com/

PREFEITO DE GENTIO DO OURO DISTRIBUI CESTAS BÁSICAS .

COMENTA-SE QUE CONSULTAS AO DENTISTA TAMBÉM FORAM MARCADAS, ALÉM DE OUTROS BENEFÍCIOS .

No último domingo, dia 4 de julho o prefeito de Gentio do Ouro, Ivonilton Vieira visitou povoados do Município, a exemplo de Desterro. Em sua visita, acompanhado de funcionários, o prefeito além de ‘tapar buracos’ das estradas e povoados, distribuiu Cestas Básicas para os moradores. “A cesta foi boa, bem recheada”, comentou uma moradora.

Comenta-se que consultas ao dentista também foram marcadas, além de outros benefícios. Louvável a atitude do prefeito, apesar de suspeita. “É véspera de campanha, e nenhum político dá ‘ponto sem nó’”, comentou uma senhora .

Que o prefeito continue seus atos de benevolência, independente do momento político. Vários povoados continuam sem linha telefônica, prédios escolares necessitam de reformas, estradas precisam de reparos, dentre outras .

FONTE : PAGINA REVISTA ( http://www.paginarevista.com.br/ ) .

SELEÇÃO DE BARRA DO MENDES CONQUISTA TÍTULO DA COPA DO SERTÃO .

A seleção de Barra do Mendes conquistou o título da Copa do Sertão, após empatar em 0 a 0 com a seleção de Irecê, no Estádio Joviniano Dourado Lopes, durante a partida de volta da fase final, realizada no sábado (3), no município de Irecê. A equipe campeã possuía a vantagem de dois gols por ter vencido o adversário por 2 a 0 na partida de ida, realizada na semana anterior. A competição foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com o apoio da Federação Baiana de Futebol .

Durante a partida, a equipe de Barra do Mendes fechou a defesa e a seleção de Irecê não conseguiu chegar ao ataque, com poucas chances de fazer o gol. Como Barra do Mendes estava com a vantagem, não se esforçou para atacar e preferiu gastar o tempo. O resultado deu a taça a Barra do Mendes que, após o apito final do árbitro, fez a festa na casa do adversário, com direito a volta olímpica e “peixinho”.

Foram quatro as premiações individuais - melhor goleiro e o artilheiro (Micael Barbosa e Miller, do Barra do Mendes), melhor jogador e a revelação (Ueberson e Emerson, do João Dourado).

EQUIPES :

IRECÊ : Guilherme, Talisson, Veron, Bidu, Leandro, Edmário, Ítalo (Vinicius), Willian, Roni, Jamerson e Caio .

BARRA DO MENDES : Micael, Rodrigo, Felipe, Gian, Alex, Som, Diego, Uberdan, Kaike, Miller e Jarbas .

ARBITRAGEM : Central: Marcus Aurélio; Assistentes: (1) Abiderman Oliveira e (2) Itamar Rocha; Reservas: José Araújo e Antônio Abreu .

FONTE : AGECOM BA E VIVIANE RESENDE .

CONSTRUÇÃO DA ARENA FONTE NOVA AVANÇA MAIS UMA ETAPA .

FOTO (Elói Corrêa/Agecom). Avançada mais uma etapa para construção da Arena Fonte Nova.

A remoção do anel inferior do estádio avança mais uma etapa para a construção da Arena Fonte Nova, que vai abrigar os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014, que terá Salvador como uma das 12 cidades-sedes. Com isso, a Bahia continua atendendo ao cronograma da Fifa, garantindo, também, a realização da Copa das Confederações em 2013. O trabalho foi iniciado no dia 21 de junho passado e, de acordo com o diretor de Negócios do Consórcio Nova Fonte - responsável pelas obras -, Marcos Lessa, o próximo passo será a implosão do anel superior do estádio. “A obra está numa velocidade maior do que esperávamos. A parte inferior está praticamente 100% concluída e, com isso, a expectativa é que em agosto o anel superior seja implodido. Depois de todo este processo iniciaremos a construção da nova arena”, explicou .

Segundo Lessa, está sendo montado um esquema para que os soteropolitanos possam acompanhar o processo de implosão por meio de um sistema televisivo. Os interessados poderão assistir a preparação e o momento em que o anel superior será totalmente removido. Até o momento, foram concluídas a remoção do ginásio Antonio Balbino, dos vestiários e das piscinas. O processo de construção terá etapas simultâneas. Por exemplo, enquanto se inicia a fundação também haverá a elaboração de pré-moldados. Também foram preparados rampa de acesso para que as obras se desenvolvam na área interna do estádio e o canteiro que será utilizado para os pré-moldados .

Todo concreto removido passará por um equipamento de britagem, que fragmentará em pedaços ainda menores para ser reaproveitado durante as obras. O objetivo é reduzir a utilização de recursos naturais, como areia e pedra. O material será reaproveitado em serviços de terraplanagem e pavimentação. A construção da Arena Fonte Nova tem custo total estimado em R$ 591,7 milhões. A arena ocupará uma área de 121.189 m² e terá as seguintes características: capacidade para 50 mil lugares fixos; 50 camarotes, totalizando mil assentos; área de imprensa; 2,5 mil assentos VIPs; museu do futebol; restaurante panorâmico; 62 banheiros; 46 bares; cobertura de estrutura metálica leve e duas mil vagas de garagens na parte interna .

Além de jogos de futebol, a arena, por ter um perfil multiuso, vai abrigar também grandes eventos nacionais e internacionais. O modelo de multiuso é aplicado nos principais centros do mundo, o que vai garantir a sustentabilidade econômica da arena .
 
FONTE : AGECOM BA .

06/07/2010

VEM AÍ O FORROZÃO DA ASSOCIAÇÃO XIQUEXIQUENSE DE ESTUDANTES .

FORROZÃO DA AXXE 2010 .
ATRAÇÕES : PATRÍCIA MOLHADA, CANINDÉ E DUBIRAN .

Às pessoas responsáveis pela luta de fundação e aos que legaram à posteridade um patrimônio idôneo ao desenvolvimento intelectual. Aos que preservaram e aos que, no presente, guerreiam pela perpetuação da prosperidade institucional. E, por último, aos que virão. CONVIDAMOS a todos os conterrâneos para participar desta grande FESTA, a qual servirá como ponto de partida para posteriores eventos culturais a serem realizados em parceria com a classe estudantil municipal.

Será no dia 17 de julho de 2010, no Parque Aquático Ponta das Pedras (PAPP), a partir das 22 horas, com a participação de Patrícia Molhada, abrindo a noite; Canindé, como atração especial; e Dubiran para fechar com chave de ouro .

VENHAM CURTIR CONOSCO!
 
POR FELIPE EUFRÁSIO .
FONTE : BLOG XIQUESAMPA .
APOIO CULTURAL : BLOG XIQUESAMPA .

BLOG XIQUEXIQUE : FOTO HISTÓRICA, FUNDAÇÃO DO FLAMENGO DE XIQUE-XIQUE (BA) .

O FLAMENGO DE XIQUE-XIQUE (BA), 08 DE SETEMBRO DE 1952 .

O Alfaiate e desportista João Batista Pacheco nasceu em Lençóis (BA) e por muito tempo residiu na cidade de Gentio do Ouro (BA), onde exerceu o nobre ofício de costureiro .

No final da década de 1940 desejando prosperar na profissão, mudou-se para Xique-Xique (BA) que naquela época já se apresentava como uma das melhores cidades da região. Alí, o atelier de João Pacheco, além dos clientes reuniam-se torcedores de futebol, principalmente nas segundas-feiras, para conversarem sobre os últimos resultados dos times do Rio e de São Paulo, segunda paixão do alfaiate, que além de desportista nato gostava de jogar futebol e torcia pelo Flamengo do Rio de Janeiro.

Estimulado, pois, por essas conversas de início de semana, em pouco tempo na nova cidade João Pacheco resolveu criar um time de futebol em Xique-Xique e, ajudado pelos amigos do bate-papo, principalmente os co-fundadores Sebastião Bandeira e Rubem Dário, realizou o seu desejo fundando o Clube Recreativo Flamengo de Xique-Xique, no dia 08/09/ 1952, data de aniversário do famoso homônimo do Rio de Janeiro.

O Flamengo de Xique-Xique existiu por mais de 20 anos tendo proporcionado ao seu fundador e aos seus torcedores muitos momentos de alegria com as vitórias sobre os times locais e sobre os times de outras cidades. O Flamengo de Xique-Xique sempre foi pródigo de grandes jogadores, todavia o elenco que se destacou dos demais foi o formado pelos jogadores: Luizinho, João Petu, Orlando, Enoque e Vieira; João Gomes, Zinho e Zé Bonfim; Zé Gordura, João Shimba, Rubem Dário, Onilton e Geraldo Marcelino.

Essa turma fez história no Flamengo de Xique-Xique.

OBS : A foto histórica que ilustra a postagem é uma das formações do Flamengo de Xique-Xique, vendo-se o seu fundador João Pacheco, à esquerda .

FONTE : BLOG XIQUEXIQUE DE JUAREZ CHAVES .
BLOG XIQUEXIQUE (http://www.xiquexiquense.blogspot.com/ ) .

PSDB E ALIADOS VÃO DEBATER CAMPANHA .

SERRA TERÁ CONSELHO POLÍTICO PARA DISCUTIR CAMPANHA .

O PSDB atendeu a pressões dos aliados e criou um conselho político para discutir a campanha presidencial de José Serra. Desde a crise deflagrada com a indicação do vice na chapa tucana, líderes do PPS, PTB e, principalmente, do DEM cobravam mais participação no processo decisório.



O grupo de "notáveis" é composto pelos presidentes do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), do PPS, Roberto Freire, e do PTB, Roberto Jefferson. Também compõem o núcleo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-senador Jorge Bornhausen (DEM), o ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Serra e o candidato a vice, deputado Indio da Costa (DEM-RJ), também integram o grupo.

O conselho deve se reunir amanhã, quando será discutida a estratégia de marketing e de comunicação com o marqueteiro Luiz Gonzalez e o jornalista Marcio Aith. Questionado se a formação do grupo não era apenas uma manifestação simbólica e de pouco resultado prático, o presidente do PSDB e coordenador da campanha, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou: "Havia pessoas que não se sentiam participantes e que vão poder agora discutir no conselho." A ideia é que o grupo se encontre a cada quinze dias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE : AGÊNCIA ESTADO .

PARTIDO INDEPENDENTE, NOSSO NOVO SEGUIDOR .






O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AO NOSSO MAIS NOVO SEGUIDOR. SEJA BEM VINDO PARDITO INDEPENDENTE. MUITO OBRIGADO POR NOS SEGUIR, FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBÉM E SEJA UM DOS NOSSOS SEGUIDORES .


GRATO, ADRIANO BRITO

05/07/2010

PREVFOGO : BRIGADISTAS PRESTAM TESTES DE AVALIAÇÃO FISÍCA EM XIQUE-XIQUE .

No dia 03 de julho 2010, a Prefeitura Municipal de Xique-Xique em parceria com o IBAMA, realizaram a 1ª fase para implantação do Corpo de Brigada do município, com os Testes de Avaliação Física - TAF dos candidatos a Brigadista, com: Caminhada com Bomba Costal e Teste com Enxada .O PREVFOGO é um Programa de Prevenção e Combate Aos Incêndios Florestais do IBAMA .



Ao todo, sob o comando de técnicos do IBAMA/Brasília, foram avaliados 45 candidatos, sendo: 39 para Brigadista, 05 Chefe de Esquadrão (Motorista) e 01 Chefe de Brigada. Para Brigadista foram classificados na pré-seleção 21 candidatos e 06 suplentes :

BRIGADISTAS :
01- Antonione Dourado Santos
02- Dailton Clemente da Cruz
03- Daniel Francisco Alves de Almeida
04- Dourivaldo Rodrigues Borges
05- Ederaldo da Silva Lopes
06- Gernilson Nascimento dos Santos
07- Gilmar Bispo da Rocha
08- Hildemar Kleber de Souza Farias
09- Italo Rodrigues da Costa
10- Itamar Rocha da Cruz
11- João Gabriel Carvalho da Silva
12- Joelmir Honorio de Santos
13- Joilton Evangelista Figueiredo
14- José Evangelista Figueiredo
15- Leandro Gama dos Santos
16- Nivaldo Oliveira de Sena
17- Orlando Santos Araujo
18- Rogério Alves Soares
19- Romário Santana Souza
20- Uelder da Cruz Santana
21- Welson Pereira de Carvalho

LISTA DE SUPLENTES :

1º- Elias de Oliveira Nascimento
2º- Jeffeson da Cunha Santos
3º- Neilson Soares dos Santos
4º- Daniel Feitosa Leite
5º- Danilo de Oliveira Souza
6º- Israel Rodrigues de Jesus

* Chefe de Esquadrão (Motorista)

01- Dubiran Pereira de Araujo
02- Juraci Oliveira Ramos
03- Maurício Pereira
04- Uilton da Silva Araújo
05- Vilson Carlos Alves dos Santos

* CHEFE DE BRIGADA :
Roberto Rivelino de Souza Rocha

Os Candidatos a Chefe de Esquadrão (Motoristas) submeterão a outras avaliações, como: Perfil de Liderança, avaliação curricular e teste de volante. 02 terão aprovação final para a incorporação da Brigada e a devida contratação pelo IBAMA por um período de 05 meses: de julho a novembro/2010. A partir do dia 05 até 09 de julho/2010, No Parque Aquático Ponta das Pedras e em campo, os candidatos pré-selecionados tomarão um Curso de 40 horas: teórico e prático com instrutores do IBAMA e que terá a aprovação final de 12 Brigadistas, 02 Motoristas e 01 Chefe de Brigada .

O Corpo de Brigada de Fogo atuará no município de Xique-Xique no combate e prevenção de incêndios florestais na época da estiagem, assim como, realizará palestras educativas nas escolas e povoados sobre questões ambientais. Na parceria, a prefeitura de Xique-Xique entra com o apoio logístico, uma sala equipada com móveis, materiais e equipamentos para escritório e computador interligado a internet.

O IBAMA fornecerá um carro camionete traçado 4 X 4, (Mitsubishi), combustíveis e manutenção, pagamento dos salários dos Brigadistas, fardamento e equipamentos de proteção e combate.

INFORMAÇÕES : JORGE PINHEIRO MEIRA-COORDENADOR MUNICIPAL DA BRIGADA .

JÚLIO CÉZAR O MÁSCARA DA SELEÇÃO .

Sei que o que vou falar vai causar polêmica, afinal o sujeito é ídolo do Flamengo e indiscutivelmente trata-se do maior goleiro do mundo da atualidade. Mas o Julio Cesar se comportou nessa Copa como um baita de um mascarado.



Na verdade já faz tempo que ele mete a mala pra cima da imprensa e de torcedores. Não atende ninguém.Tá louco ! Que eu tenha visto ele foi o único que chorou copiosamente após a eliminação. E não vou questionar aqui a verdade naquela atitude. Até porque acho que foi de verdade. Ninguém teria o coração de pedra para fingir tal ação. Mas o Julio precisou falhar em um lance decisivo e ser eliminado da Copa para parecer um ser humano normal. Desses que sofrem, que choram. Quando passava batido pelos repórteres e ignorava torcedores em hotéis e estádios, ele parecia o rei da cocada preta .

Mas beleza! Essa Copa desmascarou muita gente. Esse rapaz é um profissional dos melhores. Não tenho um "A" pra falar dele. Mas na parte comportamental ele deixou a desejar. Assim como o Dunga em boa parte dos momentos. A vida ensina a gente em vários momentos. Quando defendia o gol do poderoso Flamengo, ele não tomava essas atitudes. Porque será ?

FONTE : YAHOO ESPORTES/ NETO (direto de Joanesburgo) .

03/07/2010

ANÔNIMATO : PRÁTICA DE COVARDES .

Cada vez mais, em virtude da comunicação globalizada, nota-se o aumento bastante considerável de usuários com acesso à internet, sobretudo às chamadas redes sociais - o orkut é a principal delas -, de usuários que ligam e interagem com programas de rádio e até televisão, e também com os celulares, aparelhos que, inclusive, já se aproximam do número de habitantes do Brasil .



Esses e outros meios de comunicação são essenciais nesta Nova Era, não resta dúvida, mas que, por outro lado, quando não são ética e legalmente utilizados, podem causar estragos sérios, muitos dos quais irreversíveis. Em Xique-Xique, cujo interesse por todos os instrumentos de comunicação existentes é elevado, o anonimato vem se tornando uma prática banal e indubitavelmente perigosa, caso não venha a ser combatida. O anonimato é um elemento que pode, inegavelmente, destruir uma pessoa – literalmente, diga-se de passagem -, uma vez que, por intermédio desse inescrupuloso artifício, denúncias falsas, forjadas, sem qualquer embasamento, são direcionadas a chamados cidadãos ilustres, como também a cidadãos comuns e, junto com elas, afirmações capazes de imputar suspeitas contra inocentes, discussões ásperas e até ações de violência física. Alguém duvidaria?!

Entendo que, em relação aos ‘sujeitos’ desse modelo de anonimato, não há como não os tratar de covardes, sujos, inescrupulosos. Afinal, por não terem como fazer com que certas mentiras se transformem em verdades, se escondem por trás de telefonemas com nomes fictícios, de matérias sem autores a uma determinada emissora de rádio e, ultimamente, de mensagens postadas em blogs, também sem signatários. Não me espantam a existência e a persistência desse tipo de gente utilizando rádio e internet para tantas maldades, mas sim a omissão dos diretores e/ou responsáveis por tais meios de comunicação.

Contudo, neste contexto, me dou o direito de formular duas perguntas: 1ª - Por que esses diretores de rádio ou de blogs permitem o anonimato? 2ª - Por que não exigem que tão-somente as pessoas devidamente identificadas possam fazer seus comentários, suas denúncias? Anonimato, repito, é prática de covardes.

Edilson Rocha - edilsonrochasantos@hotmail.com

OBS : A pedido do colunista, o texto acima não passou pela correção ortográfica do jornal Pagina Revista .

O P I N I Ã O :

"O BLOG XIQUESAMPA ficou por 5 dias somente para comentários de leitores com contas no Google!!! Essa semana ficará disponivél aos anônimos de plantão,veremos até aonde vai a consciência das pessoas, haja visto que não é facil atualizar um site/blog,é muita paciência e organização. Não podemos deixar que idiotas acabem com a nossa boa vontade e voluntariado aqui,levando um pouco do nosso conteúdo em vão. Um cometário maudoso,nos desestimula a prosseguir fazer isso aqui, queremos e faço uma CAMPANHA desde já a comentáristas maudosos.

Parem com agreções pessoais e difamação, vcs estragam e mancham o nosso trabalho, quem perde com isso é vcs mesmos. Já pensou se todos os Blogs Relacionados a nossa cidade permitissem somente comentários com ID e contas no Google,ou se Todos eles deixassem de existir? Então, parem, pensem e reflitam. Valorize o nosso trabalho que já é cansativo e responsável, vcs tem noticías relacionadas a nossa amada Xiquexique todos os dias. Bom também se pararcemos (todos nós, blogueiros, anônimos e leitores) com insitações politicas, separem a politica do ser humano, aprendam a fazer politica, respeitando ao próximo. Concheçam Blogs  e observem como estes são, as pessoas tem o prazer de comentar e valorizar o Blogueiro!!! Gente o trabalho da gente pra levar pra vcs "mastigados" de informações não é fácil!!! Por fafor Respeitem a vcs mesmos.  Abração Conterrâneos" .

PODE COMENTAR ANÔNIMO,SEM PROBLEMAS, RESPEITE-NOS,TODOS NÓS !!!! NÃO DEU TEMPO CORRIGIR O TEXTO,FICA AQUI MEU DESABAFO .

PARABÉNS EDILSON ROCHA PELO TEXTO!!! EXCELENTE .

FONTE : JORNAL PAGINA REVISTA DE ERASMO DETERRA .

O FIM DA "ERA DUNGA!! MARÍLIA RUIZ ANALIZA A ELIMINAÇÃO DO BRASIL .

Perdemos. E perdemos por causa do Felipe Melo, a personificação da segunda “era Dunga” na Seleção.

Talvez seja o fim do 'Patriotismo Cego e Burro Futebol Clube' Ah é?
Essa não é uma justificativa aceitável para explicar a totalidade do fiasco brasileiro na Copa da África do Sul - ainda que eu tenha certeza de que essa vai ser a marca que ficará por gerações e gerações.

Perdemos por esse e muitos outros motivos que, se não forem observados, serão motivos de uma tristeza ainda maior do que “o repeteco da feia era Dunga”: um segundo Maracanazo em 2014. Um dos motivos, tão simples quanto importante, foi a ausência de bom senso: nem se ganha com a zona varzeana de 2006; nem se ganha com o colégio para seminaristas militares de 2010. Equilíbrio! Clichê??? Okay, mas faltou .

(Dunga deixa o campo abraçado por Jorginho; em coletiva após o jogo, técnico ratificou que está fora da Seleção depois de quatro anos de trabalho)

Perdemos também porque a Holanda foi melhor no segundo tempo (verdade!).




Mas também é verdade que foi melhor se encostando no que tínhamos de melhor e ficamos cantando aos quatro ventos - tal qual fosse invencível: nossa defesa, sim, falhou. Falhou feio. Ser melhor é estar melhor. E não estivemos melhor - tomamos gol da Tanzânia, da Coreia do Norte e da Costa do Marfim. E que falou Lúcio à época? "Não preocupa. Tomamos em hora conveniente." Perdemos porque preparação para Copa, assim como concentração, não é hora de festas e oba-oba no Zimbábue e na Tanzânia. Principalmente porque sabíamos (sim, apesar do discurso politicamente correto, todos sabiam) que a primeira fase não seria nada perto dos mata-matas diante dos favoritos ao título .

Ganhar Copa América é legal, ganhar Copa das Confederações é bacana, ser terceiro na Olimpíada é "médio" e classificar em primeiro nas Eliminatórias é ótimo, mas é muito melhor ganhar uma Copa, não? Nós brasileiros sabemos disso melhor do que ninguém. Por isso supervalorizar conquistas, que sabemos menores, não ajuda. E não ajudou. O mundo não acabou ou vai acabar porque fomos eliminados da Copa por uma seleção favorita ao título... Bem, talvez o mundo do "Patriotismo Cego e Burro Futebol Clube" tenha acabado...

Que seja bem-vindo o bom senso. Pra começar...

FONTE : YAHOO ESPORTES/ MARILIA RUIZ .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS A MARCELO MARÇAL .







O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AO NOSSO MAIS NOVO SEGUIDOR. SEJA BEM VINDO MARCELO MARÇAL, NOSSO CONTERRÂNEO QUE ATUALMENTE RESIDE EM AMARGOSA BAHIA. MUITO OBRIGADO POR NOS SEGUIR, FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBÉM E SEJA UM DOS NOSSOS SEGUIDORES .

GRATO, ADRIANO BRITO

01/07/2010

MODELO COLÔMBIANO VIRÁ AO BRASIL ASSESSORADO POR UM XIQUEXIQUENSE .

O modelo colombiano Andres Arias, 23 anos, 1,87 m, atualmente residindo em Buenos Aires, onde faz parte do casting da White Models Men Agency, passará uma temporada de 30 dias no Brasil .

Andres Arias desembarcará hoje 1º de julho em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O top participará de castings na agência Tráfego Models e fará um ensaio com o carioca Marcelo Bruzzi, considerado um dos melhores fotógrafos de modelos do Brasil. Pelas lentes de Bruzzi, já passaram celebridades como Adriana Lima, Ana Hickman, Maria Bethânia, Vera Fischer, Ivete Sangalo, Ildi Silva, Kadu BBB 10, entre muitas .

Em Natal, Andres Arias será assessorado pelo publicitário baiano de Xique-Xique Oscar Guedes e malhará na Fibra Wellness Center, a convite desta academia. Recentemente, o belo foi elogiado pela supermodelo internacional Adriana Lima, que disse : “Ele é muito bonito!” .

FONTE : ECO ENIGMA .

CONCURSO BURITIRAMA – BA 2010 : CÂMARA DIVULGA EDITAL .


A Câmara de Buritama, Estado da Bahia, divulgou edital de inscrição para realização de concurso público. O concurso de Buritama oferece 11 vagas de nível fundamental. A remuneração é de até R$ 595,00 .

As inscrições ficarão abertas no período de 05 a 16 de julho na Câmara de Vereadores do Município de Buritirama, situada na Pça. Nove de Maio, S/N – Centro , no horário das 8 horas às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. A taxa de inscrição varia no valor entre R$ 35,00 e R$ 40,00 .

As provas serão realizadas no Município de Buritirama, a data, horário e local serão publicados no Quadro de Avisos da Câmara de Buritirama e através da Internet no endereço eletrônico http://www.seletaconsultoria.com.br/ . O gabarito será divulgado em até 72 horas após a realização das provas .

O prazo de validade do concurso de Buritirama será de 02 (dois) anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Câmara Municipal, por ato expresso do seu Presidente .

DADOS DO MUNÍCIPIO :
Fundação: 1986, Altitude: 492m, População: 17.264 habitantes, Área Total: 3.813,5km² ,Densidade Demográfica : 4,53hab/km²,CEP: 47120-000 .

FONTE : CONCURSOS NO BRASIL .
FOTOS : GABRIEL PERISSE E JUREMIA .