11/03/2011

VOTE E PARTICIPE DA CAMPANHA DE TOMBAMENTO DA IGREJA DO MIRADOURO DE XIQUEXIQUE BA .

A Igreja de Sant'Ana, localizada na Ilha do Miradouro, em Xique-Xique, é, segundo a tradição, o mais antigo templo da região do médio São Francisco.

Em 1989 a Câmara de Vereadores de Xique-Xique enviou ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC o pedido de tombamento da igreja, mas apenas em abril de 2010, uma equipe do IPAC, inclusive o seu diretor geral, o Sr. Frederico Mendonça, esteve na igreja a fim de estudar a viabilidade de tombamento e restauração da capela e ficou preocupado com seu estado de conservação. Segundo o diretor geral, a igreja apresenta todos os requisitos básicos para integrar o patrimônio cultural do Estado: “A igreja tem todos os méritos históricos, artísticos e arquitetônicos para ser um patrimônio cultural do Estado da Bahia. Provisoriamente, podemos assinar um convênio entre o IPAC e a Prefeitura para realizar ações emergenciais a fim de evitar que a igreja se degrade mais ainda antes de começarmos o processo de restauro”, disse o diretor do IPAC ( http://www.paginarevista.com.br/ ).

O tombamento tem por finalidade garantir a preservação dos bens considerados de caráter singular e cuja proteção seja de interesse público. No entanto, implica estabelecer uma série de regras para a utilização e manutenção do imóvel (Decreto nº 10.039 de 03 de julho de 2006). Com o tombamento, a igreja poderá ser beneficiada com a redução de taxas e impostos, subvenção - mediante linhas especiais de crédito, utilização dos mecanismos de financiamento à cultura, como o Fazcultura e o Fundo de Cultua da Bahia.

E é com o objetivo de que a Igreja de Sant'Ana do Miradouro seja tombada como patrimônio da Bahia que assinamos este abaixo assinado. Já está na hora de agirmos no sentido de preservar o nosso patrimônio, só assim evitaremos a destruição deste bem de importante valor histórico e cultural para as comunidades ribeirinhas do São Francisco.

Alô conterrâneos, leitores do XiqueSampa e aquem interessar possa, estamos em campanha para que o governo do estado, através do IPAC, faça o Tombamento da Igreja do Miradouro, sei que vc é de uns que, certamente, abraçará esta causa. Siga o link : http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N7322 .

FONTE : XIQUESAMPA ..
COLABORAÇÃO : JORGE MEIRA .

2 comentários:

  1. Parabéns ao Xiquesampa por essa inicíativa!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a este Blog, muito interessante e curioso! Recomendo!


    Ivana
    Pimenta e Cruz Advogados

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.