25/02/2012

RECORDAR É VIVER: LÊMBRANÇAS DA ENCHENTE DE 1979, POR ADRIANO BRITTO .

 

 

 
 1979: José Raimundo e Hermano Henning estiveram em Xique-Xique .

A Cidade de Xique-Xique sofreu com duas grandes enchentes, em 1949 a população teve um grande susto com as cheias do Rio São Francisco, as águas do Velho Chico invadiu às ruas da cidade destruindo várias casas, pessoas ilhadas e deixando centenas de desabrigados, o que ocasionou em mortes e desespero na população. Após 30 anos outro duro golpe do Velho Chico, esta considerada a maior de todas as enchentes, não só em Xique-Xique mas em todas cidades ribeirinhos do Rio São Francisco .

Lêmbro como se fosse hoje, tinha 5 anos de idade, era um corre-corre danado, caminhões, helicópteros, aviões chegavam à toda hora em nossa cidade. A Equipe do Globo Repórter comandada pelos repórteres José Raimundo e Hermano Henning estiveram por mais de uma semana em Xique-Xique. Meu tio Édson, na época chefe do SAAE em nossa cidade chegou a dar uma entrevita ao então repórter da TV Globo Hermano Henning (Tio Édson tem essa foto até hoje), escolas e prédios públicos como a Escola Professor Anita de Carvalho e Silva ficou lotada de desabrigados, nosso Caís não segurou as águas fortes e avassaladoras do Velho Chico. A Bahia e o Brasil se solidarizou com a agônia do povo Xiquexiquense enviando cobertores, alimentos e ajuda humanitária aos desabrigados, todo instante os meios de comunicação davam cobertura ao triste acontecimento. No incío dos anos 80 chegou em nossa cidade a Empresa Rodoferréa, foi ela quem construíu o segundo Caís em Xique-Xique. Em cada cheia do Velho Chico liga-se o "Sinal de Alerta", água é "trem" traiçoeiro .

FONTE: XIQUESAMPA, ADRIANO BRITTO .

4 comentários:

  1. Adriano e outra coisa,o Deputado Reinaldo Braga na época era prefeito de Xique Xique e ele socorreu o povo de Xique Xique como também o povo de Barra do Rio Grande,os amigos aki em x.x ajudou muito o prefeito levando os donativos de barca ao pessoal que se retiraram para o pé dos môrros,trouxe muitos desabrigados da Barra e ficaram morando debaixo das lonas ali que deu o nome de Nova Barra,quando a enchente baixou muitos dali não quiseram voltar para Barra,então Dr.Reinaldo fez o pedido ao GOVERNADOR E AO PRESIDENTE para construção das casas, e aí foram construidas estas casas como até hoje lé está e muitos já reformaram,então aí tem gente que diz que o Deputado nunca fez nada por X.XIQUE, mas quem quer saber quem é os BRAGAS é na hora das grandes dificuldades.

    ResponderExcluir
  2. Verdade a Rua 2 foi chamada pormuito tempo como Rua da Barrinha .

    ResponderExcluir
  3. Mais um puxa saco dos Bragas....

    ResponderExcluir
  4. Adriano, não permita participação de anônimos. Abraços. Edilson Rocha

    ResponderExcluir

Atenção! Não responsabilizamos pelos comentários aqui, o autor responderá por cada um deles.