17/04/2011

GOVERNO BAIANO ENTREGA BARCOS DE PESCA A ÍNDIOS PATAXÓS .

O Governo Baiano entregou neste sábado (16) dois barcos de pesca oceânica para a comunidade de índios Pataxós de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, no extremo sul baiano.

O investimento é de R$ 400 mil da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através do projeto Pescando Renda, que visa garantir a geração de renda e melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem da pesca e aqüicultura. A entrega das embarcações será feita pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, às 9h. Os barcos são totalmente equipados com viveiro para isca viva; geladeira (urna isotérmica) com capacidade para três toneladas; cozinha; banheiro; dormitório; guincho de pesca para espinhel; bússola; coletes salva vidas; defletor de radar; GPS para 12 canais; ecossonda com transducer e rádio VHF com 52 canais. As embarcações têm capacidade para oito tripulantes. A pesca é a principal atividade econômica da comunidade, representada pela Associação dos Pescadores Indígenas Pataxós de Coroa Vermelha. De acordo com coordenador do projeto Pescando Renda, Geraldo Aquino, cerca de 120 índios pescadores estarão atuando na pesca oceânica em rodízio. “O objetivo é melhorar as condições de pesca e proporcionar maior rendimento com geração de renda e segurança alimentar”, citou Aquino .

Capacitação – Antes da doação dos barcos, o Projeto Pescando Renda capacitou pescadores para o uso das embarcações. Os índios capacitados repassarão aos colegas pescadores os temas abordados: navegação oceânica, manusear equipamentos náuticos, funcionamento e manutenção de motores, carta náutica, uso do GPS e manutenção de fibra de vidro. Também foi criado um Fundo de Inclusão Social (FIS), o que vai assegurar a sustentabilidade do projeto. A aquisição das embarcações também faz parte de Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o Governo do Estado e o Ministério Público Federal .

Jogos – O secretário Carlos Brasileiro também participa nesta sexta-feira (15) da abertura dos Jogos Indígenas Pataxó, que acontecem na Praça do Cruzeiro, em Coroa vermelha, com a participação de etnias de todo o estado .

FONTE : ASCOM/ SEDES/ GERVÁSIO LIMA .

Um comentário:

  1. Pessoal a partir de amanha a Prefeitura vai realizar um multirão de "Bota Fora" no Guaxinim e nas Pedrinhas. Esse multirão já foi realizado no BNH Novo e no BNH deu excelente resultado, Participe ! Vamos eliminar todos as probabilidades da Dengue existir em nossa cidade...

    Prefeitura de Xique-Xique, Compromisso com o trabalho, compromisso com você.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.