04/03/2011

ROBERTO MENDES E O XIQUEXIQUENSE NIZALDO COSTA LANÇAM LIVRO E DVD .


ROBERTO MENDES E NIZALDO COSTA SÃO OS AUTORES DA MÚSICA "SAUDADE DELA",CANTADA POR MARIA BETHÂNIA E GILBERTO GIL .
 Lançamento do Livro de Roberto Mendes e Nizaldo Costa no Centro Cultural do Cordão da Bola Preta, no Rio de Janeiro .

O lançamento nacional do livro intitulado SOTAQUE EM PAUTA - CHULA: o cantor do Recôncavo Baiano, de autoria dos compositores baianos Roberto Mendes e o Xiquexiquense Nizaldo Costa aconteceu no dia 24 de fevereiro no Centro Cultural do Cordão da Bola Preta, no Rio de Janeiro. Muito concorrido, o evento contou com a participação de artistas, músicos, maestros, intérpretes e intelectuais. O livro que tem o patrocínio do Ministério da Cultura traz um rigoroso estudo sobre versificação feito por Nizaldo Costa, no qual são abordados vários fenômenos linguísticos ocorrentes nas letras das músicas, como anadiplose, elisão, sinérese, diérese etc. A contagem das sílabas poéticas também foi contemplada neste estudo. No texto SOTAQUE EM PAUTA, Nizaldo Costa – ao modo de Mário de Andrade e Guimarães Rosa – faz uso literário da linguagem oral e popular, para pôr em evidência o belíssimo sotaque do povo da nossa querida Xique-Xique e adjacências, como também do Recôncavo baiano, região tão querida de Roberto Mendes.

Nesse texto, Nizaldo incluiu Berreguinha, Vilson Peroba, Jeremias, Frontino, Vandu do Saco-dos-bois e tantos outros xiquexiquenses como personagens. A obra, com textos em português e em inglês, traz – além das partituras e letras de músicas – um DVD, onde é possível aprender a técnica de tocar violão, desenvolvida por Roberto Mendes. As músicas, compostas por Mendes, tem uma letra de Capinan – médico, escritor, letrista, poeta, ex-secretário da Cultura do estado da Bahia no governo de Waldir Pires – autor de Moça Bonita, cantada por Geraldo Azevedo, Papel Machê, cantada por João Bosco, Soy loco por ti América, cantada por Gilberto Gil e tantas outras; tem três letras de Jorge Portugal – professor, escritor, poeta, letrista e apresentador de televisão; e também tem sete letras do nosso conterrâneo Nizaldo Costa – escritor, poeta e compositor – autor, em parceira com Roberto Mendes da música Saudade Dela, cantada por Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Em conversa conosco, Nizaldo Costa afirmou que, entre um autógrafo e outro, meditava sobre a funda gratidão que tem à Chula, ao seu pai, João Clemente da Costa – Nozinho, à sua Mãe Odete Pereira de Carvalho – Deta, a Neuton, a Ruizita, a Bertinho Meira, a Julieta Santana, a Belmiro, a Zeca Pilão Arcado, a Alfredo Martins, a Vandu do Saco-dos-Bois, a Manoelzinho Bigorra, a Dalton Clemente, a todo o povo das ilhas, dos distritos e dos povoados, aos pescadores, às pessoas simples, enfim a todos os xiquexiquenses, uma vez que fomos nós que fornecemos os elementos para que ele pudesse erguer a voz naquele tão belo recinto e fosse alvo da atenção do público ali presente.

Alegra-nos ver nossos conterrâneos se destacando e elevando o nome da nossa cidade de Xique-Xique. Nizaldo Costa é desses que mantêm o amor por nossa terra e faz questão de manter inquebráveis vínculos de irmandade e amizade com os seus conterrâneos. O próximo lançamento será em São Paulo, em 26 de março, no Museu Afro Brasileiro, no Parque do Ibirapuera. Para este evento, Nizaldo Costa convida os amigos e conterrâneos residentes em Sampa .

FONTE : JORGE MEIRA (COLABORADOR DO BLOG XIQUESAMPA) .

6 comentários:

  1. Xiquexiquense05/03/2011, 07:20

    Parabéns Nizaldo!

    Como Xiquexiquense, fico muito orgulhoso com seu sucesso.

    ResponderExcluir
  2. É importante termos filho da terra mostrando o seu valor lá fora. Nizaldo Costa fez uma linda música que foi cantada por ninguem menos que Maria Betania, Caitano Veloso e Gilberto Gil. Agora escreve um livro e lança no Rio de Janeiro esse grande centro de cultura. Esse cara é o nosso orgulho, esse cara merece ser aplaudido em pé pelo povo de Xique Xique. Parabéns pra você Nizaldo Costa. Eu também sou lá da praça. Eta lugazinho pra dá gente boa.

    ResponderExcluir
  3. Espero que com esse sucesso Nizaldo não perda a humildade dele. Ele sempre foi muito humilde e agora com o sucesso espero que continui. Eu tenho certeza que Nizaldo sabe conviver com o sucesso que esta fazendo.
    Abrços,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Sabadão de carnaval e eu aqui nessa selva de pedra lendo essa noticia legal que Nizaldo Costa vem lançar livro aqui depois de lançado no RJ. Vou fazer de tudo pra ir no ibirapuera ver esse lançamento. Nizaldo Costa é muito meu amigo e meu brothe espero ser bem recebidopor ele. Boa sorte e muito sucesso para Nizaldo

    ResponderExcluir
  5. Meu muito obrigado a Adriano Brito por ter "postado" e a Jorge Meira por ter escrito e encaminhado a matéria. Obrigado também aos amigos/amigas que fizeram comentários. Essa vitória é de todos os xique-xiquenses.Grande beijos em todos os conterrâneos e conterrâneas.
    Nizaldo Costa

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Nizaldo, que Deus esteja sempre te iluminando cada vez mais e que voce esteja sempre com esse pique, essa saúde e essa disposição; sucesso meu camarada.
    Rogério S. Costa

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.