19/07/2011

GERVÁSIO LIMA:O POVO QUER GALO E BANANA,COM BARRIGA CHEIA,TRAZER IVETE...,MASQUEM CHICLETE.

Cidades com Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) preocupantes gastam com festas recursos que poderiam, se não resolver, amenizar diversos problemas da população.

Além de utilizar recursos próprios, vários gestores municipais buscam apoios financeiros em órgãos estaduais e federais para realizar eventos que na verdade beneficiam somente a si próprio e as atrações musicais de outras cidades e estados. Assim como a festa, o dinheiro público também passa, e o pior, para quem e onde não deveria. E depois, a “ressaca” e o prejuízo social são incalculáveis. Certos governantes procuram distrair a população com eventos que em nada contribuem para a melhoria das condições de vida do cidadão.


Ao invés de procurar “investir” em áreas como a educação e saúde, bem como na geração de empregos, preferem simplesmente “gastar” em festas e comemorações com o propósito de distrair a população, evitando que ela se conscientize da sua realidade. Durante a Micareta de Jacobina, que aconteceu em meados do mês de maio deste ano, a chefe do Executivo local anunciou que faria no próximo ano uma grande festa para comemorar os 100 anos da principal festa momesca da cidade. Além do centenário da primeira Micareta do Brasil (título disputado com Feira de Santana), coincidentemente, 2012 também será ano de eleição municipal e, depois de vários anos ausentes, atrações como Ivete Sangalo e Chiclete com Banana já foram pré-anunciadas. Os anúncios que a população - seja ela de qualquer cidade do país ou do mundo - precisa ouvir de verdade são os de dias melhores, a partir de uma melhor aplicação de recursos, objetivando a coerência e a responsabilidade.

Ao invés de Ivete e Chiclete, que se anuncie e garanta ações que venham proporcionar à população, condições de se incluir em seu cardápio diário, o galo, a banana e outros alimentos necessários para uma alimentação saudável e de qualidade. Não é preciso ser profeta para saber que em um momento não muito distante, o que encontraremos serão “Ivetes” mascando chicletes, dado ao contentamento por terem extirpado da vida pública àqueles que subestimam suas capacidades de discernimentos. Que bom, os embustes políticos já estão sendo percebidos. Vale ressaltar que a diversão é importante para qualquer pessoa. Contudo, ela não deve ser a prioridade nem se constituir em instrumento de manobra dos governantes que deveriam sim, se concentrar nas ações que realmente possam provocar mudanças na condição de vida do povo, dando-lhe oportunidade para sua evolução pessoal e social. Recorrendo à história - Pão e circo - Por conta dos problemas sociais um imperador romano (não se sabe ao certo qual foi), com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panis et circenses”, a política do pão e circo, que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular.

Texto: Gervásio Lima (Jornalista Jacobinense e colaborador do Blog XiqueSampa) .

FONTE : XIQUESAMPA . 

3 comentários:

  1. Hélio Nunes Dourado, Ibitiba BA .19/07/2011, 21:08

    Pô, parabéns pelo Texto em Gervásio!!! Descreveu muito bem o que muitos Politicos fazem na hora de enganar o Povo.

    ResponderExcluir
  2. PEDRO SAMPAIO .19/07/2011, 21:09

    Parabéns Gervásio por falar a verdade, se o povo não sabe, o cahet de Ivete e Chiclete dariam pra encher a barriga do povo por um bom tempo e a festa não deixaria de existe, há maneiras mais econômica de se fazer uma festa, basta valorizar a prata da casa, o problema é que a NOTA FISCAL vai ficar um pouco baixa pra encher o bolso dos famigerados prefeitos. Haja malandragem nesse pais.

    ResponderExcluir
  3. Nossa é a verdade nua e crua do cenário Brasileiro!!! Não basta tanta corrupção e desvio de dinheiro público, a sociedade é extirpada de tal forma que mesmo assim nada se fazem para elimirar "certos politicos" ai existentes. São poucos os que trabalham em prol de sua população, ah são poucos mesmo

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.