29/08/2011

O 11º XIQUE-CHOPP TERÁ ATRAÇÕES DE XIQUE-XIQUE E DO PREFEITO REINALDO FILHO E COMITIVA .


Clique no Video e assista, Xique-Chopp: Xiquexiquenses vão lotar o CMTC dia 11 de Setembro .

O 11º Festival do Chopp (Xique-Chopp, Xiquexiquenses em Sampa) promete ser a melhor festa de todos os tempos. Pra começar pelas Atrações que apresentarão para o público Xiquexiquense em São Paulo que serão Dubiran, Patricia Molhada, Aguinaldo Feitosa e a Revelação Músical Xiquexiquense Regaço & Cia do cantor Damião (Ex-Regaço do Forró), alem é claro de Palco, Iluminação, Som profissional, Banheiros Químicos, Ambulância, Segurança e todo aparato para esse grande Evento que vai arrebentar a Boca do Balão como se diz na gira popular .

Muitos Xiquexiquenses de outros Estados virão, para este ano alem de todas as Atrações serem todas de nossa cidade o que valoriza e divulga a nossa cultura local e de muitos conterrâneos que virão da nossa cidade, terá tambem a presença Prefeito de Xique-Xique Reinaldo Braga, a Festa é de todos e para todos. Vamos esquecer a vaidade Politica, nosso intuíto é rever amigos, matar a saúdade da nossa terra e homenagea-la .

"Queria agradecer a Danton pelo excelente Spot e pela montagem da propaganda, foi essêncial para que me desse a idéia de montar o áudio, fotos e música para o video postado no Youtube. Muito obrigado mesmo".

FONTE : XIQUESAMPA .

PROJETO CRIANÇA FELIZ REALIZA MAIS DE 200 ATENDIMENTOS EM BAIRROS DE XIQUE-XIQUE BA .


 Projeto Criança Feliz organizado pela ONG Viver Melhor realizou uma tarde de serviços e solidariedade à população .

PROJETO CRIANÇA FELIZ NAS PEDRINHAS: No dia 21 de Agosto, o Bairro beneficiado foi Pedrinhas e Guaxinim, na escola Nossa Senhora da Conceição o Projeto Criança Feliz organizado pela ONG Viver Melhor realizou uma tarde de serviços e solidariedade à população destes bairros. Foram mais de 200 atendimentos entre serviços de escova e prancha, manicure, medição de pressão arterial, teste de glicemia, exames de tipagem sanguinea, fotos 3x4 para documentos, pesagem de crianças realizada pela pastoral da criança, apresentação teatral realizada pelo ministério de teatro da Igreja Católica, brincadeiras educacionais com distribuição de brindes e kits de higiene bucal, palestras sobre higiene bucal e cidadania. No final do evento também foi distribuído lanche para todos os participantes do evento.

Agradecemos aos nossos parceiros que nos apoiam; Prefeitura de Xique-Xique, Moveis Nordeste, Cecosap e TV Xique-Xique. Seja você tambem um sócio ou parceiro do nosso projeto.

Acesse: www.youtube.com/ongvivermelhor
Contatos: vivermelhorxx@gmail.com
Orkut Associação Filantrópica Viver Melhor
Facebook www.facebook.com/vivermelhor

O próximo evento será na comunidade de Lagoa de Itaparica dia 18 de Setembro, contamos com a presença de todos. Confira Video: http://www.youtube.com/watch?v=P7f2vUyvOVQ

Por Édson Nogueira .
 
FONTE : XIQUESAMPA .

28/08/2011

XIQUE-XIQUE REALIZA A IV CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NESTA TERÇA-FEIRA .

O SUAS e seus trabalhadores são o tema da IV Conferência de Assistência Social .

A Prefeitura Municipal de Xique-Xique realiza terça-feira, 30.08, a IV Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema central: “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”. O evento, que acontecerá no Parque Aquático Ponta das Pedras, é organizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social. O objetivo dessa IV Conferência é fortalecer e efetivar a participação democrática e o exercício do controle social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do sistema. perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios .

TEMAS DE DISCUSSÃO E DELIBERAÇÃO:

· O SUAS e a Erradicação da Extrema Pobreza no Brasil
· A Gestão do Trabalho no SUAS
· Os Serviços Socioassistenciais
· Participação e Controle Social

Confira a Programação Completa no site da Prefeitura: www.xiquexique.ba.gov.br

FONTE: XIQUESAMPA .

ATLETAS DE ITAGUAÇU BRILHAM EM JOGOS ESTUDANTIS DA REDE PÚBLICA EM IRECÊ .








O colégio Francisco C. Laranjeira foi representado no evento por quatro alunos, além do professor de Educação Física Manoel Amâncio .

O Colégio Estadual Francisco C. Laranjeira, Itaguaçu da Bahia, iniciou a sua primeira participação nos JERPs 2011 (jogos estudantis da rede pública) mostrando que não foi a Irecê para passear. Os Jogos iniciaram-se em (25/08/2011) com os festivais de xadrez e atletismo. O colégio Francisco C. Laranjeira foi representado no evento por quatro alunos, além do professor de Educação Física Manoel Amâncio, com os seguintes resultados no atletismo: Medalha de Ouro nos 200 metros rasos - Darley de Carvalho Lima, Medalha de Bronze nos 100 metros rasos feminino - Laís paixão de Souza, Medalha de Bronze nos 100 metros rasos masculino - Robenilton Gomes da Silva, quarto lugar nos 400 metros rasos - Jonhy Alves de Carvalho, e Medalha de Ouro para o professor Manoel Amâncio por ter tido na equipe um educando premiado com uma medalha de ouro .

Os jogos terão prosseguimento nos dias 8, 9,10 e 11/09 com as modalidades por equipe (futsal, vôlei, baleado e futebol de campo). Pela motivação da equipe mais medalhas virão. Boa sorte e parabéns a equipe e família do colégio Francisco C. Laranjeira. (veja fotos do 1º dia dos jogos) .

Manoel Amâncio Feitosa Ramos – Professor de Educação Física – CREF/G/BA – 004646.

FONTE : JORNAL PAGINA REVISTA .

PRÉ-CANDIDATO MARCINHO DE LÉCY SE FAZ PRESENTE EM PARCERIA DA PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE .

O pré candidato a Vereador Marcinho de Lecy, traz para a Cidade de Xique-Xique um convênio odôntologico ( Bahia Odonto) .

Marcinho de Lécy se fez presente na parceria entre o Bahia Odonto e a Prefeitura Munícipal de nossa cidade, na oportunidade fora assinados um convênio para os servidores municipais de Xique-Xique. A Bahia-Odonto é um convênio que tem crédibilade em todo o Estado da Bahia atendendo servidores a quase 20 anos, o mesmo atende servidores municipais e estaduais, com uma excelente cobertura ampla. A solenidade de assinatura do contrato aconteceu em nossa cidade no dia 25/08/2011, o convênio terá inicio ainda este ano .
 
Por Marcinho de Lécy.
 
FONTE : XIQUESAMPA .

26/08/2011

PINTADAS E IPIRÁ BENEFICIADAS COM ESTRADAS RECUPERADAS NA BAHIA .


BAHIA: 44 km de estradas são recuperadas na BA-414, entre Pintadas e o entrocamento com a BA-052, na região de Ipirá.

Dando prosseguimento à política de melhoria da infraestrutura do Estado, que é de levar asfalto a todas as sedes municipais, foram inaugurados no último sábado (20/08/2011) 44 km de estradas recuperadas na BA-414, entre Pintadas e o entrocamento com a BA-052, na região de Ipirá. Acompanhado do secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, o governador Jaques Wagner disse que o Estado realizou um sonho antigo de Pintadas e da região, e que outras obras estão previstas para aquela área. "Vamos começar a estender a ligação de Pintadas até Capela. Com isso, estaremos interligando praticamente quatro grandes estradas: a BR-116, a 242, a Estrada do Feijão (BA-414) e a BR-324, lá em Nova Fátima, subindo".

As obras tiveram investimentos de cerca de R$ 30 milhões na terraplanagem e dupla camada de asfalto, beneficiando 150 mil pessoas dos municípios de Pintadas, Ipirá, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Mairi, Várzea do Roça, São José de Jacuípe, Nova Fátima, Capim Grosso e Baixa Grande. Além da população, atividades econômicas como a agropecuária foram beneficiadas com a recuperação das estradas, já que facilita o escoamento da produção. A contratação de moradores da região para trabalhar nas obras foi outro benefício obtido por conta das obras. O trabalhador Rural Ivan Nogueira é um dos mais de 50 moradores da região que trabalharam no empreendimento. "A gente que mora em Pintadas tinha dificuldade de vir para Ipirá. Quando chovia, era aquela buraqueira enorme. Os moradores da zona rural, nos dias de feira, perdiam os produtos porque não tinham como passar pela ponte. Agora, a gente faz de lá pra cá em 25 minutos".

POR EDMUNDO FILHO (Coordenador de Rádio da Agecom e Colaborador do Blog XiqueSampa) .

FOTO : MANÚ DIAS .
FONTE : XIQUESAMPA .

22/08/2011

ENGENHARIA DE PESCA APROVADO EM RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO SAI NO D.O .

"Queremos graduar os filhos dos pescadores com o objetivo de elevar a qualidade de vida na região”, pontuou João Rocha .

O Curso de Engenharia de Pesca ganhou a sua “certidão de nascimento”, ao ser aprovado formalmente pela instância máxima deliberativa da UNEB, o Conselho Superior Universitário, reunido dia 15.06 no auditório do CPEDR, no Campus I, em Salvador. A resolução do Consu, aprovando ainda três outros cursos a serem ofertados no Campus I (Ciências Sociais e Medicina) e XX (Direito), foi publicada no Diário Oficial de 16.08. Programado para iniciar em março de 2012, o curso de Engenharia de Pesca já tem o vestibular previsto para acontecer em novembro deste ano. O projeto do curso já possui parceria com a Prefeitura Municipal de Xique-Xique, que já construiu cinco novas salas de aula como parte de um convênio de cooperação técnica que inclui diversos outros itens da infraestrutura necessária ao funcionamento do curso, assinado com o prefeito Reinaldo Braga Filho em março deste ano; tem ainda convênio com a Codevasf e a Estação de Piscicultura.

O conselheiro e diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da UNEB, em Xique-Xique, João Rocha, que expôs o projeto do curso de Engenharia de Pesca, foi um dos 37 conselheiros presentes − de um total de 44 membros do colegiado −, entre diretores de departamento da capital e interior do estado, representantes dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo, além de gestores da administração central. “Percebemos, a partir de pesquisas na região, a aptidão que o município possui para a pesca, já que representa a maior bacia pesqueira de peixes nativos do Rio São Francisco e atualmente exporta pescado para outras localidades do estado e do país. Queremos graduar os filhos dos pescadores com o objetivo de elevar a qualidade de vida na região”, pontuou João Rocha. "Estamos diante de um marco histórico para a UNEB. Com essa aprovação expressiva dos conselheiros, com apenas uma abstenção, vamos formar profissionais capazes de alterar a realidade social, em seus diversos âmbitos, na capital e no interior do estado, contribuindo para elevar a qualidade de vida da população baiana”, ressaltou o reitor Lourisvaldo Valentim, presidente do conselho.

FONTE : ASCOM PM XIQUEXIQUE BA .

VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM BARRA.

Barra: VI conferência municipal de assistência social foi sucesso de público com discursões abertas e democráticas .

No dia 15 de agosto, aconteceu no auditório Pe. Edilson Alkmin (Escola Sylvia Araújo), a VI Conferência de Assistência Social de Barra com o tema "Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores". Mais uma vez a população deu exemplo, compareceu em peso. A plateia estava repleta de estudantes, de representantes de órgãos de classe, de entidades da sociedade civil, de membros do poder público municipal e demais cidadãos interessados no tema. O primeiro a discursar foi o Secretário Municipal de Planejamento, Administração e Fazenda, Washington Leandro, que no momento representou o Prefeito Artur Silva Filho. Iniciou saudando os presentes, lamentando a ausência do Prefeito "pela grandeza e importância do evento" (palavras do secretário) mas ao mesmo tempo, comemorando o motivo desta ausência que segundo ele, foi devido ao fato de Artur está indo à Brasília com os Deputados Cacá e João Leão, ao encontro da Presidente Dilma Rousseff que assinará dia 16 pela manhã, o termo de criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia que terá um campus instalado no município de Barra.

O secretário continuou, relatando a importância do trabalho da Secretaria de Ação Social citando alguns serviços prestados e destacando órgãos que são parte integrante e essencial da secretaria como o Conselho Tutelar, por exemplo. Lembrou a preocupação do Governo Compromisso com o Desenvolvimento em todas as frentes - social, educação, saúde, desenvolvimento e infraestrutura. Convidou a todos para uma visita à grande creche que está sendo construída no bairro Assunção e ressaltou que uma obra igual será implantada no bairro Santa Clara inclusive, parte da verba desta última já está na conta da Prefeitura, confirmou Washington. Em nome do Prefeito Artur agradeceu agradeceu aos presentes e concluiu com as palavras: "Não saiam daqui sem dar sua opinião, ela é importante para todos nós".

As propostas sugeridas e devidamente votadas durante os debates, geraram um relatório que será enviado à VIII Conferência Estadual de Assistência Social através dos delegados e respectivos suplentes escolhidos no momento

FONTE : ASCOM PM BARRA BA .

BEM VINDO MELQUÍADES NETO,NOSSO MAIS NOVO SEGUIDOR.

O Blog XiqueSampa dà boas vindas ao nosso mais novo seguidor! Seja bem vindo Melquíades Neto. Muito obrigado por nos seguir. Faça o Login você tambem e nos siga aqui .

Grato, Adriano Britto .

JAQUES WAGNER INAUGURA RESIDENCIAL DONA LINDU.

Na foto o Xiquexiquense Jarbas Meira e o Governador Baiano Jaques Wagner .

Foram entregues um total de 1.131 unidades, que serão beneficiados famílias de baixa renda, e que passarão a ter a casa própria em Lauro de Freitas/Bahia .


O Conjunto Dona Lindú, construído por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, foi inaugurado com festa pelas pessoas que vão ocupar os 39 blocos dos edifícios, equipados com campo de futebol e parque infantil, completamente urbanizados. As famílias com renda de até 1,6 mil, irão morar no residencial que leva o nome da mãe do ex-presidente Lula, chamando atenção que os nomes de cada prédio, leva o nome dos operários que trabalharam nas obras de edificação do empreendimento.

As 5,5 mil pessoas que irão morar com todo o conforto e infra-estrutura completa, estavam eufóricas e muito satisfeitas com o discurso do governador Wagner. “quero muito que vocês cuidem bem desse local, por que, aqui é agora de todas as famílias. Se organizem e se preciso rateiem entre todos para fazer novos benefícios e manter sempre limpo o local”. O governador Jaques Wagner disse, durante a entrega dos apartamentos do Residencial Dona Lindu, Em Lauro de Freitas/Bahia. Falta agora a extensão das linhas do metrô, que certamente ocorrerão, com o cumprimento das obras de mobilidade urbana. tendo em vista a densidade populacional do município .

O metrô que que terá a “linha1” cortará por toda a Avenida Paralela, passando pelo aeroporto, e a “ linha 2” provavelmente até o Rio Ipitanga. Segundo o Governador tudo depende do orçamento, até porque justifica-se que o metrô seja ampliado em Lauro de Freitas. Jaques Wagner afirma que os recursos para a conclusão da "linha 1", até Pirajá está garantida. O montante necessário para a construção da "linha 2", que sairá de Lauro de Freitas até o Acesso Norte, espera-se que saia do PAC das Grandes Cidades, no valor de R$ 2,4 bilhões. Wagner, afirmou que a decisão tomada em relação a escolha do metrô na Avenida paralela é assunto resolvido, e que será mesmo o modal a ser implantado na principal via da capital baiana. A decisão foi tomada após a reunião com a presidenta Dilma Roussef .

Por Jarbas Meira - Comunicólogo, político e funcionário da Infraero.
Contato: jarbasmeira.politica@yahoo.com.br

FONTE : XIQUESAMPA .

20/08/2011

DILMA FORMALIZA A IMPLANTAÇÃO DE UNIVERSIDADES E IFETS NA BAHIA,XIQUE-XIQUE COMTEMPLADO.

Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de anúncio da expansão da Rede Federal de Educação Superior (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência) .

Implantação da Ufoba e Ufesba foi formalizada nesta terça-feira (16). Ação é parte da Expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional . A presidenta Dilma Rousseff formalizou nesta terça-feira (16) a implantação de mais duas universidades federais e nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) na Bahia. O lançamento do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional foi realizado às 11h, no Palácio do Planalto, em Brasília. O plano prevê a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), em Barreiras, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). Já os IFETs devem ser implantados nos municípios de Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) também serão beneficiadas com novos campus em Camaçari e Feira de Santana, respectivamente.

O Governador da Bahia Jaques Wagner e o Prefeito de Xique-Xique (Reinaldo Braga Filho) esteviveram na cerimônia de criação das novas universidades. A presidenta Dilma também assinou a implementação de outras duas novas universidades federais, uma no Ceará e outra no Pará. As quatro novas instituições de ensino anunciadas devem ser criadas até 2012.

Colaboração: Edison Ribeiro, Chefe de Gabinete - INEMA .
INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) .
Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, Governo do Estado da Bahia .

FONTE : G1 BAHIA E AGECOM .
FOTO : ROBERTO STUCKERT FILHO .

REGAÇO & CIA PROMETE SACUDIR SÃO PAULO NO 11º XIQUE-CHOPP (XIQUEXIQUENSES EM SAMPA) .

A Regaço & Cia de Damião promete Sacudir São Paulo e a galera Xiquexiquense no 11º Xique-Chopp .

A nova Banda Xiquexiquense Regaço & Cia do cantor Damião se apresentará pela primeira ves se em São Paulo no 11º Xique-Chopp (Xiquexiquenses em Sampa) após a separação da Banda Regaço do Forró hoje comandada por Cosmo. A Banda Regaço & Cia de Damião teve seu lançamento no Clube O Cari dia 06 de Agosto de 2011.

Damião está muito feliz em participar desse grande evento. "Olha Adriano Brito, fico feliz pelo apoio do Vereador Ezermilson Rocha, não vejo á hora de chegar ai e cantar pra nossa comunidade, esse nome Regaço & Cia veio pra ficar, anotem ai viu, vamos sacudir Sampa" disse Damião ao Blog XiqueSampa.

Uma apresentação num evento como esse alem de está numa vitrine como São Paulo, ainda terá o público Xiquexiquense que residem na Capital Paulista, a Regaço & Cia, terá sim oportunidade de "mostar pra veio". Definitivamente Damião é um músico que tem seu encanto, voz marcante e uma presença de palco invejavél. Os gêmeos resolveram se separarem profissionalmente, Cosme comanda a Regaço do Forró que hoje se estabeleceram em São Paulo e Damião fundou recentemente a Regaço & Cia permanecendo em Xique-Xique .

FONTE : XIQUESAMPA // ADRIANO BRITTO .

18/08/2011

DONA DO MAGAZINE LUIZA,DONA LUIZA TRAJANO AINDA NÃO ACEITOU CONVITE DE DILMA.

A diretora presidente da rede varejista Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, disse hoje, por meio de sua conta na rede de microblogs Twitter, que "ainda não decidiu e pediu um tempo" à presidente Dilma Rousseff para aceitar o convite para comandar a Secretaria de Micro e Pequena Empresa do governo federal. "A secretaria ainda não foi criada, por isso nem é necessário dar uma resposta agora", afirmou.

Luiza disse que estuda "com muito carinho" e está "lisonjeada com o convite". "Incentivar o desenvolvimento da micro e pequena empresa sempre foi minha missão pessoal", completou. Ela disse também que a criação da secretaria, que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso, independentemente de quem assuma, beneficiará os micros e pequeno empresários.

Por Rodrigo Petry .



FONTE : AGÊNCIA BRASIL .

16/08/2011

INAUGURADA QUADRA POLIESPORTIVA DO BAIRRO POLIVALENTE EM XIQUE-XIQUE BA .

Essa quadra foi construída graças a uma emenda parlamentar do Deputado Reinaldo Braga, que viabilizou um convênio entre a Prefeitura e a Sudesb .

A quinta quadra de esportes construída na gestão do prefeito Reinaldinho foi inaugurada no último sábado, 13.08, na Avenida Raul Braga, também chamada de Rua 6, no bairro Polivalente. O prefeito e a secretária da Juventude, Desporto e Lazer, Laura Santos Silva, descerraram a placa comemorativa. A inauguração foi marcada pelo comparecimento em massa de Xiquexiquenses de todos os bairros da cidade, principalmente daqueles que ficam no entorno da obra inaugurada. Na estréia da quadra, um jogo entre duas seleções sub-14 das Escolinhas de Futsal do professor Marcos e do professor Reilson, com o placar de 8 X 5 para os garotos da Escolinha de Marcos.

O ato de entrega da quadra poliesportiva à população, com a presença do prefeito Reinaldinho, vereadores, secretários municipais, estudantes, atletas e desportistas em geral, começou às 19:30 e, após vereadores e prefeitos dirigirem-se à verdadeira multidão presente, transformou-se numa grande festa. Essa quadra foi construída graças a uma emenda parlamentar do Deputado Reinaldo Braga, que viabilizou um convênio entre a Prefeitura e a Sudesb – Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia. A responsabilidade de construção da quadra coube a Prefeitura de Xique-Xique e a fiscalização aos técnicos da Sudesb. A obra teve um custo total de R$ 150 mil. Em Xique-Xique quatro outras quadras poliesportivas já estão em funcionamento, sendo a da Escola Nanita Magalhães, no bairro de Pedrinhas; da Escola Menino Jesus, no bairro Santa Marta; do Colégio Senhor do Bonfim, no Centro, e a quadra da Escola Raul Braga no bairro do BNH.

FONTE : ASCOM PM XIQUE-XIQUE BA .

DAVID CARVALHO E RICARDO,NOSSOS DOIS NOVOS SEGUIDORES .

O Blog XiqueSampa dà boas vindas aos nossos mais novos seguidores! Sejam bem vindos David Carvalho e Ricardo. Muito obrigado por nos seguir. Faça o Login você tambem e nos siga aqui .


Grato, Adriano Britto .

PROJETO DE LEI QUER PROIBIR EXIGÊNCIA DE "CAUÇAO" EM HOSPITAIS E CLÍNICAS DE JACOBINA.

O vereador Carlinhos do PT apresentou na sessão ordinária de quarta-feira (10), da Câmara de Vereadores de Jacobina, o Projeto de Lei que proíbe a exigência de ‘caução’, depósito de qualquer natureza, por estabelecimentos de saúde do município. Sendo aprovado o projeto, fica proibida a exigência de caução, depósito de qualquer natureza, nota promissória ou quaisquer outros títulos de crédito por estabelecimentos de saúde da rede privada ou pública, para possibilitar a prestação de serviços a pacientes em situação de urgência e emergência.

Comprovada a exigência de depósito, o estabelecimento de saúde será obrigado a devolver, em dobro, o valor depositado pelo paciente lesado, sem prejuízo de outras sanções cíveis, penais e/ou administrativas.

Segundo Carlinhos, o Projeto de Lei visa coibir a prática ilegal e abusiva de prestadores de serviços de saúde das redes privada e pública que exigem o cheque caução ou outro meio de pagamento, a fim de efetivar atendimento de pacientes em situação de urgência e emergência. “A Constituição Federal de 1988 estabelece a garantia fundamental à saúde dos cidadãos. Mesmo a rede privada de atendimento médico hospitalar deve assegurar o direito à saúde, consequência indissociável do direito à vida”, justifica o vereador, ressaltando que o artigo 196, da Constituição Brasileira impõe ao Estado a promoção do acesso universal e igualitário de todos aos serviços de saúde. “Reconhecemos a existência da rede pública de saúde, responsável pelos atendimentos de pacientes que não possuem condições econômico-financeiras de arcar com os altos custos do atendimento médico particular; ocorre que, não se pode permitir que a rede privada (ou pública) de atendimento médico hospitalar somente realize o referido serviço após a verificação da situação financeira do paciente, mesmo já sendo beneficiário de operadoras de planos de saúde”, salientou o edil.

Conforme Carlinhos do PT, esta proposição é uma forma de evitar a continuidade desta prática inconstitucional no município de Jacobina. “São constantes as ilegalidades perpetradas contra pacientes que efetuam altíssimos pagamentos a planos de saúde, e que ficam reféns da relação jurídica travada entre essas operadoras e a rede de hospitais privados em conflitos referentes aos repasses dos custos do atendimento”, denunciou.

Informações : Gervásio Lima (Jornalista e Colaborador do Blog XiqueSampa) .

FONTE : XIQUESAMPA .

13/08/2011

CANTOR XIQUEXIQUENSE PEDRO SAMPAIO FARÁ SHOWS EM SÃO PAULO .








Trechos de um Show Acústico de Pedro Sampaio no Feitiço Mineiro Brasília-DF e no Asbac em Salvador tocando Forró Pé de Serra .

A convite de uma Produtora Paulista, o cantor nascido em Xique-Xique Pedro Sampaio, participará de um programa da TV Cultura, provavelmente no programado do famoso apresentador, cantor, poeta e contador de "causos" Rolando Bodrinho. Pedro Sampaio desembarca na Capital Paulista depois do dia 15 de Setembro, alem da gravação do Programa, o nosso conterrâneo tambem fará alguns Shows que ja estão confirmados pela Produtora Musical do artista Xiquexiquense. Depois de Sampa Pedro Sampaio de Agenda Lotada pra Shows em Brasília, Minas Gerais e Bahia .

"Gostaria muito de encontrar você ai em Sampa Adriano Brito, posso chegar na Capital Paulista bem antes, é quero ver se da tempo de participar do 11º Festival do Chopp (Xique-Chopp) ai em Sampa" disse o cantor em contato com o Blog XiqueSampa. Como todos muitos ja sabem, neste mês de Setembro entrarei de férias e embarco para a Bahia logo após o Xique-Chopp.

"Parabéns Pedrinho por divulgar a nossa cultura regional atraves das suas canções, farei de tudo para encontra-lo aqui, caso eu não fique, nomearei algum substituto para auxilia-lo em Sampa. Grande abraço e sucesso sempre". Adriano Britto .

FONTE : XIQUESAMPA // ADRIANO BRITTO .

12/08/2011

XIQUE-XIQUE GANHA UM INSTITUTO FEDERAL TECNOLÓGICO (IFETS),BARRA UMA UNIVERSIDADE .

Xique-Xique terá um Instituto Federal (IFETS), Barra um Campus de nova Universidade .

A presidente Dilma Rousseff vai anunciar nesta sexta-feira, 12, no Palácio do Planalto, a criação de duas novas universidades para a Bahia, e mais a extensão de outras duas, informou nesta quarta, 10, numa audiência com a bancada baiana da Câmara de Deputados o secretário nacional de Ensino Superior, Luis Carlos Brito. De acordo com o coordenador da bancada, Nelson Pellegrino, a universidade do Sul terá campus em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas; a universidade do Oeste contará com campus em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães .

Camaçari ganhará uma extensão da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em Feira de Santana será instalada uma extensão da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). O pacote de anúncios incluirá também a criação de nove novos Institutos Federais Tecnológicos (IFETs): em Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antonio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha. Após o anúncio, de acordo com Pellegrino, serão iniciados os estudos orçamentários e de cursos a serem implementados – com diálogo permanente que incluirá a bancada baiana no Congresso e o governo do Estado, além da comunidade acadêmica, frisou Pellegrino .

Informações: Ludmilla Duarte, Sucursal Brasília .
Colaboração: Hélder Fernandes Nogueira .
 
FONTE : XIQUESAMPA .
FOTOS: FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM (AG.BRASIL) E JOÃO MACHADO .

11/08/2011

ARTISTA XIQUEXIQUENSE ROLDÃO TEM SEU TRABALHO RECONCHECIDO PELO BRASIL .





















A vida vira arte nas mãos do nosso conterrâneo, artista plástico, design e escultor Roldão .

Jovem e talentoso, com 45 anos, o Escultor Xiquexiquense e meu primo Roldão é filho de Iris e neto do velho José Roldão. O mesmo esculpe, modela, desenha, pinta, restaura, faz dobraduras, escultura com garfos, entre outras. Esse jovem artista dedica-se à arte escultural, é o autor de várias obras distribuídas em várias cidades Baianas. Nos anos 90 o artista plástico Roldão junto com o amigo Avelino Design fundaram a R.A Artes (A primeira imprensão é a qui fica), o reconchecimento profissional veio logo, a R.A confeccionava adesivos, abadás, chaveiros, bonés, camisetas estampadas, banners, outdors... e muita idéia na cabeça .

A Escultura é o que chama muito atenção, recentemente fez uma Santa Rita de Cássia para um município do mesmo nome na Bahia, atravessou o Velho Chico abordo de um Barco de Papel. Roldão foi também um dos fundadores do Bloco Carnavalesco "Os Penetras" que ficou muito conchecido em nossa cidade  por ser o único a frequentar as sedes de cada agremiação.  De sua arte destacam-se: a escultura de um pescador colocada em um pedestal na entrada da cidade de Xique-Xique, Mãos com a Bíblia (Praça da bíblia em Xique-Xique), Mãos jogando água, (Fonte Luminosa – praça em Canarana -BA), Praia com coqueiros (Painel em cimento alto e baixo Relevo -Brasília-DF), escultura em cerâmica – nu artístico, restauração do altar da Igreja Bom Jesus dos Navegantes da cidade de Barra perante o Frei Luis de Cáppio. Em 2007 esteve em São Paulo como fotógrafo na turnê de Inácio Loiola.Na Capital Paulista participou da EXPO MUSIC, aprimororou suas técnicas e participou de eventos e exposições. Parabéns a esse talento Xiquexiquense chamadado ROLDÃO. "A vida vira arte em suas mãos" .

FONTE : XIQUESAMPA //// ADRIANO BRITTO .

SÃO PAULO GANHA A MAIS NOVA LOJA DE DECORAÇÃO E PAPEL DE PAREDE DO BRASIL NO TATUAPÉ .

A Alpha Decorações é uma loja de decoração que está sempre em busca de qualidade e perfeição .

O sofisticado e valorizado bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo, recentemente ganhou a mais nova casa de papel de parede da cidade. A Alpha Decorações é uma loja de decoração que está sempre em busca de qualidade e perfeição, não medindo tempo nem esforços. Já com uma vasta experiência no ramo de decoração de interiores, a empresa desenvolve e executa projetos residênciais e comerciais. Em busca de qualidade e perfeição, a Alpha Decorações procura em primeiro lugar, a satisfação plena de seus clientes tendo como sua marca registrada a pontualidade nas entregas. Atendemos em toda a Grande São Paulo e em todo o Brasil! O papel de parede surgiu na China, como elemento decorativo, aproximadamente duzentos anos antes de Cristo, no Brasil, o papel de parede apareceu devido à forte imigração européia no final do século XIX. Porém, até 1930, a importação desse produto era pequena, em função dos altos custos, sendo em seguida esquecido por anos. Em 1960, com a modernização da indústria brasileira e com a redução dos custos, o papel tornou-se um popular revestimento decorativo de paredes .
Confira as 10 Boas Razões para usar papel de parede: 1. São uma boa opção, mesmo em termos de orçamento, 2. O papel de parede pode durar mais do que uma pintura, 3. O papel de parede é mais limpo, quer na aplicação, quer posteriormente, 4. É de mais fácil aplicação, 5. A colocação do papel de parede é rápida, não necessitando de tempos de secagem, 6. O resultado final, o acabamento, é sempre perfeito, 7. A cor não engana. Não há diferenças, mesmo que ligeiras, de cores ou tonalidades, em relação ao que havíamos idealizado, 8. Cria um ambiente harmonioso, uma atmosfera especial, 9. Exprime os nossos sentimentos e o nosso estilo de vida, a nossa personalidade e 10. Personaliza a divisão onde se aplica, tornando-a individual e única, em harmonia com o espaço, o mobiliário e os acessórios .

Promoção da Alpha Decorações & Blog XiqueSampa: O cliente que visitar a loja e dizer que viu este anúncio aqui no nosso Blog ganha desconto e melhores condições de pagamentos no ato da compra. Faça-nos uma visita e comprove .

Vendemos e despachamos para todo o Brasil !
Rua: Cantagalo,32 - Tatuapé
São Paulo/SP - Brasil - Cep:03319-000
Site: http://www.alphadecoracoes.com.br/
Email: contato@alphadecorações.com.br
Fones: 11 (11) 2092-9412/ 2092-7805/ 11 7701-1790 Rádio id 107*79973 (Nextel) . 

Por Alpha Decorações .

FONTE : XIQUESAMPA .

BEM VINDOS CARLOS ROBERTO SOUZA MARQUES E TAINAN ALMEIDA BONFIM .

O Blog XiqueSampa dà boas vindas aos nossos mais novos seguidores! Sejam bem vindos Carlos Roberto Souza Marques e Tainan Almeida Bonfim (Filho do meu amigo e Professor Soanne). Muito obrigado por nos seguir. Faça o Login você tambem e nos siga aqui .

Grato, Adriano Britto .

BLOG DO REINALDINHO: PREFEITURA INAUGURA QUADRA POLIESPORTIVA DO BAIRRO POLIVALENTE .

Custando aproximadamente 150.000, a nova quadra é 5º construida na gestão de Reinaldo Filho .

Neste sábado, dia 13 de Agosto, às 19:30hs a Prefeitura de Xique-Xique irá realizar a inauguração da quadra poliespotiva do Bairro do Polivalente, que fica na Av. Raul Braga. Essa quadra custou aproximadamente R$ 150.000,00 e foi construída graças a uma emenda parlamentar do Deputado Reinaldo Braga. Através dessa emenda a Prefeitura e a Sudesb (Órgão do Governo do Estado) firmaram convênio e construíram essa belíssima quadra .

A responsabilidade de construção da quadra coube a Prefeitura de Xique-Xique e a fiscalização aos técnicos da Sudesb. Essa é quinta quadra de esportes construída na nossa gestão. Estão todos convidados para a inauguração!

FONTE : BLOG DO REINALDINHO (Prefeito de Xique-Xique BA) .

09/08/2011

ENCONTRO DAS BANDAS PATRÍCIA MOLHADA E REGAÇO DO FORRÓ FOI SUCESSO EM SÃO PAULO .





Xiquexiquenses lotam o Clube Benfica para ver Patrícia Molhada e Regaço do Forró .

A Comunidade Xiquexiquense residente em São Paulo foi presenteada com o 1º Encontro das Bandas de nossa terra em Sampa. Patrícia Molhada e Regaço do Forró fizeram a alegria de muitos conterrâneos presentes ao grande evento. Mais 1900 pessoas abrilhantaram a festa, vieram Xiquexiquenses de Outras cidades e Estados, até mesmo da nossa terrinha como o Vereador Ezermilson Rocha, Inácio (Paticarol)...O Vereador Ezermilson Rocha ficou encantado com um evento como este em Sampa "Estou muito feliz e surpreso em ver tanta gente que não encontrava à anos, não podia imaginar que uma festa como essa podia reuniar tanto Xiquexiquense, estou muito surpreso". Ezermilson Rocha esteve presente ao evento não como Politico, mas como cidadão Xiquexiquense, em nenhum momento foi falado em Politica, o mesmo ainda encontrou com alguns de seus eleitores .

Falando do Evento, gostaria de Parabênizar a Cosmo e a Regaço do Forró pelo evento e pela apresentação e especialmente a Patrícia Molhada, Eléomar, Jacaré e toda equipe pelo "Banho de Forró" e a qualidade do seu repertório como tambem da apresentação, realmente é de tirar o chapéu, seus Cds foram todos comercializados e vendidos,não sobrou nenhum pra contar história, muitos Xiquexiquenses que não tinham a oportunidade de assistir um Show da Patrícia Molhada ficaram deslumbrados com a sua performance " Olha gostei da Regaço, mas estou encantado com a apresentação da Patrícia Molhada, eu mesmo comprei alguns Cds, ela arrebentou, parabéns" disse o Empresário Xiquexiquense Robson Mendonça (Filho de Gerson Cearence) que reside em São Paulo a mais 20 anos. Para Djalma Ribeiro um encontro como esse socializa e revitaliza a comunidade Xiquexiquense em Sampa " Muito bom esses encontros, nossa cultura local sobrevive aqui, esses movimentos servem pra nos socializarmos e ao mesmo tempo rever amigos e matar as saúdades da terrinha" .

O 1º Encontro das Bandas Patrícia Molhada e Regaço do Forró foi somente uma prévia do que ainda vem por ai, o 11º Festival do Chopp dia 11 de setembro e a 3º Festa Du´s Incutidos em Sampa dia 06 de Novembro .

FOTOS : DU´S INCUTIDOS .
FONTE : XIQUESAMPA /// ADRIANO BRITTO .

BEM VINDO JOILSON ALVES DA COSTA,NOSSO MAIS NOVO SEGUIDOR .

O Blog XiqueSampa dà boas vindas a nosso mais recente seguidor! Seja bem vindo Joilson Alves da Costa, muito obrigado por nos seguir. Faça o Login você tambem e nos siga aqui .

Grato, Adriano Britto .

GOVERNADOR JAQUES WAGNER AFIRMA QUE METRÔ VAI SER IMPLANTADO NA PARALELA .

A escolha do Metrô como modal de transporte para a Copa 2014 em Salvador foi o tema principal do governador Jaques Wagner em seu programa semanal de rádio desta terça-feira (9).

Wagner afirma que o intermodal que integra os sistemas da Avenida Paralela até a Rótula do Abacaxi resolve os problemas de trânsito na cidade e melhora o transporte na região metropolitana. “Finalmente estamos ultimando os preparativos para fazer a licitação e começar as obras desse canal de tráfego”, afirma o governador que deve apresentar com o prefeito João Henrique, até a próxima quinta-feira, o projeto do sistema completo de mobilidade urbana da capital. As ações para inclusão produtiva de milhares de famílias baianas contempladas pelo programa estadual ‘Vida Melhor-Oportunidade para quem mais precisa’, lançado na sexta-feira passada com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, também ganharam destaque na edição. A iniciativa envolverá recursos da ordem de R$ 3,7 bilhões e beneficiará, até 2015, 400 mil famílias da zona rural e urbana, com projetos de assistência social, microcréditos e financiamentos.

Durante o programa, Jaques Wagner ainda agradece a homenagem recebida das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), quando foi agraciado com o título de ‘Sócio Benemérito’, pelo apoio ao trabalho social desenvolvido pela entidade, e aproveita para desejar a todos os pais baianos, “uma semana de muita tranquilidade e muito trabalho e um Dia dos Pais (no próximo domingo) de muita alegria com suas famílias”. Inclusão produtiva – Além de ressaltar os objetivos do ‘Vida Melhor”, Jaques Wagner fala da sua alegria em ter recebido a presidente Dilma Rousseff para o lançamento do programa e também para a entrega de 1.500 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida a moradores da cidade de Juazeiro, no Norte do Estado. “É sempre uma alegria receber a presidenta Dilma na Bahia. Ela veio participar do lançamento do programa estadual Vida Melhor, que é o nosso programa de inclusão produtiva”.

Segundo o governador, o ‘Vida Melhor’ trabalhará na zona rural, com atendimento a 280 mil famílias de agricultores familiares, garantindo melhores condições de trabalho, de produção e de comercialização, “com aumento de renda e de melhores condições de vida para todos”. Na zona urbana, o programa contemplará 120 famílias em todo o estado, com projetos de qualificação profissional e de organização da produção destinados a micro-empreendedores e a empreendedores individuais. “Nossa filosofia é de financiamento para ajudar a essas pessoas melhorar os seus negócios”, afirma. O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Por Edmundo Filho (Coordenador de Rádio da Agecom e Colaborador do Blog XiqueSampa) .

FONTE : XIQUESAMPA .

06/08/2011

XIQUEXIQUENSE KATHY DANIELE DISPUTA O PANAMERICANO DE KARATÊ EM SÃO PAULO.

A Bahia está participando do III Campeonato Panamericano de Karatê Interestilos, que acontece, entre os dias 03 e 07/08), no Ibirabuera, na cidade de São Paulo. Os baianos viajaram nesta segunda-feira (1/8), com apoio o Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb .

Xique-Xique está sendo representada pela Karateca Kathy Daniele Guedes Levy de Souza, filha dos professores de Karatê Kathia Guedes e Davi Francisco. Nesta Sexta-Feira (05/08/2011), fomos informados pela professora Kathia que a karateca Kathy Daniele ficou em segundo lugar em sua categoria na modalidade Kata.

Maiores informações (74) 9969-2655 , este numero é da professora Kathia. Ela esta em São Paulo com a delegação da Bahia. A Karateca contou com apoio local da Prefeitura, mas estas informações poderão ser confirmadas por ela própria. 

Informações: Profº Masinho .

FONTE : XIQUESAMPA .

04/08/2011

UNEB DE XIQUE-XIQUE REALIZA CONGRESSO INTERNACIONAL: II XIRÉ DE LETRAS .

II XIRÉ DAS LETRAS, GIROS DE RESISTÊNCIA .

CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS, LITERATURAS E CULTURAS AFRICANAS E AFRO-AMERICANAS .

DATA: 21 a 24 de setembro de 2011 .
LOCAL: Campus Universitário/Uneb
ENDEREÇO : Rua João Guimarães, s/n
BAIRRO : São Francisco
XIQUE-XIQUE BA .

TELEFONES: 74-3661-1774 / 1710 RAMAL – 212 .
E-MAIL : NUPEX: Nupex24@hotmail.com
INSCRIÇÕES : www.iixiredasletrasuneb.blogspot.com

Informações : Hélder Fernandes Nogueira .

FONTE : XIQUESAMPA .