23/07/2011

RECORDAR É VIVER: BRASINHA,UMA MAQUÍNA DE CRAQUES XIQUEXIQUENSES .

Brasinha, anos 80: Relação não segue a ordem dos Atletas- CARLOS DE SOUSA SANTOS-GILBERTO- ZÉ RODRIGUES- CARLINHOS- PEDRO 500 - TIM - ZICO - GENIO - ROXO - SILVINO - BIRA - DILL - VALDO - ROCHINHA - LÉO - OSVALDO IRECÊ - ALDAMIR. Por esse time ainda jogaram Tenente e Gaguinho, esse foi um dos melhores times de Xique-Xique. Outras boas equipes de nossa cidade foram Ginásio, Bahia, Flamengo de Pacheco, Botafogo e Operária . 

A cidade de Xique-Xique, interior da Bahia, localizada no Baixo-Médio São Francisco, é sem dúvidas um terra de craques do passado e presente. Não só pelo fato de termos hoje na ativa craques como Sidny (Lateral-Direita do Paysandu), Luciano (Goleiro do Salgueiro), Filipe (Goleiro do Bahia de Feira de Santana), Nêgo (Atacante do São Francisco do Conde), Cadu do Dom Pedro II de Brasilia DF...dá pra listar muitos outros jogadores que representam o nome da nossa cidade por ai à fora .

No passado, idos dos anos 60, o Esporte Clube Brasinha, possuía umas da equipes mais fortes e competitívas da Bahia. Seu mascote é uma tentação, trata-se de um Diabinho, alusão a equipe que infernizava e aterrorizava seus adversários. Seus primeiros fundadores foram Umbelino, Carlos Gomes e Reinaldo (Barão). Reinaldo reside hoje em dia na cidade de Feira de Santana, e foi um dos mais importantes fundadores da equipe. A Primeira equipe do Brasinha foi Escalado com:
Almerindo, João Didi, Ivaldo Magalhães, Miguel de Lozinha, Onilton Porto, José Carlos, Galêgo Fotógrafo, João de Preta, Carlos Gomes, Osvaldo Barbosa e Arnaldo do Saae (Meu Pai), o Técnico era Barão .

Colaboração : Arnaldo Brito (Arnaldo do Saae) .

Na próxima Edição do Recordar é Viver, falaremos de Catróca, Onaldo Pata Cega e Geraldo Marcelino. Se você quer contribuir aqui, mande suas informações, divulgaremos com o maior prazer.

FONTE : XIQUESAMPA .

3 comentários:

  1. Tempos bons!! Ai sim era Campeonato de verdade em nossa cidade .

    ResponderExcluir
  2. Adriano, faltou listar o nome do maior craque de todos os tempos do Brasinha, "Batista Marçal" que foi cotado para o Flamengo do Rio de Janeiro. No time do ginasio o maior craque foi seu irmão Ailton Marçal que foi cotado para o Botafogo do Rio de Janeiro. Portanto estes dois irmãos defenderam a seleção de Xique-Xique quando derrotou por duas vezes o Vitoria de Salvador em Xique-Xique na decada de 60. Deram muito trabalho tambem ao Caiano de petrolina. Recordar é viver!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal e riquissíma sua informação meu caro anônimo!!! Mas ainda ia chegar nos irmãos Marçal, realmente foram ícones em seus clubes, alem de craques tinha um porte fisíco avantajado, jogavam com maestria. Só para enriquecer, o nosso conterrâneo e craque de futebol PINHEIRINHO que foi Campeão Baiano pelo Flu de Feira em 1969, quase foi jogar tambem no Flamento do Rio, na época ainda ofereceram ao Flu 3 jogadores em troca do craque Xiquexiquese. Um fato Curioso é que Pinheirinho foi levado para o Botafogo-RJ para fazer testes, ele tinha súmido da concentração do Flu de Feira, o mesmo ficou cerca de 15 dias treinando em General Severiano e quase assina contrato. O problema foi que a direção do Flu descobriu o paradeiro dele e mandaram buscar o craque Xiquexiquense a todo custo. Sabia dessa amigo anônimo? Grande abraço e mande mais informações do nosso Esporte de nossa terra.

    BLOG XIQUESAMPA/RECORDAR É VIVER!

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.