17/02/2012

EMBASA AUMENTA OFERTA DE ÁGUA DURANTE CARNAVAL DE BARREIRAS .


Embasa aumenta a oferta de água: Ascom Embasa - Unidade Regional de Barreiras, Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras .

A Embasa estima um aumento de 5% da disponibilidade de água ofertada em Barreiras, no oeste da Bahia, com um acréscimo total de 25,4 milhões de litros de água durante a semana do carnaval. Deverão ser distribuídos cerca de 27,6 milhões litros por dia, um incremento de 3,6 milhões na distribução de água diários. A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Barreiras deve produzir 11 litros/segundo. É o mesmo que 108 carros pipas de 8 mil litros distribuindo água por toda a cidade. Estão previstas para este período um incremento de 20 mil pessoas em Barreiras, que juntamente com a população – contabilizada em 140 mil pessoas - devem usar uma média de 150 litros de água por dia para o período, cuja média de temperatura variam entre 22 e 32ºC .

Para garantir a água durante os dias de carnaval, o gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, afirma que o sistema funcionará durante todo o dia para manter sempre os reservatórios cheios. “Teremos um grande uso de água durante o período noturno. Por isso, as etapas de captação, tratamento e reservação não param nem mesmo durante a noite, diferentemente dos dias fora da festa”, explica. Apesar de ser verão, Marcos Rogério afirma que as chuvas que caem durante a estação diminuem o consumo de janeiro e fevereiro. “Nos meses de estiagem, em agosto, estima-se que cada barreirense utilize 172 litros de água, superior à media do 150 litros por habitante/dia consumidos em fevereiro”, afirma. Mesmo com a elevação do número de turistas durante o carnaval, os meses de agosto e setembro, com os dias quentes e de baixa umidade, ainda detém o recorde de disponibilidade hídrica em Barreiras .

Controle – É importante que os consumidores controlem o uso da água, principalmente com a vinda de visitas durante o carnaval, para que não se assustem com a conta no fim do mês. A Embasa estima que pelo menos 30% do volume de água que passa pelos hidrômetros seja desperdiçado. E durante o verão, em toda a Bahia, existe um aumento médio de 20% no consumo. Lavar louça com a torneira aberta desperdiça até 105 litros de água e uma torneira pingando gasta 46 litros por dia, o que significa 1.380 litros por mês. Verifique se a válvula da descarga não está com defeito, feche bem as torneiras e troque-as, se necessário, não deixe a caixa d’água transbordar, além de mantê-la tampada. É também importante se preocupar com a rede distribuidora interna de algumas casas que serão alugadas durante o carnaval, pois a reservação pode ser insignificante para o número de habitantes .

Por Assessoria de Comunicação da Embasa, Unidade Regional de Barreiras (UNB) para o Blog XiqueSampa. Embasa Barreiras, Tel: (77) 3612 9366 .

FONTE: XIQUESAMPA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.