[NEWS][6]

r
v
xique-xique

DICAS SOBRE CURRÍCULO,COMO SE COMPORTAR E QUAL ROUPA VESTIR NA ENTREVISTA .

Ricardo Fera, especialista em gestão estratégica de recursos humanos, e Caio Infante, diretor de marketing e novos negócios da Fellipelli. Confira as dicas dos especialistas. Por Rômulo Martins .

É natural surgirem diversas dúvidas na procura do primeiro emprego. As questões de quem não possui experiência profissional abrangem desde a elaboração do currículo até o que responder na entrevista de emprego ou qual roupa vestir. Para resolver as principais dificuldades dos jovens que estão em busca da primeira oportunidade profissional o Empregos.com.br consultou Ricardo Fera, especialista em gestão estratégica de recursos humanos, e Caio Infante, diretor de marketing e novos negócios da Fellipelli. Confira as dicas dos especialistas.

O QUE ESCREVER NO CURRÍCULO ?

Segundo Caio, além dos dados pessoais, o candidato deve mencionar a escolaridade, cursos extracurriculares ou profissionalizantes realizados ou em curso, trabalhos voluntários. “É importante colocar também as características pessoais, isto é, habilidades como comunicativo e organizado.” Estudantes universitários devem citar os projetos acadêmicos dos quais participa ou participou, ressalta Ricardo.

O QUE PÔR NO “OBJETIVO PROFISSIONAL” ?

Quem está à procura do primeiro emprego já deve ter em mente o que deseja para sua carreira. “Colocar que pretende adquirir conhecimento em determinada área que se identifica e gosta, afinal é preciso buscar uma profissão na qual se tem habilidade e prazer em atuar”, diz Caio Infante, da Fellipelli. O objetivo profissional precisa estar em destaque no currículo para facilitar a busca do recrutador na hora de selecionar candidatos. “O objetivo é uma área de atuação e não um cargo”, explica Ricardo Fera, especialista em RH. Exemplos: área comercial; área de atendimento ao público, área de T.I.

COMO ESPALHAR O CURRÍCULO ?

As opções são diversas. A própria internet, desde que utilizada com cuidado, é uma ferramenta rica e acessível para enviar currículo. Procure sites de emprego confiáveis ou cadastre-se nos portais das próprias empresas, na seção “Trabalhe conosco”, recomendam especialistas. Outras alternativas são as consultorias de recursos humanos ou agências especializadas. “Procure informações sobre a empresa antes de enviar seu currículo. Se você é contra a violência, não o envie para uma fábrica de armas”, orienta Ricardo Fera.

QUAL ROUPA VESTIR NA ENTREVISTA DE EMPREGO ?

O ideal é usar trajes formais e em tons mais sóbrios. “Mesmo empresas que adotam em seu dia a dia vestimentas informais consideram as formais corretas”, diz Caio Infante, da Fellipelli. O especialista em RH Ricardo Fera recomenda o uso de traje escuro da cintura para baixo e claro da cintura para cima. “Se os profissionais do cargo pretendido usar terno poderão vestir-se assim. Já se é para função na qual se usa uniforme, não vá de terno à entrevista.” Evite: gorros, minissaias, camisetas, sapatos muito gastos, roupas muito estampadas ou brilhantes, largas ou apertadas demais. Jamais use tênis, sandálias ou sapatos muito abertos na entrevista de emprego. Cuidado para não se apresentar com as roupas amassadas ou suadas. Excessos de maquiagem e perfumes são reprovados.

COMO SE COMPORTAR E O QUE RESPONDER NA ENTREVISTA ?

Chegue ao local da entrevista com 20 minutos de antecedência. Se não puder comparecer, ligue desmarcando algumas horas antes. Ao entrar na sala, sente-se de maneira confortável, sem excessos. Não coloque suas coisas na mesa do entrevistador; coloque-as em cima das pernas ou no chão. “Responda as perguntas de maneira clara e objetiva, evitando que elas sejam curtas ou longas demais. Se não souber responder a algum questionamento seja sincero, não fique inventando. Trate o entrevistador de maneira formal, olhe-o e ouça-o com atenção”, ensina Caio Infante. Ele recomenda ainda levar o currículo impresso e atualizado no dia da entrevista. “Lembrando que a empresa está contratando a sua força de trabalho e solução, e não os seus problemas e vida pessoal”, diz Ricardo Fera. “Por isso tenha prontas as respostas para as seguintes perguntas: Por que devo contratar você?; Como poderia ser útil à empresa contratante?”, ressalta o especialista .

Sites de empregos com vagas dísponiveis em todo Brasil, acessem: 
http://www.vagas.com.br/
http://www.jobrapidobrasil.com.br/
www.indeed.com.br/emprego
http://www.infojobs.com.br/ (Empresa Espanhola e parceira do Blog XiqueSampa) .
 
"Muito obrigado ao pessoal do empregos.com.br pela dica, nossos leitoras ficarão atentos a elas!! venho resaltar tambem que essas informações são essênciais para outras camadas de profissionais ja atuantes no mercado de trabalho, não só especificamente para o primeiro emprego, cursos de qualificações profissionais gratuítas existem como é o caso do Poupa Tempo, Senai, Cat,Cst...".

Grande abraço, Adriano Brito/Blog XiqueSampa (Reaproximando Xiquexiquenses) .

FONTE : www.empregos.com.br/ Rômulo Martins .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Start typing and press Enter to search