08/05/2011

SAUDADES DA RÁDIO FM CRIATIVA,22 ANOS SEM A PRIMEIRA EMISSORA DE RÁDIO DE XIQUE-XIQUE BA .

A Rádio Fm Criativa serviu como laboratório e aprendizado para vários locutores de Xique-Xique. Jorge Meira foi um dos pioneiros do Rádio de nossa cidade.

A Rádio Criativa FM, entrou no ar em Xique-Xique no dia 18 de fevereiro de 1989, funcionando com um transmissor "caseiro" de pouca potencia, cobrindo um raio de 6 km. Foi a primeira vez que uma rádio com frequência modulada chegou aos lares dos Xiquexiquense. Foi um sucesso total, em todas as casas que tinha rádio, estavam sitonizadas na rádio. A Criativa FM serviu por 9 meses como laboratório para os locutores, que jamais teriam experiência antes na função, como: Helinho Pop, Izabela Teixeira, Antonio Melo, Francisco Paulo, Jorge Muniz, Ailton Alves, Edilson Cruz,Verinha Melo, Jorge Meira, Eristeu Rodrigues, Jackeline Meira, Argemiro Borges, Cassimiro Machado Neto e Mario Leandro (Era locutor de Serviço de Auto falante, o A Voz da Liberdade), os operadores de áudio e técnica de som eram eu (Adriano Brito, apelidado por Jorge Meira como Adriano Papagaio) e Galego Punk (Galego do Bnh) a direção era do meu saudoso primo Esdras Rocha (In memória) e a secretária Leidinha.

A Rádio funcionava das 05 às 24:00 horas, com programação musical, noticiários, programas esportivos com transmissão de jogos ao vivo, entrevistas com autoridades e entretenimento. Na Fm Criativa aprendiamos a cada dia alguma coisa nova,eu  trabalhava na equipe de Esportes, eu era réporter esportivo, muito jovem de 14 pra 15 anos, foram duas partidas assim, mas fui logo deslocado para o Stúdio onde hoje é a DESEGRAFF em meu lugar ficou o saudoso Edilson Cruz (Im memória) que também foi apresentador do programa Xique-Samba (Programa músicas de Sampa). Foi dai então que Junto com Galego Punk formavamos a dupla da Sonorização e Técnica da emissora. No dia 11 de Outubro 1989, o DENTEL, retirou do ar a rádio, com a alegação que não tínhamos autorização do Ministério das Comunicações para funcionar, estávamos na clandestinidade. Foi ruim pra todos, deixou uma grande  saudade. Após o fechamento da Rádio Fm Criativa poucos meses depois entrará no ar em caráter clandestino as Rádios BEIRA RIO FM que ficava na Rua Quintino Bocaiuva, CIDADE FM na Rua Castro Alves e a FORÇA JOVEM FM na Rua da Cerne. Em março de 1991 Rádio Tribuna do Vale do São Francisco AM (RTV) abria seus microfones legalmente e em definitivo. Acidade de Xique-Xique possui hoje três emissoras de Rádio, a Fm Xique-Xique, A Rádio Tribuna do Vale e a Rádio Cactus FM Comunitária.

Trabalharam pelas Rádios Tribuna do Vale e FM Xique-Xique vários radialistas com vasta experiência, tais como: Everton Matos, Valdiney Passos, Valdinar Ferreira, Cinthya Fênix, Ed.Brasil, Marcos Moreno dentre outros. Destaques para Antônio Melo como âncora do Jornal da Tribuna desde o início, como Também Mário Leandro (Mário Velho) com o programa Alvorada Sertaneja, Jorge Meira com o programa Espaço Aberto, o saudoso Edilson Cruz (Im memória), Uelda Santana e J.Santos o Pintadinho do Forró, Valter Paz e Francisco Paulo (KIKO) que apresentou na Rádio Criativa FM o programa Cantinho do Coração e desde o início na Rádio Tribuna do Vale como Narrador Esportivo e que estão a tempos na programação da FM XIQUE-XIQUE. Dentre os novos locutores destaques para Marlon Brando que além de locutor tem um projeto social de grande importância para o município, Gilson Júnior, Itamar Santos, Joasios Bastos (JB), Nelly Vasconcelos do Programa Movimento do Bem e os locutores Jotta Enne e Luzimar Santana que comandam o Jornal Para Todos da Rádio Cactus FM .

Link sobre a hístoria do início do Rádio no Mundo,que teve início em Londres-Inglaterra e no Brasil no Rio de Janeiro com a Rádio Sociedade.http: www.microfone.jor.br/historia.htm  

FOTOS : JORGE MEIRA .
FONTE : XIQUESAMPA .
FINALIZAÇÃO E PESQUISA : ADRIANO BRITO .
COLABORAÇÃO : JORGE MEIRA E ADRIANO BRITTO .

10 comentários:

  1. Parabéns Adriano por este arquivo ser movimentado onde nesta época éramos felizes e não valorizavam o q tínhamos. O inicio deste trabalho comunicativo, tinha um grande interesse dos membros envolvidos chamado DEDICAÇÃO. Não se falavam em salário, cada um queria sua oportunidade de mostrar o pouco que sabia e podia fazer para nossa cidade estar interligada no mundo do rádio.Abraço amigo, continue este brilhante trabalho e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Manoel Cardoso de Freitas, Brasilia DF .08/05/2011, 11:32

    Verdade não vivencie e muito essa época, me deixa saúdades até hoje!!! Pedia sempre música no Programa Café da Manhã aos domingos com Cassimiro Machado Neto!!! Tempos bons .

    ResponderExcluir
  3. Sai ZECA DE CUSTÓDIO MALANDRO , ninguem quer você aqui nesse blog resuma-se ao lixo que vc chama de blog

    ResponderExcluir
  4. Pois é eu sou a favor de todas e quaisquer iniciativa,desenvolvida com boas critividades como foi esse inicio com jorge meira, jorge Muniz,kiko,antonio melo,o própio adriano brito.Ficamos preocupado é quando não dá continuidade.Como hoje está fazendo muita falta nós em sp não poder acompar as noticias da fm xique xique,por seus motivos técnicos,o restante é maravilhoso.Djalma Ribeiro Dos Santos

    ResponderExcluir
  5. Djalma Ribeiro Dos Santos,corrigem os erros de portugêis,acompanhe as correções manezin.Digo(criatividades)digo(acompanhar).Correto manezin,se possivel sai do anonimato e corrija seu nome.

    ResponderExcluir
  6. Que briga feia, coisa de gente miuda, deixemos isso pra lá, a Criativa foi uma brincadeira de bom gosto, como aconteceu em vários lugares e não teve intenção de denegrir ninguém, pelo contrario, ajudou a fazer profissionais, artistas locais, pra mim valeu a intenção e assino em baixo.

    ResponderExcluir
  7. Adriano tem dado exemplos para que serve um BLOG. É uma pena que os Blog de Xique-Xique só sirvam para auto-promoção de seus donos COM FINS ELEITOREIROS, e para denegri a imagem da Nossa Amada XIQUE-XIQUE.
    Como falou com muita propriedade Jorge Meira:
    BLOGUEIROS BABACAS!!

    ResponderExcluir
  8. Existe um seguidor neste blog muito bobo, o que se diz corrigir erros de português, quem é você, cara? Identifique-se, você só sabe querer apontar erros, mas, não tem o caráter de identificar, acho que você não é tão bom de português assim, senão já teria se identificado. E outro erro seu é querer corrigir os erros e não sabe que deve se respeitar a linguistística, tanto falada, quanto escrita.

    ResponderExcluir
  9. Antes que o bobo me corrija, vou corrigir a palavra: "linguistística" que eu queria escrever linguística.

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.