[NEWS][6]

r
v
xique-xique

IDOSO PERCORRE 18 KM E TEM ATENDIMENTO MÉDICO RECUSADO EM GENTIO DO OURO.

Idoso de 83 anos é destratado pela enfermeira-chefe em Hospital de Gentio do Ouro, ela negou atendimento alegando falta de vaga .

Casos de maus tratos, omissão e falta de profissionalismo são situações corriqueiras na rede pública de Saúde de municípios do interior da Bahia. Um dos mais recentes casos foi o do sr. Cassimiro Martins da Franca, de 83 anos de idade, morador do povoado de Desterro, município de Gentio do Ouro, na Bahia. Com pressão arterial alta, tontura e bastante cansado, depois de percorrer 18 km até a sede do Município, o idoso de 83 anos foi destratado pela enfermeira-chefe do hospital municipal de Gentio do Ouro. A enfermeira negou atendimento alegando falta de vaga. O fato aconteceu no dia 08/02/2012 (Quarta-Feira). Acompanhado pela filha Ednalva Malaquias Bastos, depois de falar do problema e pedir para serem atendidos, foi ouvido da enfermeira-chefe que não havia mais vaga, completando: 'Por que não vieram mais cedo?'. Indignada com a atitude grosseira, antiética e despreparo da funcionária, Ednalva – filha do idoso - respondeu que doença não marca hora, nem dia, e que não chegou mais cedo porque não foi possível.

Após a recusa da enfermeira, Ednalva, juntamente com seu irmão Genivaldo procuraram o secretário de Saúde do Município. "Contei a situação para o secretário, da forma que fomos recebidos pela enfermeira-chefe e prontamente ele [o secretário] nos levou de volta ao hospital; imediatamente apareceu vaga e o meu pai foi internado, teve a pressão aferida e internado por dois dias". Segundo Ednalva, vários outros casos de abuso e destrato vêm acontecendo constantemente no Município. "Dr. Raul foi o médico que nos atendeu. Eu mesma um dia ouvi do próprio médico a seguinte frase: 'Eu já falei ao prefeito que ou eu, ou ela', referindo-se a enfermeira. Já ouvi vários casos, várias reclamações acusando a enfermeira-chefe de prepotente e arrogante". Como denunciar. Foi mal atendido na rede pública de Saúde do seu município? Disque 136. É gratuito e pode ser feito até de telefone celular.

FONTE: PAGINA REVISTA .

Jornal Centro Oeste Bahia '

O oeste da Bahia se encontra aqui!

Start typing and press Enter to search