[NEWS][6]

r
v
xique-xique

IN CONCERT EM SALVADOR COM ROBERTO MENDES E MÁRIO ULLOA DIAS 20 E 27 DE MAIO .

ROBERTO MENDES E MÁRIO ULLOA DIAS 20 E 27 DE MAIO ÀS 20 HS NO CIRANDA CAFÉ . ENDEREÇO : RUA FONTE DO BOI, RIO VERMELHO .
INFORMAÇÕES E PRODUÇÃO: JORGE PACOA, TEL: 71 9978-8779 .
E-MAIL : jorgepacoa@hotmail.com

Baiano de Santo Amaro, Roberto Mendes começou sua carreira em 1972 no grupo Sangue e Raça ao lado do parceiro Portugal e Raimundo Sodré. O trio conseguiu alguma notoriedade com a música A Massa, parceria de Mendes & Portugal, defendida por Mendes & Sodré. Ex-integrante do grupo Baiafro ao lado do percussionista Djalma Corrêa, ele teve duas músicas (Filosofia Pura e Lua) gravadas por Bethânia no mítico disco Ciclo, em que ela rompia com os padrões uniformizadores da fonografia da época. Apesar disso, ele só estrearia solo em 1988, em Flama, com participações de Gilberto Gil e Edith do Prato. Em Matriz (1992), o convidado seria Caetano. Tradução abre num pot-pourri de chulas com refrões respondidos por coro, alguns conhecidos como "quem entrou na roda/ foi uma boneca/ foi uma boneca".

Há jogos de palavras próximos do concretismo em Caribe, Calibre, Amor ("Cara Havana Salvador/ a utopia guerrilhalegria/ nossa fantasia/ vem da mesma dor") e um lirismo figurativo em A Beira e o Mar, faixa título do LP de Bethânia de 1984. Sob acompanhamento singelo de palmas (Voz da Alegria, Dividiu) características das músicas de roda, Mendes (ótimo violonista que já terçou cordas com Guinga) tem um fraseado quebrado que evoca, não apenas pelo sotaque, tanto Caetano (notem o dueto da dupla em Namorar, Vem Namorar) quanto Gil, mas sem clonagem. Jussara Silveira acrescenta pungência a Maria da Canção e Margareth Menezes ressalta o balanço de Mandar Chamar. No outro CD, grupos populares mostram temas curtos de refrão & percussão rústica, do samba xaréu (Amargosa, Meu Balaio, Avoo) ao samba corrido (Farinha Fina, Me Deixa, Benção a Deus, Meu Sabiá, Canarinho da Alemanha) e partilha de boi (Conversa de Homem, Morena). Os frutos e as raizes servidos no mesmo prato do toca-CD.

ROBERTO MENDES E O XIQUEXIQUENSE NIZALDO COSTA SÃO OS AUTORES DA MÚSICA "SAUDADE DELA", CANTADA POR MARIA BETHÂNIA E GILBERTO GIL . Recentemente a dupla lançou o Livro Intitulado SOTAQUE EM PAUTA - CHULA: o cantor do Recôncavo Baiano .

FONTE : JORGE PACOA, XIQUESAMPA E CLIQUE MUSIC .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Start typing and press Enter to search