15/05/2011

MÁRIO LEANDRO (MÁRIO VELHO),O LOCUTOR SÍMBOLO E HISTÓRICO DE XIQUE-XIQUE BA .




















O tradicional Vascaíno Mário Leandro (Mario Velho) é o despertador natural da poulação Xiquexiquense, seus alô é a marca registrada desse locutor histórico de nossa cidade .

Quem em Xiquexique não conhece MÁRIO LEANDRO? Todos os que ali nasceram principalmente os sessentões, o conhecem pessoalmente há muitas décadas e têm com ele desfrutado de uma intimidade salutar em função do seu bom temperamento e o fácil sorriso sempre presente. A geração mais nova também conhece pelo menos a sua voz, de ouvi-lo diariamente animando o matinal programa de músicas sertanejas. Para os que não sabem MÁRIO LEANDRO é o nosso estimado e conceituado "Mário Véio" que durante mais de meio século vem sendo o principal comunicador xiquexiquense, pois, desde o início da década de 1960 atua como locutor de rádio tendo iniciado essa nobre atividade nos serviços de alto falantes da "Voz da Liberdade".

Durante muitos anos das décadas de 1950 e 1960, Mário Véio era o anunciador e propagador dos filmes que estavam sendo exibidos na cidade. Mário Oliveira da Cruz, nome verdadeiro de "Mario Veio" ou mais recentemente "Mário Leandro", nasceu na misteriosa Ilha do Miradouro no dia 15 de janeiro de 1935, filho de José Batista de Oliveira, famoso vaqueiro com passagens pela Ilha do Miradouro, Pedra Velha e Cantinho e de D. Maria Madalena dos Santos, doméstica, que ficava em casa cuidando da educação dos filhos. A família mudou-se para Xique-Xique, com Mário ainda pequeno para que pudesse estudar, tendo iniciado o curso primário, nas Escolas Reunidas César Zama, com a Profa. Maria Custódio Moraes Chaves (Profa. Nenem), minha saudosa Mãe. Quando a "Voz da Liberdade", mistura de cinema, sorveteria e serviço de alto-falantes, foi inaugurada, Zeinhô, responsável por levar "Mário Véio" para auxiliá-lo na manutenção da sorveteria e dos equipamentos de som que ali foram instalados, tendo permanecido nesse trabalho por algum tempo até que por uma questão legal a empresa "Voz da Liberdade" foi penhorada pela Justiça, e o serviço de alto-falantes, tendo ido à praça, foi arrematado pela Prefeitura Municipal de Xique-Xique. A partir daí "Mario Veio" foi convidado pelo locutor municipal, Florzinho, para ajudá-lo no controle da sonoplastia. Já estava algum tempo como sonoplasta da "Voz da Liberdade" quando surgiu a necessidade de Florzinho, locutor titular, fazer uma viagem à Remanso (BA), para tratar de assuntos particulares. Sabedor que "Mário Véio" era muito curioso deixou-lhe expressas ordens no sentido de, enquanto permanecesse ausente, o sonoplasta se limitasse ao seu ofício, ou seja, ficasse apenas passando discos. Nada de falar ao microfone. Após a promessa do auxiliar de que não chegaria perto dos microfones, Florzinho viajou tranqüilo. Mas, viajem para durar poucos dias, durou muito mais além do previsto.

Mário que já tinha experimentado o gosto de falar ao microfone, quando algumas vezes anunciava filmes pelas ruas da cidade, começou a ser tentado a colocar sua voz no ar. Inicialmente rebateu essa má idéia, mas ela retornava com tanta força, com tanta exigência e tanta freqüência que certa feita não se conteve e, pegando o microfone, passou o dia comandando a programação do serviço de alto falante da cidade. No final do dia foi parabenizado por todos que o encontravam na rua. Isso o estimulou a continuar "desobedecendo" Florzinho e, quando este chegou de Remanso já encontrou Mário totalmente senhor da situação. Por algum motivo de ordem particular Florzinho passou o ofício de locutor para sua mulher que junto com Mário passaram a dividir a operação dos serviços de alto falante. Mário continuou trabalhando como locutor da Prefeitura e após 35 anos de serviços aposentou-se. Mas, aficionado pelo microfone, demorou pouco na inatividade e logo aceitou o convite para ser o locutor oficial da Radio AM – Tribuna do Vale, de iniciativa privada, onde durante 16 anos produziu e divulgou o programa da sua autoria “Conversando com Você”.  Mais tarde, início de 2008, recebeu novo convite para produzir um programa de músicas sertanejas a ser divulgado pela Rádio FM Xique-Xique e desde então comanda o “Raízes Sertaneja” que vai ao ar, diariamente e por duas horas, a partir das 05:00 horas. É essa em resumo a vida do locutor MÁRIO LEANDRO, o nosso querido "Mário Véio" que durante todo esse tempo, desde os anos 1950, vem animando a população de Xique-Xique com o seu microfone. Por isso, Mario Leandro, além da sua importância como comunicador é, sem dúvida, o mais antigo locutor em atividade de Xique-Xique (BA). Quiçá do Brasil .

"Aprendi e muito a rádiofusão em Xique-Xique com Mário Velho, uma pessoa simples e amante do Rádio, a câmara de vereadores tem que no minímo realizar uma moção de aplausos ao radialista que tantos serviços prestou e presta a nossa cidade", Adriano Britto .

Foto do apresentador Mário Leandro, gentilmente cedida pelo colaborador Vilmar Lustosa .

FONTE : BLOG XIQUE-XIQUE DE JUAREZ CHAVES .
ACESSE : www.xiquexiquense.blogspot.com
ADAPTAÇÃO DE TEXTO : ADRIANO BRITTO .
FONTE TRÂNSCRITO PARA O BLOG XIQUESAMPA .

6 comentários:

  1. Favor comentar somente o Post ou os Posts em questão!!! Grato, Adriano Britto .

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Adriano pela bela homenagem a esse brilhante locutor. Mario Veio é detentor de um talento nato, único e excepcional . Ainda me lembro no meu tempo de criança quando o A Voz da Liberdade entrava no ar no comando de Mario Veio. Xique-Xique tem de se orgulhar desse que é o Patrona de todos os locutores da nossa cidade. Parabéns Mario Leandro por todos esses anos alegrando o dia do noso povo.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS ADRIANO,PELA BELÍSSIMA HOMENAGEM FEITA A ESSE GRANDE LOCUTOR QUE MUITO MERECE SER HOMENAGIADO. MARIO LEANDRO VEM POR MUITOS ANOS NOS PRESTIGIANDO COM SEUS PROGRAMAS DE GRANDE QUALIDADE.UM ABRAÇO DARIANA.

    ResponderExcluir
  4. orlando santos25/06/2011, 22:21

    mario o tempo passa mas eu nao esquesso de vc amigo obrigado por ser seu amigo vc é especial quem te conhesse te admira adriano por favor transmite um abraço pra mario pra mim eu sou orlando santos

    ResponderExcluir
  5. MEU QUERIDO MARIO LEANDRO A VOZ BAIANO NO RADIO QUE SAUDADES DEUS TE ABENÇOE EU SEI Q TEM MUITOS PROFISSIONAIS NO RADIO MAIS VC É INESQUECÍVEL MEUS PARABÉNS ADRIANO POR MAIS UM TRABALHO DE UM RADIALISTA ADMIRÁVEL É ISSO AI UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  6. Valeu amigo! Muito bom, esse é o cara.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.