17/04/2011

NIZALDO COSTA RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS DA CÂMARA DE VEREADORES DE XIQUE-XIQUE BA .

Na foto estão: Nizaldo Costa, Roberto Mendes e Moacyr Luz compositor e cantor carioca, cujas músicas já foi gravada por intérpretes como Maria Bethânia, Emílio Santiago, Nana Caymmi, Leila Pinheiro, Elba Ramalho entre outros. Juntos, ele e Aldir Blanc, receberam o Prêmio Sharp de melhor música por "Coração do Agreste", tema da novela "Tieta", gravada por Fafá de Belém.

A câmara de Vereadores de Xique-Xique aprova, à unanimidade, Moção de Aplauso ao escritor, poeta e compositor xique-xiquense Nizaldo Costa pelo lançamento, em nível nacional, do livro SOTAQUE EM PAUTA, CHULA: O CANTO DO RECÔNCAVO BAIANO que confere especial realce ao falar, ao sotaque do povo da nossa cidade e região ribeirinha. Merece destaque, também, o fato de que o livro inclui como personagem homens e mulheres de nossa terra, dentre os quais estão: Jeremias, Anita, Frontino, Berreguinha, Fulozinho, Fuloriz, Fulozão, Madalena de Zé Francisco, Martim Tintino, Delfino, Justiniano, Naninha, Nenzinha, Preá, João do gato, Zota, Vilson peroba, Vandu do Saco-dos-Bois, Pedro de Deja e outros .

O Vereador Nino Meira, autor da proposição, argumenta que “o nosso patrício Nizaldo Costa contemplou a todos nós xiquexiquense no cenário artístico-cultural brasileiro, sendo o mesmo autor do Livro: Sotaque em Pauta, patrocinado pelo Ministério da Cultura, que está sendo um grande sucesso no meio cultural do Brasil. O livro foi lançado no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador com participações de personalidades consagradas no mundo artístico-cultural do nosso país. A obra registra o uso literário da linguagem oral e popular, para pôr em evidência o belíssimo sotaque do povo da nossa querida Xique-Xique citando personagens do nosso cotidiano, além de juntamente com Roberto Mendes músico renomado no Brasil lançarem DVD. A publicação enriquece indiscutivelmente a nossa cultura linguística e literária, premia os nossos valores e serve como vitrine e incentivo para nossa gente, além da inevitável divulgação do nome de Xique-Xique” .

É a segunda vez que Nizaldo Costa recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Xique-Xique. A primeira vez, proposta também pelo Vereador Nino Meira e aprovada à unanimidade, deu-se pela gravação da música Saudade Dela, de autoria de Nizaldo Costa e Roberto Mendes, pelos cantores Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil, as maiores expressões da música brasileira .
 
FONTE : BLOG XIQUESAMPA///ADRIANO BRITTO .

5 comentários:

  1. Xiquexiquense18/04/2011, 08:07

    Nizaldo Costa esta fazendo por merecer o reconhecimento, também, das nossas autoridades.
    Parabéns ao vereador Nino Meira pela iniciativa da proposição e a todos vereadores pela aprovação.
    A cultura agradece.

    ResponderExcluir
  2. gostaria que o XIQUESAMPA,publicasse isso,pois sou AUXILIAR DE ENFERMAGEM e vejo a dengue aqui em xique-xique se alastrando.

    Estou repassando achei interessante fiz e gostei ....
    Repelente contra o mosquito da Dengue!

    controlar poças d'agua e criadouros,Este repelente caseiro, ingredientes de grande disponibilidade, fácil de preparar em casa, de agradável aroma, econômico. Em contato com pessoas, tenho notado que não se protegem, estão reclamando que crianças estão cheios de picadas.
    Gostaria QUE OS POSTO DE SAÚDE DO município distribuir este repelente (numa emergência) nos bairros carentes com focos da dengue, ensinando o povo para futuramente preparar e usar diariamente, como se usa sabonete, pasta de dente. Protegeria as pessoas e ao mesmo tempo, diminuiria a fonte de proteína do sangue humano para o aedes maturar seus ovos, atrapalhando assim, a proliferação. Não acham que qualquer ação que venha a somar nesta luta deveria ser bem vinda?

    ResponderExcluir
  3. Parabénssssssss Nizaldo Costa, vc merece essa moção de Aplausos com toda certesa!!

    ResponderExcluir
  4. FUNCIONÁRIO DA CAMARA25/04/2011, 18:58

    PENA QUE ALGUNS VEREADORES QUEREM FAZER POLITICAGEM EM CIMA DO NOME DOS OUTROS. AINDA BEM QUE NIZALDO E O POVO DE XIQUEXIQUE NUM É BESTA E SABE DISTIGUIR AS INTENÇÕES

    ResponderExcluir
  5. Quero agradecer ao vereador Nino Meira a proposição da moção e aos demais vereadores a aprovação. De fato, é a segunda vez que sou alvo de homenagem dessa natureza. Embora não esteja certo de que sou merecedor, recebi a homenagem com grande honra e incontida alegria.
    Nizaldo Costa

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.