21/01/2012

PROJETO "BARCA ANDA" DE ARTISTAS RIBEIRINHOS LUTAVAM PELA SOBREVIVÊNCIA DO VELHO CHICO.


Ivinho Lopes, Márcio Levy, Inácio Loyola, Paulinho Siqueira, juniô, Aderaldo Adones e DJ Peninha criaram em 1992 o Projeto "Barca Anda", nativistas e artistas ribeirinhos navegavam o Velho Chico lutando pela concientização e luta pela sobrevivencia do Rio São Francisco .

Em 1992 um grupo de nativistas e artistas de Gentio do Ouro, Xique-Xique e Pirapora desbravaram o Velho Chico procurando aliados e fazendo um trabalho de conscientização e informações sobre seus direitos, deveres. O Grupo Gameleira do Assuruá desenvolve o Projeto "Sertão Esperança" que foi criado no município de Gentio do Ouro-BA, um projeto cultural que envolve Agricultura Alternativa, Organização Popular e Educação Popular, seus ideais tinham tambem lutar contra a Marginalização dos Artistas do Rio São Francisco .

O Projeto foi espelhado no do autor Pascoal Carlos Magno chamado Barca da Cultura, so que na versão com todos os artistas do Rio São Francisco fazendo o própio projeto que virou documentário e que foi premiado na Europa. No documentário alem das participações de Artistas, Ribeirinhos, Nativistas, Professores e Estudiosos tem ainda a participação do Reportér Global José Raimundo e nos últimos 29 minutos os artistas cantam a música de Pedro Sampaio intitulada Agrariajá. "Vale  pena conferir fiquei encantado com o movimento cultural desses anjos do Velho Chico, Adriano Britto" .

FONTE: BLOG XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.