[NEWS][6]

r
v
xique-xique

CIRPA DISTRIBUI PEIXES PARA PESSOAS CARENTES EM XIQUE-XIQUE BA .

Os peixes doados pelo Cirpa foram repassados para associações de agricultores de Xique-Xique Ba .

O CIRPA - Centro Integrado de Recursos Pesqueiro e Aquicultura, localizado no povoado de Nova Iguira, município de Xique-xique/BA, no início da semana, fez doação de aproximadamente uma tonelada de peixe a Prefeitura Municipal de Xique-Xique, com a qual possui parceria. Os peixes doados foram repassados para a associação de agricultores da comunidade de Nova Iguira, Pastoral do Menor, Pastoral da Criança, escolas, Creche Municipal do BNH, Creche Gildete Viana, Creche dos Paramelos e ao Hospital Julieta Viana, todos localizados nesse município. Essa iniciativa visa contribuir com a política nacional de segurança alimentar e combate à fome nas comunidades carentes.

Os peixes doados foram cultivados em um projeto de pesquisa inovador instalado no canal de irrigação do Projeto Boa Vista. O projeto acima mencionado visa o aproveitamento da massa d’água acumulada em canais de irrigação para a pratica da piscicultura, que dentre os beneficio cita-se: o uso múltiplo dos recursos hídrico, produção de proteína animal, emprego e renda para o sertanejo e redução da pressão pesqueira sobre os estoques de peixes naturais do Rio São Francisco.

Nessa primeira etapa do projeto foi avaliado aspecto geral de manejo tais como: posicionamento das estruturas de cultivo, sistema de amarração e ancoragem dos tanques, entrada e saída de insumos de produção, manutenção das estruturas e outros. O resultado final da primeira etapa será divulgado ainda esse ano pela equipe envolvida nos trabalhos (Coodevasf e Prefeitura de Xique-Xique) e a intenção é que, findada a segunda etapa, os produtores locais possam dispor de informações técnicas suficientes para em um futuro próximo usufruir dessa nova tecnologia.
 
FONTE : XIQUESAMPA// JORGE MEIRA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Start typing and press Enter to search