25/03/2011

IGREJA DE SANT´ANA DO MIRADOURO EM XIQUEXIQUE PEDE TOMBAMENTO .

POR NIZALDO COSTA,

De uma ilha a mirar o teu ouro é o verso que principia o hino da nossa querida Xique-Xique. E é da Ilha do Miradouro que vem um pedido de socorro. A tricentenária Igreja de Nossa Senhora de Sant’Ana – um dos mais antigos templos da região do médio São Francisco – padecendo dos males próprios do tempo e do abandono, clama às autoridades o tombamento.

Com efeito, a capela, em estilo colonial, trava uma luta hercúlea contra Cronos que insiste em devorar-lhe as paredes, telhado, teto, portas, janelas, altares e mobiliário. Não sendo suficiente o adjutório da Serpente Encantada, apela para a providencial intervenção das autoridades. Tal intervenção dar-se-ia, em princípio, em forma de tombamento, sendo a igreja reconhecida como patrimônio da Bahia pelo IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. Tendo em conta que se trata de batalha entre um templo sagrado e o deus do Tempo, a igrejinha, senhora da paz e do bem, recorre – diferentemente do que ocorreu na guerra de Troia, em que intervieram os deuses – à interferência dos homens. Aspira ao tombamento, porquanto facilita o acesso a linhas especiais de financiamento, viabilizando o restauro e a preservação da arquitetura desse imóvel de imensurável valor histórico-cultural .

Em atendimento a pedido feito pela Câmara de Vereadores de Xique-Xique, uma equipe do IPAC – após analisar, em abril de 2010, a viabilidade de tombamento e restauração – concluiu que a nossa igrejinha branca de portas e janelas azuis dispunha de todos os méritos históricos, artísticos e arquitetônicos para ser considerada patrimônio cultural do Estado da Bahia. Haja vista que o tombamento tem por finalidade garantir a preservação dos bens considerados de caráter singular cuja proteção seja de interesse público e que a igreja de Nossa Senhora de Sant’Ana do Miradouro – guardiã de tantas histórias, estórias, memórias, lendas, casos e causos – apresenta todos os requisitos, o povo xique-xiquense pede e espera o imediato TOMBAMENTO.

Nizaldo Costa é escritor, poeta e compositor – ( nizaldocosta@gmail.com )
 
BLOG XIQUESAMPA .
FOTOS : LÉO DRUMONT DO SITE "OS CHICOS" ( http://www.oschicos.com.br/ ) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.