[NEWS][6]

r
v
xique-xique

NIZALDO COSTA RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS DA CÂMARA DE VEREADORES DE XIQUE-XIQUE BA .

Na foto estão: Nizaldo Costa, Roberto Mendes e Moacyr Luz compositor e cantor carioca, cujas músicas já foi gravada por intérpretes como Maria Bethânia, Emílio Santiago, Nana Caymmi, Leila Pinheiro, Elba Ramalho entre outros. Juntos, ele e Aldir Blanc, receberam o Prêmio Sharp de melhor música por "Coração do Agreste", tema da novela "Tieta", gravada por Fafá de Belém.

A câmara de Vereadores de Xique-Xique aprova, à unanimidade, Moção de Aplauso ao escritor, poeta e compositor xique-xiquense Nizaldo Costa pelo lançamento, em nível nacional, do livro SOTAQUE EM PAUTA, CHULA: O CANTO DO RECÔNCAVO BAIANO que confere especial realce ao falar, ao sotaque do povo da nossa cidade e região ribeirinha. Merece destaque, também, o fato de que o livro inclui como personagem homens e mulheres de nossa terra, dentre os quais estão: Jeremias, Anita, Frontino, Berreguinha, Fulozinho, Fuloriz, Fulozão, Madalena de Zé Francisco, Martim Tintino, Delfino, Justiniano, Naninha, Nenzinha, Preá, João do gato, Zota, Vilson peroba, Vandu do Saco-dos-Bois, Pedro de Deja e outros .

O Vereador Nino Meira, autor da proposição, argumenta que “o nosso patrício Nizaldo Costa contemplou a todos nós xiquexiquense no cenário artístico-cultural brasileiro, sendo o mesmo autor do Livro: Sotaque em Pauta, patrocinado pelo Ministério da Cultura, que está sendo um grande sucesso no meio cultural do Brasil. O livro foi lançado no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador com participações de personalidades consagradas no mundo artístico-cultural do nosso país. A obra registra o uso literário da linguagem oral e popular, para pôr em evidência o belíssimo sotaque do povo da nossa querida Xique-Xique citando personagens do nosso cotidiano, além de juntamente com Roberto Mendes músico renomado no Brasil lançarem DVD. A publicação enriquece indiscutivelmente a nossa cultura linguística e literária, premia os nossos valores e serve como vitrine e incentivo para nossa gente, além da inevitável divulgação do nome de Xique-Xique” .

É a segunda vez que Nizaldo Costa recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Xique-Xique. A primeira vez, proposta também pelo Vereador Nino Meira e aprovada à unanimidade, deu-se pela gravação da música Saudade Dela, de autoria de Nizaldo Costa e Roberto Mendes, pelos cantores Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil, as maiores expressões da música brasileira .
 
FONTE : BLOG XIQUESAMPA///ADRIANO BRITTO .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Start typing and press Enter to search