18/05/2011

BLOG XIQUE-XIQUE:FATO HISTÓRICO,CLUBE SETE DE SETEMBRO .

                         Clube Cultural e Recreativo Sete de Setembro em Xique-Xique BA .

Começa o ano de 1922 e todo o Brasil se prepara para comemorar, com muita solenidade o centenário da independência. Em Xique-Xique (BA)., um grupo de empresários locais entendeu que a melhor homenagem à Pátria seria a criação de um clube cultural que deveria se transformar numa instituição de congraçamento social e cultural para as famílias xiquexiquenses. Assim nasceu a "Sociedade Filarmônica Sete de Setembro", nome que anos depois foi substituido por "Clube Cultural e Recreativo Sete de Setembro" .

O Clube Sete de Setembro, por todos conhecido com "A SETE", por mais de 50 anos prestou grandes serviços sociais à comunidade de Xique-Xique. Era alí onde se realizavam os famosos bailes comemorativos das grandes datas da cidade. O principal deles, o realizado no dia 1º de janeiro, era por todos ansiosamente esperado, pois nesse data, sempre havia e apresentação de conjuntos musicais de outros lugares. Eram bailes bem organizados nos quais todas as famílias participavam com a compra de mesas onde acomodavam todos os filhos e filhas. Quem não podia comprar mesa adquiria o ingresso, pois, ninguém estava disposto a perder um baile do dia 1º de janeiro .

Os carnavais também eram famosos, geralmente promovidos no "ringue" um salão externo do clube e no qual se podia brincar a descoberto. Todos os pais e mães de família estavam presentes nesses grandes bailes e se mantinham atentos aos rodopios dos filhos e filhas pelo salão ao som do "jazz" comandado pelo saudoso Mário Rapadura. Mas, a partir da década de 1980, diretorias não comprometidas com a instituição e com os sócios, praticaram gestões temerárias que culminaram com o descrédito do Clube perante as famílias que deixaram de frequentá-lo transformando-o num local inapropriado para o sadio lazer, chegando ao ponto de quebrar a instituição e abandonar o prédio como bem mostra a fotografia que ilustra esta matéria .

Dados extraídos do livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique”, de autoria do Professor e Pesquisados CASSIMIRO MACHADO NETO .

FONTE: BLOG XIQUE-XIQUE DE JUAREZ CHAVES .
ACESSE: www.xiquexiquense.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.