13/02/2012

CHEIAS DO VELHO CHICO:PREFEITURA DE XIQUE-XIQUE DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA .





As Cheias do Velho Chico deixam cidades do Oeste Baiano em Estado de Atenção .

Os efeitos da cheia do rio São Francisco cujo volume de água, desde o mês de dezembro, tem atingido mais fortemente do que em anos anteriores as populações ribeirinhas. As Cheias do Velho Chico estão sendo acompanhados de perto pelo Prefeito Reinaldinho que, entre outras providências, já decretou a Situação de Emergência da região por 90 dias e vem fornecendo lonas plásticas e transporte de barcas para dezenas de remoções. A medida de emergência decretada pela Prefeitura agora está à espera de homologação por parte do Governo do Estado. Ela é necessária para que a Coordenação de Defesa Civil seja acionada, e assim possa carrear uma indispensável ajuda às populações afetadas, principalmente com o envio de cestas básicas .

O prefeito, junto com vereadores Mirlam Oliveira, Ezermilson Rocha, Nino Meira, Elieacy Tarrão, Zezinho das Baterias e Quinquinha, visitaram todas as Ilhas os mesmos tem feito constantes viagens até as localidades atingidas para monitorar a situação, além de fornecer informações sobre o andamento da enchente. Há cerca de dois meses a Prefeitura vem disponibilizando barcas para a remoção, para as dezenas de famílias com seus animais irem para a sede do município, para outros povoados, ou para o pé dos morros, fugindo do desastre. Também estão sendo fornecidas lonas plásticas para aqueles que não dispõem de alternativas de residência. Para o prefeito Reinaldinho, “agora é urgente que o Estado faça a sua parte para que a situação dessas pessoas, que já não têm onde morar e perderam suas plantações, não piore ainda mais com a falta de comida”. A falta de pasto e de alternativas onde localizar os pequenos rebanhos já podem ser notados na sede do Município, com o aparecimento de bois, vacas e bezerros nos terrenos baldios, cada vez mais se aproximando do centro da cidade .

O Decreto municipal 03/2012 declarando a situação de emergência na área ribeirinha e em todas as ilhas do Município de Xique-Xique é datado de 13 de janeiro. Junto com o documento foi enviado ao Governo do Estado as imagens em fotos e vídeo, mostrando a calamidade em que se encontram os ribeirinhos afetados. “O Município de Xique-Xique, Bahia, não dispõe de verba específica para efetuar despesas com compra de alimentos, remédios e lonas, bens estes de que necessitam as pessoas que se encontram prejudicadas pela enchentes”, diz o prefeito num dos parágrafos que fundamentam o documento enviado à Coordenação de Defesa Civil .

FONTE: ASCOM PM XIQUE-XIQUE BA .
FOTOS: VEREADOR MIRLAN OLIVEIRA & ÉDSON NOGUEIRA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.