30/04/2011

REINALDO "POVÃO", A HISTÓRIA DA REVITALIZAÇÃO DO REISADO,A "FULIA DE REIS" DE XIQUE-XIQUE BA .








Arquivos da Nossa História : "Aqui Fotos da II Semana da Arte de Xique-Xique no Reisado de 1984, Represntados pelo Bumba meu Boi e a Mulinha de Ouro" .

Reinaldo Antunes Ferreira, mais conchecido como Reinaldo Povão, natural de Sento Sé Ba, residente em Xique-Xique a 46 anos, um dos precursores do Reisado e da Corrida de Argolinha em nossa cidade .

A muitos anos atrás o São Gonçalo (Fulia de Reis) é comum pelo interior do Brasil, o Reisado é uma tradição muito antiga, passada de pai pra filho. Em Xique-Xique o Reisado era muito aguardado no início de cada ano, de uns anos pra cá essa tradição estava esquecida em nossa cidade. Em 2007 um grupo formado por Reinaldo Povão, o jovem Flávio e Dona Maria Passú colocava em prática a busca pela Revitalização do Reisado de Xique-Xique, uma festa popular esquecida durante muitos anos que veio a tona pelo esforço e ajuda dos moradores do Bairro da Ponta da Ilha e o apoio Cultural da Prefeitura de Xique-Xique. As pesquisas do Reisado foram passadas através de Dona Mariazinha do Bairro de Ponta da Ilha, foi ela quem deu informações ao grupo quanto à história da Fulia e Cultura de Reis, ela repassou ao grupo o nome dos personagens, as roupas, as músicas dos "bichos", coreografia e tudo que envolve o São Gonçalo, foi ai então o inicio, Ressurgimento e Resgate de uma tradição de anos e anos que por algum tempo estava esquecida em nossa cidade .

O grupo começou a se apresentar nas escolas de nossa cidade, o resgate do Reisado foi criando força e em 2010 em reunião com Jorge Meira, o grupo resolveu se apresentar pelo interior, praças, ruas e em casas do nosso município. Segundo Reinado Povão, a inspiração veio do compositor e escritor Xiquexiquense Nizaldo Costa, nosso conterrâneo concedia entrevista ao Programa "Espaço Aberto" de Jorge Meira, o entrevistado falava dos tempos de Reisado em Xique-Xique, foi dai então que da Ilha do Miradouro Reinaldo Povão ligou para a Rádio e marcou uma reunião com Nizaldo Costa, e o grupo já existente, alem de outras pessoas interessadas em Resgatar a Cultura do Reisado de nossa cidade. A "Mulinha de Ouro", "Luis Caipora", "Catarina Negra", "Carocha", Babau", "Sabiás", "Guaxinins", "Nego mais a Nega", "Carochinha" e o "Boi" são personagens folclóricos da Fulia de Reis. Este ano a Cultura Folclórica do São Gonçalo do Arco de nossa cidade também vem sendo resgatada pelo mesmo grupo, o projeto garante que todas as doações e ofertas serão destinadas para a recuperação da Igreja de Nossa Senhora de Santana na Ilha do Miradouro .

No final dos anos 80, inicio dos anos 90, cheguei a presenciar apresentações da Fulia de Reis na Fazenda Carnaúba, ficava muito ansioso para assistir tudo aquilo, nosso folclore é muito rico, ainda assim presenciei o Grupo do Reisado de Aidinha (Moradora da rua 24 de Outubro, próximo a famosa Banca) e também do Próprio Reinaldo Povão, também morador da Rua 24 de Outubro, corri muito do Boi viu gente. "Queria aqui agradecer de Coração todas às pessoas envolvidas neste Projeto. Valeu Reinaldo Povão, Flávio, Maria Passú, Jorge Meira, as Cantadeiras do Povoado de Passagem em Barra, aos Jovens que se encorporam nos personagens, a Nizaldo Costa pela cooperação, a Dona Mariazinha, Cincinato Oliveira, Édson Nogueira, Prefeitura Municipal de Xique-Xique e todas as pessoas envolvidas neste Projeto de Revitalização do Reisado de nossa cidade, parabéns". Adriano Britto // Blog XiqueSampa .

Por Adriano Brito .

FONTE : XIQUESAMPA . 
EDIÇÃO : ÉDSON NOGUEIRA .
FOTOS : PEDRO SAMPAIO .
IMAGENS EM VIDEO : CINCINATO OLIVEIRA E ÉDSON NOGUEIRA .

3 comentários:

  1. PEDRO SAMPAIO30/04/2011, 20:20

    Adriano, nossa cidade precisa acordar, nós temos muito pra mostrar pro Brasil, só que os governantes não tem interesse, não traz voto, bom pra eles são as festas com o pagodão e as músicas horriveis que estão levando os jovens a burrice e a beira do hospício. Abraços e sucesso, precisamos de gente como voce.

    ResponderExcluir
  2. Ta certissímo Pedro, infelizmente nossos governantes só pensam em se auto-favorecer!!! O resto é conversa pra boi dormir .

    ResponderExcluir
  3. amiga de del meira11/05/2011, 19:38

    moço quem resgatou o reisado eo sao gonsalo foi jefão quando morava aqui em xiquexique. ele corria atras e reunia o povo pra insaiar com mariazinha e consiguiu botar esse povo pra se apresentar na festa da cidade no tempo de zé magalhaes. num se lembra não jorge é só perguntar a mariazinha e bertinho da ponta da ilha quem reuniu eles e deu apoio desde aquele tempo,del , airma de jorge meira tambem sabe disso, pois eu mesmo fui com ela ver jefão tentando organizar até com dinhero do bolso dele o reisado e o são gonsalo.vou ver se acho umas fotos de jefão e esse povo emandar pra voce brito

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.