[NEWS][6]

r
v
xique-xique

RECORDAR É VIVER : HISTÓRIAS DO ESTÁDIO DR.HÉLCIO BESSA DE XIQUE-XIQUE BA.

6º ANIVERSÁRIO DO BAHIA///////////////////////////////////// SELEÇÃO DE XIQUEXIQUE, ANOS 30 .

BANCO DE REVERVAS///////////CABINE DE RÁDIO (Jorge Meira durante Transmissão) .
EM 2009 as arquibancadas do Hélção ficaram lotadas, o Estádio recebeu a equipe Masters do Flamengo do Rio de Janeiro, O Mengão veio com craques como: Andrade, Adílio, Valber e CIA .

Antes do Estádio, nos idos de 1955 a 1967, as equipes de futebol existentes em Xique-Xique, como : Esporte Clube Bahia, de Leopoldo; Ginásio Futebol Clube, de Dr. Hélcio, Operário Futebol Clube, de Waldir de Casé; Atlético Futebol Clube, de Doro Santana; Esporte Clube Flamengo, de João Pacheco; Esporte Clube Xique-Xique(Caveira) de Manoelzinho Bigorra, jogavam e disputavam amistosos e, esporadicamente, campeonatos e torneios em campos abertos, como: Campo do Bahia, Campo da Ponta da Ilha, Campo do Flamengo e campo do Xique-Xique (Caveira). Futebol em Xique-Xique, tornou-se uma grande atração, visto que, não havia outras opções de lazer, a cada final de semana, muita gente ia assistir aos jogos em volta dos campos .

Nascia então à necessidade de terminar as obras do Estádio, que há anos estavam paralisadas. Dr. Hélcio Bessa, então diretor do Colégio Municipal Senhor do Bonfim, como desportista e dono de um time de futebol, e também aproveitando as circunstâncias de ser o único médico da cidade, tomou a iniciativa de concluir as obras do tão sonhado Estádio, e perseguindo o objetivo, realizou eventos para a aquisição de materiais de construção, como: bingos, sorteios, rifas, recebia doações, e em regime de mutirão, as equipes cediam, gratuitamente, profissionais dos seus planteis, como pedreiros, marceneiros, auxiliares de serviços gerais e a prefeitura cedia os metres-de-obras (João Araújo e Getúlio Cunha) e também, parte de materiais de construção, como : cal e tijolos cerâmicos .

Em mais ou menos, 1 ano e meio, (por volta de 1963) estava então, concluída a primeira etapa do Estádio, a murada com 2 metros de altura, cerca de arame em volta do campo, Traves de "madeira trabalhada" (antes era de carnaúba), portões, entre outras intervenções estruturais .

POR JORGE MEIRA ( Colaborador do Blog XiqueSampa ) .

FONTE : XIQUESAMPA // JORGE MEIRA .
FOTOS : AVOZ, ANÍBAL JÚNIOR E JORGE MEIRA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Start typing and press Enter to search