05/06/2011

VEJA DOCUMENTÁRIO DA TV APARECIDA SOBRE A ROMARIA DO BOM JESUS DA LAPA .


A cidade de Bom Jesus da Lapa na Bahia atrai milhares de "romeiros" tornando-se a Capital da fé no mês de Agosto, são 319 anos de Rômaria.

O documentário produzido pela equipe da REDE APARECIDA mostra a alegria dos romeiros que viajam até a gruta do Bom Jesus para demonstrar sua devoção, revelando todos os aspectos culturais e religiosos que envolvem esse povo simples e cheio de fé. Situado no médio Vale do São Francisco, em meio ao sertão, Bom Jesus da Lapa é um dos mais importantes Santuários do Nordeste Brasileiro. Bom Jesus da Lapa é um município brasileiro do estado da Bahia, situado a 796 km da capital estadual. A sua população em 2007 era de 62.199 habitantes conforme o IBGE, mas a estimativa em 2009 tenha aumentado para 66.192 habitantes. Possui uma área total de 4148,5 km² e é banhada pelo rio São Francisco. Suas atividades econômicas estão baseadas na agricultura, comércio, turismo e pesca.

A cidade de Bom Jesus da Lapa concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, no mês de agosto, conhecida como a procissão ou romaria do Bom Jesus em que atrai milhares de fiéis todos os anos, por este motivo é conhecida como a “Capital Baiana da Fé”. O grande diferencial entre Bom Jesus da Lapa e as outras cidades da região é o morro em estilo gótico e suas grutas que lhe conferem um clima místico e diferenciado. O fotógrafo Xiquexiquense João Machado registra a Romaria do Bom Jesus da Lapa a 8 anos, inclusive gravou um Dvd .

INFORMAÇÕES: DOCUMENTÁTIO TV APARECIDA  .
FONTE: XIQUESAMPA .

Um comentário:

  1. Eu estive nessa cidade maravilhosa em agosto desse ano de 2011,e simplesmente palavras não descrevem o quanto é lindo TODAS as roamarias e os romeiros. Sou de Guarulhos e enquanto DEUS NOSSA SENHORA APARECIDA e É CLARO,O BOM JESUS permitir me permitir, continuarei indo e recomendo PARA TODOS irem também!!!

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.