15/02/2011

CULTURA, RELIGIOSIDADE E TRADIÇÃO NA VILA DE SANTO INÁCIO EM GENTIO DO OURO BA .




O MÊS DE JANEIRO SE COMEMORA OS FESTEJOS TRADICIONAIS DE SANTO INÁCIO EM GENTIO DO OURO BA .

Os dias 28, 29 e 30 de janeiro foram de festa na Vila de Santo Inácio, como acontece no final de semana mais próximo ao dia 1º de fevereiro, todos os anos, em homenagem ao santo padroeiro que deu nome ao lugar. No período, acorrem ao pequeno vilarejo que já foi sede de município nos tempos áureos do garimpo, muitos dos filhos que moram fora, gente de todas as localidades vizinhas e um grande número de moradores da cidade de Xique-Xique. A abertura das festividades é dada quando a cavalgada de Santo Inácio e Itaguaçu entra na vila homenageando o santo.

A festa popular, com seu brilho, é a forma como os devotos preparam a parte religiosa das homenagens do
dia 1º de fevereiro, que a Igreja Católica dedica a Santo Inácio. Uma concorridíssima procissão com a imagem do santo percorre as ruas da vila, terminando com a pequena igreja e a praça em volta lotadas para a missa solene. O Padre Yuri, da recém criada paróquia de Itaguaçu da Bahia, foi o celebrante. Cerca de 40 cavaleiros participaram da cavalgada, organizada pelos festeiros devotos Adailson, Danilo e João de Elza. Empresas de Santo Inácio, Gentio do Ouro e Xique-Xique patrocinam o evento que, este ano, contou também com a participação da paranaense EPP Energia, que está iniciando a implantação de um parque de energia eólica na região.

Os momentos marcantes da Festa de Santo Inácio foram acompanhados também por equipes de profissionais da área de arqueologia, contratados pela empresa Preserv Ambiental, que fazem um levantamento na localidade; professores e alunos de Geografia do Curso de Letras da Universidade Estadual da Bahia – Uneb, que aproveitaram o evento para uma aula a céu aberto; e um grupo de religiosos da cidade da Barra, sede da Diocese que comanda toda a região. A festa popular, com seu brilho, é a forma como os devotos preparam a parte religiosa das homenagens do dia 1º de fevereiro, que a Igreja Católica dedica a Santo Inácio. Uma concorridíssima procissão com a imagem do santo percorre as ruas da vila, terminando com a pequena igreja e a praça em volta lotadas para a missa solene. O Padre Yuri, da recém criada paróquia de Itaguaçu da Bahia, foi o celebrante.

Cerca de 40 cavaleiros participaram da cavalgada, organizada pelos festeiros devotos Adailson, Danilo e João de Elza. Empresas de Santo Inácio, Gentio do Ouro e Xique-Xique patrocinam o evento que, este ano, contou também com a participação da paranaense EPP Energia, que está iniciando a implantação de um parque de energia eólica na região. Os momentos marcantes da Festa de Santo Inácio foram acompanhados também por equipes de profissionais da área de arqueologia, contratados pela empresa Preserv Ambiental, que fazem um levantamento na localidade; professores e alunos de Geografia do Curso de Letras da Universidade Estadual da Bahia – Uneb, que aproveitaram o evento para uma aula a céu aberto; e um grupo de religiosos da cidade da Barra, sede da Diocese que comanda toda a região.

FOTOS : ÉDSON NOGUEIRA E CINCINATO OLIVEIRA .
COLABORAÇÃO : NELLY VASCONCELLOS (JORNALISTA E RADIALÍSTA DA RÁDIO FM XIQUEXIQUE) .

FONTE : XIQUESAMPA//NELLY VASCONCELLOS .

Um comentário:

  1. Rafael Pires.16/02/2011, 01:59

    Minha familia é de Santo Inácio, hoje moro no Estado do Tocantins (Miracema do Norte), esse lugar é encantador,são 15 anos sem visitar a terra dos meus avós!! Vendo essas fotos belissímas,confesso que bateu saúdade,mas um dia eu volto.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.