04/04/2011

“FAXINAÇO” CONTRA A DENGUE COMEÇA PELO BAIRRO SÃO FRANCISCO EM IRECÊ BA .

Denominada “faxinaço” a ação integra o Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, promovido pela Sesab, em parceria com a Secretaria da Saúde de Irecê.

Tive início hoje (30), no bairro São Francisco (antiga Malvinas), as ações de limpeza e remoção de entulhos. Denominada “faxinaço” a ação integra o Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Secretaria da Saúde de Irecê, e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

Além de mutirão de limpeza, um grupo formado por agentes de endemias, agentes comunitários, técnicos da Vigilância Sanitária, DIRES, Secretaria da Saúde do Estado, Fundação Luís Eduardo Magalhães, Correios, Embasa, Tiro de Guerra e Polícia Militar, articuladores da Mobilização e moradores estudantes das escolas da comunidade, realizou visita aos domicílios, dando orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, eliminação dos criadouros, panfletagem e certificação de estabelecimentos parceiros, objetivando sensibilizar o cidadão quanto aos cuidados e limpeza das áreas internas das casas. “É muito importante a nossa participação. Eu mesmo iniciei uma limpeza no meu quintal”, disse Maria de Jesus, moradora do bairro há mais de 15 anos.

Além da Secretaria de Saúde outras secretarias como a de infraestrutura e educação foram mobilizadas para as ações do faxinaço no município. “A secretaria de Saúde coordena o programa, porém todo o município está envolvido numa ação conjunta para o combate e prevenção a dengue”, informou Zé das Virgens, prefeito de Irecê. Além do São Francisco, outros bairros foram selecionados para o faxinaço: B. de Sinesia, Bancários, Boa Vista, Lagoa do Tió, Loteamento Félix, Novo Horizonte, São Francisco, São José, Ginásio de Esportes e Loteamento Fernandes.

FONTE: ASCOM PM IRECÊ . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.