29/01/2011

CÉLITO REGMENDES: A SAGA DA FAMÍLIA "BASTOS"! UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA REGIONAL .


Jonatas Bastos, Rauzinho, Beto Lélis, Adão Bastos, Djalma Bessa, Birinha e Mangangá de Julieta entraram onde nessa história?

Pois  bem, como disse, a jornada dos "Bastos" em nos trecho começa quando o jovem português Antônio P. Bastos chega a Salvador ( por volta de 1752-1756) e la se casa com a soteropolitana Josefa P. de Matos (1752-1758) que ao que tudo indica fazia parte de uma grande família já ramificada por terras garimpeiras de Minas Gerais, Caitité, Rio de Contas e Jacobina, tal casal e muito provavelmente outros parentes e gente próxima deles, num determinado período da década de 60 ou 70 do século XVIII foram parar na Barra do Rio Grande ali logo se misturaram a famílias que já estavam por lá como a Araújo Teixeira, Alves Carneiro, Gomes Lima, Martins Santiago, Rodrigues Covas, Silva Pereira, Ilva Pereira Machado e Pereira da Rocha, logo alguns ganharam o rumo da Serra do Assuruá onde já havia um arraial muito provavelmente formado por colonos portugueses sobretudo dos açores e do norte de Portugal como os Alves Bessa, Alves Carneiro, talvez os Queirós, Rodrigues Porto e gente que penso que veio de Minas Gerais como os Alves Martins de Almeida e os Cardoso, assim como se espalharam também por outros pontos da maravilhosa e misteriosa Serra Assuruanse.

Uma coisa é certa, dois casais( Antônio P. Bastos, Josefa Matos, sua irmã Luzia P Matos e Ignácio Sousa Nogueira ) deixaram fortes marcas na história da Barra e principalmente de nosso trecho que felizmente foram possíveis chegar até a gente através de documentos eclesiásticos e judiciários onde gente como eu , Taiane Dantas, seu irmão Flávio e a centralense Elisângela Ferreira entre outros tivemos acesso e a partir disso podemos deixar ás claras um monte de coisas que já não faziam mais parte do corolário de menções da nossa rica história oral, ou então, como já disse, aparecem muito vagamente como é o caso dos Nogueiras, quando estive em Xique-Xique soube de alguns deles de Nova Iguira (Marreca Nova) que "sabiam" que eram aparentados ao povo de Itaguaçu da Bahia (Tiririca) e de Uibaí, isso me deixou intrigado, mas, a partir da análise de uma série de velhos documentos escritos em caligrafias nem sempre fáceis de se ler, acredito que já seja possível dizer o como e por onde se dá o parentesco entre os inteligentes, vaidosos e de sangue fervente como os Nogueiras aos de mesma cepa, os Rocha Machado.

O Ex Senador e Deputado Federal Xiquexiquense Djalma Bessa: O nome de escolas de vários lugares de nossa região tem o do Xiquexiquense DJALMA BESSA que por exemplo era bisneto de Ana Moreira do Nascimento que era parente do marido José Rufino Alves Bessa, Ana Moreira era neta de Luzia Moreira do Nascimento ou Luzia P Bastos ou Luzia P Matos do português Antônio Bastos e da soteropolitana Josefa Matos. Luzia Moreira que foi casada com João Damasceno Silva Machado, foram os fundadores da povoação de Gameleira do Assuruá em Gentio do Ouro, um dos descendentes deles foi o Deputado Adão Bastos, neto e filho de criação do Coronel Zuza Moreira do curral de Pedras, vizinho a Gameleira. Ali perto da Gameleira fica Itajubaquara (Caldeirão do Ouro) lugar fundado por Miguel Alves Bessa em 1826, Miguel era casado com a mestiça( talvez cafuza ou "mulata") Maria Rocha (irmã de Chica de Venceslau Machado de Uibaí), sendo eles avós de Zé Rufino Alves Bessa, comerciante de peso no Assuruá e Xiquexique no século XIX, pai do também negociante e politico Lulu Bessa de Xiquexique .

Jonatas e Rauzin (Ex Prefeito de Uibaí) tem origem nos Bastos, foram eles fundaram o povoado da Laranjeira de Uibaí, na década de 70. Romualdo Bastos e Maria Gertrude Araújo tiveram 10 filhos, entre eles Bernardo bisavô de Maria de dona Mãe Genão e Mara Fogopagô, Porfírio pai de Zé Bastos foi quem o povoado de Boca Dágua de Uibaí. Severo pai de Norberto bisavô de Jonatas, Jacinta mãe de Luís que era, trisavò de Rosiglei de Maria Palito, Maria Benta esposa de Antônio Machado de Uibaí, foram um dos fundadores da cidade de Presidente Dutra. Luzia de Clemente Machado trisavó de Pedro Rocha (Atual prefeito de Uibaí) e tetravó de Elzinha mãe de Jonatas, Carlos Bastos do Mirorós, trisavô de Raulzin e Zé Bastos da Rádio Caraíbas de Irecê e Joana de Laurindo Miranda foram os fundadores do Baixão do Poço, ascendente de Fábio de Zeca Preto e também Cândida de Joaquim Jorge do povoado de Patos de Lapão, bisavós de Enock Carneiro e Peteka de Braulino. Ja Beto Lélis é descendente de Lúcio Araujo Teixeira .

Tete: Professor Célito Regmendes ((Xiquexiquense, morador de Uibaí, é professor de geografia formado na UFBA, Blogueiro e pesquisador da história e genealogia de Uibaí e regional) .

FONTE : XIQUESAMPA .

27/01/2011

VIA TWITTER,RONALDO CRITICA PROGRAMA ESPORTIVO;APRESENTADOR RETRUCA .











Ronaldo e Datena se "pegam" .

A twitcam (vídeo ao vivo feito pelo microblog Twitter) promovida por Ronaldo à véspera do jogo contra o Deportes Tolima, pela Pré-Libertadores, causou mais polêmica do que se pode imaginar. No programa ‘SP Acontece’, da TV Band, o apresentador José Luiz Datena criticou o astro corintiano e chamou-o de ‘trouxa e puxa-saco da Globo’.

Ao ser criticado no ‘Jogo Aberto’, programa esportivo da emissora, o Fenômeno postou no Twitter que o ‘Globo Esporte do nada faz tudo’, enquanto que ‘o resto (a Band) do nada faz p... nenhuma’. A alusão do jogador foi à matéria bem-humorada feita no programa apresentado por Tiago Leifert, que chegou a mostrar uma imagem de Roberto Carlos de cueca, flagrada por R9 ao longo do vídeo. Ronaldo fez questão de dizer que sua revolta não era com a Band, mas sim com o ‘Jogo Aberto’ e seus comentaristas. Ainda assim, ele despertou a ira de Datena, que não teve papas na língua, criticando o momento do craque. “É o seguinte, Ronaldo. Você está jogando mal, não é nem sombra do jogador que você foi.

Você é o artilheiro de todas as copas, um baita jogador. Mas você é um trouxa, que fica puxando saco de uma emissora de televisão. A emissora não tem nada a ver, você que é um bobalhão por ser puxa-saco. Jogar o que você jogou, não precisava puxar saco de ninguém”, disparou o apresentador. Datena ainda ironizou o Fenômeno por seus episódios controversos no Timão, como quando teria supostamente ido a uma boate de Presidente Prudente, antes de um clássico contra o Palmeiras. “Nós não temos responsabilidade? E você tem, Ronaldo? Quer que nós listemos tudo que você fez pelo Corinthians? Podemos fazer, começando por Presidente Prudente. Twita aí o que você quiser twitar, que nós também podemos falar ao vivo aqui o que você fez”, completou.

Para finalizar o caso, Ronaldo avisou que iria descansar, focar no jogo e esperar a Fiel mais tarde. O apresentador, por outro lado, registrou em seu twitter um ‘apelo’ para o Fenômeno: que fale menos e faça mais gols.

FONTE : YAHOO BRASIL .

25/01/2011

PORTO DE PALHA É CAMPEÃO DO INTERDISTRITAL 2010 EM XIQUEXIQUE BA .

PORTO DE PALHA DA SHOW E VENCE A BOA VISTA POR 5X2 NA FINAL DA COPA INTERDISTRITAL 2010 .
FOTOS DA EQUIPE DO PORTO DE PALHA COM OS UNIFORMES AZUL (DA FINAL) E BRANCO .
FOTO : JORGE MEIRA, IDEALIZADOR, RADIALISTA E ORGANIZADOR DO INTERDISTRITAL .
FOTO : A BOA EQUIPE DA BOA VISTA, UM BOM PÚBLICO COMPARECEU AO HÉLÇÃO .
FOTO : TROFÉUS DOS VENCEDORES, PORTO DE PALHA COMEMORA O CAMPEONATO .

O povoado de Porto de Palha da cidade da Barra sagrou-se Campeão da Copa Interdistrital 2010. Mais de 50 Seleções dos Povoados das cidades de Xiquexique, Barra, Gentio do Ouro, Pilão Arcado e Itaguaçu da Bahia disputarão o torneio Interdistrital 2010. O Campeonato é uma Realização do Desportista e radialista Jorge Meira a 27 anos com o apoio da Prefeitura Municípal de Xiquexique. A Decisão foi realizada no Estádio Municipal Dr. Hélcio Bessa com a presença de um grande público .

Porto de Palha venceu a boa equipe da Boa Vista pelo placar de 5x2, o jogo transcoreu sem nenhum problema. Além de medalhas e troféus distribuidos aos Campeões, a equipe do Porto de Palha vencedora do Campeonato terá como prêmio uma viagem a Salvador onde a equipe conchecerá os pontos turísticos da Capital Baiana .

"Parabéns meu amigo Jorge Meira por essa idealização e a socialização das pessoas através do Esporte", Adriano Brito .

FONTE E TEXTO : XIQUESAMPA//ADRIANO BRITO .
FOTOS : JORGE MEIRA .

CARNAVAL DE LAPÃO TEM SUA DATA DEFINIDA,CONFIRA A PROGRAMAÇÃO .

BANDA BEIJO, CHEIRO DE AMOR, NEGRA COR, TATAU E OUTRAS BANDAS AGITARÃO UM DOS MELHORES CARNAVAIS DA BAHIA EM LAPÃO .

Foi divulgada nesta quinta-feira (20) a programação oficial do Carnaval antecipado de Lapão, que vai ocorrer entre os dias 25 e 27 de fevereiro. O evento que já acontece há 56 anos, vem com o tema: “o maior e melhor carnaval antecipado da Bahia” e vai apresentar diversos artistas conhecidos da música baiana, entre outros, a Banda Beijo, Cheiro de Amor, Negra Cor e Tatau (ex-vocalista da Banda Araketu).

Além da cobertura dos veículos midiáticos regionais, o evento poderá ser acompanhado em tempo real com vídeos, fotos e textos no novo portal da prefeitura municipal: http://www.lapao.ba.gov.br/ .

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CARNALAPÃO 2011 .
TEMA : MAIOR E MELHOR CARNAVAL ANTECIPADO DA BAHIA .
DATA : 25, 26 e 27 DE FEVEREIRO .

SHOWS NO PALCO PRINCÍPAL : Banda Beijo, Mega Hits, Negra Cor, Buzada, Na Carona do Axé, Pakeraê, Selva Branca, Madeirada, Neide Vital e Xaveco .

BLOCO "OS MOIDOS" : Tatau (26) e Cheiro de Amor (27) .
BLOCO "BATFOLIA" : A Bronkka
BLOCO " DA SAÚDADE" : Estilo Livre

FONTE : ASCOM LAPÃO BA//Pedro Moraes - ascom@lapao.ba.gov.br

VESTIBULAR E GRADUAÇÃO PELA PLATAFORMA FREIRE EM BARRA TIVERAM SUAS DATAS ALTERADAS .

A prova foi adiada para o dia 06 de fevereiro e será aplicada apenas para os inscritos em Pedagogia e História.















A Secretaria Municipal de Educação recebeu inúmeras inscrições de professores da rede pública de ensino que desejam participar dos cursos de graduação que serão oferecidos pela UNEB, Universidade Estadual da Bahia, no município da Barra. Foram anunciadas setenta vagas em seis cursos através da Plataforma Freire que é parte do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação, esse número porém, sofreu alterações.

Após o término das inscrições a UNEB divulgou duas importantes mudanças no cronograma previsto: a primeira foi que o vestibular que estava marcado para dia 30 de janeiro seria adiado para o dia 06 de fevereiro; a segunda foi que essa seleção seria aplicada apenas para os inscritos nos cursos de Pedagogia e História, que receberam o maior número de inscritos (e não Geografia e Historia como havia sido anunciado anteriormente). O principal motivo alegado foi a falta de profissionais suficiente para ministrar aulas nesse primeiro semestre de 2011, em todos os cursos anunciados. Dessa forma a administração da Universidade Estadual da Bahia optou por começar apenas os dois cursos como já foi dito – Pedagogia e História.

Mas os inscritos para as outras quatro graduações não devem desanimar, precisam apenas de um pouco mais de paciência para esperar o segundo semestre pois, esses cursos não foram cancelados mas apenas adiados para julho de 2011. Os cartões informativos e o edital estarão em breve à disposição de todos .

FONTE : ASCOM BARRA BA .
MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE : http://www.barra.ba.gov.br/

PREFEITURA DE IRECÊ PRORROGA INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO .

















Foram prorrogadas as inscrições para o Concurso Público para provimento de cargos permanentes do quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Irecê, além da formação de Cadastro de Reserva. As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 28 de janeiro no site da Fundação Cefet, http://www.fundacaocefetbahia.org.br/ .

O Concurso Público de Provas Escritas Objetivas destina-se ao preenchimento de 195 (cento e noventa e cinco vagas) VAGAS do quadro de funcionários permanentes da Prefeitura Municipal de Irecê, juntamente com aquelas que vierem a ocorrer no período de validade do concurso.

OS CARGOS SÃO :

Atendente de Classe de Educação Infantil, Fiscal de Tributos, Fiscal de Obras e Postura, Assistente Administrativo, Advogado, Nutricionista Escolar, Coordenador Pedagógico, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Professor de História, Professor de Geografia, Professor de Ciências, Professor de Arte, Professor de Inglês, Professor de Educação Física, Professor de Filosofia, Professor Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

A Fundação Cefet informou que ainda esta semana colocará no seu site um link com a confirmação das inscrições, que é de inteira responsabilidade da empresa. Telefones para contato: (71) 3082-1500 e 3082-1520 .

FONTE : ASCOM IRECÊ BA .

PRAÇA GETÚLIO VARGAS TERÁ OBRA DE CONSTRUÇÃO INICIADA NAS PRÓXIMAS SEMANAS .

"A Praça Getulio Vargas será construída agora, dentro de poucas semanas", disse o prefeito Reinaldo Braga Filho ao Jornal Pagina Revista .

Com recursos do Governo Federal, por meio de uma emenda parlamentar, a obra de construção da Praça Getúlio Vargas, em Xique-Xique, será iniciada dentro de no máximo, quatro semanas, como afirma o prefeito Reinaldo Braga Filho. “Infelizmente, a Caixa Econômica Federal é muito burocrática e demorou liberar os recursos, mas agora já está tudo acertado, em no máximo 30 dias será iniciada a obra da Praça Getúlio Vargas. A Caixa Econômica nos prometeu isso hoje”.

Outra obra que será em breve iniciada é a de recuperação do Mercado de Frutas. Muitos já não acreditavam mais em tal reforma, mas o prefeito garante que “o Mercado de Frutas será devidamente reconstruído. Já está tudo pronto, inclusive a parte financeira”, disse Reinaldinho. Confira na integra a entrevista que o Prefeito de Xiquexique Reinaldo Braga Filho (Reinaldinho) concedeu ao Jornal Pagina Revista de nossa cidade .

FONTE : PAGINA REVISTA ON LINE.
ACESSEM : http://www.paginarevista.com.br/

XIQUESAMPA:PARABÉNS SÃO PAULO PELOS SEUS 457 ANOS .

FOTO : ANDRÉ OPAH .                                                                       FOTO : ELI FEHER .


















   FOTO : MARZO .                                                                      FOTO : ADAR RODRIGUES .

Parabéns São Paulo pelos seus 457 anos de Emancipação Politica, várias comemorações agitaram a Capital Paulista. Pela manhã às 09:00 hs mais de 50 mil pessoas se divertiram por mais de 9 horas de Show no Vale do Anhangábau. A noite a Orquestra Sínfônica Munícipal se apresentou na Praça da República .

Desejo à todos Paulistas e Xiquexiquenses que aqui se instalaram muita saúde, paz e prósperidade. Parabéns Sampa .

FONTE E TEXTO : XIQUESAMPA//ADRIANO BRITO .
FOTOS : PORTAL YAHOO BRASIL .

24/01/2011

NOVIDADE:CONFIRA ESTATÍSTICAS DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS DO BLOG XIQUESAMPA PELO MUNDO .


Disponibilizamos pra nossos leitores como andam os acessos em nosso Blog!!! Estão aqui o relatório de visualizações de páginas do Blog XiqueSampa somente neste mês de Janeiro até o dia 23/01/2011. O Brasil pra variar é o Campeão de acesso. Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Eslovênia, Alemanha, Peru, Colômbia e Itália são os Países que mais visitam o nosso Blog XiqueSampa, confira esses dados :

1º-Brasil -11.501 de Acessos neste mês de Janeiro até o dia 24/01/2011, veja outros resultados .

2º-Estados Unidos -134
3º-Portugal- 99
4º-Espanha -28
5º-França -19
6º-Eslovênia -19
7º-Alemanha -18
8º-Peru -10
9º-Colômbia- 6
10º-Itália -5

FONTE : GOOGLE .

BEM VINDA JANE,NOSSA NOVA SEGUIDORA .







O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS A JANE ,MUITO OBRIGADO POR NOS SEGUIR!! FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBEM.

GRATO,ADRIANO BRITO .

21/01/2011

REGAÇO DO FORRÓ E AGUINALDO FEITOSA FAZEM SHOWS EM SÃO PAULO .

BANDAS XIQUEXIQUENSES SE APRESENTAM NO CLUBE DIPLOMATA (ORG.PEREIRA) E NO KAKTU´S SHOW (ORG.JOTTA SODRÉ) EM SAMPA .

O Xiquexiquense Pereira preparou para sábado (22/01/2011) um grande Evento em Xiquexiquense Sampa!!! Desta vêz a Pereira Produções & Eventos traz para a Capital Paulista direto da Bahia os Grupos Musicais Xiquexiquense Regaço do Forró e Aguinaldo Feitosa. E para completar o evento a dupla da cidade da Barra Tom & Gil completam a programação .

Serviço :
Local : Clube Diplomata, Av. Marechal Tito,1662 em frete a Caixa Econômica Federal.
Barro : São Miguel Paulista-São Paulo .

PROGRAMAÇÃO :
TOM & GIL : DAS 23:00 ÀS 00:30 HS .
REGAÇO DO FORRÓ : DAS 00:35 ÀS 02:00 .
AGUINALDO FEITOSA : DAS 02:30 ÀS 04:30 HS.
CONTATOS : 011-2956-4285//11 9550-0723.
REALIZAÇÃO : PEREIRA PRODUÇÕES & EVENTOS .

P R O G R A M A Ç Ã O NO KAKTÚS SHOW DA VILA MARIA .















REGAÇO DO FORRÓ ÀS 22:30 HS .
LOCAL : KAKTÚS SHOW,MULHERES GRÁTIS ATÉ MEIA NOITE .
ENDEREÇO : RUA ARARITAGUABA,818,VILA MARIA,PRÓXIMO A IGREJA DA CÂNDELARIA DA AV. GUILHERME COTCHING .
CONTATOS : 011 2954-3908//11 8508-3061 .
ORGANIZAÇÃO : JOTTA SODRÉ & HILZZA .

FONTE : XIQUESAMPA .
APOIO PUBLICITÁRIO : APB PRODUÇÕES & EVENTOS DE ADRIANO BRITO .

20/01/2011

1º ENCONTRO DE BANDAS DE XIQUEXIQUE,DIA 22/01/2011 NO PARQUE AQUÁTICO .

Sábado acontece em Xiquexique o 1º Encontro de Bandas da nossa cidade, será no Parque Aquático Ponta das Pedrass às 20:00 Hs. O Evento teve a data alterada para o dia 22/01/2011. Todas as Bandas convidadas doarão seus cachês!!! Todo dinheiro arrecadado será utilizado para compra de um veiculo para o Projeto Criança Feliz.

ORGANIZAÇÃO : MARLON BRANDO .
CONTATOS NA RÁDIO FM XIQUE-XIQUE, LIGUE : 74 3661-1533/ 74 3661-1534 .
INFORMAÇÕES, LIGUE : 74 8808-8805/ 74 9974-1735, FALAR COM MARLON BRANDO .

FONTE : XIQUESAMPA .

19/01/2011

PORTO DE PALHA E BOA VISTA FARÃO O JOGO FINAL DO CAMPEONATO INTERDISTRITAL .

Arbitros : Souza, Zé Roberto e Aguinaldo.
Equipes : Baêta (3º Colocado), Porto de Palha (Finalista), Boa Vista (Finalista), Mato Grosso (5º Colocado) e Nova Iguira (4º Colocado) .
 
Tivemos no último final de semana: sábado e domingo no Estádio Municipal Dr. Hélcio Bessa 2 jogos pela semifinal do Campeonato Interdistrital 2010:

Sábado : Boa Vista 2 X 1 Baêta

Domingo: Porto de Palha 0 X 0 Nova Iguira ( Porto de Palha venceu nas penalidades: 4 a 3) com uma renda de 1.030,00 (Hum Mil e Trinta Reais)

No próximo dia 23/01/2011 teremos o jogo final entre as equipes: Porto de Palha X Boa Vista. O Campeonato Insterdistrital está na sua 27ª edição, é organizado por Jorge Meira e patrocinado pela Prefeitura Municipal de Xique-Xique. Nesta edição, tivemos a participação de 40 equipes da zona rural e todas receberam: Padrões, bolas, regulamento, tabela de jogos e as 10 equipes que se classificaram para a 3ª fase receberam jogos de shorts e meões patrocinados pela Prefeitura de Xique-Xique.

No próximo domingo teremos o jogo final, oportunidade em que entregaremos os seguintes prêmios:

Troféu e medalhas para a equipe Campeã.

Troféu e medalhas para a equipe Vice Campeã

Troféu e medalhas para a equipe 3ª colocada

Troféu para o Artilheiro

Troféu para a equipe de Melhor Ataque

Troféu para a equipe de Melhor Defesa

Troféu para o Jogador Destaque do Campeonato

Troféu para a Equipe Mais Disciplinada do campeonato

Além dos prêmios citados, a equipe que se sagrar Campeã terá como Prêmio Extra Uma Viagem Turística, por 3 dias, à Salvador e tendo o privilégio de fazer um jogo amistoso com uma equipe da 3ª divisão do campeonato Baiano no Barradâo, com o Patrocínio do Deputado Reinaldo Braga.

O Campeonato Interdistrital stem como objetivos : A integração da população das zonas rurais dos municípios de: Xique-Xique, Barra, Gentio do Ouro e Pilão Arcado, revelar jogadores para as divisões superiores dos campeonatos municipais, proporcionar lazer, movimentar a economia das localidades participantes e outros benefícios que a prática esportiva oferece.

TEXTO : JORGE MEIRA.
FOTOS : JORGE MEIRA.
FONTE : XIQUESAMPA//JORGE MEIRA .

MARCELO MORAES,NOSSO MAIS NOVO SEGUIDOR.

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS A MARCELO MORAES, MUITO OBRIGADO POR NOS SEGUIR!! FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBEM.


GRATO, ADRIANO BRITO .

16/01/2011

SAÚDADES DO CRUZEIRINHO,A MÁQUINA AZUL XIQUEXIQUENSE DO SÃO FRANCISCO .

Escalação do Cruzeirinho, Em Pé : Oberdan, Dada, Tainha, Gilson Proprô, Marivanio, Nil, Burrego Léo, Bujão e Melquíedes. Agachados, Ninho, Jair Cunha, Bira Meira, Nal, Vilmar e Cassio .



No final dos anos 80 o Campeonato Xiquexiquense era disputadissímo muitas equipes fortes abrilhantavam o nosso municípal. Equipes como Brasinha, Baneb, Botafogo, Penhãrol, Bragantino, Bahia, Flamengo, Rio Negro, Aurora, Operária e outras boas equipes propocionavam grandes espetáculos futebolisticos pro nosso torcedor que enchiam o Estádio DR. Hélcio Bessa com suas bandeiras e a tradicional Banda Marcial de Silvio Bandeira fazendo a "batucada" a todo instante.

O pipoqueiro Viturino vendia pipoca como ninguem às quartas e domingo, o Barzinho dentro do Estádio faltava cerveja, água e refrigerante, geladinho então nem se fala, só via Chico Bebéu indo buscar mais amendoim pra vender, Chico Bebéu passava em toda arquibancada gritando;"Amendoim torrado,a vitaminda do Velho", tempos bons!! Uns times me chava muito à atenção, apesar de ser torcedor do Baneb, gostava muito do Cruzeiro, o Cruzeirinho era chamado carinhosamente de "Máquina Azul do São Francisco" jogadores como Oberdan, Miguelzinho, Tainha, Nil, Mariovânio, Dadá, Léo e Aécio de Valmizão, Gilson Propô, Nal, Lee...era uma verdadeira Seleção .

Hoje o Campeonato Municipal e tambem muito disputado apesar do Dominío do Estrela Azul de Tarcisio Meira, a equipe é a atual Penta-Campeã Xiquexiquense. O Campeonato comecará nos próximos dias .

FONTE : XIQUESAMPA//ADRIANO BRITO.
FOTOS E COLABORAÇÃO : NAL (EX-JOGADOR DO CRUZEIRO DE XIQUEXIQUE BA) . 

15/01/2011

BARREIRAS TERÁ UNIDADE DA MAIOR SIDERÚRGICA DO MUNDO .

Com intuito de aumentar as vagas de emprego e gerar mais renda em Barreiras, a Prefeitura municipal, por meio da Coordenação de Indústria, Comércio e Serviço – Cincose, está trazendo a maior empresa siderúrgica do mundo, ArcelorMittal .













A ArcelorMittal é um grupo siderúrgico que trabalha com toda a linha de aço, vergalhão, arames, construção civil e agropecuário. Possuem 80 Unidades no Brasil. Barreiras será a quarta da Bahia a ter a empresa no município. A previsão é que a Unidade seja instalada nesse ano, próxima ao Distrito Industrial, frente ao loteamento Copacabana, saída para Riachão das Neves, numa área de 30 mil m², galpão de 4mil m² e escritório de 400 m². A previsão é da empresa gerar entre 65 e 70 empregos diretos. “Temos o apoio da prefeita Jusmari Oliveira, principalmente em nível de terraplanagem o que será muito útil. Seremos gratos e queremos retribuir esse apoio, trazendo empregos e uma série de produtos que podemos proporcionar para o município”, disse o diretor da Unidade de Vitória da Conquista e Barreiras, Ismael Ferreira .

A ArcelorMittal foi constituída no Brasil em 2006 pela fusão da Mittal Steel e da Arcelor, possui aproximadamente 300 mil empregados em 61 países e produz cerca de 100 milhões de toneladas de aço, quase 10% de aço produzido no mundo. A Empresa já registrou uma receita de vendas de mais de R$ 200 bilhões. “Felizmente Barreiras será agraciada com essa siderúrgica. Muitos empregos serão gerados. A população terá uma oportunidade de trabalho e o município terá mais renda”, disse o coordenador da Cincose, Carlos Costa .

FONTE : NOVA FRONTEIRA//Vera Lúcia Rocha .

VEJA O MAKING OFF DA NOVA CANÇÃO DE ROBERTO MENDES E O XIQUEXIQUENSE NIZALDO COSTA .


Este é o Making Off da nova Canção dos Compositores Roberto Mendes em parceria com o Xiquexiquense Nizaldo Costa,intítulada Mamãe Mandou .

CORTESIA : TELMA BEATRIZ SANTANA MEIRA DA COSTA .

FONTE : XIQUESAMPA .

BARREIRAS E REGIÃO REGISTRAM AUMENTO DE QUASE 2% EM MORTES NO TRÂNSITO .

De acordo com a Polícia Rodoviária em Barreiras, 356 acidentes no trânsito foram registrados no ano passado na região oeste. Deste total, 53 pessoas vieram a óbito e 141 ficaram feridas. Comparada a 2009, a redução de desastres foi de 13,4%, já em número de feridos, a diminuição foi de 19,6% .

No entanto, segundo o policial rodoviário Reginaldo Veiga, houve um aumento de 1,9% no número de mortos. “As estradas estão mais conservadas, então, o motorista pisa o pé no acelerador, parece estar sempre com muita pressa. E a soma de boas rodovias mais excesso de velocidade é igual a acidentes - não só alta velocidade, mas também ultrapassagens indevidas”, afirmou Veiga. Conforme ainda o policial federal, os acidentes em 2010 foram mais graves, daí o aumento no número de mortos na região oeste. Em relação ao uso de bebidas alcoólicas, a polícia rodoviária em Barreiras registrou exatos 5.510 testes do bafômetro no ano passado. Deste número, 436 pessoas foram notificadas e 144 conduzidas à polícia civil, já que dirigir alcoolizado é crime.

ALTOS ÍNDICES :

Dos pacientes que entram na UTI Adulto no Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, o qual conta com 10 leitos de terapia intensiva, mais de 50% são vítimas de acidentes de trânsito. Já no atendimento na emergência do HO, na parte de ortopedia, o índice ainda é maior. Segundo a coordenação de ortopedia do hospital, mais de 60% dos atendimentos são de vítimas de acidentes de trânsito: pacientes com lesões graves e até permanente. “Todos os dias, em Barreiras, atendemos vítimas de trânsito. São quedas de moto, escoriações, fraturas, e claro, casos mais graves, onde a vítima morre mesmo antes do nosso atendimento. Boa parte das chamadas 192 são destinadas ao centro e as duas saídas da cidade, uma em direção à Salvador e a outra à Brasília, locais onde mais acontecem acidentes de trânsito”, aponta João Lima, auxiliar administrativo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) .

FONTE : ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DO OESTE//KELLY BESSA .
(Colaboradora do Blog XiqueSampa).
Rua antigo Aeroporto, 500 Vila Amorim
Cep : 47807-110 Barreiras Bahia Brasil
Tel.: (77) 3612-9478 .
kelly.bessa@irmadulce.org.br
http://www.irmadulce.org.br/ .

THIAGO RAFAEL CORREIA SANTANA,NOSSO MAIS NOVO SEGUIDOR .







O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS A THIAGO RAFAEL CORREIA SANTANA,MUITO OBRIGADO POR NOS SEGUIR!! FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBEM.

GRATO,ADRIANO BRITO .

14/01/2011

JACOBINA : ESTÃO APAGANDO A HISTÓRIA ARQUITETÔNICA .



















A falta de atenção com o patrimônio histórico de Jacobina chega a ser vergonhosa para uma cidade onde existe curso superior em História. nenhuma discussão em relação ao assunto é provocada. A ausência da contribuição da universidade é sentida. O Poder Público Municipal não se manifesta e outros órgãos ou instituições que poderiam instigar a necessidade da preservação fazem vistas grossas. Até o momento, nenhuma atitude que vise preservar o que resta dos últimos suspiros do patrimônio histórico de Jacobina, foi tomada. Está ficando cada vez mais difícil encontrar vivas páginas da história da cidade, de seu desenvolvimento, de seu povo. Os chamados “bens de interesse local” poderiam ser tombados por um órgão de defesa do patrimônio da cidade, caso já existisse, mas, nem isso já se cogitou a ser criado.

É comum encontrar monumentos ou edificações em processo de demolição ou tendo sua estrutura original sendo alterada, para dar lugar, normalmente, às modernas fachadas de lojas comerciais em Jacobina. Essas ações acontecem despercebidamente. (Vide fotografias).

A Constituição Federal, em seu artigo 129, parágrafo 3°, aponta como uma das atribuições do Ministério Público “promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos”. Isto quer dizer que o Ministério Público, em alguns casos, particularmente na ausência de lei municipal específica, pode evitar a destruição iminente e determinar a preservação do patrimônio cultural da cidade após ouvir especialistas na área. Tais ações são amparadas pelas Leis Federais n° 4.717/65 e n° 7.347/85, que disciplinam a “ação popular” e a “ação civil pública”.

Enquanto não se tem uma lei específica, poderia, no mínimo, ser feito um trabalho de conscientização da comunidade e dos proprietários de imóveis a serem preservados. Conscientizar, a partir de palestras, mesas redondas, cursos, entre outros, sobre a necessidade de preservação de bens imóveis - arquitetônicos, urbanos e paisagísticos – e outros tipos de preservação, como os que abrangem os bens naturais, móveis e imateriais, seria uma importante contribuição do Poder Público Municipal ou da Universidade do Estado da Bahia.

A mobilização popular e vontade política são essenciais para a revitalização e a preservação da cultura local. Desta união resultarão os meios necessários à criação de um conselho de defesa dos patrimônios do município. O conselho deve ser criado com o apoio das comunidades. O poder da pressão popular faz com que as respostas para os problemas de uma comunidade sejam dadas com mais rapidez. A comunidade também pode pressionar para que a preservação possa estar presente em leis municipais, numa verdadeira gestão do patrimônio: como no Plano Diretor, Lei de Zoneamento, Código de Obras e outros.

É possível e desejável a convivência do novo com o antigo, pois a arquitetura antiga e contemporânea deve conviver harmoniosamente. Nos países europeus, por exemplo, isto acontece com vantagens até de ordem econômica. Mas em Jacobina é diferente; vários são os exemplos da não preservação, principalmente dos imóveis localizados no centro da cidade. O velho e belo “Casarão dos Grassis” foi uma das vítimas da insensatez da “nova engenharia”. Levado totalmente ao chão, o seu terreno deu lugar à sede da agência do Banco Itaú, que hoje, depois de também demolida é um imóvel onde o quadrado de suas colunas nada lembra os contornos artísticos do que era uma verdadeira obra de arte da engenharia dita antiga.

Partido do princípio de que “a história é a referência de um povo”, percebe-se fácil por que a memória do jacobinense é tão maltratada.

É bom lembrar que, “cada indivíduo é parte de um todo – da sociedade e do ambiente onde vive – e constrói, com os demais, a história dessa sociedade, legando às gerações futuras, por meio dos produtos criados e das intervenções no ambiente, registros capazes de propiciar a compreensão da história humana pelas gerações futuras. A destruição dos bens herdados das gerações passadas acarreta o rompimento da corrente do conhecimento, levando-nos a repetir incessantemente experiências já vividas”.

Precisamos conhecer o passado para compreender o presente.

FONTE : XIQUESAMPA///GERVÁSIO LIMA (JORNALISTA,HISTORIADOR E COLABORADOR DO BLOG XIQUESAMPA) .

12/01/2011

RONALDINHO GAÚCHO É RECEBIDO NO FLAMENGO POR 20 MIL TORCEDORES NA GÁVEA .



















A apresentação de Ronaldinho Gaúcho na tarde desta quarta-feira reuniu mais de 20 mil torcedores na Gávea, segundo estimativas da polícia. Numa bonita festa, o Flamengo comemorou a contratação do reforço, que assinou compromisso até a Copa de 2014 e finalmente vestiu a camisa flamenguista. A movimentação da torcida para o evento começou ainda na manhã desta quarta-feira. No início da tarde, os torcedores foram liberados para entrar no gramado da Gávea, o que causou uma certa confusão, provocando, inclusive, a quebra de um dos portões de acesso ao local.

Dentro do gramado, a torcida esperou pacientemente pela chegada do astro, que atrasou cerca de uma hora. Enquanto Ronaldinho Gaúcho não aparecia no palco armado nas arquibancadas da Gávea, houve show da bateria da Mangueira e apresentação de artistas flamenguistas como o cantor Dudu Nobre. Apesar de tanta expectativa, Ronaldinho ficou pouco tempo no palco. Primeiro, ouviu os cânticos dos torcedores. Depois, foi apresentado pela presidente do Flamengo, Patricia Amorim. "O Ronaldinho Gaúcho é nosso", gritou a dirigente. Na sequência, o astro fez um breve discurso. "Obrigado pelo carinho. Quero dizer que espero poder retribuir o carinho de todos vocês dentro de campo. Tamo junto, tô fechado com vocês (sic).

"Agora eu sou Mengão", disse Ronaldinho Gaúcho, no rápido pronunciamento que fez aos torcedores do Flamengo que lotaram a Gávea. Logo depois, o craque deixou o palco, voltando para as instalações internas da Gávea, onde ele irá conceder entrevista coletiva ainda nesta quarta-feira. Nesta quinta, porém, o reforço flamenguista já embarca para Londrina, onde se junta ao restante do elenco para a pré-temporada.

FONTE : ESTADÃO .

PERIGO NA AVENIDA RAUL BRAGA EM XIQUEXIQUE BA.

“Aqui mesmo um veículo caiu, e outros acidentes podem ocorrer a qualquer momento”


Abandonada pela EGC – empresa que ganhou licitação para realização da obra de esgotamento sanitário -, a cidade de Xiquexique vem sendo obrigada a conviver com transtornos provocados pela irresponsabilidade da mesma. Os poucos metros de esgotamento realizados pela empresa não são confiáveis, já que em diversos pontos as tubulações encontram-se entupidas com lama, pedras e lixo. As ‘bocas de lobos’, sem tampas, colocam em riscos a vida de motoristas, transeuntes, ciclistas e motociclistas.

O caos é visível em várias ruas da cidade, mas é na Avenida Raul Braga que a sujeira provocada pela empresa EGC é mais evidente, principalmente depois das últimas chuvas. “Aqui mesmo um veículo caiu, e outros acidentes podem ocorrer a qualquer momento”, alerta um morador e comerciante da Avenida Raul Braga .

FONTE : PAGINA REVISTA ON LINE .
ACESSEM : http://www.paginarevista.com.br/

BARRA É CONTEMPLADA COM O PRÊMIO EDNO BATISTA REBOUÇAS .

A CIDADE DE BARRA É EXEMPLO NA BAHIA NO COMBATE A DENGUE .















A Barra foi premiada entre os municípios baianos pelo sucesso do Programa de Combate à Dengue. O Prêmio Edno Batista Rebouças foi concedido aos municípios que alcançaram os seguintes critérios: vínculos desprecarizados de trabalho, manutenção do índice de infestação predial menor que 1% e cumprimento das metas de visitas pactuadas.

A premiação em dinheiro será concedida aos 26 Agentes participantes do Programa de Combate à Dengue e aos 103 Agentes Comunitários de Saúde; cada um receberá um salário mínimo, totalizando o valor de R$ 65.790,00 .

FONTE : ASCOM BARRA BA .

IFBA ABRE INSCRINÇÕES PARA CURSOS DO CAMPI DE IRECÊ BA .

OS INTERESSADOS TEM ATÉ O DIA 25 DESTE MÊS PARA REALIZAREM SUAS INSCRIÇÕES .

Em Irecê, O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), abre inscrições amanhã, terça-feira (11). Os interessados em participar dos cursos oferecidos pelo Ifba/Irecê têm até o dia 25 deste mês para realizarem suas inscrições.


Em seguida, será realizado o processo de seleção. No campus de Irecê, serão oferecidos os cursos de Biocombustível, Eletromecânica e Informática. As inscrições devem ser efetuadas no site do Ifba http://www.portal.ifba.edu.br/ . Mais informações nos editais http://www.portal.ifba.edu.br/ .

A Instituição - Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.

A missão do IFBA em relação a educação e o trabalho é orientar-se na oferta de educação profissional e tecnológica, como processo educativo e investigativo, com foco no nível médio. Além disso, consolidar e fortalecer os arranjos produtivos locais, estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo, apoiando processos educativos que gerem trabalho e renda.
FONTE : ASCOM PM IRECÊ

11/01/2011

COMENTÁRIO ANONIMO : CADÊ A "SOCIEDADE BENEFICIENTE DE OPERÁRIOS",EXISTE OU NÃO ?

COMENTÁRIO ANONIMO PEDE A PUBLICAÇÃO DE SEU TEXTO AQUI NO XIQUESAMPA .
Boa tarde Adriano. Espero que você publique isso, pois sei que seu blog esta passando as mensagens pelo moderador. É uma simples critica. Veja só. Realmente o Baba do ano é uma tradição da "Sociedade" Beneficente de Operários e que muita alegria trás para os nossos "jovens" jogadores que não se encontram há muito tempo e que se reencontram neste grande evento.
Mas a "Sociedade" Beneficente de Operários deixou a muito tempo de ser uma sociedade, pois hoje basicamente o que existe é apenas futebol. Grandes membros deixaram de lado a "Sociedade" e formaram o GEMIX – Grupo de Elevação da Maior Idade, aonde se encontram em reuniões, bailes, aniversários e festas. Tudo bem que a “Sociedade” Beneficente de Operário tenha tentado se renovar, mesmo estando com seu palco mais bonito de futebol destruído, que era o Campo Socyete gramado, com alambrados e refletores. Hj não existe mais nada.

A Sociedade Beneficente de Operários, agora sem “aspas”, é basicamente uma instituição voltada a receber dinheiro de sócios que jogam futebol, só isso. Nem festas meu caro Adriano os sócios, aqueles que não jogam futebol, podem ir, pois a “Sociedade”, agora com aspas, não faz mais bailes próprios, apenas aluga a instituição para terceiros. Antigamente todos os sócios em dia poderiam participar de qualquer baile, e hoje não pode mais. E como tudo acontece por aqui, fica por isso mesmo.

A “Sociedade”, que pelo seu nome (Beneficente de Operários) simboliza uma categoria, hj não é nada além de uma classe de Jogadores de Futebol de Fim de Semana. Para se ter uma idéia um sócio tem que ir até o Clube de Campo para poder pagar a sua mensalidade. Se não for, ninguém cobra e fica por isso mesmo.

Tudo indica que a Sociedade esteja caminhando para assumir o lugar do finado Clube 7 de Setembro. Presidente, existem sócios dispostos a continuar como sócios, basta ter outras atividades, prestar contas , etc....

Texto comentado aqui no Blog XiqueSampa , por favor se idêntifique ! Dê a seu depoimento quanto à isso .

FONTE : XIQUESAMPA .

05/01/2011

RADIALISTA XIQUEXIQUENSE ANTÔNIO MELO LANÇA O LIVRO COISAS DA VIDA .

ANTÔNIO MELO É UM DOS RADIALISTAS MAIS ANTIGOS DE XIQUEXIQUE .

O rádialista Antonio Mello está lançando um livro com histórias veridicas, o livro se chama Coisas da Vida. O título do livro e as histórias são baseadas de um programa de rádio que o mesmo apresentava, o programama se chamava Show do Vale, com quadro Coisas da Vida. O programa era apresentado por Antônio Melo. Oprograma Show do Vale era sucesso total, além da excelente programação com músicas rômanticas, nacionais e internacionais, os ouvintes ficavam na expectativa do quadro Coisas da Vida ir ao ar. Coisas da Vida, emocionou muita gente no passado .

Para adquirir o livro é só ligar para 74 3661-1534 ou 74 3661-1533 na Rádio FM Xiquexique, no Salão de Beleza Melo 74 3661-3585, no celular 74 9147-7164 falar com Antônio Melo ou por e-mail antoniormelo@hotmail.com e reservar o seu, o livro contém 30 histórias e vem acompanhado de um CD de audio para ouvir as histórias .

FONTE : XIQUESAMPA//Marlon Brando ( 74 8808-8805 ) .

DE SENTO SÉ PARA O BRASIL : CANTORA GOSPEL DORACY RODRIGUES É SUCESSO NACIONAL .

CANTORA DE SENTO SÉ MOROU POR MUITO TEMPO EM XIQUEXIQUE E HOJE EM SÃO PAULO FAZ SUCESSO NACIONAL COM SUAS LINDAS CANÇÕES GOSPEL .

















Doracy Rodrigues da Gama Silva nasceu no dia 01 de maio 1976 em Sento Sé interior da Bahia, filha de Joaquim Rodrigues da Gama e Sindalva Rodrigues da Gama, Doracy é casada com Edimilson Andrade da Silva o casal tem uma filha chamada Helen Rodrigues.

Ela e seu esposo, são evangelicos e membros da Assembléia de Deus no bairro do Belem em São Paulo. Doracy Rodrigues saíu de Sento Sé para morar na visinha cidade de Xiquexique onde passou uma grande parte de sua infância. Em Xiquexique Doracy possui muitos amigos e familiares, segundo ela a cidade deixa saúdades e boas recordações, a cantora canta desde à adolescência onde começou a cantar e mostrar a sua linda vôz na igreja onde frequentava. Logo gravou o seu 1º CD Intitulado "Teu Deus é Fiel", e foi ai que começou a se destacar no mercado Fonógrafico Gospel com suas letras e canções proféticas, hoje Doracy já está com seu novo lançamento intitulado "Poder e Milagre".

Em contato com o Blog XiqueSampa, Doracy Rodrigues disse que quer realizar um dos seus grandes sonhos que é se apresentar em Praça Pública em Xiquexique e em Sento Sé, "Quero cantar pra meu povo, pretendo fazer um Show para meus conterrâneos e amigos em Praça Pública e mostrar meu talento às pessoas que amo" disse Doracy Rodrigues. A cantora possui várias parcerias músicais, no momento além do novo CD que está na praça a cantora já trabalha no projeto do seu primeiro DVD. Mesmo sendo mãe e esposa, ela ainda cuida do seu ministério juntamente com o seu esposo, e por onde anda Deus tem aprovado o seu Ministério. Leve a Cantora Doracy Rodrigues para sua cidade, disponibilizamos nosso contato para todo o tipo de eventos gospel .

VEJA VIDEOS DA CANTORA DORACY RODRIGUES NO YOUTUBE :

CONTATOS PRA SHOWS E EVENTOS GOSPEL : 11 5842-8647// 011 6505-3524 .
E-mail : doracy.r10@mhotmail.com

FONTE : BLOG DA DORACY RODRIGUES .
ACESSEM : http://www.cantoradoracyrodrigues.blogspot.com/
VIDEO : YOUTUBE.
FOTOS : DIVULGAÇÃO (ARQUIVO PESSOAL) .
ADAPTAÇÃO DE TEXTO : ADRIANO BRITO//BLOG XIQUESAMPA .