18/06/2011

PARABÉNS AO MUNÍCIPIO DE BARRA,INTERIOR DA BAHIA,PELOS SEUS 138 DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA .


 A rica história do município da Barra .

Começa por volta de 1670 quando um curral da Casa da Torre, de Dias D’Ávila, foi implantado nas barrancas do Rio Grande, exatamente onde suas águas se juntam às do rio São Francisco. Surge aí a Fazenda da Barra do Rio Grande do Sul (do Rio Grande do Sul para evitar confusão com o Rio Grande do Norte). Por mais de setenta anos a Vila de São Francisco das Chagas, da Barra do Rio Grande do Sul, esteve subordinada a Pernambuco e depois a Minas Gerais. Só em 1827, depois que o Brasil se tornou independente de Portugal, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, incorporou à Província da Bahia a Comarca do Rio São Francisco com sede na Vila da Barra. Apesar disso, a Igreja, que era o outro grande poder da época, só transferiu a Vila da Barra da diocese de Pernambuco para a diocese da Bahia em 1853 .

Em 16 de junho de 1873, a Vila foi promovida a cidade – Cidade Florescente da Barra do Rio Grande. No mesmo ano reduziu-se a denominação e passou a ser chamada Barra do Rio Grande. Em 1931 ficou apenas Barra. Em 1998 o município da Barra foi ligado a Salvador e a Brasília por estradas asfaltadas: via Xique-Xique -Irecê - Feira de Santana (BA-160) e Ibotirama - Barreiras (BA-161), respectivamente. Também, foi feita a pavimentação da pista do aeroporto local. Os sinais de recuperação começaram a aparecer, vislumbrando-se a retomada do desenvolvimento .

Área: 12.348,4 km² (IBGE – SEI – 2001)
Sede: cidade da Barra
Distritos: Igarité (1º distrito); Ibiraba (2º distrito).
População (nº de habitantes - estimativa): município – 50.226, Sede – 30.000, Zona rural – 20.226 . 

Limites:
Norte – Buritirama e Pilão Arcado
Sul – Ibotirama, Morpará e Muquém do São Francisco
Leste – Xique-Xique
Oeste – Mansidão, Cotegipe e Wanderley.

Confira a programação do tradicional São João do munícipio de Barra 2011 aqui: http://www.saojoaoenabarra.com.br/

FOTOS: PETERSON CUNHA .
INFORMAÇÔES: ASCOM PM BARRA BA .
FONTE: BLOG XIQUESAMPA .

3 comentários:

  1. Tatiana Samis .19/06/2011, 13:22

    Pucha, vcs do Blog Xiquesampa estão de parabéns, sou jornalista em Belo Horizonte e vejo aqui uma qualidade, alem de uma criatividade muito acíma de muito Sites e Blogs!!!! Parabnéns quem o administra.

    ResponderExcluir
  2. VINICIUS BARBOSA,CATALÃO-GO .20/06/2011, 13:42

    Pucha a cidade de Barra é linda em, não conchecia não!!! É a terra do meu avô,moro em Catalão-Goiás .

    ResponderExcluir
  3. O Prefeito de Barra, está de Parabéns, entregou ao Barrense,uma Moderna Escola do Estado, no Brejo do Saco, Prédio da SAMU, com duas Ambulâncias,Calçadão do Mercado, Uma Grande Reforma do Aeroporto, que vai servir p/ toda Micro-Região da Barra, a cidade já tem cinco Creches de Médio Porte, agora está em Construção mais duas Grandes Creches. A Cidade vai Ganhar um novo Bairro com 900 Casas, através do Minha Casa, Minha Vida. A Ligação Asfaltica de Barra-Buritirama no 1º Semestre de 2012, a Ligação Asfaltica de Barra-Pilão Arcado, já começou, falta ainda 68km p/ o Término. As Grandes Agêncas Bancarias que a Cidade tinha no Passado, agora está voltando, Está em Construção a Caixa Econômica Federal, está Previsto a Inauguração em Novembro deste Ano 2011. O Gerente do Brasdeco Regional garantiu ao Prefeito Artur Silva a Cosntrução em Breve, a Cidade está Crescendo, muitas Pessoas de fora estão escolhendo a barra pra morar, ñ se encontra mais Casas pra morar, O Terreno em Barra tá muito valorizado, um Terrreno em Barra tá mais caro que em Capital. Valeu Adriano pelo Blog Democratico, eu só bem informado, pois fico ligado no XiqueSampa !!!

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.