15/03/2011

LABORATÓRIO DO H.O DE BARREIRAS É CONSIDERADO QUASE 100% NA AVALIAÇÃO DA PNCQ .

SEGUNDO O PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE (PNCQ), O HOSPITAL DO OESTE EM BARREIRAS TEVE 95% DE ACERTOS EM SUAS AMOSTRAS .

O laboratório do Hospital do Oeste passa, todo mês, por uma avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ – e sua nota no mês de janeiro foi de 95% de acerto na amostra desconhecida que o órgão enviou para o HO. O Controle Externo da Qualidade ou Ensaio de Proficiência - PRO-EX é constituído de uma série de amostras-controle que o PNCQ envia aos Laboratórios participantes mensalmente como Ensaio de Proficiência, dentro de um KIT CONTROLE PNCQ, elaborado de acordo com os termos contratuais, para que eles venham a conhecer a sua precisão e exatidão.

Os ensaios de proficiência do PNCQ avaliam o desempenho de um laboratório clínico ou Banco de Sangue comparando-o com os seus pares e dos laboratórios clínicos de referência proporcionando orientações valiosas nos processos de melhoria da qualidade dos seus resultados. Patrocinado pela SBAC, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, o PNCQ possui por objetivo realizar a avaliação externa da qualidade proporcionando um constante aprimoramento científico da equipe técnica dos seus clientes de modo a garantir a confiabilidade dos laudos, valorizando a imagem profissional da empresa como um todo.

Além disso, todos os equipamentos/máquinas instalados no ambulatório receberam conceito A e B (aceitável e bom) para a realização dos exames laboratoriais. Portanto, a qualidade do trabalho do laboratório do Hospital do Oeste está bem acima da média (aceitável) pelo programa que é de 80%.

FONTE DE PESQUISA : http://www.pncq.org.br/ .

MATÉRIA ENVIADA POR KELLY BESSA (Assessoria de Imprensa do Hospital do Oeste de Barreiras e Colaboradora do Blog XiqueSampa).
Rua antigo Aeroporto, 500 Vila Amorim .
Cep: 47807-110 Barreiras Bahia Brasil
Tel.: (77) 3612-9478 .
kelly.bessa@irmadulce.org.br
http://www.irmadulce.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.