30/06/2011

GERVÁSIO LIMA:" O MAIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER" !

(Por Gervásio Lima) - Ao ler um artigo de autoria do professor de história Marlon de Novaes Batista, onde ele cita características que remetem às práticas políticas da República Velha, marcada pelo mandonismo de líderes políticos que atuavam pela força que exerciam sobre seu eleitorado, não sei por que, e acredito que a maioria dos eleitores de Jacobina também não saiba, me vieram à mente lembranças da história da pujança agropecuária e comercial do município onde nasci e escolhi para criar meus filhos.

Também como historiador, costumo dizer que, para compreender o presente precisamos conhecer o passado, e nada mais real para afirmar tal conceito do que os resquícios das práticas que costumavam caracterizar o sistema político conhecido como coronelismo.

Numa cidade onde o mandatário é na verdade um emblemático no papel que poderíamos chamar de ‘capanga’ (referindo-me ao primeiro parágrafo deste texto), o povo vive infelizmente, de reminiscências não muito agradáveis, onde o desenvolvimento político e econômico foi propositadamente e incompetentemente estagnado, cerceado e abortado, num verdadeiro imbróglio administrativo. No caso específico de Jacobina, qualquer semelhança pode ser uma mera coincidência. Voltando ao texto do professor Marlon, em um dos trechos sobre o tema principal, ele cita que: “...Uma característica marcante do fenômeno coronelístico tem como base também o patrocínio do grande chefe local de todas as custas eleitorais, portanto quanto maior sendo as posses do coronel, maior chance ele terá no pleito.

(...) Ficando ainda na mão dele, por meio de seus afilhados, toda a máquina municipal, que frequentemente era usada para custear gastos com as verdadeiras batalhas políticas, onde era utilizado desde dinheiro, até a mão-de-obra municipal, por meio desta ocorrência o coronel conseguia manter-se no comando do município por muito tempo e com ele todos os seus agregados. O que imperava realmente sobre qualquer outra coisa era a fidelidade partidária e para tanto o chefe local dispunha de critérios, muita das vezes ilícitos para assegurar a seus correligionários um bom cargo na administração municipal.” (http://www.webartigos.com/articles/3268/1/Coronelismo-Ecos-Da-Republica-Velha-Na-Politica-Atual-Do-Brasil/pagina1.html#ixzz1QgSSMFS9 ).

Agora, mais de 20 anos depois, lembro de um dos bordões do amigo e saudoso Amado Honorato de Oliveira, um dos pioneiros e melhores profissionais da comunicação jacobinense, no programa matinal Sertão Caboclo da Rádio Jacobina FM, onde ele dizia: “ACORDA JACOBINA” !

Por Gervásio Lima, Jornalista Jacobinense e Colaborador do Blog XiqueSampa .
 
FONTE : XIQUESAMPA .

28/06/2011

DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DO TRADICIONAL SÃO PEDRO DOS PARAMÉLOS EM XIQUE-XIQUE BA .

ATRAÇÕES: Patrícia Molhada, Swingueira, Dubiran, Juan Félix, Agrimério, Morena Kobiçada e Armandinho .

O São Pedro é uma Festa Tradicional em Xique-Xique comemorada há, mais ou menos, 20 anos em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores. O evento era festejado, no início, no Salão Comunitário do Bairro, depois, na Praça de São Pedro e a partir de 2005 a Festa ficou maior e melhor! Devido o grande contingente de pessoas que participam os organizadores juntamente com a prefeitura, transferiram a Festa para a Praça Luiz Viana com Palco Profissional e Barracas Padronizadas .

SÃO PEDRO SERÁ HOMENAGEADO COM PASSEIO DE BARCOS:

Um passeio de barcos, saindo do Ceasa e indo até a Ponta das Pedras, está programado como parte das comemorações ao Dia de São Pedro pela comunidade de pescadores e devotos, que tradicionalmente comandam a festa do padroeiro dos pescadores. Mas as homenagens a São Pedro no seu dia, 29 de junho, começam às 7:30 da manhã com a procissão por terra, percorrendo as ruas em torno da Igreja, passando pela Colônia Z-37, e retornando à Igreja.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO :

Dia 01/07/2011.
Das: 19:00 às 21:00 : Samba de Rodas .
Das 21:00 às 00:00 : Patrícia Molhada .
Das 00:00 às 04:00 : Banda Swingueira .

Dia 02/07/2011 .
Das: 19:00 às 21:00 : Reisado .
Das: 21:00 às 23:00 : Dubiran .
Das: 23:00 as 24:00 : Juan Félix .
Das: 24:00 às 03:00 : Agrimério .
Das: 03:00 as 04:00 : Dubiran .

Dia 03/07/2011 .
Das 19:00 às 21:00 : Quadrilha Junina .
Das 21:00 às 00:00 : Morena Kobiçada .
Das 00:00 às 04:00 : Armandinho e os Guris .

Apoio : Skol .
Realização: Prefeitura Municipal de Xique-Xique .
Colaboração e Informação: Jorge Meira .
Organizadores da Festa: Nino Meira, Dalton Clemente, Gilson Bonfim, Eládio Costa e Neusa Clemente .

FOTO DO SÃO JOÃO DA PONTA DA ILHA: ÉDSON NOGUEIRA .
FONTE: XIQUESAMPA E ASCOM PM DE XIQUE-XIQUE BA .

JOGADOR XIQUEXIQUENSE SIDNY FAZ GOL,PERDE PENALTY E TITULO DO PARAZÃO PELO PAYSANDU .

Sidny foi o craque do jogo, mas não foi o suficiente para o Paysandu levantar a taça de Campeão .

Pela primeira vez em mais de 100 anos um time do interior levou o ParaenseBelém, PA, 26 (AFI) - O Independente fez história neste domingo. O clube de Tucuruí bateu o Paysandu por 3 a 0 nos pênaltis, após empate por 3 a 3 no tempo normal, em pleno Mangueirão, pelo jogo de volta da final do Camponato Paraense, e ficou com a taça. A partida de ida terminou empatada por 2 a 2, por isso a decisão foi para as penalidades. A conquista do Galo Elétrico quebrou um tabu histórico e centenário. Nunca em toda história, de 98 edições e 103 anos de disputa, o Parazão contou com um campeão de fora de Belém .

O JOGO :

Precisando de uma vitória simples para erguer a taça, o Paysandu foi para cima assim que a partida teve início. O Papão esbarrava na bem postada defesa do Independente, e trocava passes sem conseguir finalizar. Mas aos 13 minutos o Paysandu aproveitou a bola parada e saiu na frente. Sidny cobrou falta, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Osmair, fazendo explodir em alegria a massa bicolor presente ao Mangueirão. Na frente do placar o Paysandu dominava o jogo por completo. No entanto, após os 25 minutos iniciais de controle do Papão, o Independente cresceu no jogo e quase empatou aos 28. Lima cruzou rasteiro e Wegno por pouco não fez o gol, mas chegou atrasado e não alcançou a bola. Mas aos 38 minutos não teve jeito e o Independente empatou a partida. Fábio Gaúcho passou para Marçal chutar no ângulo e igualar o placar. O gol animou o Galo Elétrico, que virou o placar três minutos mais tarde. Marçal cruzou e Wegno empurrou para o fundo das redes .

Se a situação do Paysandu era difícil, ficou ainda pior aos 45 minutos, quando o Independente fez o terceiro. Gian tocou para Joãozinho bater no canto e fazer mais um para o time de Tucuruí. O Papão voltou mais aceso para o segundo tempo e até balançou as redes, mas não valeu. Sidny domina na esquerda e deixa para Andrey na área. Ele cabeceou no contra-pé de Osmari. O goleiro defendeu e rebateu nos pés de Héliton, que fez o gol, mas foi marcado impedimento. Na pressão, o Paysandu descontou o placar aos oito minutos. Heliton aproveitou o rebote em cobrança de falta de diminuiu o marcador. Depois o time bicolor pressionou até o final e deixou o jogo dramático. Quando tudo caminhava para uma vitória no tempo normal, o Papão conseguiu a igualdade aos 44 minutos, com Sandro, e levou a decisão para os pênaltis .

Nas cobranças, Fábio Gaúcho, Lima e Adson balançaram as redes pelo Independente. O Paysandu foi pífio nos pênaltis e perdeu com Sidny, Rafael Oliveira e Mendes .

FONTE : FUTEBOL INTERIOR .

SÃO JOÃO DA PONTA DA ILHA:O BRILHO DO AUTÊNTICO FESTEJO JUNINO ATRAI GRANDE PÚBLICO .








7º São João do Bairro da Ponta da Ilha atrai milhares de pessoas em Xique-Xique BA .

Encerrou-se neste domingo, 26.06, a 7ª Festa de São João da Ponta da Ilha, a maior, mais animada e com a melhor programação de todas as edições realizadas até agora. Mais de nove mil pessoas na terceira noite. Praça lotada todos os dias. Público record para todas as atrações. Novidades como brincadeiras de adultos e apresentação de duas quadrilhas juninas. Ao oferecer a toda a cidade a tradicional festa junina, o São João da Ponta da Ilha proporcionou o aquecimento da economia do bairro e superou todas as expectativas de movimento nas 23 barracas, 38 vendedores ambulantes, nove capeteiros, três barracas de lanches, oito bancas de espetinhos e churrascos e mais seis bares vizinhos ao circuito. Todos ficaram satisfeitos com as vendas, além de tudo isso, foi uma festa pacífica, registrando apenas a ocorrência de uma briga. O esquema de segurança funcionou com três residentes do bairro no posto de segurança, e mais a presença da PM com um efetivo de oito policiais e uma viatura .

Os seguranças locais contratados pela comissão organizadora costumavam, em outros tempos, produzir algumas alterações no meio da festa. Essa função, no ano que vem, poderá melhorar a conduta do único briguento da praça durante o evento. Os moradores comemoram entusiasmados o sucesso da festa: muita gente, muita paz, boas apresentações das bandas musicais, brincadeiras com crianças muito concorrida, bom desempenho da Quadrilha Junina Tradicional. Houve ainda a apresentação da Quadrilha Junina Estilista Forrozeiros do São Francisco, pertencente ao Grupo de Jovens - Ministério do Teatro da Paróquia Senhor do Bonfim. As brincadeiras adultas com Os Beirosos do Bairro sob o comando de João Amarracouro, deram ainda mais brilho aos festejos juninos. Foi uma festa em que as famílias puderam curtir com tranqüilidade, e que atraiu gente de todas as partes do município, xique-xiquenses que moram em outras cidades, outros estados, e visitantes que se encantaram com a autenticidade da festa. O deputado Reinaldo Braga, com sua esposa, esteve na praça todos os dias. Contando com total apoio da Prefeitura Municipal, o 7º São João da Ponta da Ilha teve sua equipe organizadora com a seguinte formação:

Apresentador de Palco: Valter Paz
Organizadores da Quadrilha Junina Tradicional: Flávio,, Joelma, Zoélia e Geisa e Edjane.
Organizador a Festa de Argolinha: Reinaldo Povão
Equipe de apoio: Maria Passú, Zé Pedro, Luiz Coelho e Neli Machado.
Seguranças: Tenente de Vozinha, Neno Tranca Rua e Léo Bala.
Organizador do Festejo de São João: Jorge Meira .

FONTE : PM XIQUE-XIQUE BA .
FOTOS : ÉDSON NOGUEIRA .

XIQUEXIQUENSE PEDRO SAMPAIO LEVOU O AUTÊNTICO FORRÓ PÉ-DE-SERRA PARA O SÃO JOÃO DE IRECÊ BA .


Qualidade musical com Pedro Sampaio!!  

O compositor e cantor Xiquexiquense, radicado em Salvador Pedro Sampaio, sobe no palco e mostra para o público um forró de qualidade, com músicas próprias e sucessos do gênero. Pedro que já tem 20 anos de história musical, é um defensor da cultura nordestina, suas composições retratam sabiamente a natureza, o folclore, o povo nordestino e as lutas sociais .

FONTE: ASCOM PM IRECÊ BA .

25/06/2011

AGUINALDO FEITOSA FARÁ SHOW EM LOJA DO MAGAZINE LUIZA EM SÃO PAULO .

O Cantor Xiquexiquense Aguinaldo Feitosa se apresentará neste domingo dia 26 de junho às 10:00 hs da manhã na loja do Magazine Luiza, no Bairro do Tatuapé em São Paulo .

Uma das maiores lojas do varejo, o Magazine Luiza (Tatuapé) comemorará nesta data, o dia do Cliente Ouro, uma confraternização para clientes da rede alem de alguns produtos em promoção. No evento, alem da apresentação de Aguinaldo Feitosa tocando muito forró, ainda terá café da manhã e distribuição de brindes. Os clientes terão a oportunidade de concorrer a um carro Zero Km, alem de participar da Campanha "Agarre o que Poder", funciona assim: a cada compra acíma de R$100,00 o cliente ganha um cupom, no dia do sorteio, o cliente se sorteado terá direito de escolher vários prêmios, inclusive uma casa no valor de R$ 80.000,00 em 1 minuto .

Aguinaldo Feitosa se apresentará em Jundiaí SP no sábado dia 25/06/2011 às 17:30 hs no Lava Rápido e Bar do conterrâneo Dica, filho de Valdú (Do Mercado de Carne de nossa cidade) .

REALIZAÇÃO: XS EVENTOS .
AGUINALDO FEITOSA, SHOWS: 11 8660-5729 OU 11 6525-6642 .

FONTE: XIQUESAMPA .

BEM VINDOS BU E VONEIDE YELLO NOSSO MAIS NOVOS SEGUIDORES .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AOS NOSSOS NOVOS SEGUIDORES!! SEJAM BEM VINDOS BU E VONEIDE YELLO, MUITO OBRIGADO POR NOS SEGUIR. FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBEM E NOS ACOMPANHE AQUI TAMBEM .

GRATO, ADRIANO BRITTO .

CANTOR XIQUEXIQUENSE PEDRO SAMPAIO FAZ SHOW NA ASBAC NO MELHOR ESTILO PÉ-DE-SERRA .


Pedro Sampaio não deixou ninguem parado durante apresentação na Asbac em Salvador, cantando várias músicas no melhor estilo pé-de-serra.

"Parabéns conterrâneo Pedro Sampaio Ee Banda por nos proporcionar esse momento magnifico, cantando o verdadeira forró pé-de-serra! Quem curte seus Shows sai gratificado, com um repertório excelente, músicas do passado que nos fazem recordar, e saborear o presente com o verdadeiro e autêntico forró, nossa cultural regional cantada pelo nosso conterrâneo Pedro Sampaio".

FONTE: XIQUESAMPA .

23/06/2011

STAND DO CIRPA EM XIQUE-XIQUE RECEBEU MAIS DE DEZ MIL VISITANTES DURANTE A FESTA DA CIDADE .

 CIRPA- Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique presente nos 83 anos de Emancipação Politica do município .

A CODEVASF e PREFEITURA MUNICIPAL DE XIQUE-XIQUE, através do CIRPA – Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aqüicultura de Xique-Xique-Ba, marcaram presença nas comemorações dos 83 anos do aniversário da cidade de Xique-Xique. Os moradores e turistas puderam conhecer de perto no Stand da Codevasf, os programas e projetos que estão sendo desenvolvidos na parceria, nas áreas de recursos pesqueiros e irrigação, através de diversos banners e distribuição de panfletos informativos, além de informações, in locun, dos técnicos responsáveis, lotados na Estação de Piscicultura de Xique-Xique.

Os destaques do Stand foram a exposição de dois aquários com espécies de peixes nativos do Rio São Francisco tais como: Surubim, Mandi Amarelo, Matrinxâ, Curimba, Piranha, Corvina e Piau Verdadeiro, além de espécies exóticas, como: Tilápia, Carpa e Tambaqui pertencentes ao plantel da Estação de Piscicultura de Xique-Xique. Foi exposta também uma maquete do Projeto de Irrigação Baixio da Boa Vista, que promete num futuro próximo, grandes transformações e uma nova era de prosperidade para o sertanejo dos municípios baiano de Xique- Xique, Itaguaçú, Jussara e Sento Sé. Durante os quatro dias de comemorações o Stand da Codevasf foi visitado por cerca de dez mil pessoas.

Para o Engenheiro de Pesca do CIRPA, Jackson Nunes Rabelo, que é filho de Xique-Xique, o Stand na festa da cidade foi uma bela iniciativa, pois foi uma oportunidade para muitas pessoas: Moradores e visitantes conhecerem algumas espécies de peixes nativas e exóticas, até então, uma novidade para a grande maioria dos visitantes. O Stand contou ainda com a exposição fotográfica Filhos do São Francisco da Jornalista e fotógrafa da região, Poliana Pinheiro - que homenageava os ribeirinhos e artesãos do Rio São Francisco, além de peças de artesãos locais, com destaque às estatuetas de pescadores e as carrancas . Foi à primeira vez que CODEVASF/PMXX participaram deste tipo de evento na cidade, e tendo o reconhecimento do público que a parceria tem dado grande contribuição para o desenvolvimento de toda a região .

Informações e Colaboração: Jorge Meira .

FONTE: XIQUESAMPA .

SANTOS VENCE PEÑAROL E É TRICAMPEÃO DA LIBERTTADORES .

Meninos da Vila e donos da América: Com gols de Neymar e Danilo, Peixe vence o Peñarol e conquista sua terceira Libertadores 2 a 1 .

RIO - O Santos é tricampeão da Libertadores. Comandando por Neymar e Paulo Henrique Ganso, o time venceu o Peñarol por 2 a 1, no Pacaembu lotado, na noite desta quarta-feira. O clube volta a vencer o título conquistado em 1962 e 1963, ainda na Era Pelé - que esteve no estádio e comemorou muito a conquista. Todos os gols da partida foram no segundo tempo. Neymar e Danilo marcaram para o Santos e Durval fez contra para o Peñarol. O Santos começou a partida animado. Logo aos 3 minutos, Elano cobrou falta na área e Neymar cabeceou bem, para o chão, mas a bola foi para fora. Aos 8, Elano chutou de fora e o goleiro Sosa espalmou. Dois minutos depois foi a vez de Ganso aparecer pela primeira vez. Ele deu lindo passe para Neymar, mas o atacante furou quando entrava na área .

Depois dois quinze minutos, o Santos diminuiu o ritmo, mas o Peñarol também não assustava. Aos 30 minutos, Ganso deu novo bom passe para Neymar, que foi agarrado e caiu na entrada da área. González levou o cartão e, cinco minutos depois, levou a pior em dividida em que Neymar tomou cartão amarelo. Aos 42, Léo aproveitou sobra de tentativa de Zé Eduardo, chutou forte de pé direito e a bola passou rente ao gol de Sosa. No segundo tempo, o Peñarol não teve chance para muita coisa. Logo no segundo minuto, Arouca fez ótima jogada avançando pela diagonal e tocou para Neymar na área. Ele chutou de primeira, no canto esquerdo do goleiro, e marcou para delírio da torcida no Pacaembu. O Santos melhorou com o gol. Inseguro, o Peñarol passou a fazer muitas faltas e reclamar da arbitragem .

Aos 23 minutos, o Santos amplia. Danilo fez bela jogada pela direita, cortou um adversário e chutou cruzado, no canto direito do goleiro para fazer 2 a 0. O título parecia garantido, quando, aos 34, em cruzamento sem muitas pretensões na área do Santos, Durval cortou e a bola foi para o gol, enganando o goleiro Rafael. No final, Zé Eduardo ainda perdeu dois gols. Depois do jogo, os jogadores do Peñarol provocaram tumulto com jogadores do Santos, seguranças e a polícia .

FONTE: O GLOBO .

FABIANO DOS SANTOS NOSSO MAIS NOVO SEGUIDOR .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AO NOSSO NOVO SEGUIDOR!! SEJA BEM VINDO FABIANO DOS SANTOS, MUITO OBRIGADO POR NOS SEGUIR. FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBEM E NOS ACOMPANHE AQUI TAMBEM .

GRATO, ADRIANO BRITTO .

22/06/2011

PROJETO CRIANÇA FELIZ ATENDE POPULAÇÃO DO POVOADO DE PASSAGEM EM BARRA (BA) .






 





No domingo, 19 de junho, o local escolhido foi o povoado de Passagem no município de Barra do Rio Grande, o Criança Feliz era esperado por toda a população daquela localidade . 

Foram mais de 200 atendimentos no povoado, serviços como: corte de cabelo, escova e prancha, manicure, pesagem de crianças realizado pela pastoral da criança, fotos 3x4 para documentos, medição de pressão arterial, tipagem sanguinea, brincadeiras educacionais com distribuição de brindes, entrega de uma bola de futebol patrocinada pelo Moveis Nordeste aos esportistas do local, palestras sobre higiene bucal ministrada por cirurgião dentista e cidadania. No final tambem foi realizada a distribuição de lanches para todos presentes inclusive os voluntários do projeto .

Para Marlon Brando, as ações do Viver Melhor não devem se limitar as fronteiras de Xique-Xique e sim ir aonde as pessoas mais precisam, por isso estamos atendendo inclusive localidades ribeirinhas fora do perimetro de Xique-Xique. Assim o projeto tende se expandir a mais uma Município .

Projeto Criança Feliz, Fazendo bem sem olhar a quem.
Realização - Associação Filantropica Viver Melhor, Tudo pelo Social
Apoio - Unica Filmes, Moveis Nordeste e Nordeste Utilidades, Prefeitura de Xique-Xique, Compromisso com o trabalho, compromisso com você .

Informações e Colaboração: Édson Nogueira .

FOTOS: ÚNICA FILMES (Édson Nogueira) .
FONTE : XIQUESAMPA .

PARABÉNS A EQUIPE DO ESTRELA AZUL,PENTA-CAMPEÃO XIQUEXIQUENSE DE FUTEBOL 2011 .

O time do Estrela Azul é a equipe a ser batida, o azulão é o atual Penta-Campeão Xiquexiquense.

Gostaria de parabênizar a equipe do Estrela Azul que sagrou-se Penta-Campeão Xiquexiquense de Futebol 2011 no dia 04 de junho no Estádio Dr. Hélcio Bessa em nossa cidade. A partida terminou empatada sem gols no tempo normal, o time do Estrela Azul que é comandada pelo excelente jovem técnico Tárcisio Meira, venceu a equipe do Rio Negro nos Pênaltis na grande final .

O Jogo foi muito bem disputado, as equipes se respeitaram até o fim, o time do Estrela Azul chegou a final depois de passar pela forte equipe do Angical. Na semi-final o Estrela Azul venceu o Angical por 3x2 de virada, depois de está perdendo por 2x0. Po outro lado o Rio Negro teve uma parada durissíma, eliminou a forte equipe do Xique-Xique, até então invicta no certame. O Campeonato Xiquexiquense de futebol 2011 foi um sem dúvidas um dos mais disputados de todos os tempos, vários jogadores de Seleção de outras cidades foram contratados para reforçarem as equipes de nossa cidade, o público se fez presente aos jogos, o que demosntra a qualidade do Campeonato, alem de revelar vários jogadores para equipes profissionais, para à disputa dos Campeonatos  Intermunicípal e Copa do Sertão por outras cidades Baianas .

"Foi uma final de campeonato muito bonita! Casa cheia, torcedores comportados, jogo bem disputado sem violência, boa arbitragem, belas jogadas e uma boa organização. Parabéns para o presidente da Liga Dadá e sua equipe. Parabéns a todos os envolvidos", disse o Rádialista Jorge Meira ao Blog da Liga Xiquexiquense de Desportos .

FONTE : XIQUESAMPA .

XIQUE-XIQUE BA: 30 MIL PEIXES JUVENIS SÃO SOLTOS NO RIO SÃO FRANCISCO .

Os pescadores de Nova Iguira comemoraram a iniciativa, que, para eles, também representa uma oportunidade de geração de emprego e renda .

Mais de 30 mil peixes juvenis da espécie Curimatá pioa (Prochilodus costatus) foram soltos às margens do rio São Francisco, no povoado Nova Iguira, no município de Xique-Xique (BA). A ação, que colabora para a recuperação da ictiofauna do Velho Chico, foi uma parceria entre o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX) e a prefeitura da cidade. Os pescadores da localidade comemoraram a iniciativa, que, para eles, também representa uma oportunidade de geração de emprego e renda. “O rio São Francisco é tudo, pois é através dele que se obtém o alimento, a renda e o lazer. Qualquer atitude que sirva para melhorar as condições do Velho Chico é sempre bem-vinda” declarou o pescador Adilson Coelho Nogueira, de 38 anos.

CENTRO INTEGRADO EM XIQUE-XIQUE BA :

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX), localizado no povoado de Nova Iguira, município de Xique-Xique (BA), teve o início de sua operacionalização marcado por uma desova de peixes em abril de 2009. Essa unidade da Codevasf passou a ser mais uma base para o desenvolvimento das ações relacionadas à revitalização, pesca e aquicultura no Médio São Francisco. O centro possui atividades relativas ao aproveitamento de canais para piscicultura no perímetro de irrigação de Mirorós, em Ibipeba, e Baixio da Boa Vista, em Xique-Xique, e ainda à estruturação e implementação da criação de peixes em tanques-rede em rios e grandes reservatórios.

Também está envolvido com a dinamização de Arranjos Produtivos Locais em espaços sub-regionais, em parceria com o governo do estado da Bahia, prefeituras da região, Sebrae, colônias de pescadores, cooperativas de piscicultores e entidades da sociedade civil, visando ao desenvolvimento de atividades ambientais e de estruturação de projetos com foco na sustentabilidade da pesca e da aquicultura.
 
FONTE: BLOG DO ZECA E CODEVASF .

BAHIA APOIA MAIS DE 100 MUNICÍPIOS COM INVESTIMENTOS DE R$ 10 MILHÕES NO SÃO JOÃO .

O São João da Bahia, que a cada ano atrai maior número de turistas, e as comemorações do 2 de Julho são alguns dos assuntos do programa de rádio Conversa com o Governador do dia 21/06/2011.

Jaques Wagner deseja aos baianos e visitantes “uma festa tranquila, de muita paz, muita dança, muita alegria e muita música”, mas recomenda cuidados com a ingestão de bebida alcoólica e atenção na hora de dirigir e soltar fogos para evitar acidentes, principalmente com as crianças. Segundo Wagner, desta vez, o Estado investiu R$10 milhões nos festejos juninos, ajudando mais de 100 municípios, sem contar as melhorias de estradas, que favorecem o deslocamento entre as cidades com mais segurança. Ele ressalta que a divulgação dos festejos, fora da Bahia, teve impacto na vinda de mais turistas nesse período que era considerado de baixa estação. “Montamos toda a estrutura, de tal forma que o São João 2011 possa ser muito bom tanto para os baianos quanto para aqueles que nos visitam”.

A festa do 2 de Julho é outro tema do Conversa. O governador enfatiza a luta dos baianos que garantiu a independência definitiva do Brasil do domínio dos portugueses, em 1823. Como acontece nos últimos anos, no dia 25 deste mês, a capital baiana será transferida para Cachoeira. O propósito é lembrar o fato histórico em que “a Câmara de Vereadores do município proclamou a adesão ao movimento da independência brasileira em relação à Coroa Portuguesa”, informa. Ainda em relação à Festa da Independência, o governador pontua outras manifestações comemorativas, a exemplo do desfile cívico em Salvador, no Dia da Independência, e a entrega de Medalhas da Ordem do Mérito ao 2 de Julho para algumas instituições tradicionais da Bahia.

ENTREGA DE OBRAS NO MUNICÍPIO DE BARRA :

No Conversa, o governador fala sobre a entrega de obras - no valor de R$27 milhões - em Barra durante as festividades dos 138 anos do município do Território de Identidade do Velho Chico, onde vivem aproximadamente 50 mil pessoas. Na semana passada, a população recebeu o aeroporto reformado, além de melhorias na iluminação urbana e também na área rural, por meio do programa Luz para Todos. Os moradores de Barra ganharam também um posto do Programa Saúde da Família (PSF). A unidade recebeu o nome da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, “uma grande brasileira que atuava em defesa da saúde, principalmente das crianças”, ressalta o governador. Ele também destaca a inauguração do trecho recuperado de 8,5 quilômetros da rodovia BA-888, que liga Irajuba à BR-116 e beneficia aproximadamente 75 mil moradores da cidade e dos municípios de Nova Itarana, Planaltino e Santa Inês.

MINHA CASA MINHA VIDA II :

Wagner cita ainda sua participação no lançamento do Minha Casa, Minha Vida II, em Brasília, onde esteve ao lado da presidente Dilma Rousseff, representando todos os governadores do País. O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

FOTO: MANU DIAS .
FONTE : EDMUNDO FILHO (Coordenador de Rádio da Agecom e Colaborador do Blog XiqueSampa) .

ALUNOS FAZEM EXAMES DE WING CHUN KUNG FU EM XIQUE-XIQUE BA .



 
 Aprovados com notas satisfatórias Pedro Vitor e Diego Dantralves estão aptos a galgarem novos patamares na aprendizagem do Wing Chun . 

Fechando o primeiro semestre de 2011, a Wai Man – Escola Tradicional de Arte Marcial Chinesa realizou em 17/6 exame de dois de seus alunos. Pedro Vitor e Diego Dantralves prestaram exames nas áreas práticas e teóricas do estilo Wing Chun Kung Fu. Aprovados com notas satisfatórias Pedro Vitor e Diego Dantralves estão aptos a galgarem novos patamares na aprendizagem do Wing Chun .

A escola agradece a presença dos alunos e convidados, apesar do exame ter sido fechado. Quer saber sobre a Wai Man – Escola Tradicional de Arte Marcial Chinesa? Viste o site: www.deterrawingchun.com

FONTE : PAGINA REVISTA .

20/06/2011

SEJA A MUSA DO CLIP DA BANDA LUAW SERTANEJO .

O cantor da banda Luaw Sertanejo, André Fillipe, junto com a produtora Artesiana estão promovendo o concurso para escolha da musa que estrelará o clip da música carro-chefe da banda. Algumas meninas já foram pré-selecionadas e estão concorrendo a essa disputa regional que apresentará mais uma nova beleza regional pro Brasil inteiro.

A Música com o titulo de "Na pracinha da Igreja" conta uma bela história juvenil de amor, onde dois jovens se enamoram, mas não se conhecem. Segundo André, " A menina escolhida, terá de representar bem essa paixão correspondida porém não consumada pelas tramas do destino", e quando questionado se ele vivenciou isso ele argumenta "E quem não viveu isso ?". A Musica já é destaque em todos os lugares por onde é executada e a visibilidade da menina escolhida pra contracenar com o cantor sertanejo será muito boa. "Já temos meninas pré-selecionadas de várias cidades da microrregião de Irecê, como Central, Xique-Xique, Lapão, Irecê e por aí vai..." Diz o Diretor e produtor do clip Vinicius Kabelo ( Premiado roteirista no Camera Mundo com o Filme Patuá, Rotterdã, Holanda) além disso ele ainda diz que "A menina não precisa ser uma top model, linda dessas de comercial de televisão, mas sim, representar o que o clip e a música em si dizem, a paixão, a menina que vai à igreja pelo amor correspondido a distância".

A seleção das meninas está sendo feita através das redes sociais, como orkut, facebook e já tem como pré-selecionada Sinara Machado que foi escolhida pela Globo.com como a segunda menina mais gata do twiiter, além de outras beldades da região.

André Fillipe - Atualmente esteve com seu irmão Diego Rafael se apresentando em Xique-xique na festa da cidade, com a banda Limão com Mel.

A menina que quiser participar é só entrar na comunidade da Banda LUAW SERTANEJO (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115465596 ) no orkut, e deixar uma foto, com nome, onde mora e idade no tópico da comunidade ou à André Fillipe no seu orkut pessoal. A pré-seleção apenas apresentará as meninas na comunidade, onde depois serão eleitas pelo povo em votação na enquete da mesma comunidade. Alguma delas já estão lá, sendo observadas conheçam e participe dessa produção.


Conheça a música e participe:

Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115465596
Música: http://www.4shared.com/audio/nxL0hq16/01-na_pracinha_da_igreja.html
Clip "Pra te Encontrar" de Frank (Irecê) - http://www.youtube.com/watch?v=k7eg0qNd4Vw

Informações : Sócrates Júnior (Koka) .

FONTE : XIQUESAMPA .

MORPARÁ EM FESTA: VENHA PARA O MELHOR SÃO PEDRO 2011 DA BAHIA .

A cidade de Morpará, interior da Bahia, realizará seu tradicional festejo de São Pedro em 2011.


Com o tema "Forró de verdade é nas margens do Velho Chico" a cidade de Morpará realizará seu Tradicional São Pedro nos dias 27, 28 e 29 de Junho. No dia 16 de julho ainda terá uma atração como parte dos festejos juninos do munícipio. As princípais atrações iniciarão seus Shows após às 22:00 hs, e ainda Bandas locais e regionais, Forró Amorcidade e muito mais.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 27/06/2011: Léo & Leno .
Dia 28/06/2011: 100 Parea .
Dia 29:06/2011: Bonde do Forró .
Dia 16/07/2011: Menina Faceira .


São Pedro de verdade, é em Morpará, vem pra cá você tambem .

Informações: Ascom Pm Morpará .
Realização: Prefeitura de Morpará BA .
Site da Prefeitura : http://www.morpara.ba.gov.br/ 

FONTE : XIQUESAMPA .

BEM VINDOS LUCAS BESSA E KASSANDRA DA SILVA SOUZA,NOSSOS NOVOS SEGUIDORES .

O BLOG XIQUESAMPA DA BOAS VINDAS AOS NOSSOS DOIS NOVOS SEGUIDORES!! SEJAM BEM VINDOS LUCAS BESSA E KASSANDRA DA SILVA SOUZA, MUITO OBRIGADOR POR NOS SEGUIR. FAÇA O LOGIN VOCÊ TAMBEM E NOS ACOMPANHE AQUI TAMBEM .

GRATO, ADRIANO BRITTO .

18/06/2011

EM VISITA A SÃO PAULO, MARCINHO DE LECY FALA AO BLOG XIQUESAMPA .


O nosso amigo Marcinho de Lecy esteve recentemente em São Paulo, como de costume visitou amigos e parentes na Capital Paulista. Marcinho de Lecy será futuro Pré-Candido a vereador por Xique-Xique BA, confira aqui um papo descontraído que o futuro Pré-Candidato a Vereador por Xique-Xique nos concedeu, durante visita ao Blog XiqueSampa .

FONTE : BLOG XIQUESAMPA .

ITAJUBAQUARA (GENTIO DO OURO) EM FESTA!! VENHA PARA UM DOS MELHORES SÃO JOÃO DA REGIÃO .

O São João de Itajubaquara em Gentio do Ouro, um dos melhores da nossa região, já virou tradição .

Festa!! O distrito de Itajubaquará em Gentio do Ouro realizará um dos maiores festejos júninos da nossa região. Será nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2011, várias atrações culturais como concurso de forró, apresentação de quadrilhas juninas, casamento matuto, quebra pote, pau-de-sebo, corrida de saco, concurso de miss, torneio de futebol socieyt, maratona, procissão, batizados e outras atrações durante todos os dias de festa .

Atrações Músicais: Banda Menina Faceira, Forró Denggo Novo, Chinela de Couro, Puro Desejo, Roberto Neto, Patrícia Molhada, Banda Raizes e Banda Brilho do Ouro .

Como chegar:
Partindo de Salvador pela BR- 324 segue até Feira de Santana, daí segue pela BA- 052 passando porMundo Novo, Morro do Chapéu Irecê , Central até Xique Xique, daí segue pela BR- 030 até Gentio do Ouro. Distante à 566 km de Salvador .

APOIO: PREFEITURA MUNÍCIPAL DE GENTIO DO OURO BA .
INFORMAÇÕES: ANÍBAL JÚNIOR (Colaborador do Blog XiqueSampa em Itajubaquara) .

FONTE: BLOG XIQUESAMPA .

CANTOR RENATO TEIXEIRA FARÁ SHOW EM IBOTIRAMA NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE EM AGOSTO .

 O Show será no aniversário da cidade, encerrando o XXXV FEMPI (Festival de Música Popular de Ibotirama).

Um dos maiores nomes da MPB, Renato Teixeira, compositor e cantor e um dos precursores da música caipira em nosso país, está com a presença confirmada na cidade de Ibotirama no mês de agosto, aniversário da cidade, encerrando o XXXV FEMPI (Festival de Música Popular de Ibotirama). Renato Teixeira é autor de conhecidas canções, como Romaria (grande sucesso na gravação de Elis Regina), Tocando em frente (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia e mais recentemente por Vitor e Léo e seguida Paula Fernandes), Dadá Maria (em dueto com Gal Costa) e Frete (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo, além de Amanheceu, Amizade Sincera, entre outros.

Em 1990, apresentou o programa Tom Brasileiro na Rede Record, onde além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional. Recentemente, Renato Teixeira compôs a música Rapaz Caipira, como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão música caipira. É um defensor aberto da música de raiz que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja. Sua apresentação será no dia 13 de agosto (sábado), após a grande final do tradicional Festival de Música Popular, que já se encontra com as inscrições abertas, tanto para as etapas locais, quanto nacionais.

FONTE : INTERATIVO NEWS .
ACESSE: www.interativonews.com.br

PARABÉNS AO MUNÍCIPIO DE BARRA,INTERIOR DA BAHIA,PELOS SEUS 138 DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA .


 A rica história do município da Barra .

Começa por volta de 1670 quando um curral da Casa da Torre, de Dias D’Ávila, foi implantado nas barrancas do Rio Grande, exatamente onde suas águas se juntam às do rio São Francisco. Surge aí a Fazenda da Barra do Rio Grande do Sul (do Rio Grande do Sul para evitar confusão com o Rio Grande do Norte). Por mais de setenta anos a Vila de São Francisco das Chagas, da Barra do Rio Grande do Sul, esteve subordinada a Pernambuco e depois a Minas Gerais. Só em 1827, depois que o Brasil se tornou independente de Portugal, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, incorporou à Província da Bahia a Comarca do Rio São Francisco com sede na Vila da Barra. Apesar disso, a Igreja, que era o outro grande poder da época, só transferiu a Vila da Barra da diocese de Pernambuco para a diocese da Bahia em 1853 .

Em 16 de junho de 1873, a Vila foi promovida a cidade – Cidade Florescente da Barra do Rio Grande. No mesmo ano reduziu-se a denominação e passou a ser chamada Barra do Rio Grande. Em 1931 ficou apenas Barra. Em 1998 o município da Barra foi ligado a Salvador e a Brasília por estradas asfaltadas: via Xique-Xique -Irecê - Feira de Santana (BA-160) e Ibotirama - Barreiras (BA-161), respectivamente. Também, foi feita a pavimentação da pista do aeroporto local. Os sinais de recuperação começaram a aparecer, vislumbrando-se a retomada do desenvolvimento .

Área: 12.348,4 km² (IBGE – SEI – 2001)
Sede: cidade da Barra
Distritos: Igarité (1º distrito); Ibiraba (2º distrito).
População (nº de habitantes - estimativa): município – 50.226, Sede – 30.000, Zona rural – 20.226 . 

Limites:
Norte – Buritirama e Pilão Arcado
Sul – Ibotirama, Morpará e Muquém do São Francisco
Leste – Xique-Xique
Oeste – Mansidão, Cotegipe e Wanderley.

Confira a programação do tradicional São João do munícipio de Barra 2011 aqui: http://www.saojoaoenabarra.com.br/

FOTOS: PETERSON CUNHA .
INFORMAÇÔES: ASCOM PM BARRA BA .
FONTE: BLOG XIQUESAMPA .

16/06/2011

VENHA PARA O 7º SÃO JOÃO DO BAIRRO DA PONTA DA ILHA EM XIQUE-XIQUE BA .














A cidade de Xique-Xique (BA), realiza o 7º São João do Bairro da Ponta Ilha .

Os Festejos Juninas em comemoração ao 7º São João do Bairro da Ponta da Ilha em Xique-Xique, acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de Junho de 2011. Para esse ano os organizadores Jorge Meira e Reinaldo Povão prometem muita animação. Alem da apresentação de quadrilhas juninas, festa da argolinha, brincadeiras com palhaços para a criançada, e a apresentação de Bandas locais e de outras cidades. A 7º edição do São João do bairro da ponta da ilha tem uma realização da Prefeitura Munícipal de Xique-Xique BA .PROGRAMAÇÃO : 

Dia de 24 de Junho:
Das 19:00 hs às 20:00 hs- Brincadeiras com crinaças com os Palhaços Doutores da Alegria.
Das 20;00 hs às 21:00 hs-Show com Zé do Cavaquinho e Banda Calcínha Suada .
Das 21:00 hs às 23:00 hs-Show com a Banda Cachaça com Limão.
Das 23:00 hs às 01:00 hs-Show com a Banda Morena Kobiçada.
Das 01:00 hs ás 04:00 hs- Encerramento do dia com a Banda Flor do Keto.

Dia 25 de Junho :
Das 19:00 hs às 20:00 hs- Brincadeiras com crinaças com os Palhaços Doutores da Alegria.
Das 20:00 hs às 22:00 hs-Show com Patricia Molhada .
Das 22:00 hs às 24:00 hs-Show com a Banda Forró Bacana .
Das 24:00 hs às 04:00 hs-Encerramento do dia Com Olavo, o arrasta povão & Banda .


Dia 26 de Junho :
Das 14:00 hs às 17:00 hs-Festa da Argolinha e entrega da premiação da Festa da Argolinha .
Das 17:00 hs às 19:00 hs-Show com João Amarracouro .
Das 19:00 hs às 20:00 hs-Brincadeiras com crinaças com os Palhaços Doutores da Alegria.
Das 20:00 hs às 22:00 hs-Apresentação de Quadrilha Junina .
Das 22:00 hs às 01:00 hs-Grande Show com Agrimério .
Das 01:00 hs às 04:00 hs-Encerramento com Olavo, arrasta povão & Banda .

Informações e Colaboração: Jorge Meira .
Realização: Prefeitura Munícipal de Xique-Xique BA .
Adm. Reinaldo Filho .

FONTE : XIQUESAMPA .