04/04/2011

A CIDADE DE BOM JESUS DA LAPA (BA) GANHA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) .

Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, com capacidade para receber até 150 pessoas por dia, foi inaugurada nesta sexta-feira (1º) na cidade de Bom Jesus da Lapa. O governador Jaques Wagner e o secretário da Saúde, Jorge Solla, participaram da cerimônia de entrega da unidade à população.

A nova UPA tem capacidade para prestar assistência em casos de baixa e média complexidade. A unidade funciona como posto de primeiros socorros, onde o paciente é atendido, tem o quadro clínico estabilizado e, se houver necessidade, é encaminhado a um hospital. O governador ressaltou a importância das UPAs para o sistema público de saúde. “O pronto atendimento é um serviço de saúde intermediário, entre a atenção básica e o hospital, importante para desafogar o atendimento dos hospitais”. Com investimento de R$1,4 milhão do Ministério da Saúde, a UPA de Bom Jesus da Lapa faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências e também integra o Sistema Único de Saúde (SUS). “Em muitos países, quem não tem um plano de saúde e adoece não tem para onde ir. O SUS atende a todos, empregado ou não. Basta ser brasileiro para ter direito da vacina ao transplante,” disse o governador. Os municípios de Vera Cruz e Caetité também já possuem UPAs. Outras 50 unidades foram aprovadas pelo Ministério da Saúde, algumas estão em construção e devem ficar prontas ainda este ano. Segundo o secretário Jorge Solla, as que estão em estágio mais avançado são as de Santa Maria da Vitória, Luís Eduardo Magalhães e Itapetinga.

“O Governo do Estado iniciou esse trabalho há três anos com o planejamento para a implantação de 53 UPAs na Bahia. Nós mapeamos, definimos os municípios prioritários, fizemos parcerias com as prefeituras e levamos ao Ministério da Saúde. Também acompanhamos o andamento dos projetos e somos responsáveis diretos pela construção de quatro UPAs”, disse o secretário.

FONTE : AGECOM BA .

Um comentário:

  1. Adoreiii, o município estava mesmo precisando desse suporte, espero que der oportunidades para a área de Enfermagem e a pessoas capacitadas e disponíveis para tal função. Como no meu caso, estou disponível para me ingressar nesta equipe multiprofissional. PARABÉNS

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.