08/02/2011

GOVERNO DA BAHIA GARANTE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E AMPLIA VAGAS PARA PRÉ-VESTIBULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES .

A ampliação de vagas destinadas à Universidade para Todos (UpT) e à graduação de professores é destacada pelo governador Jaques Wagner no seu programa de rádio desta terça-feira (8), em que dá boas vindas à comunidade escolar da rede de ensino estadual nesse início do ano letivo. “Nós vamos continuar trabalhando muito para qualificar a educação, desde a alfabetização, realizada por meio do Topa, que já é um sucesso reconhecido no país, até a universidade”.

Nesse sentido, o governador anuncia a ampliação para 40 mil do número de vagas destinadas à UpT - “25 mil como pré-vestibular” – e 60 mil para a qualificação dos docentes, resultado da parceria do Estado com o Ministério da Educação desde a primeira gestão.

Segundo ele, o governo vai estar presente em 144 municípios (24 territórios de identidade), fazendo o reforço do terceiro ano do ensino médio para facilitar os jovens da escola pública a ingressar na universidade. Jaques Wagner diz ainda que o foco do governo é o programa Todos pela Escola, que tem proporcionado melhoria dos equipamentos físicos, por meio de reforma. Foram investidos R$16 milhões na manutenção da estrutura predial e funcionamento das escolas e já está prevista a entrega de 47 mil mesas e carteiras novas para os alunos .

O governador enfatiza a continuidade do processo de qualificação e valorização dos professores, com a democracia na escola, por meio da realização de eleição direta para diretores, e diz que o Estado vai procurar “contribuir, ser parceiro, cooperar com os prefeitos” com o objetivo de melhor o ensino fundamental (de 1ª a 4ª série). “Nós temos trabalhado em parceria com o governo federal, com o Ministério da Educação, para que a gente, na terra de Anísio Teixeira, possa oferecer um ensino de qualidade. Ainda sobre a qualificação dos professores da rede pública, o governador destaca o programa de formação, lembrando que em 2007, a Bahia era o estado com o maior número de professores em sala de aula sem cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Base (LDB), responsável pelo ordenamento jurídico toda área de educação. Para se dar aula tinha que se ter formação universitária. “Nós chegamos e vimos uma lacuna muito grande. Em parceria com o Ministério da Educação, ao longo de quatro anos oferecemos a graduação para esses professores se qualificarem. Agora estamos garantindo 60 mil vagas” .

ESPORTE - O governador retornou no domingo (6) de uma viagem à França, de onde trouxe da Federação Internacional de Judô a garantia de realização, em 2012, do campeonato mundial da modalidade em Salvador. Wagner acredita que a novidade agradará a todos os baianos “porque vai divulgar a capital e atrair mais turistas, que vão gerar mais emprego para nossa gente”. Além disso, o Governo do Estado ao se preparar para a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, tem buscado qualificar a Bahia e Salvador também como destinos do turismo esportivo. O Stock Car, na capital, e o bicicross, na Chapada Diamantina, são exemplos .

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR : O programa é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 105 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328 .

FOTO : MANÚ DIAS/AGECOM BA .
FONTE : EDMUNDO FILHO (COORDENADOR DE RÁDIO DA AGECOM E COLABORADOR DO BLOG XIQUESAMPA) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.